Apple Keynote 2017 @ Let's meet at Our place

Será que podemos fazer esta comparação com base em um só benchmark?

Se fosse só um benchmark, não, não podiamos fazer uma comparação e tirar logo conclusões. A questão é que o geekbench não é um benchmark. É uma compilação de muitos benchmarks. Nessa página, faz scroll cá para baixo e tens o detalhe de cada benchmark. Tens desde pdf rendering até ray tracing, passando pela memória e tudo o resto.

Mas de qualquer forma, os ARM andam a aproximar-se dos x86 a muito tempo. Eu acredito que não deverá demorar muito até a Apple usar um custom ARM. Algo que tenha um design 4 cores low power e 4 cores high power (mas mais bruto do que no A11), uma interface de memória bem mais rápida, GPU e tal é bem capaz de destruir um i7 quad-core se calhar...

A Apple mandou "passear" a PowerVR. O A11 tem um Gpu completamente desenhado pela Apple ( https://developer.apple.com/documentation/metal/about_gpu_family_4 ). Tem nas mãos uma carta de intenção para participar na compra da secção de RAM e flash da Toshiba.
Estão a perceber o que está a acontecer?
A meu ver é simples, mais "Integração vertical". A Apple gosta de ter o controlo vertical dos seus produtos, pois assim só está dependente dela e não de terceiros.
Tendo em conta isso, não faz sentido a Apple um dia dizer adeus à Intel?

A meu ver há um pormenor contra e não é o software ou outras dificuldades aqui ditas.
A Apple a mudar, teria que mudar todos os computadores para ARM de uma só vez (quem iria comprar um x86 sabendo que o futuro seria ARM?). E se um derivado simples do A11 dá para um portátil leve, eles teriam que cobrir também o mercado dos Mac Pro por exemplo. E isso torna-se mais complicado. O Mac Pro tem mercado suficiente para se investir milhões e milhões num cpu só para eles?

o problema é toda a base de software que terá que ser reconvertida.

Com os cpus actuais não vejo grande problema. Binary translation e fat binaries na transição.
Por exemplo, vejam esta parte positiva. Uma store e os mesmos programas que pudessem ser utilizados desde o Watch até a um ecrã enorme no Apple TV, passando também por todos os PCs? A mim parece-me interessante para a Apple e para os utilizadores.
 
Pois, a questão é mesmo criar algo para cobrir todos os produtos que tem, a não ser que consigo migrar para ARM pros portáteis e deixar o mac pro e desktops com intel (que provavelmente ainda oferece mais poder bruto do que cpus mobile)

Ou provavelmente vai ser usado num iPad Pro :v
Ou algo mais híbrido tipo laptop ultra fino
Mas o iPad pro já é iOS por isso irão continuar. E mesmo um iPad pro teria limitações de largura de banda de memória (não me parece que tenhas 128 bits de interface numa construção SoC/PoP) e não tem o mesmo I/O (número de pci lanes, tbolt, usb's...)

A questão é mesmo os portáteis a sério com mac os X.
 
Boas malta,

Tenho andado um bocado afastado nos últimos tempos do preço dos iPhone e vi na keynote que vão cortar o preço do 6S, alguém sabe-me dizer se já foi actualizado cá em Portugal ou ainda está por actualizar?
A Apple já actualizou os preços no seu site.
As operadoras e outros ainda têm os preços antigos.
 
Será que podemos fazer esta comparação com base em um só benchmark?

Mas de qualquer forma, os ARM andam a aproximar-se dos x86 a muito tempo. Eu acredito que não deverá demorar muito até a Apple usar um custom ARM. Algo que tenha um design 4 cores low power e 4 cores high power (mas mais bruto do que no A11), uma interface de memória bem mais rápida, GPU e tal é bem capaz de destruir um i7 quad-core se calhar...

o problema é toda a base de software que terá que ser reconvertida.

Mais ainda direi e esse mesmo software, pode-se comparar?
Parecem-me muito bonitos os números mas comparar um full fledge OS"" com o Ios.... hmmm...hmmm
Eu olharia para esses valores e empolgamento com um bocadinho de reserva....De todo o modo em breve saberemos como corre o Windows (p.ex) em ARM.
 
Mais ainda direi e esse mesmo software, pode-se comparar?

Fica aqui a descrição dos vários benchmarks do Geekbench:
https://www.geekbench.com/doc/geekbench4-cpu-workloads.pdf
https://www.geekbench.com/doc/geekbench4-compute-workloads.pdf

Coloco aqui os links, para poderem ver que não é um benchmark, é um conjunto de benchmarks. Há testes "simples", como render de html, pdf, AES e há testes "complicados" de computação cientifica.
A nível dos processadores, este benchmark favorece x86, porque alguns testes usam as diferentes versões de SSE e AVX enquanto nos ARM, só usa o antigo NEON. Tudo o que seja floating point vai favorecer x86, até porque em processadores ARM não é comum os fabricantes darem muita importância a floating point.

