Apple Event: "Hi, Speed." (18:00 GMT+1, October 13, 2020)

Eu só gostava de perceber uma coisa que realmente me faz confusão.

Eu agora vou ao site da Apple e vou encomendar um iPhone 12 Pro Max Exterminator Celsius 38472.

O iPhone já não vem com uns auriculares e um carregador, por motivos ambientais. Tudo bem. Eu percebo.

“Pode comprar estes acessórios á parte”

Ok.... então eu vou mandar vir logo junto com o iPhone. E vem em duas caixas separadas? Portanto.... 3 caixas no total? Três plásticos a embrulhar? Realmente o meio ambiente agradece.


Ao menos se queriam ter algum tipo de coerência neste aspeto, davam a opção de comprar os ditos acessórios com o iPhone e vinha tudo na mesma caixa (como foi até agora) mesmo que o cliente pagasse o valor que eles estipulam para esses acessórios


Mas não..... “meio ambiente”

Percebo, mas não concordo plenamente. Acho que a medida em si faz todo o sentido do ponto de vista ecológico, mas não concordo de modo algum que não se reflita no preço para o consumidor. Aliás, acho até que, embora logísticamente complicado, fazia todo o sentido darem a opção de pagares full price (preço anunciado) com os acessórios e mais barato se não fizesses questão de os ter.

Acho que embora seja verdade o que dizes (que vais ter de comprar separado e consequentemente gastar os mesmos, ou perto), nem toda a gente o vai fazer por já ter em casa esses acessórios. Além disto, mesmo que não os tenhas, e precises de comprar novos, torna-se muito provável que no futuro os reutilizes. Mesmo que não se aplique a todos, à escala da Apple é efetivamente muito e-waste poupado e o ambiente agradece.
 
Especialmente os com fio que duram a vida toda e não usam nem lítio, nem cobalto e afins. Esses são especialmente maus para o ambiente.

E só não duram mais porque a Apple usa uma espécie de iBorracha™ patenteada que se desintegra automaticamente passado um ou dois anos de uso, e que se estende à restante linha de assessórios com cabos (não foi desta que substituíram pelo o tal cabo Lightning braided que foi leaked, não deve ser bom para o "$ambiente€").

Apesar de todo o alarido à volta desta situação do carregador, estou curioso para ver N casos de combustão e mais que tais durante o carregamento, de quem compra o dispositivo mas depois cheap out no carregador do chinês (muitos mal isolados internamente, pejados de ripple no sinal e onde nem sempre é incluído um circuito de protecção para além do básico fusível).
 
Última edição:
E só não duram mais porque a Apple usa uma espécie de iBorracha™ patenteada que se desintegra automaticamente passado um ou dois anos de uso, e que se estende à restante linha de assessórios com cabos (não foi desta que substituíram pelo o tal cabo Lightning braided que foi leaked, não deve ser bom para o "$ambiente€").
Não me digas nada, todos (TODOS, aarrggjh) os cabos da Apple que tive abriram e lascaram junto às fichas, portas 30 pinos, lightning, you name it. São todos um lixo.

Curiosamente sempre do lado contrário à ficha USB.
 
Não me digas nada, todos (TODOS, aarrggjh) os cabos da Apple que tive abriram e lascaram junto às fichas, portas 30 pinos, lightning, you name it. São todos um lixo.

Curiosamente sempre do lado contrário à ficha USB.
Tenho o meu cabo Lightning do iPhone 5s comprado em 2013 em ótimo estado e é o que ainda uso hoje em dia para carregar o telemóvel. O meu cabo 30 pinos do iPhone 3GS também continua a funcionar. Nunca precisei de comprar nenhum cabo (a não ser quando fui de férias e me esqueci de levar o carregador do telemóvel, mas isso é um caso diferente). De resto, tenho todos os cabos íntegros e a funcionar, por isso, generalização para TODOS... talvez seja too much
Fui contar ontem e tenho 16 cabos Lightning espalhados pela casa de 2 pessoas diferentes... Claramente, o e-waste não é um problema e o argumento ambiental não faz qualquer sentido :rrotflm:
Todavia, claro que aqui a influência monetária contou mais e que o princípio correto seria diminuir o preço, mas a questão ambiental é, de facto, relevante.
 
