Apple Pay

Hum... isso significa que nos TPA que atualmente aceitam contactless (só) MBWay os cartões “portugueses” associados ao Apple Pay por esta via não serão aceites?

não entendi bem o que querias dizer, quando se temo MBway activo não se pode aproximar demasiado o iphone para ele não activar automaticamente o applepay.. Mas o que o @OubeLa disse é que terminais contactless aceitam ApplePay.

Há aqui um mal entendido qualquer, porque a minha questão não era essa .
Em termos práticos, há TPA em que consigo pagar por contactless com o meu Android (através da APP MBway) mas que não aceitam o meu Apple pay. A minha pergunta era no sentido de perceber se com cartões "portugueses" no Apple pay essa situação se alteraria.
Pelo que já responderam pelos vistos não. E assim sendo, de facto, não haverá muita vantagem em ter Apple pay CA ou Apple pay (por exemplo) revolut (a não ser obviamente para quem já tenha conta CA, mas não se justificará abrir uma conta com esse propósito).

Vamos tentar clarificar.

Há várias redes: Multibanco, VISA, MasterCard (para simplificar)

O contactless (excluindo MBWAY) funciona *sempre* pelas redes VISA e MasterCard. Quando pagamos com contactless com o nosso cartão do banco, mesmo este sendo um cartão Multibanco e VISA Electron, o pagamento contactless é efectuado pela rede VISA. Quando pagamos por Apple Pay a mesma coisa.

No caso do MBWAY, quando o pagamento é contactless (só disponível em Android), o pagamento é feito pela rede multibanco. Não sei os detalhes da implementação mas deve usar uma solução qualquer whitelabel que comunica com a rede VISA.

Isto quer dizer que é possível um terminal ter suporte para contactless MBWAY e QR Code MBWAY mas não tenha suporte para contactless (cartões físicos ou Apple Pay ou Google Pay). Neste caso o TPA só suporta a rede multibanco.

Para um terminal suportar Apple Pay é preciso obrigatoriamente que suporte a rede VISA e rede MasterCard. Se não suportar o pagamento por contactless, seja ele Apple Pay ou cartão físico, não vai suportar.

Para resumir, há funcionalidades que o TPA pode ter e que são independentes:
1. Multibanco (cartão físico)
2. Contactless rede multibanco - Android MBWAY
3. Rede VISA/MastCard (cartão físico)
4. Contactless VISA/MasterCard - cartão físico ou Apple Pay

É possível um terminal ter a opção 1 e 2. É possível um terminal ter a opção 1 e 3. É possível um terminal ter as opções 1, 2 e 3. É possível um terminal ter a opção 1 apenas. É possível o terminal ter todas as opções.

Actualmente, tirando MBWAY, não existe contactless pela rede multibanco.
 
Agora sempre que activo o Apple Pay, o cartão que aparece para efectuar o pagamento é o do Revolut, uma vez que já estava configurado antes de ter adicionado o da CA.

Há maneira de fazer a gestão de qual é o cartão pré definido para pagamentos, ou tenho de remover o do Revolut e voltar a adicioná-lo, alguém sabe?

Edit: Já encontrei a opção nas definições na parte da wallet. :berlusca:
 
Agora sempre que activo o Apple Pay, o cartão que aparece para efectuar o pagamento é o do Revolut, uma vez que já estava configurado antes de ter adicionado o da CA.

Há maneira de fazer a gestão de qual é o cartão pré definido para pagamentos, ou tenho de remover o do Revolut e voltar a adicioná-lo, alguém sabe?

Definições, wallet e tens aí o cartão predefinido! E no Apple Watch igual, definições do Apple Watch, wallet e está aí
 
Agora sempre que activo o Apple Pay, o cartão que aparece para efectuar o pagamento é o do Revolut, uma vez que já estava configurado antes de ter adicionado o da CA.

Há maneira de fazer a gestão de qual é o cartão pré definido para pagamentos, ou tenho de remover o do Revolut e voltar a adicioná-lo, alguém sabe?

Edit: Já encontrei a opção nas definições na parte da wallet. :berlusca:

Na wallet podes fazer reorder aos cartões. O que ficar sempre visível é o predefinido
 
on-topic: Ando a acompanhar este post desde que o Apple Pay foi anunciado em Portugal... muito engraçado o Apple Pay com o Revolut, a comodidade não é a mesma já que não é o banco principal mas dá para tirar o bicho da curiosidade.

off-topic: a CGD anda a telefonar aos utilizadores da Caixa Directa para saber se querem testar a nova APP que basicamente vai fazer frente ao MBway, Apple Pay e Moey!, alguém teve este contacto também? não se torna ridículo a maneira como as coisas funcionam aqui em Portugal?

