Apple Event - Unleashed: 18 de outubro

@MiguelX69 sabes mais informações sobre o novo Mac Book Air ou só a 18/10? :)
O Air é apontado para fins de 2022/inícios de 2023.

Acho que a Touch Bar vai desaparecer. Pode ser que sirva para reduzir custos e no fim ficarem os preços na mesma, ou semelhantes.

Do que li, fiquei com ideia de que a diferença de preço entre o modelo de 14 e 16” vai ser menor.

O Touchbar c´ést fini.

Do 14 para o 16, segundo consta, não vai ter grande diferença de preço. Se assim for e quem quiser investir num laptop se calhar será melhor apostar no 16.
 
A touch bar foi uma das ultimas experiências falhadas (além do teclado e outras) do ex santo graal da Apple, Jony Ive. A Apple aos poucos está a desfazer-se de vários erros que ele cometeu. E que lhe custaram o lugar. Portanto podem contar com ausência da touch bar, praticamente garantido.
 
O Touchbar c´ést fini.

Do 14 para o 16, segundo consta, não vai ter grande diferença de preço. Se assim for e quem quiser investir num laptop se calhar será melhor apostar no 16.

Isso é como tudo. Nem toda a gente que compra um iPhone Pro tem que comprar o Max...

Eu normalmente sou bastante defensor do 16 porque ah tal bateria e mais ecrã pra trabalhar... Mas mudei para um 13 (no trabalho) recentemente, e opa não sinto que fui para algo pior. O ecrã do portátil acaba por só ter o email / slack / safari aberto, e não faz diferença ser 13 ou 16... Quanto a bateria, passa o dia todo ligado a uma dock que o carrega e conecta o a um ecrã... Mas quando pego nele e o levo para outro lado... Nossa a leveza dele comparado ao 16!!

Por isso não sei, eu tenho um iPhone Pro Max e gosto do tamanho, mas se tivesse de comprar um Mac novo, não sei se não iria pelo 14. Igual com o iPad, tenho um pro 13 e não sei se, quando tiver que o substituir, compro outro tão grande.
 
Do que tenho visto das specs (leaks) o MBP vem um monstro!
Começa nos 16 Gb de Sam e 512 SSD... tanta falta que me fazia para substituir o meu MBP de 2019 (8 eram e 128 ssd).
acham que o preço vai aumentar muito?
Btw em relação à Touch Bar. Não me aquece nem me arrefece, até uso alguns atalhos no photoshop.
 
Eu acho que o 16 não devia subir. Os M1's que substituiram computadores intel não sairam mais caros, pelo contrário... Portanto o M1X pode bem sair ao mesmo preço dos atuais intel.

Agora o 14, como vai passar a ter a mesma performance do 16 apenas num formato mais pequeno (à semelhança do que se vê nos iPhones Pro e nos iPads Pro), esse sim deve aumentar de preço.
 
Longe vão os dias em que podia confiar em portáteis da Apple.

Ainda tenho um portátil (retina 2014) antes dos fiascos dos modelos com defeitos no teclado e ecrãs. Depois disso deixei de comprar, são demasiado caros para o que oferecem e não me dão confiança nenhuma que vão durar tantos anos como o meu atual.

Só Mac mini agora: muito mais barato, fiável e dá para trocar facilmente de acessórios (rato, teclado, monitor). Se um deles for à vida não vai o computador todo. E não têm uma bateria que se degrada com o tempo fazendo o computador durar menos de 1 hora em standby.
 
Isso é como tudo. Nem toda a gente que compra um iPhone Pro tem que comprar o Max...

Eu normalmente sou bastante defensor do 16 porque ah tal bateria e mais ecrã pra trabalhar... Mas mudei para um 13 (no trabalho) recentemente, e opa não sinto que fui para algo pior. O ecrã do portátil acaba por só ter o email / slack / safari aberto, e não faz diferença ser 13 ou 16... Quanto a bateria, passa o dia todo ligado a uma dock que o carrega e conecta o a um ecrã... Mas quando pego nele e o levo para outro lado... Nossa a leveza dele comparado ao 16!!

Por isso não sei, eu tenho um iPhone Pro Max e gosto do tamanho, mas se tivesse de comprar um Mac novo, não sei se não iria pelo 14. Igual com o iPad, tenho um pro 13 e não sei se, quando tiver que o substituir, compro outro tão grande.

Bom, visto por esse prisma, dou-te razão.
Eu prefiro o iphone de 6.1´do que o 6.7´.

