1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple MacBook 13"

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Psycop, 27 de Novembro de 2008. (Respostas: 101; Visualizações: 9337)

1. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Coloquei este tópico para tentar obter mais informação acerca deste portátil de modo a fazer o artigo para a Zwame Magazine.

Este tópico foi criado para que possam dar a opinião acerca deste portátil, pois é sobre ele que estou a preparar o artigo para a Zwame Magazine...

Discutam acerca dos prós e contras da maquina de modo a poderem ajudar-me a transmitir melhor o que a maquina tem de melhor e de pior para oferecer aos seus utilizadores.

E se alguém for possuidor desta máquina e quizer fazer alguns bechmarks, esteja a vontade, pois assim não precisaríamos de os ir buscar a entidades externas (net\revistas)...

Cumps

Psycop

Última edição: 27 de Novembro de 2008
  2. hugomonteiro9

hugomonteiro9 Power Member

A meu ver como recente switcher:

Prós:

Velocidade da Maquina(mas tambem tem muito haver com o SO)
    O design
    O teclado retro iluminado
    O trackpad ta excelente
    O facto de ja ter DDR3
    A qualidade de ecrã (o factor de possuir leds principalmente)
    A Isight
    As colunas têm um som brutal para um portatil
    A bateria durar imenso tempo
    Ser de Aluminio
    O Sistema Magsafe
    Muito facil de aprender a trabalhar com ele
    Imensos programas bastante uteis
    O metodo de instalaçao/remoçao da maioria dos programas
    O time machine
    O Iphoto

Contras:
    Preço
    Apenas duas USBs e estão demasiado proximas uma da outra
    MiniDisplay(para mim é um contra apesar de ser uma tecnologia mais avançada)
    O leitor de Dvds faz um barulho assustador ao inserir um cd
    A lixeira nao dar para restaurar items
    O quicktime e o itunes (porque nunca gostei deles e principalmente porque nao da para desisntalar)

Acho que é tudo por agora, depois se me lembrar de mais alguma coisa digo.

Estas comparaçoes sao muito baseadas com os portateis baseados em Windows, como é o primeiro mac que tenho nao vou fazer comparaçoes com os antigos modelos porque nao sou a pessoa mais indicada!

PS: eu com um trabalhao a escrever este testamento e voces a discutir erros ortograficos, enfim, por favor nao impliquem com os meus! =)

3. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Excelentes indicações...
    Tenho algumas questões para te colocar, caso saibas responder...

O chassis é robusto?
    Já experimentaste o Windows Vista? Corre fluído?

4. Xistel

Xistel Power Member

Concordo excepto com a parte do do itunes e quicktime.

O minidisplay neste momento é inexistente, mas pode vir a mudar, é esperar para ver

5. Craveiro

Craveiro Folding Member

Sim, mas falando por mim não é das opções que uso no portátil, o caso do itunes para mim é o inverso, já ñ consigo viver sem ele desde que comprei o meu primeiro iPod..

De resto acrescentava como pro a bateria, que dura que é uma coisa parva e o trackpad, estou a duas semanas com o mac e ir ao pc já me chateia..

Contra, talvez a parte do software 3rd party, quem está habituado a ter tudo na hora no pc, no mac tem de procurar um bocado mais.. mas tudo se encontra..

6. hugomonteiro9

O chassis é bastante robusto, pelo menos da a impressoa disso, e de aluminio e isso faz a diferença.

Claro que nao ando a bater com o portatil nas paredes nem nada que se pareça, mas parece-me bastante robusto em comparaçao ao meu outro portatil que é de plastico.

Outra coisa que me esqueci e é um PRO, o metodo de abertura/fecho por imans, é bastante bom, apenas preciso de um dedo para fechar ou abrir o portatil, as dobradicas sao bastante fortes e fluidas.

Apenas corri o XP e em Virtual machine, mas corre bastante rapido, inicia num estantinho mesmo com apenas 512Mb de Ram dedicados ao parallels!

7. SIMAOCBR

SIMAOCBR Power Member

concordo com quase tudo.

