Apple poderá vir a licenciar OS X a terceiros

Não acredito. O licenciamento do Mac OS foi uma medida desastrosa para a Apple nos anos 90. A Apple não vende Sistemas Operativos separados de Hardware, vende o pacote hardware+software. Permitir que outros vendam máquinas não-Apple com Mac OS é permitir a canibalização do market share (mínimo) que o pacote da Apple tem. E não, não acho que o custo das licenças cobrisse a perda de hardware vendido pela Apple, pois julgo que ninguém ainda acredita que o monopólio windows/PC possa sequer ser beliscado, e para haver algum ganho com esta solução teria que haver um aumento significativo de market share de OS X PC's.

No entanto, como medida legal para permitir a resolução deste conflito judicial, adicionando algum catch que o transforme num presente envenenado, que impeça alguém ou alguma companhia de realmente considerar usar esse licenciamento, talvez... Mas mesmo assim, acho extremamente difícil.
 
Não acredito. O licenciamento do Mac OS foi uma medida desastrosa para a Apple nos anos 90. A Apple não vende Sistemas Operativos separados de Hardware, vende o pacote hardware+software. Permitir que outros vendam máquinas não-Apple com Mac OS é permitir a canibalização do market share (mínimo) que o pacote da Apple tem. E não, não acho que o custo das licenças cobrisse a perda de hardware vendido pela Apple, pois julgo que ninguém ainda acredita que o monopólio windows/PC possa sequer ser beliscado, e para haver algum ganho com esta solução teria que haver um aumento significativo de market share de OS X PC's.

No entanto, como medida legal para permitir a resolução deste conflito judicial, adicionando algum catch que o transforme num presente envenenado, que impeça alguém ou alguma companhia de realmente considerar usar esse licenciamento, talvez... Mas mesmo assim, acho extremamente difícil.

E oq ue dirias a uma liberalização do Leopard quando saisse o Snow sendo que o Snow não seria liberalizado?

Dá que pensar :)
 
Definitivamente é um rumor não credível. Já mais alguém teria dito alguma coisa. Isto seria uma noticia gigantesca.

Rui:

O problema é o que é que o Snow pode trazer de tão bom que o torne muito mais interessante que o Leopard. Vê a quantidade de pessoas que continua a usar o XP apesar do Vista ter saido à muito tempo.
 
pois julgo que ninguém ainda acredita que o monopólio windows/PC possa sequer ser beliscado

Porque não?
Sou capaz de jurar que o CEO da Dell disse que adorava poder colocar OS X nos computadores deles.
O OS X não é um Sistema operativo que esteja limitado a alguns segmentos de mercado. Poderia ser usado em muitos cenários. Só não é porque a Apple não quer.
Com o Vista a Apple pode ter perdido uma grande oportunidade, que talvez não volte a ter com o 7.

Se não querem libertar a parte cliente, porque não liberalizar só o OS X Server. É *nix e de certeza que teria mais impacto no mercado do que estando limitado a hardware só da Apple.
A Apple podia olhar para o exemplo do Solaris, já que o usou tanto tempo, pelo menos nos web servers.
 
Porque não?
Sou capaz de jurar que o CEO da Dell disse que adorava poder colocar OS X nos computadores deles.
O OS X não é um Sistema operativo que esteja limitado a alguns segmentos de mercado. Poderia ser usado em muitos cenários. Só não é porque a Apple não quer.
Com o Vista a Apple pode ter perdido uma grande oportunidade, que talvez não volte a ter com o 7.

Se não querem libertar a parte cliente, porque não liberalizar só o OS X Server. É *nix e de certeza que teria mais impacto no mercado do que estando limitado a hardware só da Apple.
A Apple podia olhar para o exemplo do Solaris, já que o usou tanto tempo, pelo menos nos web servers.

O mesmo CEO, que disse que era melhor a apple devolver o dinheiro aos investidores e fechar as portas? Ironico :D
 
Isto vai acontecer no dia de São Nunca à tarde... Ia ser o caos como já foi no passado sempre que permitiram clones (política cancelada devido aos resultados desastrosos). Só sendo obrigados é que farão algo deste tipo.

