Apple Event - Unleashed: 18 de outubro

Se é para uso profissional nem penses mais nisso e investe nos 32 GiB. A mudança de processador para o 10 cores também deve ser um caso a considerar.
Suponho que possas abater o IVA do equipamento. Gastas agora mais uns euros mas fica com máquina mais funcional e por mais anos.

Eu já estou para reformar o meu macbook pro 2015. Estou um pouco indeciso entre o 14 e o 16 e até a versão do ano passado do M1. Visto que este investimento é para durar uns bons 5 anos. Vou usar principalmente para desenvolvimento web, mobile e talvez gamedev.

Recomendam o 14 base cpu-8, ram 16 e 512gb ou o 16 base cpu-10, etc?

Cumprimentos

Somos vários com a mesma dúvida. Deixa aparecer reviews para chegar a uma conclusão, mas pelo que referes o 8 deve ser suficiente para o teu uso.
Talvez até o M1 seja o suficiente. Já mexi num par de mbp 13” e mexem-me muito bem.
 
Se é para uso profissional nem penses mais nisso e investe nos 32 GiB. A mudança de processador para o 10 cores também deve ser um caso a considerar.
Suponho que possas abater o IVA do equipamento. Gastas agora mais uns euros mas fica com máquina mais funcional e por mais anos.



Somos vários com a mesma dúvida. Deixa aparecer reviews para chegar a uma conclusão, mas pelo que referes o 8 deve ser suficiente para o teu uso.
Talvez até o M1 seja o suficiente. Já mexi num par de mbp 13” e mexem-me muito bem.
Sim, consigo deduzir o IVA. Vou mesmo avançar para os 32GB com os 10 cores e 1TB SSD. Já fico bem servido por uns bons 5 anos!
 
Boas Malta!

Bom do que vi, fiquei bastante agradado na parte mais virada para nós (Power Users / Pros), hora mais agradado fiquei quando este ano o meu velhinho MacBook Pro 15 (i5 mid 2010) faleceu :014:, mas passado esse tempo todo, mais uso intensivo (administrador de rede e sistemas), foi como já o disseram várias vezes aqui, são máquinas que se pagam a elas mesmo!

Como ainda tenho o meu velhinho Air de 2016 para as curvas (pelo menos para uso pessoal e diário, email, chamadas, vídeos, etc) estou a pensar em não ir de férias para o ano e quase a vender um rim para adquirir um de 14, estou só à espera das reviews para ter a decisão da composição da máquina definida, mas estou a pensar em:

  • Apple M1 Pro with 10-core CPU, 16-core GPU, 16-core Neural Engine;
  • 16GB unified memory;
  • 1TB SSD storage;
Estou curioso para ver o comportamento destas máquinas, no meu caso, no que toca a VMs (algumas), Imagens/Replicação das mesmas, transferências de dados enormes, estou mesmo muito curioso!


Se é uso profissional e pode abater o IVA, é logo 32 GB, cpu de 10 cores e 1TB de SSD :msmiley1:

Subscrevo! A quem tiver esta sorte, aproveite!
 
Estou a considerar reformar o meu PC (já está quase com 5 anos) e mudar-me para o MacOs. Estou a olhar para o MacBook Pro 14 pois a portabilidade é importante para mim e no escritório é para estar ligado a monitor externo. Para edição de fotos em RAW no Lightroom e edição de vídeos curtos (máximo 5 minutos) acham que o base dá conta do recado ou é melhor fazer upgrade ao CPU e meter 32GB na RAM?
Faço edição de vídeo permanentemente, vídeos gravados em 4K com o MacBook Air M1 a brincar.

Com o MacBook Pro 14’ de base estás mais bem do que servido.

Pode chegar hoje, e daqui 1-2 anos compras uma dSLR com o dobro da resolução e... já não da!

Estas edições são amadoras/ocasionais ou é direto / teu emprego é fotografia? acho que se é o segundo caso, iria pros 32 GB... Se é uso amador/ocasional, não justifica. Se não der para importar 300 fotos, importas 100.

E sim, o LR adora CPU power, quando faço export, o 5600X vai ao máximo :002:

Ao contrário de desktops e muitos portáteis non Apple que dá para fazer upgrades e expandir memória, o macbook nasce e morre com o que vem...

Esquece as DSLR. Vão acabar.
 
É hoje que saiem as reviews??

Já se fala num iMac 27" promotion que pode aparecer até abril do próximo ano...no Stop!! lol
embargo só termina na segunda feira as 14H (horas de Portugal)

estou com muito interesse em ver diferenças entre os primeiros M1 e os M1 Pro/Max. Nem quero saber de comparações com outros pcs Windows.
 