Desculpa la informar te mas os ficheiros do lixo claro que dão para restaurar se não não fazia sentido haver lixo.

E da para remover qualquer programa. O Itunes é o melhor para organizar albuns e o Quick Time é que não utilizo porque utilizo o VLC.

8. odraude000

odraude000 Power Member

Quicktime+Perian+Flip4mac é a combinação que uso! ;)

9. hugomonteiro9

Eu sei que da para restaurar!

Mas o que eu quero dizer é que nao é o restaura do Windows, em que ao restaurar ele vai para onde tava, e fica pronto!

Se eu tiver milhares de ficheiros na lixeira e os quiser restaurar, tem de ser um processo via arrastamento, e no windows ta mais bem feito, ou restaura tudo para onde estava, ou arrastas para onde queres!

10. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

aquela tampa manhosa atras LOOL

11. sigul

sigul Power Member

por acaso mais de 50% de utilizadores de mac e windows devem preferir o método de arrastamento do OSX, porque ASSIM E SEMPRE saberás onde o teu ficheiro acaba, enquanto em windows muitas vezes (já me aconteceu) terás que criar uma pasta com um nome igual à que esse ficheiro antes se encontrava, ou andar à procura do sítio onde ele foi parar, porque não fazes a mínima de onde ele estava antes :rolleyes::rolleyes:

12. OubeLa

OubeLa Power Member

Isso é discutivel, se o apago é porque sei onde ele está...

Em relação ao Vista no Macbook, corre perfeitamente. Se no meu anterior portátil corria, neste muito melhor. Julgo que o indice de desempenho era de 5,3, mas amanha coloco aqui um print screen).

Em relação ao meu MacBook em OS X:
    - consigo cerca de 4 horas de bateria com a iluminação nos 60% (mais coisa menos coisa) e iluminação do teclado em modo automático.
    - O ecrã tem cores muito vivas, mas peca por reflectir demasiado a luz (principalmente devido ao vidro).
    - o trackpad é fenomenal
    - o teclado é muito confortavel, e com a rectroiluminação dá prazer trabalhar nele. Aparentemente as teclas não sofrem o desgaste caracteristico de outros protáteis
    - o MagSafe é muito bom.
    - O portátil é lindo
    - Ser em aluminio, tornando-o muito robusto

Contras:
    - Experimentei simular um acidente em que tropeçava no cabo com o Mac em cima da minha mesa da sala, e não correu como esperava. O mac veio arrastado, visto que a toalha é muito fininha, e parece-me que as borrachas por baixo do Mac não prendem como deviam prender.
    - apenas duas portas USB, e ainda para mais muito juntas uma da outra
    - Display Port. Pessoalmente preferia o HDMI
    - Sistema de arrefecimento pouco eficiente. O meu Asus era bem melhor. No entanto, as fans não fazem barulho, o que é bom.

13. Catacang

Catacang Power Member

Regra geral concordo com o que aqui se tem escrito.
    Venho só acrescentar o meu ponto de vista sobre o display port tendo em conta que já tenho outros macs em casa:
    Na verdade o problema e o mesmo que havia com os macbook anteriores que se prende com a necessidade de comprar o adaptador para vga. Se agora se chama display port antigamente chamava-se mini-dvi, de uma forma ou de outra era preciso o adaptador.
    Com a vantagem de que agora uniformizaram esta porta em toda a gama tornando mais provável encontrar alguém que me empreste o adaptador, ao passo que antes cada modelo da Apple tinha um adaptador diferente (micro vs mini vs dvi).

Cumps.

14. hugomonteiro9

Uns pontos que me esqueci o e Sir_atmc veio referir:

Pro

o portatil é extremamente silencioso, apesar da ventoinha estar sempre nas 2000 rpm

Contra

Realmente as borrachas de apoio parecem muito fracas, o portatil escorrega bastante sobre a mesa, se o empurrarmos. E tambem tenho a impressao que as borrachas com o tempo vao desaparecendo facilmente (mas deve ser so impressao, estava habituado a borrachas bem mais duras)

Vaskz, qual tampa manhosa?

