Processador Apple Custom Processors (Kalamata)

Eu considero Arm melhor que arquitetura a que a usamos agora nos pcs, bem pelo menos em alguns pontos.

É possível que a Apple faça mesmo um portátil com Arm, não não acredito que seja necessariamente mais rápido que os Chips da Intel nem da AMD

De facto realisticamente acredito mais que todos estejam empatados ou quase empatados, estamos a chegar a um limite de velocidade de processadores, a Intel já anda assim algum tempo e Apple vai começar a bater no mesmo teto daqui a uns anos.

A Intel tem apenas estado a melhorar o ratio de performance/energia e tem melhorado drasticamente nestes últimos tempos, e eu acho que vamos passar por essa era em que as fabricantes vão competir pelo ratio performance/energia.
É é aqui que acho que Arm pode ganhar

Acho que o tempo de mais é mais performance crua já passou
 
Enquanto não se deixar o silício para trás a performance não pode ser melhorada em grandes níveis. Estamos a atingir o limite do que o silício consegue proporcionar. Fala-se que o futuro é o grafeno. Mas isso são outras conversas.

Para mim a Apple vai fundir iOS e Mac OS e vai deixar a Intel para trás nos portáteis e imacs.
 
Bem, vou deitar mais umas achas para a fogueira. :D Mais uns benchmarks do A12X e A12, sem ser no Geekbench. :)

A12X no Adobe Rush (Menos é melhor):
viDPpIP.png


A12X no Adobe Lightroom (Menos é melhor):
4Hd6B03.png


https://www.laptopmag.com/articles/new-ipad-pro-benchmarks


A12 do Iphone no SPECint 2006 (Mais é melhor):
IBXzgzZ.png


https://forums.anandtech.com/thread...attle-ice-lake-vs-a12x.2556236/#post-39637021
 
O pessoal que não segue estas coisas não está mesmo a ver o filme.

Tenho saudades do SJ, porque se hoje estivesse vivo e fizesse à semelhança do que fez com o iPhone não só apanhava a concorrência com as calças na mão ao nível tecnológico como fazia-lhes um undercut no pricing.

Ainda antes do A12 abri aqui uma thread a falar disto com exemplo meus.

A Apple já ultrapassou esses fabricantes em performance com o iOS. A questão hoje é mais ê o que vai fazer com isso no iPad.

Para já a meu ver começa mal. Começa por aumentar o preço.
 
Última edição:
Eu se vi bem os últimos resultados do trimestre, a Apple anunciou que ia deixar de divulgar o número de unidades vendidas e que naquele trimestre as vendas caíram em vários produtos, mas as margens de lucro aumentaram.

Eu já li a teoria que a Apple não é uma marca de tecnologia, mas sim uma marca de luxo. Apesar de, provavelmente ser uma teoria demasiado simplista, parece-me que há alguma verdade nela.
Eu não acompanho bem o mercado Apple, mas dá-me a sensação que, por exemplo, um iphone "barato" não teria sucesso.

No caso de usar ou não os processadores ARM no mercado tradicional Desktop/Portátil, a mim parece-me que a Apple, mesmo praticando os preços que pratica, pode apanhar a concorrência com as calças na mão. Possivelmente, as boas margens de lucro, nestes mercados, também estarão nos dispositivos de topo.
 
claro que teria sucesso,as pessoas adoram o IOS. o android é uma confusão para o utilizador "normal". mostro um android vs IOS a um 60's/70´s e ele vai dominar mais rápido o IOS. basta ver que, ao contrario das previsões de lançamento, a apple está a diminuir na produção do XR e aumentar a do 8. porque as pessoas não estão disponíveis para pagar. existe nicho de mercado flagship para o XS mas o restante mercado é mais "racional". neste momento a Apple é um monstro financeira que quer apresentar resultados sempre melhores que os anteriores e está a experimentar até onde estão dispostas a ir as pessoas pelos seus equipamentos.
 
Há uma saturação do mercado, portanto o número de unidades vendidas tem baixado desde 2015/16. Para manter os lucros, aumentam a margem de lucro, no caso, o preço. Easy.
Eventualmente, irão afastar pessoas dos seus produtos se continuarem com subidas desta magnitude. Mas, até lá, vão experimentando.
 
claro que teria sucesso,as pessoas adoram o IOS. o android é uma confusão para o utilizador "normal". mostro um android vs IOS a um 60's/70´s e ele vai dominar mais rápido o IOS. basta ver que, ao contrario das previsões de lançamento, a apple está a diminuir na produção do XR e aumentar a do 8. porque as pessoas não estão disponíveis para pagar. existe nicho de mercado flagship para o XS mas o restante mercado é mais "racional". neste momento a Apple é um monstro financeira que quer apresentar resultados sempre melhores que os anteriores e está a experimentar até onde estão dispostas a ir as pessoas pelos seus equipamentos.

Não sei se tens usado Android nos últimos 2 anos.
Mas isso já não é assim.
Android simplificou e melhorou muito a maneira de iteração do utilizador com o OS ;)
Android ser confusão é coisa do passado.
 