Antes que falem que com o Jobs fora, dia santo na loja, tenho uma notícia para vocês, ele deixou bem claro que teria a final word nas big decisions durante a baixa. Como é óbvio, uma decisão destas nunca seria tomada sem a aprovação dele. É algoq ue afecta todo o modelo de negócio, não uma birra..
 
E se começarem a meter OSX OEM, em vez de venderem apenas o SO sem Hardware?
Fazem meia dúzia de acordos com os fabricantes e passam a ter metade do império da Microsoft.
Já 'tou mesmo a ver, Asus e Dell com OSX OEM! Hardware Apple, só para quem quiser pagar mais uns cobres ;)
Se canibaliza algum mercado? Sim, mas não é so canibalismo, que eles assim dão a dentada á MS.

A história tende a repetir-se.
 
Pagar mais uns cobres é basicamente ninguém. Era só uma questão de tempo (que demorava a desaparecer toda a gente)

Não é que a Apple não pudesse viver assim. Isso eles saberão avaliar. Mas teriam de viver de uma maneira radicalmente diferente da actual.

Seja como for a Apple actualmente já é muito diferente da Apple onde a 1ª coisa que o Jobs fez foi cortar os clones.
 
E as pessoas começavam a perguntar onde está a "barra azul e o iniciar?" A maior parte das pessoas que usam um computador usam windows e nem querem saber se há alternativa!
 
o que dá mais dinheiro? vender um portátil ou 10 licenças de SO? cheira-me que vender SO dá mais dinheiro. só precisas de uma fábrica a copiar cds, e o rácio investimento/lucro é muito mais favorável. claro que os religiosos apple iam continuar a comprar o hardware apple, e que as meninas que acham fofinho iam continuar a comprar e os gajos que acham que as gajas acham fofinho iam continuar a comprar. quem só se interessa pelo sistema operativo e não tanto pelas máquinas (e a sua escassa oferta) acaba por não comprar material da apple porque não oferecem computadores para imensos segmentos de mercado.

para mim é uma situação em que se podem tirar imensos proveitos. não comparemos isto à altura dos clones antigos, porque a orientação de mercado actual é completamente diferente. na altura o SO era tudo, agora os macs vendem muito porque é moda/são fofinhos/lindos/etc. quem quer um apple vai continuar a comprar apple.

ou voces não confiam nos compradores? se têm medo, é porque andam todos a comprar macbooks mas na realidade o que vocês queriam era um acer de 400 euros com os X :-D
 
Pagar mais uns cobres é basicamente ninguém. Era só uma questão de tempo (que demorava a desaparecer toda a gente)
Obviamente que estou a falar de um nicho de mercado muito pequeno, mas que pode ser lucrativo: Se a Motorola meteu cristais Swarovski num telemóvel, a Apple nao poderia fazer algo do género, chegar ao excentrico?

Não é que a Apple não pudesse viver assim. Isso eles saberão avaliar. Mas teriam de viver de uma maneira radicalmente diferente da actual.

Seja como for a Apple actualmente já é muito diferente da Apple onde a 1ª coisa que o Jobs fez foi cortar os clones.
Começaram por colocar Intel's e acabar com os Motorolas.
A MS começou por impingir o DOS e o Windows->domina o mercado.
O desejo pelo OSX é elevado, o hype é elevado. É uma boa altura para liberar o OSX para todos os Intel's e irmaos.
 
Duvido que se consiga operar um negócio de computadores com base em produtos desses (ou de telemóveis, visto que esses Motorolas não são mais que alterações dos modelos comuns, ou seja precisam do trabalho de engenharia que já está feito antes)

A parte de colocar processadores intel sempre estive convencido que foi executada tanto para a alargar o interesse da plataforma mas também para resolver de vez a falta de capacidade crónica em arranjar PowerPCs decentes. Aliás isso até liga com o ponto anterior. Cada vez é mais difícil gerir negócios neste campo baseados em baixo volume.
 
na altura o SO era tudo, agora os macs vendem muito porque é moda/são fofinhos/lindos/etc. quem quer um apple vai continuar a comprar apple.

ou voces não confiam nos compradores? se têm medo, é porque andam todos a comprar macbooks mas na realidade o que vocês queriam era um acer de 400 euros com os X :-D

Wrong, quem quer isso é quem defende com unhas e dentes esta abertura do OSX a outras frentes, não a maioria dos utilizadores de Mac (diria que a esmagadora maioria).

