Apple Event: "Hi, Speed." (18:00 GMT+1, October 13, 2020)

É só o cabo. Também achei um disparate. Neste momento o único carregador USB-C que tenho é o do MacBook Pro 16-inch, como vou comprar o MagSafe para o iPhone terei de comprar obrigatoriamente um carregador USB-C (é possível carregar através do Mac, mas não é uma situação conveniente).
Pois, eu também terei que comprar um carregador USB-C nesse caso. Até porque não tenho nenhum. Ou seja, se quiser carregar o iPhone 12 tenho que recorrer ao cabo lightning antigo USB-A que tenho por aqui, mas que está a dar as últimas.
Acho que vou antes optar por um carregador USB-C da Amazon, vi uns a 15€. O Magsafe vai ter que esperar, 45€ só pela base de carregamento é muito caro.
 
Eu estou a pensar em arranjar algum carregador misto, que tenha USB-C e USB-A, se possível umas duas entradas de cada. Ainda não achei nenhum decente e não caro, mas não tenho pressa, é mais para me ir precavendo para o futuro, já que se a Apple desenhou isto, o mercado vai começar a acompanhar, quer gostemos quer não.
 
Depois da apresentação de ontem a minha opinião:

- Embora o range 12 mini e 12 sejam muito apetecíveis, acho que podiam e deviam ter baixado ligeiramente o preço, pelo menos cá em Portugal.

- Desde o iPhone X (o qual tenho) que não se vê nada de "uau" apenas o que considero as evoluções normais (processador, gráficos, câmaras), se estas não evoluíssem então mais valia nem lançar novo iPhone pois é o básico, 5G nem falo porque implementação plena por cá só no ano "5000". Claro que se compararmos o X com o 12 ou 12 Pro a diferença, principalmente a nível de fotos, é grande mas os incrementos anuais e de geração para geração são marginais. Design, refresh rate entre outros, nada, zero, bola. Um telefone não é para mostrar aos outros mas com capa e pelicula, visto de frente, ninguém sabe se é um X ou 12 Pro, é muito pouco para quem é líder no mercado de smartphones. Vou ter esperança como alguém aqui disse que as maiores revoluções são de 4 em 4 anos, pode ser que para o ano venha o ecrã edge to edge a 120Hz.

Quanto ao não trazer phones e carregador embora respeite todas as opiniões, é preciso ser muito anjinho e muito crédulo para acreditar que é por questões ambientais e não por pura questão de aumento de lucro. Há muitas outras coisas a fazer pelo ambiente e que façam verdadeiramente diferença do que não trazer carregador. E as capas em pele e todas as embalagens em plástico e lançarem para as pessoas comprarem novos carregadores wireless XPTO com magnetismo, etc., aí onde estão as questões ambientais? No mínimo deveria de vir um adaptador com o cabo, pois como faz alguém que não tem iPad recente e tem iPhones antes do 11 Pro? Ainda mais ridículo é quando se diz "vão ver que agora ou outros vão fazer o mesmo". É claro que vão, e nós devemos criticar, lá por passar a ser regra não temos de dizer "sim senhor", pese o exagero se a Apple decidir porque sim, que o melhor é voltar aos telefones estilo Nokia de há vários anos e as outras marcas fizerem o mesmo vamos achar normal e bater palmas? Não pode ser.

Tenho em casa 3 iPhones, 2 iPads, 1 Apple Watch e 1 Airpods, gosto da marca, do software, durabilidade dos equipamentos, fantástico suporte ao cliente, o glamour (é um iPhone e sempre será) mas isto não me tolda o pensamento e se não concordo ou acho que estagnaram e que só querem lucro e o fazem porque podem ditar as leis, digo sem pudores.

Tenho um iPhone X e é quase certo que não o troco, não vejo a necessidade, quero é o ecrã edge to edge e 120hz (vá lá pelo menos 90hz) e o design do 12, pode ser que para o ano. A única coisa que me faz pensar na troca, embora esse não possa nem deva ser motivo, é que mais um ano que o X vai desvalorizar e para o ano ainda vai valer menos em caso de venda, pode ser que valha mais um pouco pela nostalgia, é um X.