@Rseven o meu ultimo android foi o S3. no fim do dia o software ios é um "nokia 3310" dos tempos modernos. é só aquilo mas funciona sempre. em casa tenho android e IOS. e não é a mesma coisa. o Android está bom tem mais funcionalidades mas continua com os grandes problemas desde a primeira versão. único android que pode fazer frente ao ios é o pixel (mas o design está muito longe) e não há interesse. os updates são fundamentais e as pessoas querem as coisas para ontem. sai uma versão android oficial e sabes que vais esperar 3/6 meses por isso. as pessoas adoram ler nas noticias "nova versão x" e no mesmo dia está instalado.
eu digo confuso porque não vejo o motivo de ter ambiente trabalho mais segundo menu de apps, depois as apps tem tendência a ter mais bugs no android, o sistema também não é tão otimizado ao hardware como no IOS e isso nota-se em pequenas coisas. é a minha opinião, também conheço quem tenha passado de IOS para android e diz mal do IOS. quem tiver tempo/paciência para customização, ROM, etc o android é outro mundo na realidade. quem quiser "keep it simple" o ios é melhor. um 5s corre oficialmente o IOS 12 o Samsung s4 ficou no 6.0 (2015) é este o deal break do android. 90% não sabe instalar rom mas gosta de ir vendo coisas diferentes ao longo do ano.
 
No fim do dia, iOS, é um OS fechado que acaba por limitar o utilizador.
Tens vários Androids que podem fazer frente ao iPhone. Só falham em Updates, mas a Tia Maria, o José , o Romero não querem saber dos updates. Querem um smartphone que dê para mandar umas mensagens, instalar o facebook e puco mais. As pessoas "normais", não querem saber dessas noticiais, e quando querem é daqueles "E o novo Samsung XYK está ai".

quem tiver tempo/paciência para customização, ROM, etc o android é outro mundo na realidade. quem quiser "keep it simple" o ios é melhor

Se 10% de quem utiliza Android souber o que é uma rom, é muito. Quanto mais andar instalar.
Ainda continua muito a imagem que Android é para o Geek, para o Nerd. Quando na realidade cada vez há mais utilizadores a usar.
 
Completamente, nem tanto ao mar nem tanto á terra. Creio que a Google desde o Android 5 começou a arrumar a casa então agora com o 8 e 9 a coisa está muito mais normalizada. Aliás, a Google parece estar a querer encostar os OEM á parede com o Android One cada vez mais e acabar com as ROM's...
 
Há uma saturação do mercado, portanto o número de unidades vendidas tem baixado desde 2015/16. Para manter os lucros, aumentam a margem de lucro, no caso, o preço. Easy.
Eventualmente, irão afastar pessoas dos seus produtos se continuarem com subidas desta magnitude. Mas, até lá, vão experimentando.

Mas no entanto o mercado está em expansão.

Quanto á questão dos mais barato não se vender ... sabem qual foi o volume de vendas do iPhone SE?
 
Última edição:
Apple has come to dominate in mobile SoCs. In a lot of ways, though, Qualcomm has been an easy dragon to slay. Should Apple choose to go custom silicon route on the Mac platform, Intel will not be quite as easy to beat. But the rapid iteration that has led to the iPad Pro's A12X makes a compelling case that it's possible.

Apple won't talk about its future plans, of course. You could say that's all in the future, but when you have a 7nm tablet chip that rivals the CPU and graphics performance of most laptops and beats two out of five of the modern gaming consoles on the market with no fan at barely over a pound and less than a quarter-inch thick... it feels a bit like at least some particular future is now.

Now, if only there were iOS versions of Final Cut, Xcode, and Logic. Powerful hardware is nothing without strong software support, and as we've noted in our review, that's the area where we need to see some improvement for the iPad Pro to truly live up to its considerable potential.

Uma parte da conclusão do artigo do Ars sintetiza bem as coisas já que obviamente apenas podemos tentar adivinhar o que a Apple vai fazer no futuro.
O passo lógico na integração será a linha Mac passar para ARM com toda a experiência e posição única que os colocaria. Mas para isso o software tem que estar lá. E a discussão acaba no ovo e na galinha. Ainda por cima não faz sentido uma transição lenta, porque ai ficavam um pouco em terra de ninguém. E não os estou a ver a meterem a argolada que a Microsoft fez com o Surface RT.

Mas cada vez mais olho para o iPad Pro 2018, e fico com a sensação que é uma máquina muito boa limitada pelo software.
 