No casos dos macs prefiro tela maior porque, embora use monitor externo, por vezes trabalho sem monitor e faz-me confusão uma tela pequena. Mas é como dizes. É como tudo.

No entanto, se formos pela diferença de preços e se se confirmarem os valores que correm, compensa ir para o 16´.
Eu vou para o Mac Mini. Além de me servir melhor para o que faço, em casa já tenho dois portáteis. Um hp e um mac.
 
Eu vou para o Mac Mini.

Acho que é uma escolha excelente, tenho um desde 2018 e na empresa iOS devs vão todos corrido a Minis, para eles fica mais barato e evita imensos problemas.

A quantidade de MB Pros que tiveram que mandar para RMA devido a problemas nos teclados a partir de 2015 foi uma loucura.
 
No casos dos macs prefiro tela maior porque, embora use monitor externo, por vezes trabalho sem monitor e faz-me confusão uma tela pequena. Mas é como dizes. É como tudo.

Pessoalmente, o próprio 16 faz-me confusão. Mas também é assim, o meu monitor com que trabalho é um 21:9, portanto é mais problema de eu estar habituado a 21:9 do que outra coisa.

Se tivesse de comprar um Mac para uso pessoal, ou ia para um Mini, e teria um iPad para usar no sofá, ou então ia por um Macbook só para evitar ter que ter um iPad.
Eu de momento tenho um iPad e uso o Macbook do trabalho sem o tirar do sítio, portanto estou a testar uma espécie da opção A. Logo verei com o tempo o que prefiro.

Acho que é uma escolha excelente, tenho um desde 2018 e na empresa iOS devs vão todos corrido a Minis, para eles fica mais barato e evita imensos problemas.

A quantidade de MB Pros que tiveram que mandar para RMA devido a problemas nos teclados a partir de 2015 foi uma loucura.

O mini desde que levou com o M1 é muito bom. Já assim não era desde o de 2012 do tempo que ainda levava com o 4-core equivalente aos Macbook's de 15''.

A maioria das empresas continua a apostar num portátil, porque é uma solução melhor para regimes híbridos de trabalho, e mesmo para quando no office tens reuniões e tens que levar o computador atrás.
Para trabalhar de casa a 100% seria boa opção sim. Quanto a teclados... Opá os Macbooks com M1 e o 16'' tem o teclado novo que é muito bom. O problema do teclado butterfly acabou. Só tem que lidar com isso quem ainda tem esses Macs...
 
Espero que voltem ao carregamento "iman"
Sim, é especulado isso. Assim como a volta da porta HDMI entre outras

Atenção, eu quero que saia o Monterey não é para instalar dia 1. Eu quero que saia que é para se encontrarem os problemas e lá para a versão .1 ou .2 instalar isso.

O Monterey não te deixa instalar o 12? Tens a certeza? O Big Sur deixava-me instalar o 11 na altura. Embora depois eu tive uns bugs à conta disso, que não conseguia correr um target do Apple Watch à conta do Xcode 11 no Big Sur não encontrar um storyboard xD

Eu também não passo para o Monterey até o projeto em que estou agora migrar para o Xcode 13, e lá está... Até sair a .1 ou .2 do Monterey. Isto, no mac do trabalho. No Air da mulher é provável que o meta logo, para o uso que ela dá dificilmente imagino a aparecer um Bug que a impeça de usar o Mac como usa.
Verdade, para o uso "básico" os bugs são mínimos. Agora quando utilizas diversos programas de debug e compilação por vezes as coisas não estão em condições nas primeiras versões.
 
O mini desde que levou com o M1 é muito bom. Já assim não era desde o de 2012 do tempo que ainda levava com o 4-core equivalente aos Macbook's de 15''.

Talvez, não te posso dizer. Mas para development ainda estou muito reticente face a este M1. Tenho atualmente o Mac Mini i5 de 2018, tem 32 GB de RAM.

Não compraria nenhum Mac em que não tivesse pelo menos essa capacidade de memória.

A maioria das empresas continua a apostar num portátil, porque é uma solução melhor para regimes híbridos de trabalho, e mesmo para quando no office tens reuniões e tens que levar o computador atrás.

A minha empresa faz isto para pessoal que programa para outras plataformas, porque os portáteis estão a um preço justo. No campo dos Macs fica muito melhor ter um Mini e um ecrã grande para o meu use case. Se é para reuniões tenho o iPhone, faz tudo o que o Mac faz menos correr o Xcode (e sempre tens iPads).