Como ainda tenho o meu velhinho Air de 2016 para as curvas (pelo menos para uso pessoal e diário, email, chamadas, vídeos, etc) estou a pensar em não ir de férias para o ano e quase a vender um rim para adquirir um de 14, estou só à espera das reviews para ter a decisão da composição da máquina definida, mas estou a pensar em:

  • Apple M1 Pro with 10-core CPU, 16-core GPU, 16-core Neural Engine;
  • 16GB unified memory;
  • 1TB SSD storage;
Estou curioso para ver o comportamento destas máquinas, no meu caso, no que toca a VMs (algumas), Imagens/Replicação das mesmas, transferências de dados enormes, estou mesmo muito curioso!

Acho que para este user case, mais vale pegar o CPU de 10 cores e 14 GPU cores mas com 32 GB de ram...

Esquece as DSLR. Vão acabar.
acaba as dSLR, bem vindas mirrorless... Vai dar no mesmo.

Ou acham que os telemóveis irão substituir maquina fotográficas até no profissional? A lei da fisica ainda diz alguma coisa.
 
Acho que para este user case, mais vale pegar o CPU de 10 cores e 14 GPU cores mas com 32 GB de ram...


acaba as dSLR, bem vindas mirrorless... Vai dar no mesmo.

Ou acham que os telemóveis irão substituir maquina fotográficas até no profissional? A lei da fisica ainda diz alguma coisa.
Para quem não é profissional concordo que não se justifica de todo comprar uma câmara nos dias que correm.

Mas profissionalmente a história é outra. É certo que cada vez faço mais trabalho fotográfico com o telemóvel (sobretudo para alimentar as redes sociais) mas para trabalhos mais complexos não consigo dispensar a SLR ou a Mirror. A diferença de qualidade é gritante.

É a tal limitação física que refere o @JPgod . Dificilmente isso vai mudar no prazo de 4 ou 5 anos.
 
Acho que para este user case, mais vale pegar o CPU de 10 cores e 14 GPU cores mas com 32 GB de ram...


acaba as dSLR, bem vindas mirrorless... Vai dar no mesmo.

Ou acham que os telemóveis irão substituir maquina fotográficas até no profissional? A lei da fisica ainda diz alguma coisa.

Telemóveis a substituir câmeras?
Evidentemente que não.

E não foi isso que eu disse. Nem podia dizer porque tenho duas mirrorless e sei muito bem que isso é impossível, até me provarem o contrário.
 
O XCode eu pergunto-me é como será daqui a um ou dois anos. Ele já é horroroso num Mac Intel agora, imagino entretanto...

Era bom que o preço da RAM descesse um pouco nos próximos anos, para que um gajo não tivesse que dar quase 500 paus para passar de 16 para 32Gb... É um premium do caraças. Pagar abaixo de 250 euros por esse upgrade seria muito bom... E já assim é caro, portanto... não é como se eles não lucrassem largamente com isso. Eu que saiba a RAM que vem nestes M1/M1Pro/M1Max não é ECC, mas bem que é cobrada como se fosse hehe
 
O XCode eu pergunto-me é como será daqui a um ou dois anos. Ele já é horroroso num Mac Intel agora, imagino entretanto...

Ora nem mais. Só para terem uma ideia, tenho 32 GB de RAM neste Mini (i5 6 cores, 2018). O bom deste Mac é que a RAM não é soldada portanto não custa os olhos da cara fazer upgrade.

O Xcode está a comer 30% dos 23.62 GB em uso (~ 7 GB).

Nem sei como é que alguém consegue correr o Xcode num Mac com só 8 GB para projetos maiores.

imzcrTt.png
 
Bom guia para quem tem duvidas sobre que comprar...

O vídeo desmistifica a ideia de que estes Macs vêm muito mais caros, num dos exemplos comparando com o Intel mais potente (o 16' M1 Pro base contra o i9-9980HK) temos mais performance, melhor ecrã, mais bateria e mais portas por menos $1000.
 
O vídeo desmistifica a ideia de que estes Macs vêm muito mais caros, num dos exemplos comparando com o Intel mais potente (o 16' M1 Pro base contra o i9-9980HK) temos mais performance, melhor ecrã, mais bateria e mais portas por menos $1000.
Ah não, mas o que interessa é destacar que agora é muito caro, e se levar mais performance fica mais caro, e que a Apple abusa no preço... e ainda por cima com notch :D
 
Back
Topo