Peço desculpa pelo post longo.

Não peças desculpa pelo post, foi na mouche. Disseste tudo, basicamente. :clap:

E estou como tu. Como a melhor forma de protestarmos é com a carteira, vou manter o meu X. E se para o ano já trouxer realmente melhorias palpáveis face ao nosso (120hz, notch mais pequena/sem notch, fingerprint no ecrã ou de lado juntamente com o Face ID, etc.), então aí terão o meu dinheiro novamente.

Quanto ao carregador, como quero ajudar a Apple na luta pelo meio ambiente, irei antes comprar um da Anker ou Belkin. À Apple é que não vou dar nem um cêntimo para carregadores e sugiro que todos façam o mesmo. Até porque eles não querem, porque são muito defensores do ambiente e se os consumidores lhes comprarem carregadores, obrigam-nos a fabricá-los e a produzirem mais emissões de dióxido de carbono, maior gasto de papel nas embalagens, mais plástico e mais lítio e cobalto.

Portanto, vamos todos ajudar a Apple. Se quiserem comprar carregadores, usem o comparador da Zwame e comprem carregadores universais da concorrência, que até têm melhor relação features/preço.

—————————

@RaaR O iPhone 12 Pro e iPhone X partilham exatamente a mesma resolução do display. Houve foi uma clara evolução a nível do brilho. Quanto aos bezels, é verdade mas também foi só uma redução de 1mm, provavelmente nem se vai notar a menos que estejas com os 2 lado-a-lado.

De resto, sim, claro que houve as evoluções naturais a nível de processamento e câmaras (como em todos os restantes telemóveis do mercado, de resto). Se essas evoluções chegam para arrumar um dispositivo como o iPhone X e ir a galope para o 12 Pro? Não me parece, mas já parte de cada um. Acho que um X com bateria nova é mais do que suficiente para aguentar pelo menos mais um ano sem sentir quaisquer dificuldades de desempenho na esmagadora maioria das aplicações e jogos.

Para os fãs da Apple menos “acérrimos”, falta aquela pitada extra que nos faça perder a cabeça e ir a correr comprar, e isso, como o @spsantos quis mencionar, ainda não aconteceu. Talvez para o ano com os 120hz e notch reduzida (já vão para os 4 anos de mesmo design frontal...).
 
Última edição:
Não peças desculpa pelo post, foi na mouche. Disseste tudo, basicamente. :clap:

E estou como tu. Como a melhor forma de protestarmos é com a carteira, vou manter o meu X. E se para o ano já trouxer realmente melhorias palpáveis face ao nosso (120hz, notch mais pequena/sem notch, fingerprint no ecrã ou de lado juntamente com o Face ID, etc.), então aí terão o meu dinheiro novamente.

Quanto ao carregador, como quero ajudar a Apple na luta pelo meio ambiente, irei antes comprar um da Anker ou Belkin. À Apple é que não vou dar nem um cêntimo para carregadores e sugiro que todos façam o mesmo. Até porque eles não querem, porque são muito defensores do ambiente e se os consumidores lhes comprarem carregadores, obrigam-nos a fabricá-los e a produzirem mais emissões de dióxido de carbono, maior gasto de papel nas embalagens, mais plástico e mais lítio e cobalto.

Portanto, vamos todos ajudar a Apple. Se quiserem comprar carregadores, usem o comparador da Zwame e comprem carregadores universais da concorrência, que até têm melhor relação features/preço.

—————————

@RaaR O iPhone 12 Pro e iPhone X partilham exatamente a mesma resolução do display. Houve foi uma clara evolução a nível do brilho. Quanto aos bezels, é verdade mas também foi só uma redução de 1mm, provavelmente nem se vai notar a menos que estejas com os 2 lado-a-lado.

De resto, sim, claro que houve as evoluções naturais a nível de processamento e câmaras (como em todos os restantes telemóveis do mercado, de resto). Se essas evoluções chegam para arrumar um dispositivo como o iPhone X e ir a galope para o 12 Pro? Não me parece, mas já parte de cada um. Acho que um X com bateria nova é mais do que suficiente para aguentar pelo menos mais um ano sem sentir quaisquer dificuldades de desempenho na esmagadora maioria das aplicações e jogos.

