Apple MacBook 13"

Alguém que tenha um macbook pro pode opinar sobre a portabilidade do mesmo?

Isto é, ele é demasiado grande para transportar quando comparado com o macbook 13''?
 
para além da superdrive, tenho um defeito a apontar ao meu macbook: as teclas.
Passo a explica, as minhas estão todas direitas e gosto do aspecto das teclas pretas no portátil, mas ao serem pretas ficam brilhantes com o uso (não mexo no MB com gordura nas mãos).
Penso que este defeito já foi apontado aos modelos antigos pretos.
 
Tanto quanto sei nos MB com processadores C2D as ventoinhas são mantidas a 1800rpm's até temperaturas bem acima dos 50º.. Tu não concordas, mas ao mesmo tempo dizes que no teu anterior tinhas que instalar uma aplicação para as ventoinhas ligarem "apenas" aos 45º... Em que ficamos?

Anyway... Se achas o teu portatil quente podes instalar algo como isto: http://www.lobotomo.com/products/FanControl/index.html

Ficam à velocidade mínima até cerca dos 58 graus, por vezes mais.

A temperatura normal do meu é de 50/51 graus, e nem se ouve. Aliás, sou capaz de passar o dia todo sem ouvir as ventoínhas uma única vez.

Suponho que haja pessoas que tenham um fascínio pelo som das ventoínhas dos portáteis :)

Neste momento:

20081202-xhbi2n8tex2rjmudn2a224fy55.jpg
 
Última edição:
Os dois. Neste momento estou com o Firefox ligado e o Messenger e estou com 45º. E atenção, só estou a escrever respostas a posts, nem estou a fazer loading de páginas. No meu anterior portátil provavelmente estaria com 35ºC.
Mas o aluminio também, aquece mesmo muito. Ontem estava a correr o vmware fusion, e estava há 10 minutos a correr uma aplicação (CPU no máximo). Pus a mão no alumínio, por baixo, e sem exagerar quase que me queimava, literamente. O processador estava nos 80º. No meu anterior portátil, nem a jogar chegava a essas temperaturas, e olha que eu tinha uma gráfica bem quentinha.
Á construção em alumínio foi feita para uma melhor dissipação do calor. Quando em uso intenso, não é aconselhável usá-lo nas pernas.Quanto ao processador, isso deve-se a ter sido programado para se manter mais silencioso. Faz lá o teste. Processador a 80º? Acho um bocado exagerado.
 
Alguem me diz sinceramente se ainda dá choques de vez em quando no portatil?

E a nivel de aquecimento quando a correr windows, continua insuportavel tanto o aquecimento como o maior barulho das ventoinhas?

Nao falo da bateria pois de certeza que a autonomia quando a correr windows nao é lá grandes coisas, ou melhor, é ao nivel dos pcs nao mac, pois os mac users têem grande autonomia.

Quando é que a apple resolve essa situação.... é que foi o que fez-me vender o macbook pro.
 
Alguem me diz sinceramente se ainda dá choques de vez em quando no portatil?

E a nivel de aquecimento quando a correr windows, continua insuportavel tanto o aquecimento como o maior barulho das ventoinhas?

Nao falo da bateria pois de certeza que a autonomia quando a correr windows nao é lá grandes coisas, ou melhor, é ao nivel dos pcs nao mac, pois os mac users têem grande autonomia.

Quando é que a apple resolve essa situação.... é que foi o que fez-me vender o macbook pro.


Os novos macbook pro provavelmente por agora, enquanto não forem actualizados todos os drivers do bootcamp, provavelmente correm pior o Windows do que os antigos.. As novas trackads por exemplo parece que ainda funcionam muito mal.

Agora, já se sabe que Windows num MAC é para desenrascar neste ou naquele programa, pelo que se aceita perfeitamente um menor nivel de desempenho.. Quem quer simplesmente correr Windows deve comprar um PC e não um mac..
 
Concordo. Agora dizerem como me disseram aqui e existem sites por toda a internet que diziam que o macbook pro era o melhor computador a correr vista, é que é completamente falso.

OS X é especatcular e windows dá para desenrascar... exacto.
 
Concordo. Agora dizerem como me disseram aqui e existem sites por toda a internet que diziam que o macbook pro era o melhor computador a correr vista, é que é completamente falso.

OS X é especatcular e windows dá para desenrascar... exacto.


Provavelmente essa afirmaçao foi feita com base em testes de bechmark..nao quer dizer que seja quanto à utilização do SO.
 
Ficam à velocidade mínima até cerca dos 58 graus, por vezes mais.

A temperatura normal do meu é de 50/51 graus, e nem se ouve. Aliás, sou capaz de passar o dia todo sem ouvir as ventoínhas uma única vez.

