Apple Event - Unleashed: 18 de outubro

Grandes máquinas sem dúvida. A dar porrada valente na conconrrência. Pena os preços para a nossa realidade portuguesa.
Gostei bastante do design, como já referi, a fazer lembrar os powerbook.
Pelo que me deu a entender, os chips são maiores, quase que parece ter vários M1 juntos :D
É esperar pelas reviews
Fica a dúvida como se comporta o menu quando for extenso. Será que salta o notch e continua do outro lado?
Na imagem deles ficou no limite :D

pro_apps_photo_editing__2incubtw8wym_large.jpg
 
Claro. Daqui a 2 ou 3 anos reduzem o notch a metade, e daqui a uns 7 ou 8 eliminam. Tudo para levar o pessoal a fazer upgrades desnecessários.
Acho que andam meio perdidos. Primeiro o less is more, we believe in a wireless future, ports para quê... Agora estão a voltar 10 anos atrás... Daqui a uns tempos voltam a tirar isto e aquilo... :lol: Basicamente é isso...
 
Acho que andam meio perdidos. Primeiro o less is more, we believe in a wireless future, ports para quê... Agora estão a voltar 10 anos atrás... Daqui a uns tempos voltam a tirar isto e aquilo... :lol: Basicamente é isso...

Também achei isso em relação aos ports. Quem comprei já tem os adaptadores todos e agora … olha a acompanhar os adaptadores e docks que compraram levam um algo mais pesado e grosso.
 
Do que vi, face ao meu Pro M1, apenas gostaria de ter o ecrã Mini LED 120hz.
O MagSafe para mim é um retrocesso, quem for viajar com um iPhone, ipad e MacBook, neste caso terá de levar 3 carregadores. Quando se poderia ter muito bem tudo em USB-C.
 
Do que vi, face ao meu Pro M1, apenas gostaria de ter o ecrã Mini LED 120hz.
O MagSafe para mim é um retrocesso, quem for viajar com um iPhone, ipad e MacBook, neste caso terá de levar 3 carregadores. Quando se poderia ter muito bem tudo em USB-C.
Também pode carregar via USB-C, possivelmente vais é precisar de um carregador com +100W se for para uso e carregamento simultaneos.
 
Acho que andam meio perdidos. Primeiro o less is more, we believe in a wireless future, ports para quê... Agora estão a voltar 10 anos atrás... Daqui a uns tempos voltam a tirar isto e aquilo... :lol: Basicamente é isso...

Tirarem as portas antes foi um erro enorme. Desta vez acertaram.

- Porta dedicada para carregamento em vez de sacrificar uma type-C. (mas existe possibilidade de carregar por type-c ??)
- Mantiver uma HDMI, acho essencial ter pelo menos uma saida de video padrão. E um portatil, nem sempre da para andar com adaptadores ou cabos manhosos... Assim rapidamente conectam isto a qualquer display moderno
- Card reader, então se criam um portátil com tanto apelo "fotografico" e depois não tem como transferir fotos de maneira rapida e conveniente? Em ambiente profissional e tirar fotos aos montes, troca-se cartões, o fotografo continua a bater chapa enquanto o editor processa a fotos and continue, rapido e sem addons...

Do que vi, face ao meu Pro M1, apenas gostaria de ter o ecrã Mini LED 120hz.
O MagSafe para mim é um retrocesso, quem for viajar com um iPhone, ipad e MacBook, neste caso terá de levar 3 carregadores. Quando se poderia ter muito bem tudo em USB-C.

Levar 3 carregadores? porque? O carregador do macbook é type-c! Claro que tens que levar 3 cabos, mas o problema maior é o iPhone estar agarrado ao lightning...

Mas se eu tivesse este profile, comprava um carregador daqueles com 3/4 saídas e com suporte de 100w... E sim, quem tem dinheiro para ter macbook + iphone + ipad tem dinheiro para um carregador after market top das galaxias!

Bom que aquele carregador de 140w podiam por uma saida extra type-C... mas sempre podes carregar o iPhone no macbook...
 
Claro. Daqui a 2 ou 3 anos reduzem o notch a metade, e daqui a uns 7 ou 8 eliminam. Tudo para levar o pessoal a fazer upgrades desnecessários.

Se as pessoas mudassem de PC (ou de telemóvel até) por a notch mudar... o Problema não está na Apple.

Agora o design tem que ir mudando para ser um elemento visual nas mudanças de X em X anos. Para ajudar as pessoas a perceber que este PC é diferente. Para a maioria das pessoas, um Macbook Pro de 2016 ou um de 2018 é a mesma coisa. Mas um de 2018 ou 2020 até, vai ser muito diferente de um de 2021.

