Quanto a mim, fico satisfeito na questão relativa ao Trade Dress. Parece-me óbvio e inclusivamente admitido pelo Shin nos famosos emails. A samsung finalmente apanhou uma concorrente que decidiu fazer alguma coisa sobre este tipo de comportamento. Neste ponto a empresa coreana sempre foi tendencialmente uma copycat, ia atrás do que era considerado o melhor e mais popular em cada momento. Um OEM que lançava um produto inovador e popular, passados meses a samsung regurgitava uns quantos modelos semelhantes. Lembro-te dos casos da Motorola (com o razr), da Nokia (alguns n series), da sharp.
Basta olha para os lançamentos da samsung pós Iphone mas pré Galaxy S para vermos que a empresa não estava a conseguir fazer criar produtos android atractivos, por exemplo o samsung galaxy original seguia claramente a linguagem de design de modelos anteriores da empresa (parecia um D900 grande) e foi um produto muito fraquinho. Basicamente a samsung está onde está hoje no mercado de android por copiar características do produto mais inovador e popular para a sua linha android.
Vejam os equipamentos da HTC, Motorola, da Sony Ericsson na altura e constatem como são tão diferentes dos da galaxy/iphone, tanto em sw como em hw. Enquanto estas marcas estavam a trilhar o seu caminho, a inovar e desenvolver produtos (com custos enormes), a samsung foi pelo caminho mais fácil.
É fácil para quem gosta de android, argumentar que isto prejudica a variedade de escolha, que o consumidor é que paga blablabla mas é precisamente o contrário. O consumidor saí prejudicado precisamente devido ao comportamento de empresas como a samsung.
Basta olha para os lançamentos da samsung pós Iphone mas pré Galaxy S para vermos que a empresa não estava a conseguir fazer criar produtos android atractivos, por exemplo o samsung galaxy original seguia claramente a linguagem de design de modelos anteriores da empresa (parecia um D900 grande) e foi um produto muito fraquinho. Basicamente a samsung está onde está hoje no mercado de android por copiar características do produto mais inovador e popular para a sua linha android.
Vejam os equipamentos da HTC, Motorola, da Sony Ericsson na altura e constatem como são tão diferentes dos da galaxy/iphone, tanto em sw como em hw. Enquanto estas marcas estavam a trilhar o seu caminho, a inovar e desenvolver produtos (com custos enormes), a samsung foi pelo caminho mais fácil.
É fácil para quem gosta de android, argumentar que isto prejudica a variedade de escolha, que o consumidor é que paga blablabla mas é precisamente o contrário. O consumidor saí prejudicado precisamente devido ao comportamento de empresas como a samsung.