Apple Pay

Os cartões contactless não têm bluetooth.

Das duas uma, ou vão calcular tarifa única ou então vão mudar a forma de usar o metro. Isto para viagens ocasionais. Para passes mensais nem sei se vai avançar.

Tem o smartphone

e é assim que funciona a app Anda.

Este método só vai funcionar na linha E, que é a do aeroporto, portanto parece-me que vai ter preço fixo da viagem Aeroporto-Porto e portanto não vai ser necessário validar a saída. Isto deve ser para facilitar a vida aos turistas e não a quem usa o metro diariamente, mas é um começo vamos aguardar por mais novidades.

Só no início é que vai funcionar na Linha E depois vai funcionar em todas as linhas inclusive nos STCP .Qualquer pessoa pode usar a Linha E mesmo que não vá para o aeroporto.

não faria sentido criar um sistema “limitado”
 
Última edição:
Só no início é que vai funcionar na Linha E depois vai funcionar em todas as linhas inclusive nos STCP .Qualquer pessoa pode usar a Linha E mesmo que não vá para o aeroporto.

Sim é apenas a minha opinião, qualquer pessoa pode usar agora não sei como podem fazer sem validação à saída sem ser com preço fixo.
Mas só nos resta aguardar por mais detalhes.
 
Iria obrigar a mudar completamente o modo de funcionamento de como as pessoas usam o metro. Além do mais, obrigar a validar na saída em estações abertas como as que temos, é impossível. Se forem por este caminho, tem tudo para dar cocó!

E qual é o mal de mudar? Tudo evolui nesta vida :D
E é fácil de obrigar a validar à saída, cobrar o valor máximo de bilhete ocasional.
 
Última edição:
Tem o smartphone

e é assim que funciona a app Anda.



Só no início é que vai funcionar na Linha E depois vai funcionar em todas as linhas inclusive nos STCP .Qualquer pessoa pode usar a Linha E mesmo que não vá para o aeroporto.

não faria sentido criar um sistema “limitado”

A notícia foi sobre suporte para cartões contactless (inclui qualquer smartphone que consiga pagar com contactless, obviamente) como titulo de transporte e não sobre a app Anda.

Naturalmente um cartão contactless ou o pagamento com Apple Pay não tem em conta o bluetooth, por isso o Metro do Porto terá de fazer alguma alteração.
 
"O utilizador apenas tem que validar com o cartão bancário contactless e iniciar viagem."

A maior dúvida será mesmo a validação do término da viagem. Será tarifa única? E como é fiscalizado isso?
 
E qual é o mal de mudar? Tudo evolui nesta vida :D
E é fácil de obrigar a validar à saída, cobrar o valor máximo de bilhete ocasional.

As estações não estão preparadas para validares à saída. Na maioria das estações tens 1 ou 2 pontos onde validar e quando sais do metro muitas vezes nem passas por eles. Esquecimentos seriam muitos e reclamações também! Na minha opinião, não será um sistema funcional.
 
As estações não estão preparadas para validares à saída. Na maioria das estações tens 1 ou 2 pontos onde validar e quando sais do metro muitas vezes nem passas por eles. Esquecimentos seriam muitos e reclamações também! Na minha opinião, não será um sistema funcional.

Isso também tem solução não? Colocam-se mais validadores. Para isso é que existe o período de testes.
Mas tudo o que andarmos para aqui a discutir não passa sempre se suposições, vamos ver quando isto iniciar no que dá.
Eu aguardo com grande expectativa para me livrar do cartão andante ocasional.
 
Isso também tem solução não? Colocam-se mais validadores. Para isso é que existe o período de testes.
Mas tudo o que andarmos para aqui a discutir não passa sempre se suposições, vamos ver quando isto iniciar no que dá.
Eu aguardo com grande expectativa para me livrar do cartão andante ocasional.

Sim, é uma solução... mas não sei se será viável. Logo veremos...
 
"O utilizador apenas tem que validar com o cartão bancário contactless e iniciar viagem."

A maior dúvida será mesmo a validação do término da viagem. Será tarifa única? E como é fiscalizado isso?

Estive em NY em Dezembro e há estações com terminais contacless.

Paguei sempre com apple pay (revolut) e não há fiscalização.

Pagas a entrada e a saída é feita em torniquetes abertos.
 
Para já, alguns bancos confirmam que irão disponibilizar no futuro, nomeadamente o ActivoBank afirma que ainda este ano terá Apple Pay.
Agora quando, não sabemos...
Quais são os bancos que confirmam que irão utilizar no futuro?!

Brevemente vou abrir conta no crédito agrícola para ter o Apple Pay
 
Última edição pelo moderador:
Abrir uma conta num banco apenas por ter Apple Pay é, no mínimo, imprudente. Ainda por cima o CA que, que eu saiba, tem imensas taxas e comissões. Mais vale aderir ao moey.
 
Ou esperar pelo Openbank, se já não estiver aberto a todos. É um banco digital do Santander, como o ActivoBank, e pode ser usado o Apple Pay.
 
Back
Topo