Apple Event: "Hi, Speed." (18:00 GMT+1, October 13, 2020)

Estou com uma dúvida muito grande. Tenho um iPhone SE (1st gen), e por isso preciso mesmo de mudar.
A questão é: iPhone 11 Pro Max ou iPhone 12?
Comprado em Espanha, ambos vão para o mesmo preço... Vejamos, o 12 tem menos uma câmara, ecrã menor e pior bateria, de resto ganha em tudo em relação ao 11 Pro Max. Mesmo assim, estou perdido xD
Pensei também em atirar-me de cabeça pro 12 Pro Max, mas a diferença ainda é considerável.
 
Estou com uma dúvida muito grande. Tenho um iPhone SE (1st gen), e por isso preciso mesmo de mudar.
A questão é: iPhone 11 Pro Max ou iPhone 12?
Comprado em Espanha, ambos vão para o mesmo preço... Vejamos, o 12 tem menos uma câmara, ecrã menor e pior bateria, de resto ganha em tudo em relação ao 11 Pro Max. Mesmo assim, estou perdido xD
Pensei também em atirar-me de cabeça pro 12 Pro Max, mas a diferença ainda é considerável.
Espera mais um pouco. o 11 Pro Max vai baixar o preço com a saida dos novos.
 
Espera mais um pouco. o 11 Pro Max vai baixar o preço com a saida dos novos.
Sim, neste momento consigo o iPhone 11 Pro Max a 949€ em Espanha. Mas com a saída do 12, deve baixar ainda mais, ficando nos 800 e tal. Esses 800 e tal deverá ser o preço do 12 em Espanha, daí a dúvida ;)
De qualquer forma, terei que esperar... Não tenho pressa.
 
Vi ontem a keynote em directo e li há pouco o que foi escrito aqui no fórum nos vários tópicos.

Comento apenas dois pontos que ainda não vi debatidos, um positivo e um negativo ;)

- iPhone 2 mini - É único e destaca-se realmente. Um smartphone "full-screen/bezel-less" pequeno. Não há concorrência. Size matters?

- Ambiente - Se querem ser "100% carbon neutral" têm de parar de usar orgãos de animais em acessórios (capas, malas, etc.). Estamos em 2020, outras marcas de tecnologia e vestuário, baratas ou de luxo, já optaram por usar materiais eco-friendly/cruelty-free.
 
Vi ontem a keynote em directo e li há pouco o que foi escrito aqui no fórum nos vários tópicos.
- Ambiente - Se querem ser "100% carbon neutral" têm de parar de usar orgãos de animais em acessórios (capas, malas, etc.). Estamos em 2020, outras marcas de tecnologia e vestuário, baratas ou de luxo, já optaram por usar materiais eco-friendly/cruelty-free.
Pergunta genuína, as peles dos acessórios Apple não são sintéticas?


EDIT:
Outra pergunta, mas agora para todos: Alguém conhece algum carregador com 2 USB-C e 2 USB-A? Apenas 2 USB-C ou 1, parece-me pouco, até porque quero algo com 3-4 entradas, para poder carregar o Apple Watch (USB-A, mas ainda vou ver cabos mais baratos com USB-C) e outros pequenos acessórios que tenho, como o relógio de corrida, a lanterna para correr à noite, entre outras coisas).
Ainda ando a procurar alternativas, sem pressa, para prevenir a necessidade futura, já que a Apple começou isto, certamente agora vão haver mais coisas com USB-C do lado do carregador.
 
Última edição:
Para reduzir o impacto ambiental dos nossos produtos (...) compre estes acessórios à parte - que significam mais embalagens, mais plástico e mais papel. :-D

A falta de honestidade destas empresas... epá, a sério. Não dou um ano para as restantes marcas usarem a mesma desculpa e assim lucrarem mais umas notas.
Poupe o ambiente, use só fones com baterias com lítio e cobalto que duram 2 anos.

Respeite a diversidade e seja inclusivo, por exemplo incluindo todas as restrições do estado orwelliano da China.

Don't be evil, ups companhia errada, já nem a outra usa isso.
 
A conversa do ambiente foi a típica conversa hipócrita que todas as marcas têm usado atualmente (e que só os ingénuos acreditam que estão realmente preocupados com o ambiente), como forma de justificarem certos cortes que tantos milhões lhes dão.
 