Para os fãs da Apple menos “acérrimos”, falta aquela pitada extra que nos faça perder a cabeça e ir a correr comprar, e isso, como o @spsantos quis mencionar, ainda não aconteceu. Talvez para o ano com os 120hz e notch reduzida (já vão para os 4 anos de mesmo design frontal...).

Pode ser que seja um ciclo de 4 anos que se feche agora e para o ano haja uma mudança. Embora goste muito do X, ao mantermos mais um ano é mais uma desvalorização e para o ano já vale um bocado menos o que não ajuda, mas claro se fossemos a pensar assim tinha de se trocar todos os anos.
Eu da bateria para já estou safo pois quando o equipamento estava a completar os 2 anos acionei a garantia pela bateria e uns desligamentos e trocaram-me o equipamento, logo + 2 anos de garantia e agora vai até dezembro de 2021. A única coisa que agora ando a notar é uns aquecimentos mas deve ser alguma app que está a provocar isso, ainda não consegui detetar qual.
 
O iPhone 12 Pro e iPhone X partilham exatamente a mesma resolução do display.

É quase a mesma mas não é a mesma.

iPhone 12 Pro: 2532x1170 pixels a 460 ppi.

iPhone 11 Pro: 2436x1125 pixels a 458 ppi.

Adicionalmente, o display do 12 Pro é um pouco maior. Penso que o X tem a mesma resolução que o 11 Pro, mas já lá vai algum tempo e não garanto.

Quando eu disse que era muito superior estava a pensar no 12 face ao XR/11, mas isso foi engano meu porque não eram esses que estavam a ser comparados.
 
Última edição:
É quase a mesma mas não é a mesma.

iPhone 12 Pro: 2532x1170 pixels a 460 ppi.

iPhone 11 Pro: 2436x1125 pixels a 458 ppi.

Adicionalmente, o display do 12 Pro é um pouco maior. Penso que o X tem a mesma resolução que o 11 Pro, mas já lá vai algum tempo e não garanto.

Quando eu disse que era muito superior estava a pensar no 12 face ao XR/11, mas isso foi engano meu porque não eram esses que estavam a ser comparados.

De facto, tens toda a razão. Fui buscar os dados ao GSMArena. É uma diferença marginal, mas está lá. São 2 PPI. :D
Não sei como fiz confusão, mas peço desculpa pelo lapso. :P

BTW, a quem interessar, a TATA leva 110€ para trocarem a bateria do iPhone X e a Worten está em campanha até 31 de Outubro, com -30% em relação à substituição das baterias do iPhone X, e levam apenas 59.49€.
 
Eu estou a pensar em arranjar algum carregador misto, que tenha USB-C e USB-A, se possível umas duas entradas de cada. Ainda não achei nenhum decente e não caro, mas não tenho pressa, é mais para me ir precavendo para o futuro, já que se a Apple desenhou isto, o mercado vai começar a acompanhar, quer gostemos quer não.
A IKEA vende um 30W USB-C + 5W USB-A
 
De facto, tens toda a razão. Fui buscar os dados ao GSMArena. É uma diferença marginal, mas está lá. São 2 PPI. :D
Não sei como fiz confusão, mas peço desculpa pelo lapso. :P

BTW, a quem interessar, a TATA leva 110€ para trocarem a bateria do iPhone X e a Worten está em campanha até 31 de Outubro, com -30% em relação à substituição das baterias do iPhone X, e levam apenas 59.49€.
Isso e que se chama roubar a cara podre.

https://support.apple.com/pt-pt/iphone/repair/service
Substituição da bateria
Pode substituir a bateria do iPhone num Centro de assistência autorizado Apple. Os nossos centros autorizados utilizam peças Apple genuínas.