Se era aliciante ter um Acer (ou outra porcaria qualquer) a 500 euros com OSX legal? É que para isso, compro um com windows, para ter uma performance medonha e hora e meia de bateria ...

Depois, o OSX funciona com um hardware muito "limitado" (em número), e fora do mundo Apple existem centenas de modelos de portáteis e pc's das mais variadas cores e feitios, com uma variedade de hardware que nunca mais acaba. A Apple estaria interessada em meter-se neste jogo? A meu ver, nem estão interessados, nem vão estar.

O máximo que poderá acontecer, como já foi dito, é algo do género "pronto, aqui têm o OSX, agora amanhem-se a vender hardware para funcionar com o SO tal como está que nós não vamos entrar nesse filme".
 
Última edição:
[PC]Räzzo;4188137 disse:
O mesmo CEO, que disse que era melhor a apple devolver o dinheiro aos investidores e fechar as portas? Ironico :D

Sim, de facto é o mesmo :p.
Mas ele apenas disse duas coisas que toda a gente pensa (ou pensava). Quando ele disse isso, a Apple estava um desastre.
O ele dizer que adorava vender computadores com OS X, não é mais o que todos os outros CEO pensam.
A HP por exemplo foi completamente lixada com o Vista "ready" e andam a meter interfaces proprios em cima do XP / Vista. Se tivessem hipótese de vender OS X com condições razoáveis, aposto que aceitavam.

E as pessoas começavam a perguntar onde está a "barra azul e o iniciar?" A maior parte das pessoas que usam um computador usam windows e nem querem saber se há alternativa!

A maior parte das pessoas come com o que apanha à frente. Seja Windows, seja outra coisa. Se muda, pedem suporte. No caso do OS X até existe Microsoft office.
A maior parte das pessoas gosta de um interface bonito e nisso a Apple tem melhor gosto que a Microsoft, na minha opinião.

ou voces não confiam nos compradores? se têm medo, é porque andam todos a comprar macbooks mas na realidade o que vocês queriam era um acer de 400 euros com os X :-D

Bingo. Muitas (se não todas) pessoas compra um Mac pelo software e têm que comer com o que a Apple lhes dá a nível de hardware com a filosofia de "nós sabemos o que é melhor para o cliente".
 
A maior parte das pessoas come com o que apanha à frente. Seja Windows, seja outra coisa. Se muda, pedem suporte. No caso do OS X até existe Microsoft office.
A maior parte das pessoas gosta de um interface bonito e nisso a Apple tem melhor gosto que a Microsoft, na minha opinião.

Verdade. Já vi pessoas que não estavam de todo habituadas a utilizar computadores a adaptarem-se maravilhosamente ao interface do OSX, e é sabido que é um interface muito mais intuitivo que o da MS.

Bingo. Muitas (se não todas) pessoas compra um Mac pelo software e têm que comer com o que a Apple lhes dá a nível de hardware com a filosofia de "nós sabemos o que é melhor para o cliente".

Não concordo :)

Estás a fazer uma separação entre o SO e a máquina que não é de todo a mais correcta. Eu comprei o Mac porque queria algo que a porcaria do windows, *mas* a minha principal procura era um portátil que fosse realmente um portátil, não um tijolo muito potente que nem 2 horas aguenta sem estar ligado à corrente.

Num Mac, tens o OSX que é incomparavelmente superior a qualquer SO da MS (mesmo a nível técnico, é muito, mas muito superior), tens hardware montado de propósito para funcionar a 100% com o SO, e tiras daí uma performance que não tens num portátil windows.

Quando comprei o meu não consegui encontrar um único laptop windows decente, do mesmo género de características do Macbook, que se aguentasse por mais de 2 horas e meia com bateria, para não referir o facto de que com 2GB de RAM e com o windows vista a maioria davam para desenrascar. No Macbook com os mesmos 2GB o sistema até voa, e posso ter um número infindável de programas abertos ao mesmo tempo.

Portanto não, não é só o SO, de todo ...
 
Última edição:
Não concordo :)

Estás a fazer uma separação entre o SO e a máquina que não é de todo a mais correcta. Eu comprei o Mac porque queria algo que a porcaria do windows, *mas* a minha principal procura era um portátil que fosse realmente um portátil, não um tijolo muito potente que nem 2 horas aguenta sem estar ligado à corrente.