Depois da apresentação de ontem a minha opinião:

- Embora o range 12 mini e 12 sejam muito apetecíveis, acho que podiam e deviam ter baixado ligeiramente o preço, pelo menos cá em Portugal.

- Desde o iPhone X (o qual tenho) que não se vê nada de "uau" apenas o que considero as evoluções normais (processador, gráficos, câmaras), se estas não evoluíssem então mais valia nem lançar novo iPhone pois é o básico, 5G nem falo porque implementação plena por cá só no ano "5000". Claro que se compararmos o X com o 12 ou 12 Pro a diferença, principalmente a nível de fotos, é grande mas os incrementos anuais e de geração para geração são marginais. Design, refresh rate entre outros, nada, zero, bola. Um telefone não é para mostrar aos outros mas com capa e pelicula, visto de frente, ninguém sabe se é um X ou 12 Pro, é muito pouco para quem é líder no mercado de smartphones. Vou ter esperança como alguém aqui disse que as maiores revoluções são de 4 em 4 anos, pode ser que para o ano venha o ecrã edge to edge a 120Hz.

Quanto ao não trazer phones e carregador embora respeite todas as opiniões, é preciso ser muito anjinho e muito crédulo para acreditar que é por questões ambientais e não por pura questão de aumento de lucro. Há muitas outras coisas a fazer pelo ambiente e que façam verdadeiramente diferença do que não trazer carregador. E as capas em pele e todas as embalagens em plástico e lançarem para as pessoas comprarem novos carregadores wireless XPTO com magnetismo, etc., aí onde estão as questões ambientais? No mínimo deveria de vir um adaptador com o cabo, pois como faz alguém que não tem iPad recente e tem iPhones antes do 11 Pro? Ainda mais ridículo é quando se diz "vão ver que agora ou outros vão fazer o mesmo". É claro que vão, e nós devemos criticar, lá por passar a ser regra não temos de dizer "sim senhor", pese o exagero se a Apple decidir porque sim, que o melhor é voltar aos telefones estilo Nokia de há vários anos e as outras marcas fizerem o mesmo vamos achar normal e bater palmas? Não pode ser.

Tenho em casa 3 iPhones, 2 iPads, 1 Apple Watch e 1 Airpods, gosto da marca, do software, durabilidade dos equipamentos, fantástico suporte ao cliente, o glamour (é um iPhone e sempre será) mas isto não me tolda o pensamento e se não concordo ou acho que estagnaram e que só querem lucro e o fazem porque podem ditar as leis, digo sem pudores.

Tenho um iPhone X e é quase certo que não o troco, não vejo a necessidade, quero é o ecrã edge to edge e 120hz (vá lá pelo menos 90hz) e o design do 12, pode ser que para o ano. A única coisa que me faz pensar na troca, embora esse não possa nem deva ser motivo, é que mais um ano que o X vai desvalorizar e para o ano ainda vai valer menos em caso de venda, pode ser que valha mais um pouco pela nostalgia, é um X.

Peço desculpa pelo post longo.
 
Última edição:
E normal, eventualmente chegamos a um ponto de diminuished returns. Estava a contar trocar, ate porque prefiro o design do 12 do que o design curvo dos anteriores, mas depois olho para o Xr, e faz tudo o que preciso com boa performance.

E ja la foi o tempo que um iPhone era sinonimo de "glamour". E um telefone banal, com milhoes espalhados pelo mundo.
 
E ja la foi o tempo que um iPhone era sinonimo de "glamour". E um telefone banal, com milhoes espalhados pelo mundo.

Embora seja verdade que a cada canto se veja um iPhone eu acho, tal como disse antes, que ainda tem o seu "glamour", principalmente quando se vê um 11 pro com as suas 3 câmaras ainda se fica a olhar, aliás em algumas ocasiões, poucas talvez, ainda se fala em iPhone, mostra-se e vê-se "algum brilhos nos olhos". Isso não acontece com nenhum android, talvez o Note por causa do efeito pen. Concordo que não é igual a antes mas é fruto dos tempos, da quantidade de iPhones refurbished e em 2ª mão que se vendem.
 
