Apple Pay

Tenho N26 e Revolut e o Apple Pay de ambos os cartões ativado. O problema é que os cartões são Master Card, que é uma rede que não tem tanta adesão ao nível de comerciantes como a VISA em Portugal e, por isso, acaba por não ser assim tão fácil usar o Apple Pay… Em alguns sítios em que tentei o pagamento durante os útimos dias a operação foi rejeitada. McDonalds... Freeport...

Salvo casos menores regra geral onde aceitam MasterCard aceitam Visa e vice versa.

O problema pelo menos no McDonalds é que há lojas que “apenas” aceitam pagamentos dentro da rede MB e nenhum desses cartões é aderente à nossa rede.

Já li algures (penso que aqui no fórum) como pedir para pagar nas máquinas automáticas do Mac sem ser na rede MB mas já não me recordo.
 
Só para acrescentar, tendo em conta que algumas pessoas aqui estão meio revoltadas com alguns terminais não funcionarem, e o comerciante assim e assado. Por mais que eu quisesse ter Apple Pay em todo o lado, percebo o lado do comerciante. Eles não são obrigados por lei a ter pagamento por cartão bancário, portanto os que têm é porque querem oferecer ao cliente uma comodidade. Comodidade essa que tem um custo para o comerciante, muitas vezes elevado. Se nas grandes cadeias comerciais, com os lucros que têm, isso deveria ser uma "obrigação moral" no caso dos pequenos comerciantes nem tanto.

Na restauração gostamos muito de ir aqueles sítios onde se come "muita bem e barato" mas quase ninguém aceitaria que se aumentasse 50cent num prato de 9,5€ para cobrir os custos da transação por cartão bancário. Queremos sempre tudo, desde que o custo não esteja do nosso lado. Se por acaso o custo fosse o cliente a pagar e não o comerciante, continuariam a usar cartões bancários?

Como disse, gostava de usar isto em todo o lado, não sendo possível, levo o cartão atrás para os casos em que não dá.
 
É o chamado custo de fazer negócio. Os comerciantes deveriam ter o valor das comissões já incorporado no valor da venda e diluído no conjunto de vendas a dinheiro, multibanco e Visa/MasterCard. Algo que até não é muito difícil de fazer tendo em conta que conseguem estimar a percentagem de pagamentos que usam esses métodos.
 
Exacto, daí eu estar a falar em aumentar os preços dos produtos para cobrir os custos. Imagina um sitio que costumavas ir, com determinado preço sem TPA, e depois de terem um terminal TPA aumentarem os preços. A maioria das pessoas, no bom espírito tuga (não estou a dizer os vossos casos), iria levar isso um bocado a mal.
 
Exacto, daí eu estar a falar em aumentar os preços dos produtos para cobrir os custos. Imagina um sitio que costumavas ir, com determinado preço sem TPA, e depois de terem um terminal TPA aumentarem os preços. A maioria das pessoas, no bom espírito tuga (não estou a dizer os vossos casos), iria levar isso um bocado a mal.
Não necessariamente, visto que ao utilizar cartão também elimina erros nos trocos e mitiga riscos de roubo da caixa... portanto não é linear. Mas isto já está a desviar para o off-topic...
 
Só para acrescentar, tendo em conta que algumas pessoas aqui estão meio revoltadas com alguns terminais não funcionarem, e o comerciante assim e assado. Por mais que eu quisesse ter Apple Pay em todo o lado, percebo o lado do comerciante. Eles não são obrigados por lei a ter pagamento por cartão bancário, portanto os que têm é porque querem oferecer ao cliente uma comodidade. Comodidade essa que tem um custo para o comerciante, muitas vezes elevado. Se nas grandes cadeias comerciais, com os lucros que têm, isso deveria ser uma "obrigação moral" no caso dos pequenos comerciantes nem tanto.

Na restauração gostamos muito de ir aqueles sítios onde se come "muita bem e barato" mas quase ninguém aceitaria que se aumentasse 50cent num prato de 9,5€ para cobrir os custos da transação por cartão bancário. Queremos sempre tudo, desde que o custo não esteja do nosso lado. Se por acaso o custo fosse o cliente a pagar e não o comerciante, continuariam a usar cartões bancários?

Como disse, gostava de usar isto em todo o lado, não sendo possível, levo o cartão atrás para os casos em que não dá.