Num Mac, tens o OSX que é incomparavelmente superior a qualquer SO da MS (mesmo a nível técnico, é muito, mas muito superior), tens hardware montado de propósito para funcionar a 100% com o SO, e tiras daí uma performance que não tens num portátil windows.

Quando comprei o meu não consegui encontrar um único laptop windows decente, do mesmo género de características do Macbook, que se aguentasse por mais de 2 horas e meia com bateria, para não referir o facto de que com 2GB de RAM e com o windows vista a maioria davam para desenrascar. No Macbook com os mesmos 2GB o sistema até voa, e posso ter um número infindável de programas abertos ao mesmo tempo.

Portanto não, não é só o SO, de todo ...

Dentro do assunto das baterias não estou completamente dentro assunto, mas hoje em dia deves encontrar portáteis decentes com Windows. Mas neste ponto até posso dar o braço a torcer.

O OS X ser tecnicamente melhor que o OS X é discutivel. Exemplo: Volume shadow copy vs Time Machine. A Apple sabe vender o que tem e a Microsoft não.
Acho muito difícil alguém dizer que um Windows 2008 é tecnicamente inferior a um OS X Server.

Quanto à Ram, o OS X não é propriamente um exemplo de Sistema operativo que coma pouca ram, mas ao preço que está a ram, também não vale muita pena discutir, apesar da Apple oferecer sempre menos Ram nos seus sistemas que o que podia.

Em relação de a Apple controlar o hardware por causa de problemas com drivers, não sei se hoje em dia essa questão se põe como antigamente.
Hoje em dia existem 3 empresas de gráficas e não dezenas como nos anos 90. Mesmo em outros periféricos, muitas marcas usam os mesmos chips.
Os processadores é outro exemplo. Qual a razão da Apple não dar maior escolha neste ponto? A questão não é drivers.
 
Última edição:
Verdade. Já vi pessoas que não estavam de todo habituadas a utilizar computadores a adaptarem-se maravilhosamente ao interface do OSX, e é sabido que é um interface muito mais intuitivo que o da MS.

Concordo plenamente, mas:


Estás a fazer uma separação entre o SO e a máquina que não é de todo a mais correcta. Eu comprei o Mac porque queria algo que a porcaria do windows, *mas* a minha principal procura era um portátil que fosse realmente um portátil, não um tijolo muito potente que nem 2 horas aguenta sem estar ligado à corrente.

Na altura não faço ideia, mas por exemplo agora encontras facilmente, principalmente Vaios. Teoricamente têm uma autonomia muito próxima dos novos MacBooks, mas nunca testei nenhum.

Num Mac, tens o OSX que é incomparavelmente superior a qualquer SO da MS (mesmo a nível técnico, é muito, mas muito superior), tens hardware montado de propósito para funcionar a 100% com o SO, e tiras daí uma performance que não tens num portátil windows.

Isso de ser incomparavelmente superior tem muito que se lhe diga. Que é mais intuitivo e que aproveita muito melhor a máquina não duvido, agora ser superior a nível técnico...há coisas inegáveis, como o facto de o OS X ser *NIX based, tendo desta forma muitas vantagens em relação à arquitectura Windows, mas um SO não se resume a isso, e nunca saberemos se a nível de código um é melhor que o outro.

Quando comprei o meu não consegui encontrar um único laptop windows decente, do mesmo género de características do Macbook, que se aguentasse por mais de 2 horas e meia com bateria, para não referir o facto de que com 2GB de RAM e com o windows vista a maioria davam para desenrascar. No Macbook com os mesmos 2GB o sistema até voa, e posso ter um número infindável de programas abertos ao mesmo tempo.

Se eu te disser que tinha um portátil com 2GB de RAM e com o Windows Vista e que ele corria que era uma maravilha tu acreditas? Eu sei que não, portanto nem vou perder tempo a argumentar.

O Namesis11 referiu muito bem que a Apple sabe vender os seus produtos. Provavelmente muita gente neste fórum nem sabe que em Windows existe uma coisa muito parecida com o Time Machine, nem mesmo os utilizadores Windows o sabem. E depois esta falta de "saber vender" da Microsoft traduz-se nos utilizadores, já que muitos até abrem o cmd e simplesmente desactivam o Volume Shadow Copy só porque está a comer espaço, em vez de diminuirem o espaço ou até mudar o disco em que o volume shadow copy é feito. Outro grande exemplo é a gestão da RAM, a principal razão pela qual o Vista não teve sucesso. Os utilizadores do Windows fazem um filme incrível ao ver a RAM a ser usada. E os utilizadores do OS X o que é que fazem quando têm 100MB de RAM livres? É na boa.