Desde o iPhone X (o qual tenho) que não se vê nada de "uau" apenas o que considero as evoluções normais (processador, gráficos, câmaras), se estas não evoluíssem então mais valia nem lançar novo iPhone pois é o básico, 5G nem falo porque implementação plena por cá só no ano "5000". Claro que se compararmos o X com o 12 ou 12 Pro a diferença, principalmente a nível de fotos, é grande mas os incrementos anuais e de geração para geração são marginais. Design, refresh rate entre outros, nada, zero, bola. Um telefone não é para mostrar aos outros mas com capa e pelicula, visto de frente, ninguém sabe se é um X ou 12 Pro, é muito pouco para quem é líder no mercado de smartphones. Vou ter esperança como alguém aqui disse que as maiores revoluções são de 4 em 4 anos, pode ser que para o ano venha o ecrã edge to edge a 120Hz.

Repara que a evolução entre o X e o 12 Pro não foi pequena. O SoC é muito superior, não apenas uma evolução ligeira. O mesmo podemos dizer das câmaras. A resolução do display também é agora muito superior. Adicionalmente, as bordas do display são agora mais pequenas, o que é um passo na direção certa. O design também mudou, ainda que apenas ligeiramente, mas como dizes e bem, não tens o telefone para o mostrar.

Claro que se escolhermos o refresh rate como cavalo de batalha, podemos dizer que o telefone não evoluiu. No entanto, e não sendo mentira que é algo onde o produto pode evoluir, está longe de ser a característica mais importante num telefone.

Quanto ao não trazer phones e carregador embora respeite todas as opiniões, é preciso ser muito anjinho e muito crédulo para acreditar que é por questões ambientais e não por pura questão de aumento de lucro.

A Apple poderia ter feito muito melhor figura se lidasse com a questão de outra forma. Poderiam retirar o carregador sem ser criticados, se baixassem o preço dos aparelhos. Pegavam num telefone que custasse 1.000 €, mudavam o preço para 970 € e colocavam o carregador à venda em separado por 30 €. Seria bom para o ambiente porque só comprava quem precisasse e seria bom para os clientes porque ou compravam telefone e carregador ao preço do costume ou até poupavam um bocadinho (quase simbólico) ao comprar só o telefone.

Quanto aos auscultadores, nunca achei que fizesse sentido virem com o telefone. Se a memória não me engana, tive iPhone 3G, 3GS, 4S, 5S, 6, 7, X, XS Max e 11 Pro Max sem nunca usar os auscultadores básicos que vinham na caixa. Vendi ou dei todos os telefones ainda com os auscultadores na embalagem original. Compreendo que outras pessoas possam dar-lhes uso, mas pelo menos por mim, a Apple pode gastar os 2 USD que os EarPods lhes devem custar a comprar batatas fritas que eu não me importo. Para mim, os auscultadores são como uma capa ou um carregador sem fios: cada cliente compra o que quiser e vir um inútil na caixa é só desperdício.
 
I mean, se eu comprar o iPhone 12 posso continuar a usar o meu carregador de 5W atual e ainda beneficia bastante a saúde da bateria a longo prazo.
O fast-charging é muito bonito mas é sempre mais desgastante.
Contudo, gostei bastante do MagSafe, só ainda não percebi se aquilo inclui o carregador ou se é só mesmo o cabo. Se for só cabo é muito caro.
 
Repara que a evolução entre o X e o 12 Pro não foi pequena. O SoC é muito superior, não apenas uma evolução ligeira. O mesmo podemos dizer das câmaras. A resolução do display também é agora muito superior. Adicionalmente, as bordas do display são agora mais pequenas, o que é um passo na direção certa. O design também mudou, ainda que apenas ligeiramente, mas como dizes e bem, não tens o telefone para o mostrar.

Claro que se escolhermos o refresh rate como cavalo de batalha, podemos dizer que o telefone não evoluiu. No entanto, e não sendo mentira que é algo onde o produto pode evoluir, está longe de ser a característica mais importante num telefone.