Sou cliente CGD e não recebi nenhum contacto telefónico. :X Sinceramente estou farto da Caixa. Agora nem top-ups consigo fazer para o Revolut, mesmo tendo o 3D Secure activo... Estou mesmo só à espera de ver como vai evoluir a adesão dos bancos PT ao Apple Pay para escolher para onde vou a seguir.
 
Foi via uma app terceira, não substitui oficialmente o CC, mas tem as informações essenciais! A app chama-se "pass2u"
No entanto, com a nova app do governo onde um QR code é gerado para ser lido como CC, e essa sim a substituir o CC fisico, a ver se consigo adicionar esse codigo QR á wallet, apesar de que ele não é fixo, é dinamico, algo que não consigo replicar na wallet
Já agora, há alguma maneira de a APP do governo ter suporte para Apple Wallet?!

Que banco tens?
Não me estou referir a Cartão de Crédito mas sim a Cartão de Cidadão
 
Última edição pelo moderador:
on-topic: Ando a acompanhar este post desde que o Apple Pay foi anunciado em Portugal... muito engraçado o Apple Pay com o Revolut, a comodidade não é a mesma já que não é o banco principal mas dá para tirar o bicho da curiosidade.

off-topic: a CGD anda a telefonar aos utilizadores da Caixa Directa para saber se querem testar a nova APP que basicamente vai fazer frente ao MBway, Apple Pay e Moey!, alguém teve este contacto também? não se torna ridículo a maneira como as coisas funcionam aqui em Portugal?
A CGD sempre foi uma coisa de bradar aos céus em tudo o que tem a ver com banca digital.
 
Vamos tentar clarificar.

Há várias redes: Multibanco, VISA, MasterCard (para simplificar)

O contactless (excluindo MBWAY) funciona *sempre* pelas redes VISA e MasterCard. Quando pagamos com contactless com o nosso cartão do banco, mesmo este sendo um cartão Multibanco e VISA Electron, o pagamento contactless é efectuado pela rede VISA. Quando pagamos por Apple Pay a mesma coisa.

No caso do MBWAY, quando o pagamento é contactless (só disponível em Android), o pagamento é feito pela rede multibanco. Não sei os detalhes da implementação mas deve usar uma solução qualquer whitelabel que comunica com a rede VISA.

Isto quer dizer que é possível um terminal ter suporte para contactless MBWAY e QR Code MBWAY mas não tenha suporte para contactless (cartões físicos ou Apple Pay ou Google Pay). Neste caso o TPA só suporta a rede multibanco.

Para um terminal suportar Apple Pay é preciso obrigatoriamente que suporte a rede VISA e rede MasterCard. Se não suportar o pagamento por contactless, seja ele Apple Pay ou cartão físico, não vai suportar.

Para resumir, há funcionalidades que o TPA pode ter e que são independentes:
1. Multibanco (cartão físico)
2. Contactless rede multibanco - Android MBWAY
3. Rede VISA/MastCard (cartão físico)
4. Contactless VISA/MasterCard - cartão físico ou Apple Pay

É possível um terminal ter a opção 1 e 2. É possível um terminal ter a opção 1 e 3. É possível um terminal ter as opções 1, 2 e 3. É possível um terminal ter a opção 1 apenas. É possível o terminal ter todas as opções.

Actualmente, tirando MBWAY, não existe contactless pela rede multibanco.
Na minha experiência há imensos TPAs que suportam contactless e não suportam contactless MBWAY. São aliás a larga maioria. Se depois fazem o contactless via MB ou via VISA/Mastercard é que já não sei.
 
Isso consiste em quê?
Mas continuará a pedir o 3D Secure, certo?

No meu caso fiz a verificação do Cartão de Credito no Revolut, e assim que quero carregar a conta, nunca mais pediu códigos, é muito mais rápido :) e como pede sempre o FaceID quando inica a App não tenho problemas de segurança :)
 
Na minha experiência há imensos TPAs que suportam contactless e não suportam contactless MBWAY. São aliás a larga maioria. Se depois fazem o contactless via MB ou via VISA/Mastercard é que já não sei.

É possível porque o contactless MBWAY e contactless com cartão físico/Apple Pay são processados de forma diferente, como expliquei. Pegando no meu exemplo podes ter um TPA que suporte 1, 3 e 4 e não suporte a opção 2.
 
Boa tarde,

Uma questão, o cartão da CCA também é pre-pago ou é o cartão de débito normal?

Caso seja cartão de débito normal não terá maior compatibilidade nos contactless?

Obrigado
 
Pelo que entendi é um cartão de débito normal.

Pelo menos não vejo aqui nenhuma opção para adicionar fundos, pelo contrário, ele na configuração pede para te associar à tua conta precisamente para ter onde ir buscar o dinheiro sempre que fazes uma compra.
 
Back
Topo