A nível de qualidade tecnica é dificil de dar uma opinião, apenas acho que a diferença não é assim tão grande como se faz parecer. Muitas vezes faz-se a comparação entre Leopard e XP e claro que nem há comparação possível. No Vista as coisas melhoram muito, embora claro que não tenho dúvidas que o OS X é superior. Mas também não é o completo mar de rosas.

Quanto ao facto da Apple licenciar a terceiros, duvido que o façam. Dar o SO e dizer "desenrasquem-se" era cair no problema que actualmente existe com o Windows: as marcas desenvolvem drivers que trabalham mal, e depois os crashes e afins é tudo culpa da Microsoft, quando na realidade nem o é. E depois, a própria Apple iria ficar mal vista, o que poderá não ser bem o que a Apple quer.
 
Última edição:
Isto vai acontecer no dia de São Nunca à tarde... Ia ser o caos como já foi no passado sempre que permitiram clones (política cancelada devido aos resultados desastrosos). Só sendo obrigados é que farão algo deste tipo.

Antes que falem que com o Jobs fora, dia santo na loja, tenho uma notícia para vocês, ele deixou bem claro que teria a final word nas big decisions durante a baixa. Como é óbvio, uma decisão destas nunca seria tomada sem a aprovação dele. É algoq ue afecta todo o modelo de negócio, não uma birra..

É dificil saber como está o Jobs. Não quero ser alarmista mas o que é certo é que ele não aparece em público e a deterioração dele tem sido paulatina.

Mas há um argumento que ainda aqui não vi ser tomada em consideração e quanto a mim falham em toda a linha quando se compara com o momento anterior em que isso foi possível. A apple tem e baseia o seu negócio numa diversidade de negócios que nunca teve. Não tinha nessa altura. Vejamos:

1- iPod não tinha nada disso. Reinventou com o iPod o que a Sony tinha feito com o walkman.
2- Vender música online. Brutal é um dos alicerces do rendimento. Também acho que a apple nunca quis DRM mas ainda ontem via o Tekzilla e parece (pelo menos é o que lá é dito e o Leo laporte disse o mesmo no MBW) que se quiserem alguma das músicas que fizeram download com DRM têm que fazer a todas as músicas. Não dá para fazer a 5, 10 ou 50 das 1000 que tenham comprado. Isto é de doidos.
3- iPhone. Mercado completamente novo. Um dos alicerces da apple actual. Não existia nada disto na altura.
4- App store para o iPod. Mais uma vez muito dinheiro a entrar e mercado muito promissor.

Não me parece que as coisas sejam iguais e o modelo da apple permite ir para o World Domination com o OS X versus Windows. E há aqui mais um dado adicional e aproveito para dizer que nunca usei o Vista mais do que umas horas e o 7 ainda só li. Não meti as unhas nele. Mas há uma coisa que ainda não encontrei na discussão da beta tirando a parte da corrupção dos ficheiros em mp3, é que o 7 esteja mau. Não vou discutir se vai buscar muitas ideias ao OS X. O facto é que o 7 parece estar bom e pode trazer mais hegemonia ao Windows. E eu estou cansado de querer ter um quad core e não consigo ter isso na apple. Ontem diziam-me o teu mackbook saiu mau. Aquece muito, tu usas isso com muitos programas abertos ao mesmo tempo e tinha que se pagar para ter a norma n. Isso não é problema meu. Eu até comprei a versão em preto com acessórios brancos :D Era suposto ser a versão XPTO da coisa...

Já o disse aqui que acho que é mentira. Mas na parte das suposições não vejo que fosse uma má jogada.

E as pessoas começavam a perguntar onde está a "barra azul e o iniciar?" A maior parte das pessoas que usam um computador usam windows e nem querem saber se há alternativa!

Sinceramente não acho. Se há uma coisa que o OS X tem é uma coerência que facilmente as pessoas se habituam.
 
Back
Topo