Suponho que haja pessoas que tenham um fascínio pelo som das ventoínhas dos portáteis :)

Neste momento:

20081202-xhbi2n8tex2rjmudn2a224fy55.jpg

Não se trata por fascinio em ouvir as ventoinhas, trata-se de uma melhor dissipação do calor. É muito bonito ter um computador em que não se ouve nada, mas que depois não o dissipa da melhor forma. A questão nem tem de ser devido às ventoinhas, pode até ser pelas saídas de ar mal colocadas ou pouco eficientes. E já agora, esse tipo de bocas comigo não colam. Eu nem disse que gostava de ouvir as ventoinhas, vê lá tu. Se as ventoinhas giram à mesma velocidade que as do meu antigo portátil, porque raio é que este é mais quente? Suponho que haja pessoas que tenham um fascínio pelo calor dissipado por um portátil.

Á construção em alumínio foi feita para uma melhor dissipação do calor. Quando em uso intenso, não é aconselhável usá-lo nas pernas.Quanto ao processador, isso deve-se a ter sido programado para se manter mais silencioso. Faz lá o teste. Processador a 80º? Acho um bocado exagerado.

Achas um bocado exagerado? Olha que não. Facilmente chegas a cima dos 75º. 20 minutos a correr algo em full em Ubuntu (vmware) isto quase que queimava só de tocar no portátil.
 
E já agora, esse tipo de bocas comigo não colam. Eu nem disse que gostava de ouvir as ventoinhas, vê lá tu.

Não foi boca nenhuma, muito menos para ti. Simplesmente não entendo minimamente o "problema" que referes, até porque o meu antigo laptop aquecia bem mais (para não falar no barulho infernal das ventoínhas o dia todo), e o laptop da minha namorada também aquece bem mais que o Macbook (é bastante recente) ... E já agora, o Macbook quentinho com este tempo que faz lá fora dá um jeitão, para aquecer as pernas ;), com o da minha namorada nem consigo estar, porque começa a queimar nas pernas ...
 
Última edição:
Eu admito que estou mal habituado, tinha um laptop que era incrivelmente fresco. Até sou capaz de admitir que o MacBook tem temperaturas boas em relação ao mundo dos portáteis, mas como deves compreender é complicado fazer um "downgrade". Não estou a dizer que foi uma má compra, este Mac é, de longe, o melhor portátl que alguma vez tive, mas foi daquelas coisas que me fez alguma confusão. Pode ser que com o tempo me habitue. Já agora, não sei se concordam ou não comigo, mas o alumínio parece que o torna mais quente por fora. Tenho a sensação de que o plastico consegue dissipar melhor o calor, mas obviamente que nunca testei outro Mac tão intensamente.
 
Eu admito que estou mal habituado, tinha um laptop que era incrivelmente fresco. Até sou capaz de admitir que o MacBook tem temperaturas boas em relação ao mundo dos portáteis, mas como deves compreender é complicado fazer um "downgrade". Não estou a dizer que foi uma má compra, este Mac é, de longe, o melhor portátl que alguma vez tive, mas foi daquelas coisas que me fez alguma confusão. Pode ser que com o tempo me habitue. Já agora, não sei se concordam ou não comigo, mas o alumínio parece que o torna mais quente por fora. Tenho a sensação de que o plastico consegue dissipar melhor o calor, mas obviamente que nunca testei outro Mac tão intensamente.

Isso tem a ver com conductividade térmica :)

O plástico é mais resistente à condução de calor, e o alumínio menos. Daí, o calor "espalha-se" mais rapidamente em alumínio
 
Eu admito que estou mal habituado, tinha um laptop que era incrivelmente fresco. Até sou capaz de admitir que o MacBook tem temperaturas boas em relação ao mundo dos portáteis, mas como deves compreender é complicado fazer um "downgrade". Não estou a dizer que foi uma má compra, este Mac é, de longe, o melhor portátl que alguma vez tive, mas foi daquelas coisas que me fez alguma confusão. Pode ser que com o tempo me habitue. Já agora, não sei se concordam ou não comigo, mas o alumínio parece que o torna mais quente por fora. Tenho a sensação de que o plastico consegue dissipar melhor o calor, mas obviamente que nunca testei outro Mac tão intensamente.

Bem, eu também estou a falar do meu Macbook que é dos "antigos", que em vez de dissipar o calor pelo laptop acumula mais em certos pontos, e aí acredito que no de alumínio de note mais. Das vezes que estive com um MBP (dos anteriores) notava-se que tinham tendência a ficarem quentes de um modo mais homogéneo.
 
Última edição pelo moderador:
Voces muito gostam de chover no molhado...


Já se sabe que os Macbooks (pro) são portáteis um pouco quentes (até já foi pior em gerações anteriores) por várias razões.

1º São os únicos portáteis que incluem este tipo de performance num chassis com 0.95" de espessura. A concorrencia em termos de performance são portateis como os Toshiba Qosmio que são verdadeis mastodontes ao lado dos macbooks pro.

2º as ventoinhas matêm-se no minimo até temperaturas batante altas. Aparentemente a Apple prefere que os portateis fiquem quentes do que por as ventoinhas a fazer barulho antes de isso ser mesmo necessário.

3º O proprio chassis em aluminio também ajuda à dissipação de calor, pelo que exteriormente pode ficar um pouco mais quente do que os chassis de plastico..


Soluções..