(Atenção: Eu estou em regime 100% remote e não tenciono mudar, pois stress de escritórios e viagens para mim acabaram. Mas para pessoal que prefere um regime híbrido percebo que um portátil seja essencial.)

Quanto a teclados... Opá os Macbooks com M1 e o 16'' tem o teclado novo que é muito bom. O problema do teclado butterfly acabou. Só tem que lidar com isso quem ainda tem esses Macs...

Aqui sou inflexível: mecânico or die. Pode ser linear, pode ser tactile, pode até ser clicky (em casa, claro!). Mas nada de chiclets a não ser que sejam de mastigar. :P
 
Última edição:
@Lucien acho que estás a vontade com o M1. Eu também faço development iOS e acho o M1 no Pro 13'' um CPU melhor capaz para isto que o i7 de 6 cores que tinha no 16''.

Agora a diferença é que eu tanto num como noutro sempre tive 16 Gb. Portanto não sei o quão mais folgado ficas com 32Gb. Eu acho que 16 "chega" mas percebo o que dizes e se tivesse 32Gb dava-lhes bem uso... :)

Também tou 100% remote, btw. Fora umas reuniões de team building que supostamente tenho 1x a cada 3 ou 4 meses. É uma maravilha.

Teclados... opa não faço questão de ser mecânico, desde que tenha um feel agradável. Estou muito contente com os teclados atuais que a Apple usa. Tanto o do próprio portátil como o Magic Keyboard novo (os que são redondos nos cantos e podem, opcionalmente, ter touch ID). O Magic Keyboard anterior notava que tinha um feel (key travel) bastante inferior ao teclado do 16''. Enquanto o novo está ao nivel do teclado do portátil.
 
Só espero que o rumor de um ecrã com notch nos MacBookPro 14/16 não se verifique... completamente desnecessário num formato com a dimensão de um laptop, que deixem mais uns mm de moldura no topo como os OEMs que produzem para Windows fazem com o Windows Hello...

É isso e os cantos dos ecrãs arredondados... num smartphone/iPad ainda se pode perceber, agora num laptop?

etxUFFp.jpg
 
Acabei de ler agora sobre isso. Não acredito que isso seja verdadeiro porque se o fosse de certeza que já tinham sido encontradas referências a isso nas betas do macOS.

Num iPhone faz sentido o notch. O ecrã é pequeno e a área "morta" do ecrã fica reservada para as horas, bateria, força do sinal, etc, ficando tudo isso de fora da "área útil" do ecrã. Se num iPad o notch não existe, que sentido faria ter o notch num Mac?
 
Acabei de ler agora sobre isso. Não acredito que isso seja verdadeiro porque se o fosse de certeza que já tinham sido encontradas referências a isso nas betas do macOS.

Num iPhone faz sentido o notch. O ecrã é pequeno e a área "morta" do ecrã fica reservada para as horas, bateria, força do sinal, etc, ficando tudo isso de fora da "área útil" do ecrã. Se num iPad o notch não existe, que sentido faria ter o notch num Mac?

Infelizmente o novo Safari já tem lá uma função hidden qualquer de adaptação do conteúdo que pode induzir realmente a implementação da notch.

Só espero que isto seja brincadeira...
 
Preciso de comprar um portátil, por isso estava de olho nestes.... mas com o notch, não estou achar piada.

Editar fotos/vídeos com o notch, deve ser lindo!!!
 
Muita gente não acha piada a muitas novidades, mas verdade é que depois acabam todos por comprar.

Estes vou deixar passar e só poderei ver o evento depois do jantar.
 
Preciso de comprar um portátil, por isso estava de olho nestes.... mas com o notch, não estou achar piada.

Editar fotos/vídeos com o notch, deve ser lindo!!!
Provavelmente o software vai ter impacto.
Nem que seja area nas laterais da notch ficar toda a preto e perderes area.


Mas é como @JCmendes diz.
Se for preciso o pessoal atá faz download de apps que emulem a Notch :blaugh:
 
Estava aqui a pensar que realmente ninguém se lembraria de uma notch mas depois olhei para a parte superior e temos a barra. Se a notch for do tamanho da barra apenas divide a mesma. Seria a única forma aceitável de ter uma notch.

Eu estou muito curioso para ver a performance do SoC e quanta RAM vai suportar.
 
Back
Topo