Parecem-me muito bonitos os números mas comparar um full fledge OS"" com o Ios.... hmmm...hmmm

Isso é sempre um problema de um benchmark cross-platform. O mesmo acontece quando se comparam testes entre Linux e Windows, Android e outra coisa qualquer, etc. A melhor aproximação será entre OS X e ios, devido ao que têm em comum.
 
Mais ainda direi e esse mesmo software, pode-se comparar?
Parecem-me muito bonitos os números mas comparar um full fledge OS"" com o Ios.... hmmm...hmmm
Eu olharia para esses valores e empolgamento com um bocadinho de reserva....De todo o modo em breve saberemos como corre o Windows (p.ex) em ARM.

Para mim há uma terceira via que tem estado á frente dos nossos olhos e que com o Windows em ARM se vai perceber melhor.
Quando as pessoas pedem um computador para "office" cada vez mais me parece que um modelo híbrido vai conseguir fazer tudo o que as pessoas precisam.
Muitas pessoas já só têm um computador que é o smartphone e muitas mais mesmo com mais trabalho usam cada vez mais o smartphone. No final, e com a aplicação certa um híbrido com ARM vai ser suficiente.

A Apple tem a vantagem de controlar o hardware e o software. Os passos do iOS 11 penso que concorrem todos no sentido de aumentar a usabilidade como desktop. A cloud também ajuda sempre nestes casos.
 
Sim é esta a minha ideia
Quando as pessoas pedem um computador para "office" cada vez mais me parece que um modelo híbrido vai conseguir fazer tudo o que as pessoas precisam.
Muitas pessoas já só têm um computador que é o smartphone e muitas mais mesmo com mais trabalho usam cada vez mais o smartphone. No final, e com a aplicação certa um híbrido com ARM vai ser suficiente.

Concordo que o futuro próximo passa por aqui mas temo que não irá ser pela mão da MS, tenho duvidas que irá ser pela mão da Apple, o melhor candidato neste momento parece ser a Google.

O A10X do meu iPad Pro já ultrapassa em performance frequentemente o meu Macbook Pro 15" de 2015, Core i7 2.2GHz, Intel Iris Pro. Por exemplo, uma pesquisa em 120.000 registos é mais rápido no Excel no iPad Pro do que no meu Macbook Pro. Capacidade grafica do iPad Pro é superior. Isso nota-se por exemplo comparando a performance do LR no MBP com o Affinity Photo no iPad Pro. Aplicações de produtuvidade geral já estão lá.

Apple: Infelizmente a Apple ainda não acertou num modelo de interacção homem máquina que seja ideal em todas as situações, nomeadamente nas situações em que o iPad Pro está numa secretária, com o ecrã posicionado paralelamente à cabeça do utilizador. Nestas situações, a utilização do rato oferece um modelo de interação por defeito mais cómodo e como tal eficiente. Basta comparar por exemplo o novo vocabolário da Apple para arrastar e selecionar elementos no ecrã com os dedos, impressionante e muito eficiente, mas comparado com o rato no contexto que descrevi, apesar de ser menos versátil, não é prático e cómodo. É inevitável a Apple abrir o iPad Pro ao rato, a questão é quando o vai fazer, porque enquanto não se decide, os Chromebooks, nos EUA, estão a ganhar muitos adeptos.

MS: Nas suas meias verdades, meias tretas, vai confundindo os utilizadores ... e muitos estão fartos. Dando desta forma oportunidade aos outros dois para ganharem terreno. Cada vez mais o Windows é um Office shop para produtividade geral ao mesmo tempo que a diversidade aplicacional diminui face á concorrência.

Uma coisa é certa, estas "novas" ferramentas de produtividade não vão ser muito mais baratas que um PC tradicional base, Mac ou Windows. Mas se oferecerem mais performance, mais robustez e mais fléxibilidade para produtividade geral, e me parece ser essa a tendência, pode ser disruptivo. Sendo que a vantagem do PC será o de ser mais versátil e ter aplicações de produtividade com tudo e mais alguma coisa.
 
Última edição:
Eu guardaria a conclusão para ver o Windows em ARM primeiro e não deve faltar muito.
A Apple é demasiado cara para ser uma opção na minha opinião. Os Chromebooks por exemplo estão nas antípodas do iPad Pro. Veremos. É uma pena não termos Chromebooks com layout PT. Era capaz de comprar um. Mas eu continuo a esperar uma Microsoft forte.
 