O problema não é esse.. O problema é que aqueles estabeleciamentos que têm TPA, e pagam as suas comissões têm TPAs do Século passado... Aí é que está o problema... Porque um sitio onde não há TPA não me incomoda... O que me incomoda é haver um sitio com TPA e ver o comerciante a pagar as suas comições e ter um equipamento antigo....
 
Exacto, daí eu estar a falar em aumentar os preços dos produtos para cobrir os custos. Imagina um sitio que costumavas ir, com determinado preço sem TPA, e depois de terem um terminal TPA aumentarem os preços. A maioria das pessoas, no bom espírito tuga (não estou a dizer os vossos casos), iria levar isso um bocado a mal.

O que estás a dizer é não ter e passar a ter... claro que isso tem custos para o comerciante, logo para nós... Mas não é isso que está em causa... alias bastar ir aqui ao País vizinho e tens maquinas de multibanco com levantamento de dinheiro através do Apple Pay... logo nem todos os comerciantes são obrigados na mesma a ter TPA... Mas quem tem TPA, as empresas podiam renovar o TPA para o modelo mais actual.
 
Bem, hoje fui jantar a um restaurante. No final, ao pagar a conta, reparei que o terminal tinha o símbolo contactless. Perguntei ao funcionário se podia pagar com o telemóvel.

-“Ah não, ainda não temos essa aplicação”.

Eu explico que o terminal tem contactless, e portanto deve ser compatível.

“Ah mas eu não tenho autorização para permitir esse tipo de pagamentos”.

Acabei por não insistir e paguei com cartão de crédito.

Acho que ainda existe muito desconhecido sobre este tipo de pagamentos. Neste caso, penso que claramente havia receio de poder haver alguma trafulhice, e acho que foi isso que levou o funcionário a recusar o pagamento. De qualquer forma, penso que com o tempo as coisas vão lá. No sábado também jantei fora noutro restaurante e paguei com Apple Pay sem problema.
 
Bem, hoje fui jantar a um restaurante. No final, ao pagar a conta, reparei que o terminal tinha o símbolo contactless. Perguntei ao funcionário se podia pagar com o telemóvel.

-“Ah não, ainda não temos essa aplicação”.

Eu explico que o terminal tem contactless, e portanto deve ser compatível.

“Ah mas eu não tenho autorização para permitir esse tipo de pagamentos”.

Acabei por não insistir e paguei com cartão de crédito.

Acho que ainda existe muito desconhecido sobre este tipo de pagamentos. Neste caso, penso que claramente havia receio de poder haver alguma trafulhice, e acho que foi isso que levou o funcionário a recusar o pagamento. De qualquer forma, penso que com o tempo as coisas vão lá. No sábado também jantei fora noutro restaurante e paguei com Apple Pay sem problema.

Eu peço para pagar por contactless e pronto. Podes sempre dizer que tens o cartão dentro da capa do telemóvel e não o queres tirar [emoji23]
 
Bem, hoje fui jantar a um restaurante. No final, ao pagar a conta, reparei que o terminal tinha o símbolo contactless. Perguntei ao funcionário se podia pagar com o telemóvel.

-“Ah não, ainda não temos essa aplicação”.

Eu explico que o terminal tem contactless, e portanto deve ser compatível.

“Ah mas eu não tenho autorização para permitir esse tipo de pagamentos”.

Acabei por não insistir e paguei com cartão de crédito.

Acho que ainda existe muito desconhecido sobre este tipo de pagamentos. Neste caso, penso que claramente havia receio de poder haver alguma trafulhice, e acho que foi isso que levou o funcionário a recusar o pagamento. De qualquer forma, penso que com o tempo as coisas vão lá. No sábado também jantei fora noutro restaurante e paguei com Apple Pay sem problema.

Por isso é que digo só que pago com cartão, e depois pimba telefone/relogio Por cima :) e a malta vai-se habituando a ver isto :)
 
Bem, hoje fui jantar a um restaurante. No final, ao pagar a conta, reparei que o terminal tinha o símbolo contactless. Perguntei ao funcionário se podia pagar com o telemóvel.

-“Ah não, ainda não temos essa aplicação”.

Eu explico que o terminal tem contactless, e portanto deve ser compatível.

