Apple Pay

@BrunoVibe Para abrir conta com esse Curve eles “obrigaram-me” a pedir um cartão. E os dados do mesmo para adicionar ao Apple Pay não ficam disponíveis, só são visíveis depois do cartão físico chegar. Ainda adicionei o meu MasterCard debit do MBCP e depois para o remover não dava, tive de adicionar um outro cartão de uma conta que acabei por fechar (nada de grave porque também não a usava) para poder remover o outro. E para conseguir fechar a conta no Curve ainda estive umas horas à espera que respondessem no chat (não é live chat). Também pré-autorizaram ambos os cartões que usei e na conta do MBCP ainda não foi devolvido. Não gostei da experiência. Prefiro esperar.
 
@BrunoVibe Para abrir conta com esse Curve eles “obrigaram-me” a pedir um cartão. E os dados do mesmo para adicionar ao Apple Pay não ficam disponíveis, só são visíveis depois do cartão físico chegar. Ainda adicionei o meu MasterCard debit do MBCP e depois para o remover não dava, tive de adicionar um outro cartão de uma conta que acabei por fechar (nada de grave porque também não a usava) para poder remover o outro. E para conseguir fechar a conta no Curve ainda estive umas horas à espera que respondessem no chat (não é live chat). Também pré-autorizaram ambos os cartões que usei e na conta do MBCP ainda não foi devolvido. Não gostei da experiência. Prefiro esperar.

Okok, obrigado pela prevenção, estranho no revolut não me obrigaram a pedir o cartão deles etc, daí que parei nesse passo no curve, não acho normal!
 
@BrunoVibe Para abrir conta com esse Curve eles “obrigaram-me” a pedir um cartão. E os dados do mesmo para adicionar ao Apple Pay não ficam disponíveis, só são visíveis depois do cartão físico chegar. Ainda adicionei o meu MasterCard debit do MBCP e depois para o remover não dava, tive de adicionar um outro cartão de uma conta que acabei por fechar (nada de grave porque também não a usava) para poder remover o outro. E para conseguir fechar a conta no Curve ainda estive umas horas à espera que respondessem no chat (não é live chat). Também pré-autorizaram ambos os cartões que usei e na conta do MBCP ainda não foi devolvido. Não gostei da experiência. Prefiro esperar.

Já uso curve há uns bons tempinhos e até ver nada a dizer. Para mim tem sido uma excelente "gateway" que me permite andar apenas com dois "cartões no bolso" (o do curve e o de refeição) não tendo qualquer stress na utilização, fiquei "agarrado" duas vezes, mas mais "por culpa" do comerciante não ter terminal com contrato mastercard, bastou ir ao ATM e levantar dinheiro e resolvido.

Agora com o suporte para Apple Pay, excelente, nem me chateio mais à espera que os bancos onde tenho contas disponibilizem o serviço.
 
Última edição:
A minha experiência de utilização do Apple Pay tem sido tudo menos prática.
Vou à farmácia e o homem fica de braço estendido à espera que lhe passe o cartão, peço para o senhor introduzir o valor no TPA porque vou pagar com o relógio. Esfrego o relógio na máquina e nada... Lá o homem foi buscar outro TPA e desta vez deu certo.
Vou ao restaurante, mais uma vez ficam de braço estendido à espera do cartão para o introduzirem no TPA e posteriormente o respetivo valor. Peço para introduzirem o valor porque vou pagar com o relógio, fazem-no e mais uma vez o Apple Watch não reage. Cancela-se a transação e paga-se com o cartão multibanco.
Isto tem sido sempre assim...
Conclusão, é mais prático e rápido pagar com o cartão multibanco.
 
Não tenho watch, mas com o iPhone tem sido só encostar ao mesmo tempo que coloco o dedo no Touch ID. Será que é devido à rede multibanco/ MasterCard? O comerciante pode ter só a rede multibanco e daí o pagamento ser recusado
 
É devido a "90%" dos TPA trabalharem apenas com a rede multibanco. É pena não haver nada que identifique visualmente aqueles que têm contrato com cartões de crédito.
 
Agora ao almoço consegui pagar sem problemas. Pela minha experiência TPAs da CGD não costumam dar problemas e os do Novo Banco, por exemplo, é para esquecer.
Provavelmente a CGD anda a celebrar mais contratos com os comerciantes que possibilitam o uso de cartões de crédito e não apenas de multibanco.
 
A minha experiência de utilização do Apple Pay tem sido tudo menos prática.
Vou à farmácia e o homem fica de braço estendido à espera que lhe passe o cartão, peço para o senhor introduzir o valor no TPA porque vou pagar com o relógio. Esfrego o relógio na máquina e nada... Lá o homem foi buscar outro TPA e desta vez deu certo.
Vou ao restaurante, mais uma vez ficam de braço estendido à espera do cartão para o introduzirem no TPA e posteriormente o respetivo valor. Peço para introduzirem o valor porque vou pagar com o relógio, fazem-no e mais uma vez o Apple Watch não reage. Cancela-se a transação e paga-se com o cartão multibanco.
Isto tem sido sempre assim...
Conclusão, é mais prático e rápido pagar com o cartão multibanco.