1º Aumentar a velocidade minima das ventoinhas, ou diminuir a temperatura em que elas começam a acelerar usando um dos milhentos programas existente. Há quem diga que com algumas afinações das ventoinhas passa sem grande compromisso sonoro de 60º para 40º de temperatura media do processador.

2º Aceitar que os macbook são assim e esquecer o assunto.




PS: Um processador deverá durar + de 10 anos mesmo quando usado a temperaturas de 80~85º.. E não deverá ter problemas de maior mesmo atingindo picos de mais de 100º por períodos curtos de tempo.. Pelo que teoricamente as temperaturas a que os MB funcionam não apresentam problemas para o processador e não devem ser motivo de preocupação. No entanto as gráficas da nvidia nas gerações anteriores tiveram altos rácios de avaria quando sujeitas a alguma temperatura, eles dizem que era um defeito de fabrico e está corrigido, mas isso só o tempo dirá, quando as actuais 9400M / 9600GT começarem a ter um ano de mercado é que se vai ver como resistem ao calor por períodos prolongados..
 
Última edição:
Eu nao quero parecer esquisito mas houve alguem que um dia pensou: vamos criar um labtop cooler para arrefecer os portateis....

Não sei se voces põem essa hipotese mas vejamos, talvez de jeito arranjar uma coisa dessas visto que contrariamente aos outros portateis ate e capaz de funcionar melhor por haver mais area em metal sendo que o ar vai arrefecer mais rapidamente toda a estrutura....


P.S.: Ja vi que todos sao aderentes de ficar sentado no sofa a ver o seu melhor programa enquanto mexe no seu portatil =D
 
Voces muito gostam de chover no molhado...


Já se sabe que os Macbooks (pro) são portáteis um pouco quentes (até já foi pior em gerações anteriores) por várias razões.

1º São os únicos portáteis que incluem este tipo de performance num chassis com 0.95" de espessura. A concorrencia em termos de performance são portateis como os Toshiba Qosmio que são verdadeis mastodontes ao lado dos macbooks pro.

2º as ventoinhas matêm-se no minimo até temperaturas batante altas. Aparentemente a Apple prefere que os portateis fiquem quentes do que por as ventoinhas a fazer barulho antes de isso ser mesmo necessário.

3º O proprio chassis em aluminio também ajuda à dissipação de calor, pelo que exteriormente pode ficar um pouco mais quente do que os chassis de plastico..


Soluções..

1º Aumentar a velocidade minima das ventoinhas, ou diminuir a temperatura em que elas começam a acelerar usando um dos milhentos programas existente. Há quem diga que com algumas afinações das ventoinhas passa sem grande compromisso sonoro de 60º para 40º de temperatura media do processador.

2º Aceitar que os macbook são assim e esquecer o assunto.




PS: Um processador deverá durar + de 10 anos mesmo quando usado a temperaturas de 80~85º.. E não deverá ter problemas de maior mesmo atingindo picos de mais de 100º por períodos curtos de tempo.. Pelo que teoricamente as temperaturas a que os MB funcionam não apresentam problemas para o processador e não devem ser motivo de preocupação. No entanto as gráficas da nvidia nas gerações anteriores tiveram altos rácios de avaria quando sujeitas a alguma temperatura, eles dizem que era um defeito de fabrico e está corrigido, mas isso só o tempo dirá, quando as actuais 9400M / 9600GT começarem a ter um ano de mercado é que se vai ver como resistem ao calor por períodos prolongados..

Bom post ;)
 
Eu nao quero parecer esquisito mas houve alguem que um dia pensou: vamos criar um labtop cooler para arrefecer os portateis....

Não sei se voces põem essa hipotese mas vejamos, talvez de jeito arranjar uma coisa dessas visto que contrariamente aos outros portateis ate e capaz de funcionar melhor por haver mais area em metal sendo que o ar vai arrefecer mais rapidamente toda a estrutura....


P.S.: Ja vi que todos sao aderentes de ficar sentado no sofa a ver o seu melhor programa enquanto mexe no seu portatil =D
E tu achas mesmo que alguém que anda de um lado para o outro a trabalhar com o seu portátil vai levar um laptop cooler na mão? No way...
 
E tu achas mesmo que alguém que anda de um lado para o outro a trabalhar com o seu portátil vai levar um laptop cooler na mão? No way...

Quando a sentimos que não estamos confortaveis com uma coisa ha que adaptar, so apresentei uma solução para o problema :).

P.S.:Uma pessoa que não tenha mão firme, mas que gosto de tirar fotos a boas paisagens, se calhar pensa duas vezes em comprar um tripe pa não ter de tirar 20 fotografias quando repara que o sol ja se pôs. No entanto continua a ser chato andar com o tripe ás costas
 
bem, vou desenterrar aqui o tópico para colocar umas questões. Como futuro switcher, onde o mac escolhido será o macbook alu 2.0ghz. Como referi, não sou entendido, portanto gostava de saber o seguinte...Como não tenho € para um apple display que monitor aconselham para acoplar ao macbook? Tal como o monitor gostava de saber que sistema de som me aconselham...
 
Back
Topo