A Apple poderia ter feito muito melhor figura se lidasse com a questão de outra forma. Poderiam retirar o carregador sem ser criticados, se baixassem o preço dos aparelhos. Pegavam num telefone que custasse 1.000 €, mudavam o preço para 970 € e colocavam o carregador à venda em separado por 30 €. Seria bom para o ambiente porque só comprava quem precisasse e seria bom para os clientes porque ou compravam telefone e carregador ao preço do costume ou até poupavam um bocadinho (quase simbólico) ao comprar só o telefone.

Quanto aos auscultadores, nunca achei que fizesse sentido virem com o telefone. Se a memória não me engana, tive iPhone 3G, 3GS, 4S, 5S, 6, 7, X, XS Max e 11 Pro Max sem nunca usar os auscultadores básicos que vinham na caixa. Vendi ou dei todos os telefones ainda com os auscultadores na embalagem original. Compreendo que outras pessoas possam dar-lhes uso, mas pelo menos por mim, a Apple pode gastar os 2 USD que os EarPods lhes devem custar a comprar batatas fritas que eu não me importo. Para mim, os auscultadores são como uma capa ou um carregador sem fios: cada cliente compra o que quiser e vir um inútil na caixa é só desperdício.

Repara, eu disse que se fossemos a olhar do X diretamente para o 12 ou 12 Pro íamos notar mais a diferença (sempre são 3 anos) mas se fores a olhar ano a ano as diferenças são muito pequenas, eu pelo menos esperava mais de quem é líder de mercado. Concordo que mais vale colocar pouco e bom mas não acredito que a Apple não pudesse fazer mais e melhor, tinha o dever disso, só não o faz porque assim tem mais lucro e porque tem os seus fieis seguidores (embora não troque todos os anos de iPhone incluo-me no lote) e venha como vier compram na mesma, podem-se dar ao luxo disso, de certeza absoluta que se o mercado assim o exigisse eles tinham feito mais e melhor em menos tempo.

Quanto aos carregadores 100% de acordo e o que dizes para mim só prova que a prioridade é outra que não o meio ambiente.

Phones - Percebo-te e também acho que nunca os utilizei, porém não nos podemos ver como um todo, há muitas pessoas que os utilizam e se sempre que venderem o iPhone os mandarem depois precisam de uns (não concordo mandar na venda por questões de higiene mas muitos fazem-no). Mas realmente também não é por aí, mesmo não trazendo phones podiam manter o preço ao contrário de na questão do carregador.

Muito mas muito sinceramente, e contra mim falo porque sou Apple user e vou continuar a ser, a Apple neste momento só vê um coisa, dólares e consequentemente subida das ações, a questão ambiental só lhes importa se com isso pouparem e/ou ganharem mais. Pode ser um cliche mas com Steve Jobs era diferente, muito embora seja difícil comparar porque os tempo são outros e o mundo já mudou muito desde o seu desaparecimento. Nada garante que se Steve Jobs fosse vivo não faria o mesmo. Desculpa o exagero mas é como comparar quem foi o melhor jogador português de sempre, Eusébio ou Ronaldo.

Tudo de bom. :beerchug:
 
Última edição:
... gostei bastante do MagSafe, só ainda não percebi se aquilo inclui o carregador ou se é só mesmo o cabo. Se for só cabo é muito caro.

Aparentemente só inclui o cabo+base:

Apple Store disse:
What’s in the Box: MagSafe Charger

https://www.apple.com/shop/product/MHXH3AM/A/

EM4dP0B.png
 
Relativamente à questão do carregador, até concordaria se o cabo fosse Lightning e USB tradicional, mas os adaptadores com entrada USB-C são tudo menos banais (lido com USB-C há alguns anos e não tenho nenhum). A maioria das pessoas que conheço (para não dizer a totalidade) vão ter que comprar o adaptador de corrente para ligar o cabo USB-C (o que resulta em mais embalagens e mais papel como disse o @Pheux).

Com tanta preocupação já podiam ter adoptado USB-C no próprio iPhone de forma a ir de encontro a um Standard.
 
É só o cabo. Também achei um disparate. Neste momento o único carregador USB-C que tenho é o do MacBook Pro 16-inch, como vou comprar o MagSafe para o iPhone terei de comprar obrigatoriamente um carregador USB-C (é possível carregar através do Mac, mas não é uma situação conveniente).
 
Back
Topo