Tenho o meu cabo Lightning do iPhone 5s comprado em 2013 em ótimo estado e é o que ainda uso hoje em dia para carregar o telemóvel. O meu cabo 30 pinos do iPhone 3GS também continua a funcionar. Nunca precisei de comprar nenhum cabo (a não ser quando fui de férias e me esqueci de levar o carregador do telemóvel, mas isso é um caso diferente). De resto, tenho todos os cabos íntegros e a funcionar, por isso, generalização para TODOS... talvez seja too much
Fui contar ontem e tenho 16 cabos Lightning espalhados pela casa de 2 pessoas diferentes... Claramente, o e-waste não é um problema e o argumento ambiental não faz qualquer sentido :rrotflm:
Todavia, claro que aqui a influência monetária contou mais e que o princípio correto seria diminuir o preço, mas a questão ambiental é, de facto, relevante.
Todos os cabos que tive. Foi o que escrevi. Não foi todos os cabos que alguma vez foram fabricados e toda a gente comprou.

Não, não os levo para fora de casa, nem os uso para jogar ao pião ou saltar à corda, ficam ao lado da mesa de cabeceira.

Nesse caso o maior problema de e-waste é capaz de ser esse estilo de vida. Nem tive 16 telemóveis na vida toda. Parece uma comentário sem nexo e intrometido sobre o estilo de vida dos outros sem saber nada e ter algo a ver com isso? Se calhar é porque é mesmo. Não se sabendo nada dos usos e necessidades dos outros é melhor não fazer comentários.
 
Todos os cabos que tive. Foi o que escrevi. Não foi todos os cabos que alguma vez foram fabricados e toda a gente comprou.

Não, não os levo para fora de casa, nem os uso para jogar ao pião ou saltar à corda, ficam ao lado da mesa de cabeceira.

Nesse caso o maior problema de e-waste é capaz de ser esse estilo de vida. Nem tive 16 telemóveis na vida toda. Parece uma comentário sem nexo e intrometido sobre o estilo de vida dos outros sem saber nada e ter algo a ver com isso? Se calhar é porque é mesmo. Não se sabendo nada dos usos e necessidades dos outros é melhor não fazer comentários.
Repara como caíste exatamente no que criticaste: fizeste um "comentário sem nexo e intrometido sobre o estilo de vida dos outros sem saber nada e ter algo a ver com isso".
Mas, só por acaso, e não tendo tu nada a ver com isso: também não tive 16 telemóveis at all (foram exatamente 4 entre mim e a outra pessoa que vive comigo), mas já cheguei a comprar capas de telemóvel que vêm com um cabo USB, só porque sim. A quantidade de cabos e cabinhos que vêm de cada vez que se compra alguma coisa é enorme: vêm com os fones, com capas, com telemóveis, com tablets, com câmaras...
Se, em vez de virem tantos cabos (e plástico), perguntassem se precisávamos e só se só assim dessem esses "acessórios", a quantidade de plástico poupado seria, potencialmente, enorme. That's my point, não uma ofensa ou crítica a quem "não tem produtos suficientes"
 
Sim, a ideia era exactamente essa, um comentário palerma como exemplo de palermice.

Bem, de resto podes sugerir isso à Apple. O iPhone ainda trás um cabo USB com a agravante de ser verdadeiramente inútil porque serve para um carregador que ninguém tem (e para limitar mal entendidos, ninguém não quer dizer literalmente ninguém).
 
Não me digas nada, todos (TODOS, aarrggjh) os cabos da Apple que tive abriram e lascaram junto às fichas, portas 30 pinos, lightning, you name it. São todos um lixo.

Curiosamente sempre do lado contrário à ficha USB.
epa, isso é azar. ainda uso o do iphone 5 sem notar qualquer envelhecimento. E o do Mac de 2013 igual...
 
Sim, devo ter tido azar, para haver a média, algum sucker tem que estar acima da média, mas há claramente um problema de qualidade na borracha que a Apple usa.

Além dos meus cabos já vi bastante gente com o mesmo defeito em várias gerações de cabos diferentes.

Claro que quando são novos têm um toque ultra espectacular.
 
Lmao, então e comprares os dois acessórios à parte, não envolve mais duas caixas? Matemática simples. Duas caixas diferentes de iPhone vs. 1 Caixa de iPhone + 1 caixa auriculares + 1 caixa carregador.
A logística de teres dois tipos de embalagem para o mesmo produto, garantir stock de ambos para todos os modelos em todas as lojas e revendedores, causa SIM muito mais poluição do que as embalagens extra que opcionalmente poderás comprar. Poluição não é só a embalagem em si, mas sim todo o processo de produção, distribuição, armazém etc...
 
Sim, devo ter tido azar, para haver a média, algum sucker tem que estar acima da média, mas há claramente um problema de qualidade na borracha que a Apple usa.

Além dos meus cabos já vi bastante gente com o mesmo defeito em várias gerações de cabos diferentes.