@Rseven o meu ultimo android foi o S3. no fim do dia o software ios é um "nokia 3310" dos tempos modernos. é só aquilo mas funciona sempre. em casa tenho android e IOS. e não é a mesma coisa. o Android está bom tem mais funcionalidades mas continua com os grandes problemas desde a primeira versão. único android que pode fazer frente ao ios é o pixel (mas o design está muito longe) e não há interesse. os updates são fundamentais e as pessoas querem as coisas para ontem. sai uma versão android oficial e sabes que vais esperar 3/6 meses por isso. as pessoas adoram ler nas noticias "nova versão x" e no mesmo dia está instalado.
eu digo confuso porque não vejo o motivo de ter ambiente trabalho mais segundo menu de apps, depois as apps tem tendência a ter mais bugs no android, o sistema também não é tão otimizado ao hardware como no IOS e isso nota-se em pequenas coisas. é a minha opinião, também conheço quem tenha passado de IOS para android e diz mal do IOS. quem tiver tempo/paciência para customização, ROM, etc o android é outro mundo na realidade. quem quiser "keep it simple" o ios é melhor. um 5s corre oficialmente o IOS 12 o Samsung s4 ficou no 6.0 (2015) é este o deal break do android. 90% não sabe instalar rom mas gosta de ir vendo coisas diferentes ao longo do ano.
Existe aí uma contradição com o que tinhas dito anteriormente já que um utilizador como os que referias anteriormente não vão querer saber de actualizações para nada e muito menos fazem ideia em que versão estamos em Android e IOS. Simplesmente usa e ou funciona ou não funciona. Os números parecem demonstrar que as pessoas continuam a comprar porque cumpre com o que pedem, senão não estou a ver cometerem o mesmo erro troca após troca.

Mas concordo contigo quanto afirmas que andam a esticar os preços para ver até onde as pessoas estão dispostas a pagar, no entanto infelizmente não é só a Apple que está a ir nessa "onda".
 
Uma parte da conclusão do artigo do Ars sintetiza bem as coisas já que obviamente apenas podemos tentar adivinhar o que a Apple vai fazer no futuro.
O passo lógico na integração será a linha Mac passar para ARM com toda a experiência e posição única que os colocaria. Mas para isso o software tem que estar lá. E a discussão acaba no ovo e na galinha. Ainda por cima não faz sentido uma transição lenta, porque ai ficavam um pouco em terra de ninguém. E não os estou a ver a meterem a argolada que a Microsoft fez com o Surface RT.

Mas cada vez mais olho para o iPad Pro 2018, e fico com a sensação que é uma máquina muito boa limitada pelo software.

A solução pode ser um género de como a Microsoft fez. Se a Microsoft fez o Windows on ARM, para emular x86 em ARM, o que eles podem fazer é a mesma coisa, emular x86 em ARM. Numa espécie de transição para full ARM. Creio que uma mudança tão grande como esta tenha de ter algum género de passo intermédio. Não é como de ***** para x86 em que foi um corte radical, pois aí não havia uma grande base de users a quem se estava a cortar compatibilidades, e aqui há.
 
A solução pode ser um género de como a Microsoft fez. Se a Microsoft fez o Windows on ARM, para emular x86 em ARM, o que eles podem fazer é a mesma coisa, emular x86 em ARM. Numa espécie de transição para full ARM. Creio que uma mudança tão grande como esta tenha de ter algum género de passo intermédio. Não é como de ***** para x86 em que foi um corte radical, pois aí não havia uma grande base de users a quem se estava a cortar compatibilidades, e aqui há.

Eu não sei se em % a Apple tem um mercado muito maior do que nos tempos do PPC, nos Macs, mas isso nem é muito importante para o caso.

O que a Microsoft faz no Windows 10 para ARM é binary translation e a Apple fez isso mesmo quando passou de PPC para x86, com o Rosetta, por isso, pelo menos tecnicamente, poderá fazer o mesmo se um dia mudar para ARM. Há apenas uma penalidade a nível de performance.
No entanto, no caso da Microsoft, eles só suportam binários 32 bit, o que limita bastante. Depois há certas limitações técnicas, que fazem com que alguns programas não funcionem via Binary translation. Por exemplo, tudo o que precise de drivers, como clientes de Vpn, etc. Esses têm mesmo que ser portados para funcionarem. Por ultimo, a Intel não acha nenhuma piada a isso e já fez umas ameaças. Eu não sei se haverá fundamento legal para tal, mas a mera ameaça já coloca pressão.
 
Microsoft e Apple não tem medo da Intel. Essa é mais uma mostra da Intel com medo da Microsoft. O futuro é ARM e a própria Intel o sabe. Pode é ser um futuro a médio/longo prazo, mas é o futuro. ARM até os chips das gráficas são. ARM é tudo. Até os telemóveis calhau dos anos 80 eram ARM. A Intel terá de investir em ARM mais cedo ou mais tarde, acredito que já o façam atualmente.

Quanto a isto, é algo inevitável a Apple deixar o x86. Pode é demorar algum tempo. But it will happen.
 
Última edição:
Mas no entanto o mercado está em expansão.

Do que vi, o número de vendas da Apple tem andado relativamente constante desde 2015, ou até desceu ligeiramente nos anos subsequentes.
Portanto, para aumentar os lucros, basta aumentar os preços. Se a variação positiva dos preços for superior à variação negativa das vendas (proporcionalidade à mistura), os lucros aumentam, dando a ilusão de que a Apple tem vendido mais, quando tal pode não ser necessariamente verdade.

Claro que aumentar os preços é sempre uma estratégia temporária, porque quanto mais os aumentas, maior o risco de afastar compradores prospetivos, portanto podes sempre não aumentar muito o preço do produto principal per se, mas aumentar mais os preços de produtos e serviços complementares... como o teclado, ou a caneta para o iPad.
 
Back
Topo