@Green Lion Pois eu tenho tido exactamente o oposto do que tu descreves, seja em restaurantes, máquinas de vending, lojas (roupa, informática, bujigangas), supermercados tudo sem problema. E seja com o Watch 3 ou Watch 5, ou mesmo Iphone 8 Plus, Pagamentos Revolut / Credito Agricola (3 Cartões todos Funcionais) e no iphone tenho andado com IOS 13 beta tester desde o inicio.
 
A minha experiência de utilização do Apple Pay tem sido tudo menos prática.
Vou à farmácia e o homem fica de braço estendido à espera que lhe passe o cartão, peço para o senhor introduzir o valor no TPA porque vou pagar com o relógio. Esfrego o relógio na máquina e nada... Lá o homem foi buscar outro TPA e desta vez deu certo.
Vou ao restaurante, mais uma vez ficam de braço estendido à espera do cartão para o introduzirem no TPA e posteriormente o respetivo valor. Peço para introduzirem o valor porque vou pagar com o relógio, fazem-no e mais uma vez o Apple Watch não reage. Cancela-se a transação e paga-se com o cartão multibanco.
Isto tem sido sempre assim...
Conclusão, é mais prático e rápido pagar com o cartão multibanco.

Acaba por ser um problema recorrente, as taxas de MB são mais baratas e como tal algumas lojas escolhem ter só MB , ou uma máquina à parte para outras redes para forçar um pouco o uso do MB por ser mais barato.

Já me aconteceu irem buscar outra máquina do mesmo banco e dar simplesmente pq aquela já tem contracto com redes VISA/Mastercard
 
A minha experiência de utilização do Apple Pay tem sido tudo menos prática.
Vou à farmácia e o homem fica de braço estendido à espera que lhe passe o cartão, peço para o senhor introduzir o valor no TPA porque vou pagar com o relógio. Esfrego o relógio na máquina e nada... Lá o homem foi buscar outro TPA e desta vez deu certo.
Vou ao restaurante, mais uma vez ficam de braço estendido à espera do cartão para o introduzirem no TPA e posteriormente o respetivo valor. Peço para introduzirem o valor porque vou pagar com o relógio, fazem-no e mais uma vez o Apple Watch não reage. Cancela-se a transação e paga-se com o cartão multibanco.
Isto tem sido sempre assim...
Conclusão, é mais prático e rápido pagar com o cartão multibanco.
Eu não tenho relógio mas tento pagar com NFC e a experiência é basicamente igual à tua. Só tem alguma utilidade em sistemas onde dão o terminal já com o valor.
 
É devido a "90%" dos TPA trabalharem apenas com a rede multibanco. É pena não haver nada que identifique visualmente aqueles que têm contrato com cartões de crédito.

O comerciante tem de expor os métodos de pagamento. Se só tiver o símbolo MB, não vale a pena pagares porque não funciona. Quando tu dizes "quero pagar com contactless" o comerciante tem logo te dizer se funciona ou não.

A culpa não é do Apple Pay mas sim da cultura de pagamento em Portugal. Pagar com Apple Pay ou pagar com um cartão contactless é exactamente igual em termos de taxas de pagamento e de rede utilizada.

A maneira mais eficiente é mesmo dizer "quero pagar com contactless" e não entrar em detalhes sobre se é com o cartão, telemóvel, relógio, ou etc. Se dizes que queres pagar com o telemóvel pensam logo que é MBWAY (e a rede utilizada é diferente). Se disseres pagar com relógio alguns nem vão saber o que dizer porque nunca viram. Dizes que queres pagar com contactless e o comerciante vai dizer-te se isso não for possível (alguns não sabem, é verdade).
 
Já me aconteceu 3 ou 4x o comerciante dizer que tem a função do contactless no tpa desativado.
Sinceramente não consigo perceber o motivo, não faz sentido.
De resto Apple Pay sempre a bombar.
 
O motivo é não quererem que pagues utilizando a rede internacional VISA/MasterCard e eles pagarem taxas mais altas.

Terminais recentes (dos últimos 5 anos?) que suportem a rede internacional e tenham o contactless desactivado não devem existir. A existir só se for mesmo para evitar que uses a rede internacional com um cartão multibanco. Para o comerciante é “chato” tu usares um cartão Multibanco na rede internacional.
 
O motivo é não quererem que pagues utilizando a rede internacional VISA/MasterCard e eles pagarem taxas mais altas.

Terminais recentes (dos últimos 5 anos?) que suportem a rede internacional e tenham o contactless desactivado não devem existir. A existir só se for mesmo para evitar que uses a rede internacional com um cartão multibanco. Para o comerciante é “chato” tu usares um cartão Multibanco na rede internacional.


isto e nos TPAs em que o comerciante introduz o valor e seleciona ele logo a opção multibanco...fico “doente” com isso.

Educadamente cancelo e solicito que introduza apenas o valor e que a seleção seguinte diz respeito ao cliente.

Alguns olham de lado e fazem má cara... no outro dia num restaurante disse-me que se eu quisesse escolher visa/mastercard teria de me cobrar mais 50 centimos !!! Respondi, que tudo bem desde que viesse refletido na fatura esse valor e com descriminação a que se referia.

resumindo, não tenho tido grandes problemas em usar o apple pay. Nos sítios (Poucos) onde existem comerciantes que não sabem o que é ou como funciona tento explicar e é tranquilo :)
 
Eu também não gosto nada disso, até porque permite escolher a conta de onde quero pagar com o mesmo cartão. Por acaso nunca cancelei mas se calhar vou começar a fazer.
 
Back
Topo