A Garantia limitada Apple abrange uma bateria que falhe por defeito de fabrico, mas não abrange baterias com desgaste provocado pela utilização normal. O custo de substituição de uma bateria depende do modelo de iPhone e do facto de o problema estar abrangido pela garantia ou pela lei de proteção dos consumidores.

iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone 11 Pro Max, iPhone 11 Pro, iPhone 11 75 €
iPhone SE (2.ª geração), iPhone SE, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e todos os outros modelos elegíveis 55 €
 
Isso e que se chama roubar a cara podre.

https://support.apple.com/pt-pt/iphone/repair/service
Substituição da bateria
Pode substituir a bateria do iPhone num Centro de assistência autorizado Apple. Os nossos centros autorizados utilizam peças Apple genuínas.

A Garantia limitada Apple abrange uma bateria que falhe por defeito de fabrico, mas não abrange baterias com desgaste provocado pela utilização normal. O custo de substituição de uma bateria depende do modelo de iPhone e do facto de o problema estar abrangido pela garantia ou pela lei de proteção dos consumidores.

iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone 11 Pro Max, iPhone 11 Pro, iPhone 11 75 €
iPhone SE (2.ª geração), iPhone SE, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e todos os outros modelos elegíveis 55 €

Pois, dou-te total razão, mas a Apple tem lá mais umas frases depois do que citaste:

Estes preços aplicam-se apenas a reparações de bateria efetuadas pela Apple. Os preços apresentados pelo Centro de assistência autorizado Apple poderão variar. Se a reparação necessitar de envio e não for abrangida pela garantia, adicionaremos uma taxa de envio de 12,30 €. Todas as taxas são em Euros e incluem o IVA.

:/

Por metade do preço vou à Worten. Também só faço conta de o manter mais um ano.
 
A Apple quando se viu apertada conseguiu arranjar baterias de qualidade a 30 euros.

Agora a qualidade está mais complicada.

Foi como os fones, de repente custam menos 50%. O ambiente ficou logo melhor.
 
Assim de repetentegostei dos produtos apresentados, não tanto da apresentação para mim altamente “robótica” ... bem á imagem do “Team Crook”.

Creio que conseguiram apresentar bem esta nova geração, uma geração que me parece sólida, para quem entrou na anterior com o iPhone X que hoje ainda funciona tão bem como quando o comprei.

Quanto aos preços ... me parecem cada vez mais elevados á moda do Team Crook. Quando antes começava-se com $749 128GB com o ecrã padrão iPhone 11. Agora iPhone 12 com tamanho equivalente e 128GB $849 . Sobem o preço com a alavanca no Mini que é agora o modelo de entrada com um tamanho de ecrã bem abaixo do iPhone 11. Claramente de geração para geração há uma subida dos preços. Que a nova geração para anterior já se espera obviamente que fosse melhor. Só faltava não ser. Poderiam ter tentado voltar ao tempo de SJ e colocado o iPhone Mini pelos $600 a mandado o iPhone 11 do XR ás couves ... enfim $$$$.

No meu caso ... possivelmente vou comprar o iPhone Pro Max. Este X fica para o meu mais velho que dura perfeitamente mais 3 anos, sendo mais rápido que outros telemóveis de 400 euros. A coisa vai ser feita assim cá em casa, o meu passa para o mais velho e o da minha mulher, iPhone 11, vai passando para o mais novo ... de 3 em 3 anos. Assim toda a gente muda de telemóvel de 3 em 3 anos mas compramos apenas dois de cada vez :).

Aqueles Home Pods ... também ... daqui a uns meses mando vir 4. Pena não agirem como repetidores Wi-Fi.

O meu Apple Watch 3 vai ter que dar até saírem por cá modelos com SIM.
 
Última edição:
@Trance estou curioso para saber como convives com o Face ID em tempos de máscara. É que eu estou a achar um pesadelo e apetece-me comprar um iPhone SE todos os dias. Acho que dá para perceber a frustração...
 
Acho que devia ser programado para desbloquear com máscara até porque irá ser algo que irá permanecer na nossas caras nos próximos anos.

Toutch id neste momento estou a mudar a pele das mãos e nunca funciona com dedo nenhum.
 
Quanto aos preços ... me parecem cada vez mais elevados á moda do Team Crook.