Ao meu ver já a muito que fazia sentido ter ARM mesmo no mundo do x86 para lidar com o background do OS e coisas leves.

poderia ter portáteis com grande autonomia e desktops muito silenciosos e baixo consumo ao desativar totalmente os cores x86 (ou seja "high power").
 
Eu guardaria a conclusão para ver o Windows em ARM primeiro e não deve faltar muito.
A Apple é demasiado cara para ser uma opção na minha opinião. Os Chromebooks por exemplo estão nas antípodas do iPad Pro. Veremos. É uma pena não termos Chromebooks com layout PT. Era capaz de comprar um. Mas eu continuo a esperar uma Microsoft forte.

Não estou a fazer nenhuma centensa. Mas também não se espere muito, até porque a MS já teve vários OSs ARM, não é por ser Windows 10 agora que será assim tão diferente. A maior dificuldade da MS é a Windows Store, o calcanhar de Aquiles do Windows 10 S.

Quanto aos Chromebooks também há várias gamas. A gama baixa que vai dos $200 aos $500 e a gama alta que pode ir até aos $1000 e picos. A vasta maioria são com processadores INTEL, não ARM. Na gama baixa não se espere milagres na qualidade do dera e materiais.

Se as pessoas estão a pensar nestes sistemas em alternativa do PÇ tradicional por via do Preço mais baixo e maior performance, temo que vão ficar desapontados. Mas se for a pensar em preço semelhante mas maior performance, autonomia, simplicidade e robustez que um PC pese embora menos flexíveis como Desktop, talvez fiquem satisfeitos. E creio que isso será possível apenas com ARM/RISC.

E não esquecer as alternativas como o DEX da Samsung (Android). A MS também tem o Continuity (a primeira a fazer algo deste tipo para o mercado de consumo) mas pecava por não ter as apps do Android. A Google devia apostar no Android para este formato ... mas ... parece que só quer Android para os telemóveis, nem o tablet a Google parece estar a apostar muito no Android. Deve estar á espera que a Apple crack o problema para depois ver como se faz e então apresentar a sua alternativa tendo a solução da Apple como base.

Repare, que o único dispositivo de massa que a Google não esperou para ver primeiro foi o Smartwatch e teve o resultado que teve ...

EDIT: já me esquecia o Google Glasses que foi o que foi.
 
Última edição:
Talvez agora que a espaço nave da Apple está construída as coisas voltem aos tempos do iPhone 3G e 4S ao nível de inovação, qualidade e robustez. Atualmente a empresa parece-me estar a andar a passo de caracol ... mesmo assim com alguns problemas (2º update ao iPhone em 2 semanas) ... menos no preço ... isso sim com aumentos de 10% ao mais ao ano nos produtos principais ... vamos ver.
 
Última edição:
Isso dos updates, apesar dos erros , mostram que estão em cima do acontecimento e o resolvem rapidamente. Rara a empresa que actua com esta rapidez! Se calhar por isso iremos cada vez pagar mais e mais, o que no meu caso particular me leva a alguma interrogações no que respeita a produtos desta marca .

Tenho o AW (tenho utilizado bastante nos meus treinos e é BOM para isso o relógio) senão daqui a uns tempos ia mesmo (e veremos se vou) para o note da concorrência (sim gosto de ecrãs grandes), pois passar de 5.5" para 5.8 deve dar umas duas linhas na horizontal já tirando as orelhas do X, ok é OLED e tem pretos e cores vivas...igual aos outros....mas porra para o preço, até o posso comprar, posteriormente vendendo o meu 7plus.....mas já começa a pesar além da balança, na consciência.

Barda caca para a maça! ;)
 
@JCmendes, por outro lado, a apple nunca teve uma linha de iPhones tão diversificada em termos de tamanhos, gerações e preços como tem agora. Quero com isto dizer que apesar do iPhone mais recente estar mais caro, a apple ao contrário de anos anteriores, mantém a venda de iPhones com duas geração atrás, além do SE nas 4", com hardware quase de topo. Ou seja, é mais fácil e barato ter um iPhone do que há três ou quatro anos.
 
Eu guardaria a conclusão para ver o Windows em ARM primeiro e não deve faltar muito.
A Apple é demasiado cara para ser uma opção na minha opinião. Os Chromebooks por exemplo estão nas antípodas do iPad Pro. Veremos. É uma pena não termos Chromebooks com layout PT. Era capaz de comprar um. Mas eu continuo a esperar uma Microsoft forte.

Agora tens um o Chromebook Pixel. Afinal de contas os bons Chromebooks custam o mesmo ou mais de o que um PC e iPad Pro. Não diria que estão nos antípodas do iPad Pro ao nível de preço.

A Apple tem é que extender a linguagem de interação por forma a incluir um trackpad pelo menos. Mas vai lá ...
 
Back
Topo