Apple Pay

Recebi o extracto mensal do activobank e nas informações diz o seguinte:

*** ALTERACAO CONDICOES GERAIS - APPLE PAY ***
FOI ADAPTADA A SECCAO II DAS CONDICOES GERAIS DE UTILIZACAO DE
CARTOES: CELEBRACAO DO CONTRATO; EMISSAO DO CARTAO, DIREITO DE
REVOGACAO. FORAM AINDA ADAPTADAS AS CLAUSULAS REFERENTES A APLICACAO
DIGITAL DE NATUREZA FINANCEIRA. CONSIDERA-SE A ACEITACAO DA ALTERACAO
PROPOSTA. DISCORDANDO, PODE NOTIFICAR O BANCO EM 60 DIAS, PODENDO
DENUNCIAR CONTRATO SEM CUSTOS.
 
@kobebryant No extrato, onde estão as informações? Sou do Millennium bcp, não devia aparecer também no meu extrato? Não vejo nada, apenas tem uma seção MENSAGENS e não tem nada disso... Espero que não lhes esteja a passar pelas cabeçorras lançar Apple Pay apenas associado ao ActivoBank.
 
No do Millennium só vem mensagens sobre o Covid-19 e uma alteração de uma taxa. Mas fui ver as condições gerais de utilização dos cartões nos dois bancos e ambas parecem ter sido atualizadas para este mês 04/20. No entanto não há referência direta a Apple Pay em nenhuma delas.
 
Confirmei com o apoio a clientes do ActivoBank (tentei pelo Facebook mas encaminharam-me para a linha).

O que me disseram foi que estão apenas a despistar alguns erros que ainda possam existir, mas não sabem dizer quando estará disponível...
 
O Millennium bcp continua a insistir que o Apple Pay será no 2.º semestre deste ano. Haverá algum banco nacional que se antecipe? Qual será o primeiro?
 
Se nem uma literal pandemia fez com que os bancos portugueses metessem as coisas a andar mais depressa para disponibilizar o Apple Pay (e quem diz Apple Pay diz também os outros Pay que existem) sinceramente não sei o que fará.

Edit: e comércio que neste momento é considerado como essencial também, as farmácias por exemplo.
 
@FaithyGirl , não vás por ai, pela pandemia e o momento atual é o tipo de argumentação que não serve para nada para alem de dar uma ideia que não é real.

Existem varias alternativas para teres Apple Pay, sem ser pelo Apple pay ainda tens o MBWAY, ou seja não existe falta de métodos de pagamento sem cartão, tu é queres um em particular (e tens todo o direito a querer).
 
MBWAY para quem tem iPhone só dá por QR Code e no Apple Watch nem funciona, ao passo que com Apple Pay é só aproximar o Watch do leitor e já está. Nem é preciso tocar no iPhone. Os bancos portugueses, na pandemia, deviam pensar no universo de clientes que têm e não apenas num em particular que é o do MBWAY. Existem alternativas para usar Apple Pay num cartão português? Só através do Curve e a maioria das pessoas não deve estar interessada em ter mais um intermediário nas suas compras. Eles que se mexam, que com as comissões que comem deviam prestar melhor serviço.
 
Última edição:
Continuo a dizer que trazer a questão do Covid para este assunto não faz sentido, não é argumento para a questão do Apple Pay.

Da minha experiencia, tenho AP e MBway, e posso te dizer que os 2 se complementam e complementam-se por limitações dos 2 não exclusivamente do MBway como querem fazer passar.

O MBway como disseste só dá por QR Code (funciona muito bem, sempre à primeira e nem preciso de aproximar muito, pelo menos no meu IPhone 8) mas tem a vantagem de funcionar na maior parte dos terminais, já o ApplePay não funciona em muitos terminais, principalmente restaurantes e pequeno comercio, alias, hoje em dia ainda dizem muitas vezes que o terminal não aceita "cartão de credito", se não aceita cartão de credito também não vai aceitar pagamentos por ApplePay.

Com isto não quero dizer que os banco não tem ser mais proativos nestas questões mas também acho que o ApplePay não é a ultima bolacha do pacote e solução única.
 
Mas uma ferramenta como o Apple Pay demora a desenvolver, não iria ser algo em menos de um mês. Basta ver à quanto tempo anda o AB a desenvolver
 
O Apple Pay é mais uma óptima alternativa para evitar contacto desnecessário na hora do pagamento. Se há uma altura ideal para meter em prática é agora
 
Mesmo que demorasse tempo para os bancos portugueses implementar o Apple Pay, o que é certo é que Apple Pay já existe em Portugal há quase 1 ano e no entanto de bancos portugueses só o Crédito Agrícola é que deu corda às pernas enquanto que os outros ainda andam a ver navios passar e a pensar no assunto.
 
Se nem uma literal pandemia fez com que os bancos portugueses metessem as coisas a andar mais depressa para disponibilizar o Apple Pay (e quem diz Apple Pay diz também os outros Pay que existem) sinceramente não sei o que fará.

Edit: e comércio que neste momento é considerado como essencial também, as farmácias por exemplo.

Já foi explicada antes a questão das farmácias e da área da saúde em geral. Não lhes compensa. E agora no tempo de pandemia não conseguem activar porque muitas ou não estão preparadas para isso (TPA) ou não têm contrato para contactless. Convivo de perto com uma situação de uma farmácia que não tem isso activo porque o pagamento via rede VISA/Mastercard (por onde vão os pagamentos contactless) paga uma taxa e o Multibanco não.

Demora mesmo? Nós não sabemos quanto tempo o Crédito Agrícola demorou até lançar.

Demora. Provavelmente quando o Credito Agricola lançou a maior parte dos bancos tinha isso na gaveta, não estava sequer em desenvolvimento. Tecnicamente falando, o processo de fazer uma release de um produto num banco é demorado por várias questões, o processo é muito... lento. Em termos de negócio e influências não me espantava que os bancos com mais poder na SIBS estejam a atrasar isso. Mas do ponto de vista puramente tecnológico lançar um produto novo é um processo incrivelmente demorado.

Já trabalhei num banco para saber isto.
 
Back
Topo