Agora o mudares de PC deve depender de quais são as tuas necessidades. Aqui em casa tinha-mos um 13' de 2016 com o i5 2.0Ghz onde já se sentia alguma lentidão (especialmente, assumo, pelos 8Gb de ram). Mudou-se pra um Air M1 com 16Gb. Ótimo upgrade, agora o próximo só daqui a outros tantos anos.

O maior problema que leva muita gente a mudar na inocência também é prometerem +XX% de performance de um modelo para outro... O que é verdade mas na maioria das vezes apenas em multicore. O salto single core entre gerações de CPUs (o single core entre M1 e M1 Pro/Max pouco aumentou, é como do A14 para o A15, subiu uns 15%), e esse é que é o que importa para o uso que a maioria das pessoas dá.

No entanto... Estes PC's são para uso profisional. Se uma pessoa que usa um computador para ver vídeos e ir ao facebook comprar um computador destes... Epá, prioridades.

Do que vi, face ao meu Pro M1, apenas gostaria de ter o ecrã Mini LED 120hz.
O MagSafe para mim é um retrocesso, quem for viajar com um iPhone, ipad e MacBook, neste caso terá de levar 3 carregadores. Quando se poderia ter muito bem tudo em USB-C.

Eu tenho Mini LED no iPad Pro. Acho que a tecnologia tem algo para evoluir ainda. É uma melhoria face aos ecrãs anteriores mas ainda assim eu não mudaria só por isso.

Os 120Hz sim, é algo interessante. Já no iPhone e iPad são um upgrade porreiro que adiciona bastante fluidez à experiencia. Mas no mac, podes ter um Mac normal M1 se lhe ligares um monitor externo.
 
Neste momento a minha dúvida é só se fico pelo 14” 8 cores ou se vale a pena o upgrade para o de 10 cores. Quando saírem às reviews logo se vê.
O meu 13” early 2015 para o meu uso já anda a necessitar de um upgrade mas nos últimos anos não tinha saído nada realmente interessante.
 
Eu passei o último ano à espera destes novos MacBooks. Preciso de um substituto para o meu desktop de casa, não por falta de performance mas por falta de espaço, uma vez que o desktop está atualmente na mesa de jantar!

Por isso, por muito que gostasse de ir para um modelo de 14'', não me vejo a comprar outro que não seja o de 16'', pois para qualquer tipo de trabalho não ligado a um monitor externo, acho as 14'' curtas. A portabilidade não é um fator essencial, pois para qualquer coisa tenho o iPad Pro 11' que serve perfeitamente para o caso.

De momento a única dúvida é se faço o upgrade da memória para os 32 GB a juntar aos 1TB de disco. Não que preveja vir a precisar no imediato, mas não sei se não será um bom investimento a pensar na longevidade do equipamento.

Estou como o @possessed, quando saírem as primeiras reviews logo decido.
 
Fica a dúvida como se comporta o menu quando for extenso. Será que salta o notch e continua do outro lado?

Se forem inteligentes espero que continue do outro lado...

No caso dos iPhones a UI é toda desenhada, mesmo a parte que fica coberta pela notch e não se vê. Portanto, se aqui fosse igual, o texto não continuaria do outro lado, ficaria debaixo da notch.

Mas no iPhone é feito assim porque: a) a UI é fixa e nunca há um caso em que o texto fique cortado pela notch e b) o iPhone permite rotação de ecrã e isso também tem implicações.

Como o mac tem uma orientação fixa... imagino que dê para simplesmente programar a barra para continuar do outro lado...

Neste momento a minha dúvida é só se fico pelo 14” 8 cores ou se vale a pena o upgrade para o de 10 cores. Quando saírem às reviews logo se vê.
O meu 13” early 2015 para o meu uso já anda a necessitar de um upgrade mas nos últimos anos não tinha saído nada realmente interessante.

Depende do uso que dás. Se for algo muito profissional que dependa de mais cores, aposta no 10. Se for algo mais light, o 8 serve e sobra.

Por isso, por muito que gostasse de ir para um modelo de 14'', não me vejo a comprar outro que não seja o de 16'', pois para qualquer tipo de trabalho não ligado a um monitor externo, acho as 14'' curtas. A portabilidade não é um fator essencial, pois para qualquer coisa tenho o iPad Pro 11' que serve perfeitamente para o caso.

De momento a única dúvida é se faço o upgrade da memória para os 32 GB a juntar aos 1TB de disco. Não que preveja vir a precisar no imediato, mas não sei se não será um bom investimento a pensar na longevidade do equipamento.

Sem monitor, definitivamente aposta no 16.

Quanto aos 32 de RAM... também depende do que faças. Eu daria uso a 32 porque encho diariamente os 16, portanto se tivesse que comprar um seria com 32... Mas se vires que só daqui a uns anos é que terás uso para isso... daqui a uns anos tás a trocar de PC por outra razão qualquer. Felizmente o M1 é muito mais rapido nos swaps de memória pelo que se fores pelo 16 e os encheres, não passas pelo mesmo problema que nos macs intel.
 