Claro que quando são novos têm um toque ultra espectacular.

O problema não se encontra nas borrachas, mas sim no uso que lhes dão. Tal como muitos aqui referem tem cabos de há anos e estão bastante bons, tais como uns que passados uns meses já estão todos partidos, há de lá se saber porquê...talvez essas pessoas tenham o azar de terem uma nuvem da "desgraça" a pairar em cima da cabeça.

Tal como comprar um telemóvel de 2010 e estar em perfeitas condições sem riscos e dizer maravilhas dele, como alguém com o mesmo modelo dizer exatamente o contrario e dizer que o material é fraco e está se sempre a partir...Eu sei a culpa é desses ambientalistas...opahhhh
 
Parte da culpa está nos big players do mercado que até à pouco tempo vendiam telemóveis usb-C com carregadores usb-A. Dá uma vista de olhos pelo youtube e ficarás chocado com a quantidade de telemóveis topos de gama usb-C que ainda trazem carregadores usb-A. Não há qualquer motivo para que isto aconteça. Essa transição deveria ter ocorrido aquando a introdução do usb-C que foi algures em 2016. A crítica que está a ser feita à Apple por estar a ser progressista devia ser partilhada com outras marcas.

Depois nessa altura como dizias a Devs Android para conectarem os Devices aos seus PCs para fazer desenvolvimento? Já sei ... vamos partilhar a crítica com os fabricantes de PCs por não terem entradas USB-C nos mesmos.

Eu compreendo o que queres dizer, mas podes ver em outra perspectiva: as marcas quando introduziram o USB-C do lado dos equipamentos preocuparam-se com as massas mantendo a conexão USB tradicional do outro lado. A Apple não se preocupou com as massas quando a esmagadora maioria dos adaptadores de corrente em circulação não têm entrada USB-C.

Sendo uma fase de transição seria importante manter o adaptador de corrente ainda este ano na embalagem, e finalmente remover o mesmo para o ano.

Atenção, eu concordo com a perspectiva da Apple (Gadget atrás de Gadget, produto atrás de produto uma pessoa vai acumulando esses adaptadores em casa), mas poderia também ter em conta essa perspectiva relativamente ao facto de atualmente termos um Standard (USB-C) e ela não o usar. Eu vou de férias e levo um cabo USB-C e um adaptador que me dá para carregar o Lumia e a Switch, se tivesse um iPhone tinha que levar dois cabos, e com esta brincadeira dois adaptadores.

1 adaptador, 1 cabo, n dispositivos é uma visão com a qual concordo, mas há que adoptar os Standards como um todo e não tomar posições que não são nem carne nem peixe. Não vamos fingir que a esmagadora maioria dos compradores de um iPhone 12 não vão ter que comprar o tal adaptador USB-C (mais papéis, mais folhetos, mais embalagens, mais recibos, etc).

P.S: Já agora a Apple não é a primeira a remover o adaptador e até cabos do pacote de um produto, as versões mini da NES, SNES e MegaDrive já o faziam (a diferença é que não falaram em salvar o planeta quando optaram por o fazer).
 
Depois nessa altura como dizias a Devs Android para conectarem os Devices aos seus PCs para fazer desenvolvimento? Já sei ... vamos partilhar a crítica com os fabricantes de PCs por não terem entradas USB-C nos mesmos.

Para finalizar este assunto da minha parte: Numa fase de transição os adaptadores são inevitáveis. Nesse caso em concreto um adaptador usb-C fêmea para um usb-A macho resolveria o problema. Já aconteceu os fabricantes incluírem pequenos adaptadores: por exemplo o S8 trazia um adaptador usb-A -> usb-C (para ligar, por exemplo, pen-drives usb ao telemóvel) e outro micro-usb -> usb-C (para garantir compatibilidade com os cabos micro-usb).
A propósito da tua preocupação com os developers, o atual S20 não trás qualquer cabo ou acessório que o permita ligar a um computador com apenas usb-A. Terá que ser usado outro cabo ou um acessório comprado à parte. Claro que se for um computador recente com usb-C esse problema deixa de existir :)

Não me vou alongar mais na discussão de cabos ou adaptadores, incluídos ou não incluídos. Se calhar o meu modo de pensar é demasiado progressista e choca com a maioria daqui.
Quero também clarificar que não concordo com a péssima gestão que a Apple está a fazer ao fim de vida do Lightning.
 