15. jfred-silva

jfred-silva Power Member

Sendo este o meu primeiro portátil da Apple e o meu primeiro contacto com um SO deles só posso estar muito satisfeito, os prós são basicamente o que o pessoal já tem dito. O único contra que de momento me lembro foi de ter de instalar o Windows para de vez em quando jogar um jogo ou outro, mas esse contra não é propriamente culpa da Apple mas sim das editoras que não apostam numa versão Mac dos seus jogos, mas se quisesse um portátil para jogar não teria ido para o Macbook mas sim para outro qualquer. Como queria um portátil que me fosse durar uns bons anitos e como os jogos não é um factor principal decidi comprar o Macbook pois pareceu-me a escolha mais acertada e até agora estou plenamente satisfeito.
    Nisso não tenho a mesma opinião pois uma vez estava com o portátil ligado a corrente numa aula e acidentalmente uma colega tropeça no cabo de alimentação, aquilo fez um estrondo enorme pois depois ela foi bater na mesma e o cabo levou um grande esticão e o portátil mal que se mexeu.
    Tenho a certeza que com a mesma situação e um portátil diferente o mesmo iria estragar-se.
    Sobre o Quictime + Itunes também discordo da opinião, pois eu como antigo depende dos Windows e de toda a diversidade de programas a escolha para um mesmo fim a habituação não podia ter sido melhor, basicamente deixamos de ter vários programas para o mesmo fim e passamos a ter um que faz tudo o que os outros todos faziam.
    Sobre o ecrã acho que se tem exagerado um pouco pois eu ando muito com o portátil e nunca vi realmente uma grande diferença sobre o efeito "espelho" deste para outros portáteis, alias, quando andava a ver que portátil haveria de comprar tive a comparar muitos ecrãs e o ecrã que mais me agradou foi o do macbook pois acho as cores mais vivas e consegue-se melhor brilho, contudo tenho de mencionar que este é o meu primeiro portátil.

16. hugomonteiro9

Quanto ao magsafe, é assim, se puxarem devagarinho, o cabo arrasta o portatil, se for um esticao, ja salta como devia!

17. OubeLa

OubeLa Power Member

Tal como já tinha dito, o Vista funciona bastante bem no Mac, tal como é suposto. Também prometi um screnshot do índice de experiência, por isso cá vai:

Isto num MacBook 2.4GHz com 2GB de RAM.

18. Xistel

Xistel Power Member

OMG o DDR3 faz uma difrença :O

O meu asus tem 2 Gigas de ram ddr2 e tem pontuação 4.8 :(

19. OubeLa

OubeLa Power Member

Estive agora a experimentar Counter Strike Source, e joga-se bem. Com os detalhes no máximo, mas sem AA e AF fica-se pelos 50fps, chegando as vezes aos 75, conforme os cenários. Se ligar o AA e o AF continua a ser jogavel, mas como num jogo deste tipo é necessário que seja fluido, optei por desligar. Amanha vou experimentar o PES 2009.

20. oxaxap

oxaxap Power Member

eu sou mais um daqueles rapazinhos que sempre viveu com windows desde va lá os seus 10 anos, e já lá vão 10anos de utilização windows...xp, va la, agora vista foi a gota de água. Depois desta bela introdução só pa dizer que vou fazer o switch, aqui vem a verdadeira questão(sei que não e o lugar indicado, mas achei melhor aproveitar o tópico em vez de abrir outro)! Decidi-me já pelo macbook, mas a questão é, qual dos dois. Será que o 2.0 irá ter um desempenho assim tão inferior? O teclado iluminado não me vai fazer grande diferença, portanto não é por aí, e faz-me confusão dar mais 300€ pelo disco e pelo processador, sim o porcessador iria ser uma mais valia, mas mesmo assim, 300€ já dava para comprar um belo de um monitor externo, por os 2Gb a mais e mais uns quantos acessórios para o macie :D o ideal mesmo era mesmo um print daquela ceninha do vista mas com o 2.0 a correr xD

Partilhar esta Página