Ainda sobre durabilidade, ontem um Macbook pro 16" da empresa bateu as botas, que nem 1 ano devia ter...

Uso intensivo e ainda por cima passou por 2 pessoas...

Neste momento a minha dúvida é só se fico pelo 14” 8 cores ou se vale a pena o upgrade para o de 10 cores. Quando saírem às reviews logo se vê.
O meu 13” early 2015 para o meu uso já anda a necessitar de um upgrade mas nos últimos anos não tinha saído nada realmente interessante.

Boa pergunta, o impacto de 6 ou 8 performance cores, mas depende do workload usado e o tempo que irão ficar com a maquina...

Resta saber se a L2 mantem-se igual, a arquitectura faz lembrar zen2, com 2 CCDs de 4 cores + 12 MB L3, logo o 8 cores deve desativar 1 core por CCD.

De notar que tem menos 2 gpu cores, mas a diferença vai depender do que fazem...

Pro meu user case, penso que o de 14" 8 cores com 32 GB de ram e 512 GB deve atender perfeitamente por 4 anos pelo menos, nas tantas será o standart issue da empresa nos proximos tempos (apesar de duvidar que darão o salto para 32 GB). Normalmente o pessoal dev tem recebido o de 16", mas o preço aumentou drasticamente... de 25000 reais para 32000...
 
Ainda sobre durabilidade, ontem um Macbook pro 16" da empresa bateu as botas, que nem 1 ano devia ter...

Uso intensivo e ainda por cima passou por 2 pessoas...
O meu irmão usa neste momento um MBP 16 exactamente porque os anteriores têm teclados com menos validade que um iogurte...
 
Com estes preços e bump de specs, eu também estou interessado no próximo Air. Tenho um MBP Pro 13" de 2017 e não encontro qualquer justificação para continuar a comprar um Pro.

Infelizmente temo que o design do próximo Air se mantenha igual, com um M2 e pouco mais...
Vão fazer a mesma coisa que fizeram aos iPads. Neste momento todos os iPads estão com design renovado, com excepção do "iPad normal" que tem um design ultrapassado.

O portátil Air sendo o modelo de entrada vai estar sempre atrás no design.
Podiam era voltar a lançar o modelo "MacBook" para colmatar a lacuna que existe entre os Air e os novos Pro, mas acho que já estou a sonhar muito.

Não me importo que mantenham o mesmo form factor, desde que para mim continuem a praticar o preço de 999€, com o Soc renovado.. mesmo as ports, apesar de dar jeito as vezes obviamente não é deal breaker para mim
 
Quanto aos 32 de RAM... também depende do que faças. Eu daria uso a 32 porque encho diariamente os 16, portanto se tivesse que comprar um seria com 32... Mas se vires que só daqui a uns anos é que terás uso para isso... daqui a uns anos tás a trocar de PC por outra razão qualquer. Felizmente o M1 é muito mais rapido nos swaps de memória pelo que se fores pelo 16 e os encheres, não passas pelo mesmo problema que nos macs intel.

Pois, como não tenho nenhum desta geração, não consigo comparar. A minha única referência é o meu velhinho Mac Air de 2013 (1a versão do Air). E esse, funciona no básico já.

Não me vejo a trabalhar com nada excessivamente pesado, a não ser o LR + PS + Luminar AI (que até no meu desktop atual sente algumas dificuldades) e eventuais gravações/stream com OBS com edição de vídeo à mistura.
 
Acho que andam meio perdidos. Primeiro o less is more, we believe in a wireless future, ports para quê... Agora estão a voltar 10 anos atrás... Daqui a uns tempos voltam a tirar isto e aquilo... :lol: Basicamente é isso...

Eles não andam perdidos. Simplesmente andam à frente do mercado (bem, tirando o conetor Lightning mas isso é por questões de $).

Não estamos ainda prontos para um futuro completamente wireless: o mercado não está, os devices não estão, os profissionais não estão, e nem os consumidores gerais.

A Apple podia bem criar um iPhone sem ports mas nos Macs isso não dá:

- Como é que ligas um display sem cabos?
- Como é que alimentas um Mac sem cabos?

Talvez daqui a 10 anos.
 
Do que vi, face ao meu Pro M1, apenas gostaria de ter o ecrã Mini LED 120hz.
O MagSafe para mim é um retrocesso, quem for viajar com um iPhone, ipad e MacBook, neste caso terá de levar 3 carregadores. Quando se poderia ter muito bem tudo em USB-C.

Da tambem para carregar por USB-C.
 
Back
Topo