Apple Pay

Estou curioso para ver as comissões/ limites que vai aplicar o Openbank nas operações com o cartão, já que os grandes bancos espanhóis são conhecidos por praticarem comissões elevadas
 

Curiosamente estive em Londres no dia do lançamento e recebi logo a notificação. Interessante, rápido de usar, sem espinhas mesmo. Sonho com o dia em que vou poder usar o meu telemóvel nos transportes em Portugal...

Alguém sabe se a utilização do Apple Pay transit em Portugal está dependente da Apple ou do Metro do Porto/Lisboa?
 
Sonho com o dia em que vou poder usar o meu telemóvel nos transportes em Portugal...

Não ando diariamente de transportes públicos, mas cá no Porto há para aí ano e meio que só uso telemóvel em vez de um bilhete Andante físico.
Em Lisboa sei que há (em testes pelo menos na Fertagus, não sei se já está aberto ao público em geral), pelo menos uma aplicação para viajar sem bilhete físico.
Cá no Porto a app é própria, a de Lisboa que falei é de terceiros. A integração do ApplePay como forma de bilhete/passe electrónico vai depender muito do ponto de vista dos "interesses"..
A vantagem era ser menos uma app (centralizando tudo na mesma) mas se evoluirmos pelo menos para ser possível viajar em todo o lado sem bilhete físico, mesmo que com app própria, já é algum progresso. O resto há-de vir por arrasto.
 
Eu estive em Bordéus esta semana e no comboio/autocarro/barco, os bilhetes podiam ser digitais, e com a app deles, mas conseguia pagar com o iPhone sem problemas. Cá se houvesse algo do género, mesmo que não fosse diretamente no Apple Pay mas sim através da app da CP/metro/carris já achava ótimo porque facilita bastante.

Fui adicionar um novo cartão ao Apple Pay e cá já me aparece o OpenBank para adicionar.
 
Não ando diariamente de transportes públicos, mas cá no Porto há para aí ano e meio que só uso telemóvel em vez de um bilhete Andante físico.
Em Lisboa sei que há (em testes pelo menos na Fertagus, não sei se já está aberto ao público em geral), pelo menos uma aplicação para viajar sem bilhete físico.
Cá no Porto a app é própria, a de Lisboa que falei é de terceiros. A integração do ApplePay como forma de bilhete/passe electrónico vai depender muito do ponto de vista dos "interesses"..
A vantagem era ser menos uma app (centralizando tudo na mesma) mas se evoluirmos pelo menos para ser possível viajar em todo o lado sem bilhete físico, mesmo que com app própria, já é algum progresso. O resto há-de vir por arrasto.
Imetro do Porto? É esse o nome da App? As críticas são medonhas.
 
Não existe app do metro do Porto para iOS. No iOS a integração terá de ser feita através do Apple Pay transit e não de nenhuma app em si. Mas duvido que eles se mexam. Principalmente no metro do Porto que está cada vez pior e cada vez mais ultrapassado.
 
Eu estive em Bordéus esta semana e no comboio/autocarro/barco, os bilhetes podiam ser digitais, e com a app deles, mas conseguia pagar com o iPhone sem problemas. Cá se houvesse algo do género, mesmo que não fosse diretamente no Apple Pay mas sim através da app da CP/metro/carris já achava ótimo porque facilita bastante.

Fui adicionar um novo cartão ao Apple Pay e cá já me aparece o OpenBank para adicionar.
Deve estar mesmo quase a abrir ao público então o OpenBank
 
Imetro do Porto? É esse o nome da App? As críticas são medonhas.

Chama-se Anda. Só existe em Android. Nas vezes que usei funcionou sem problemas.
Tenho ideia que na altura do desenvolvimento o problema foi quererem controlar o NFC e em iOS isso não dava portanto não desenvolveram para iOS.
Resumindo, já não é uma utopia usar o telemóvel por cá para andar nos transportes mas vamos ver quanto tempo demora a massificar. Eventualmente os operadores vão abrir um bocado os horizontes.
 
Como disse, em Bordéus consegui validar o bilhete digital que tinha, nos terminais dos autocarros, no iPhone através da app que é a Witick.
mas não consta nessa página, e não era através da app Wallet. como é que foi possível/como funciona? confesso que quando validou pela primeira vez fiquei surpreso!
 
Via NFC? No iPhone penso que está limitado à Wallet. Deve ter sido código QR ou outro?
No link que referi o que acontece é pagar com o cartão de débito/crédito contactless através do Apple Pay na Wallet do iOS. Não se trata de um bilhete digital.
 
via nfc, sim! era so abrir a aplicação, seleccionar o bilhete, e encostar ao terminal! dai o meu espanto! mas era de facto bilhetes digitais, e não através da wallet
 
Parece que é por Bluetooth:

Contrairement aux solutions basées sur la NFC qui sont en train d’être mises en place à Paris, Bordeaux a opté pour une technologie plus simple et disponible sur tous les smartphones sans restriction : le Bluetooth. L’appareil se connecte brièvement à une borne de validation en entrant dans le tramway ou bus.

Ainda assim, acho mais prático isto de ter o cartão de débito/crédito na Wallet associado ao Apple Pay, passar o iPhone no leitor NFC e já está.
 
Parece que é por Bluetooth:



Ainda assim, acho mais prático isto de ter o cartão de débito/crédito na Wallet associado ao Apple Pay, passar o iPhone no leitor NFC e já está.

Sim claro! evitar comprar bilhetes e etc, ser tudo automático. Mas tinha lido "encostar o telemóvel no terminal para validar o bilhete" e pensei "hmm, duvido que dê com o iPhone", chego, encosto e validou. confesso que fiquei surpreso!
 
Chama-se Anda. Só existe em Android. Nas vezes que usei funcionou sem problemas.
Tenho ideia que na altura do desenvolvimento o problema foi quererem controlar o NFC e em iOS isso não dava portanto não desenvolveram para iOS.
Resumindo, já não é uma utopia usar o telemóvel por cá para andar nos transportes mas vamos ver quanto tempo demora a massificar. Eventualmente os operadores vão abrir um bocado os horizontes.
Por acaso procurei em Android e apesar de ser em Android tinha aquele nome lol. Vou ver isso, ainda na semana passada tive de comprar um porque o meu antigo tinha caducado. Como estou lá a morar agora se a app funcionar bem é menos um cartão a encher a carteira.
 
O Anda não funciona em IOS e deixou de funcionar no Android 10 porque este limita o acesso ao IMEI por parte das aplicações...Mas sim funciona por NFC para validar quando se entra nas estações e bluetooth para sincronizar com as estações durante a viagem.
 
Back
Topo