“Ah mas eu não tenho autorização para permitir esse tipo de pagamentos”.

Acabei por não insistir e paguei com cartão de crédito.

Acho que ainda existe muito desconhecido sobre este tipo de pagamentos. Neste caso, penso que claramente havia receio de poder haver alguma trafulhice, e acho que foi isso que levou o funcionário a recusar o pagamento. De qualquer forma, penso que com o tempo as coisas vão lá. No sábado também jantei fora noutro restaurante e paguei com Apple Pay sem problema.
Se o terminal permite pagamento com contacless e o estabelecimento anuncia o pagamento por MasterCard/Visa então tinhas um jantar de borla se quisesses...
 
Bem, hoje fui jantar a um restaurante. No final, ao pagar a conta, reparei que o terminal tinha o símbolo contactless. Perguntei ao funcionário se podia pagar com o telemóvel.

-“Ah não, ainda não temos essa aplicação”.

Eu explico que o terminal tem contactless, e portanto deve ser compatível.

“Ah mas eu não tenho autorização para permitir esse tipo de pagamentos”.

Acabei por não insistir e paguei com cartão de crédito.

Acho que ainda existe muito desconhecido sobre este tipo de pagamentos. Neste caso, penso que claramente havia receio de poder haver alguma trafulhice, e acho que foi isso que levou o funcionário a recusar o pagamento. De qualquer forma, penso que com o tempo as coisas vão lá. No sábado também jantei fora noutro restaurante e paguei com Apple Pay sem problema.

Era dizeres que não tinhas outra forma de pagamento, que ias ver como num instante ele aceitava... [emoji23][emoji23]
 
também fui ontem a um café, o terminal tinha o símbolo do contactless, pedi para pagar por contactless, diziam que o terminal não dava, que só dava com o cartão/chip, desisti e paguei com o cartão. também reparei que, com o cartão, só me aparecia a opção "multibanco" e não a opção "Mastercard" portanto possivelmente também não daria
 
também fui ontem a um café, o terminal tinha o símbolo do contactless, pedi para pagar por contactless, diziam que o terminal não dava, que só dava com o cartão/chip, desisti e paguei com o cartão. também reparei que, com o cartão, só me aparecia a opção "multibanco" e não a opção "Mastercard" portanto possivelmente também não daria

Exacto, rede SIBS.. Por isso ira ser negado.. Pesquisem por Apple PAY nos Mapas da Apple, ou então seleccionem no mapa a loja/cafe/restaurante onde querem ir para ver se aparece lá o simbolo, já há muitos locais a colocarem isso :)
 
Só para acrescentar, tendo em conta que algumas pessoas aqui estão meio revoltadas com alguns terminais não funcionarem, e o comerciante assim e assado. Por mais que eu quisesse ter Apple Pay em todo o lado, percebo o lado do comerciante. Eles não são obrigados por lei a ter pagamento por cartão bancário, portanto os que têm é porque querem oferecer ao cliente uma comodidade. Comodidade essa que tem um custo para o comerciante, muitas vezes elevado. Se nas grandes cadeias comerciais, com os lucros que têm, isso deveria ser uma "obrigação moral" no caso dos pequenos comerciantes nem tanto.

Na restauração gostamos muito de ir aqueles sítios onde se come "muita bem e barato" mas quase ninguém aceitaria que se aumentasse 50cent num prato de 9,5€ para cobrir os custos da transação por cartão bancário. Queremos sempre tudo, desde que o custo não esteja do nosso lado. Se por acaso o custo fosse o cliente a pagar e não o comerciante, continuariam a usar cartões bancários?

Como disse, gostava de usar isto em todo o lado, não sendo possível, levo o cartão atrás para os casos em que não dá.
Os comerciantes que têm grande poder de mercado, aka bombas de gasolina, decidiram que pagamentos com cartão de crédito quem quiser que os pague, resultado... ninguém usa a não ser que seja algum cartão com vantagens extra.

Eu gosto imenso de todo o tipo de invenção mas digamos... se fosse comerciante implementava estas coisas à velocidade mínima que fosse necessário e no estritamente necessário para fazer negócio.
 
Tenho usado em todo lado. Até agora não foi recusado, desde restaurantes pequenos, pastelarias, supermercados etc.

O meu cartão Revolut é VISA.
 
Back
Topo