A Mercedes-Benz não faz carros baratos apesar de usar motores Renault em alguns modelos. O posicionamento da marca não é esse.

Ademais, alguém tem que pagar a megalómana "catedral" em Cupertino e o bónus chorudo do Cook. /jk

Estou curioso como vão atacar o cloud gaming (para além dos jogos de cintura que tentam afastar o XBox Cloud/Stadia da App Store), quando a direcção do Apple Arcade é completamente contrária e a sua infra-estrutura cloud é claramente lacking (ainda hoje outsource à Google/Azure/AWS). Imagino que internamente o Apple TV+ esteja a causar algum turmoil tento em conta os milhões investidos e o retorno indirecto artificial que pouco acrescenta.
 
@Trance estou curioso para saber como convives com o Face ID em tempos de máscara. É que eu estou a achar um pesadelo e apetece-me comprar um iPhone SE todos os dias. Acho que dá para perceber a frustração...

Incomoda-me um bom bocado quando quero fazer pagamentos. O que vale é o relógio.Vamos ver se para o ano este pesadelo passa.

@cuiver,

Sempre achei os paralelos com automóveis de luxo um bocado infantis e pouco elucidativos. Uma parolice até. Isto são computadores pessoais, de bolso certamente mas computadores pessoais. E são bons certamente, mas são computadores pessoais. Veículos para a mente, os mais que consigo conceder a essa metáfora.

Os Mercedes não têm App Stores integradas por exemplo. Nem levam 30% do preço do combustível.... Nem 30% pelo arranjos em qualquer oficina automóvel, muito menos do cinema porque o automóvel la levou à família, nem expulsam serviços por não pagarem a taxa ... nem tão pouco andam atrás das oficinas não autorizadas ... e não se fazem passar por vender coisas que não fornecem, nem para trocar uma porta só comprando carro novo nem tão pouco mais ou menos, é uma lista sem fim.

Daí considerar que este tipo é um vigarista extremamente inteligente, capaz.e trabalhador que aproveita muito bem a competência da empresa em engenharia para catapultar o seu egocentrismo e avareza sem limites e que tem que ser parado pelas autoridades competentes. Só vai passando porque ... enfim os politicos sabem cada vez menos seja do que for .. então Noé EUA até mete dó.

Cuidado com essas comparações simplistas.

Abraço

PS: Se a “Team Crook” estivesse preocupada de facto com o ambiente com a medida que tomou teria então fornecido um cabo e um adaptador USB-C para USB-A, ou mesmo dois cabos. A vasta maioria das pessoas não têm carregadores USB-C, nem as fichas em tomadas têm entradas USB-C, quanto muito USB-A. Portanto ... vai ser uma corrida aos carregadores e based wireless. Por fim se estivessem mesmo preocupados com o ambientes alteravam a sua política de reparações em vez de entregar algo que está capaz, basta meia hora para reparar se tanto, por troca de novo por 500 paus ou mais .... a quantidade de lixo tecnológico que está prática deve gerar é impressionante.

$Egomaniacs$
 
Última edição:
PS: Se a “Team Crook” estivesse preocupada de facto com o ambiente com a medida que tomou teria então fornecido um cabo e um adaptador USB-C para USB-A, ou mesmo dois cabos. A vasta maioria das pessoas não têm carregadores USB-C, nem as fichas em tomadas têm entradas USB-C, quanto muito USB-A. Portanto ... vai ser uma corrida aos carregadores e based wireless.

Eu até ia mais longe e colocaria entrada USB-C no iPhone e não fornecia cabo com o equipamento.

Cabos USB-C são muito mais comuns e prováveis de existirem em casa de um Casual Joe que adaptadores de corrente USB-C. Assim qualquer pessoa iria usar o cabo USB-C que possivelmente já tem em casa (em vários equipamentos - a mesma teoria disto de não trazer adaptador que sendo algo tão específico acaba por não fazer sentido), e menos cabos tinham que ser produzidos.

Isto ou algo tão simples como trazer o adaptador USB-C para USB-A que referiste.
 
Back
Topo