A médio prazo a de decisão de não trazer na caixa o carregador e os auriculares da Apple poderá em teoria ter impactos positivos no desperdício. No entanto pecou por um detalhe que tem a curto a médio prazo efeitos contrários ao ambiente ... mas vai gerar mais vendas .. :) Um adaptador USB-C para USB-A na caixa seria a solução de transição, nomeadamente porque é a solução compatível com os carregadores anteriores que vinham nas caixas e esses pelo menos os clientes da empresa já têm. Certamente pensaram nisso mas a Team Crook disse que não, pintem lá isso como bom para o ambiente e vamos lá facturar.
 
Última edição:
Esse adaptador iria limitar a utilização dos carregamentos rápidos. Como isso não iria proporcionar a "best experience" aos seus utilizadores, a Apple optou por remover adaptadores e fazer com que eles sejam pagos à parte por quem realmente precisa. Fácil.
 
Esse adaptador iria limitar a utilização dos carregamentos rápidos. Como isso não iria proporcionar a "best experience" aos seus utilizadores, a Apple optou por remover adaptadores e fazer com que eles sejam pagos à parte por quem realmente precisa. Fácil.

Apenas por acaso calha que quem precisa são 100% dos seus clientes que usam, assumindo que não usavam tech mais avançada nesta matéria da concorrência. Portanto ou compram um adaptador ou vão lá comprar um novo carregador para ser mais rápido pá ... Fácil.

Repare, eu percebo porque fazem isso do ponto de vista deles, agora a farsa é típica forma de estar do vigarista.

E posso lhe dar um exemplo aqui de minha casa. Se você cá viesse repararia que o que não me falta é tech ... mas sabia que apenas dois carregadores têm USB-C, os que vieram iPad Pro? Agora imagino outras pessoas ... a maioria das pessoas que conheço tenho a certeza que não têm.

Creio que não vele apena a oposição a uma critica que pretende ser construtiva para uma melhor opção que teria custos 0 comparativamente a trazer um carregador e com impactos imediatos na redução imediata de lixo tecnológico.
 
Última edição:
A crítica à Apple poderia ser construtiva se fosse feita à Apple. Aqui ninguém da Apple vos lê e estão apenas a encher páginas com o mesmo assunto quando há muitos outros sobre os quais se poderia falar.

Por mim, falem do que quiserem, mas não finjamos que é crítica construtiva. Se querem que algo mude, não comprem. Pode ser que outros pensem também assim e faça alguma diferença.
 
O problema não se encontra nas borrachas, mas sim no uso que lhes dão. Tal como muitos aqui referem tem cabos de há anos e estão bastante bons, tais como uns que passados uns meses já estão todos partidos, há de lá se saber porquê...talvez essas pessoas tenham o azar de terem uma nuvem da "desgraça" a pairar em cima da cabeça.

Tal como comprar um telemóvel de 2010 e estar em perfeitas condições sem riscos e dizer maravilhas dele, como alguém com o mesmo modelo dizer exatamente o contrario e dizer que o material é fraco e está se sempre a partir...Eu sei a culpa é desses ambientalistas...opahhhh
Sim, é isso, ao fim de mais de 30 anos a usar dispositivos de tecnologia com todos os tipos de cabos, os únicos que se começam desfazer é por mau uso. Até são dos mais bem tratados, não por algum privilégio mas por inerência de algo que nunca sai de casa e sequer muda de sítio dentro de casa.
Apesar de tudo eles duram bem mais que uns meses e nem sempre deixam de funcionar quando descascam especialmente se forem logo protegidos nesse sítio com algo extra.
E claro que não acontece a absolutamente todos, isso o completo lixo do design.
Provavelmente também acharam que recentemente quando as pessoas se começaram a queixar que os teclados avariavam era falta de jeito (até era mas não era de quem usa).
 
A propósito da tua preocupação com os developers, o atual S20 não trás qualquer cabo ou acessório que o permita ligar a um computador com apenas usb-A. Terá que ser usado outro cabo ou um acessório comprado à parte. Claro que se for um computador recente com usb-C esse problema deixa de existir :)

Não sei se a minha preocupação com os Developers teve um quê de ironia, mas curiosamente eu sou Developer e cabos compatíveis com os nossos computadores é uma ferramenta de constante necessidade.

No meu caso, ao adquirir o iPhone 12 sou obrigado a comprar o adaptador de corrente, e ainda um adaptador USB-C para USB normal para poder conectar o dispositivo ao meu MacBook Pro que não tem entrada USB-C. Como disse o @Trance tudo isto era facilmente resolvido com a inclusão de um adaptador e dado que é algo pequeno mantinham o redução do tamanho da embalagem.

Não sabia disso do S20, mas ao menos a entrada do equipamento é USB-C (como disse antes, algo mais comum que o adaptador de corrente com entrada USB-C).
 
Back
Topo