Apple poderá vir a licenciar OS X a terceiros

Eu acho uma grande jogada da Apple.

Se já havia muitas discussões sobre se realmente os produtos da Psystar eram assim tão mais baratos que os da Apple para compensar, se a Psystar tiver que pagar 299$ por cada máquina, vai acabar com produtos tão ou mais caros que os macs.

A Apple elimina o processo judicial, encaixa mais verbas, e no final nem sequer possibilita aos clones terem um preço competitivo, a 299$ por máquina dificilmente se podem propor máquinas competitivas, esqueçam os Acer de 500€ de que falaram aqui...
 
Sim, pode-se dizer que é para controlo de versões, mas mais como backup.

Microsoft Visual SourceSafe (VSS) is a source control software package oriented towards small software development projects. Like most source control systems, SourceSafe creates a virtual library of computer files. Users can read any of the files in the library at any time, but in order to change them, they must first "check out" the file. They are then allowed to modify the file and finally check it back in. The changes are made available to the other users only after the file has been checked in. Thus, a file cannot be edited by multiple users simultaneously. While most commonly used for source code, SourceSafe can actually handle any type of file in its database, but prior versions have been shown to be unstable when confronted with large amounts of non-textual data (images, binary executables, etc).
Devemos estar a falar de coisas diferentes, mas isto é praticamente a definição de CVS/SVN. Com a diferença que estes não estoiram :x2:
 
Details are sketchy at present, but sources indicate that licensed clone makers will agree to shoulder 100% of support costs, relieving Apple of any liability whatsoever in that department.

Lendo esta parte do texto original...
diria que não vejo o porque deste ser um mau passo ou ser fake :)
 
Devemos estar a falar de coisas diferentes, mas isto é praticamente a definição de CVS/SVN. Com a diferença que estes não estoiram :x2:

Exactamente. Parece que o Nemesis usa o VSS para fazer backup. Embora a maioria da comunidade *nix prefira usar o velhinho e robusto rsync, também se usa o SVN para backup. É um uso um pouco limitado para um canhão como o SVN mas funciona.
 
a cena boa disto, era que os mac's iram passar a ser mais baratos. visto que o sistema operativo iria deixar de ser exclusivo de um tipo de protatil..
 
tenho acompanhado a este tópico e agora por acaso encontrei este vídeo no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=maIgu_7oLm0&feature=rec-HM-fresh+div

ao que parece já não é a primeira vez que a apple toma esta medida face aos clones, libera o OS actual mas não os próximos.
Quando lia este tópico não sabia se esta noticia era fake ou não, mas depois de ver este vídeo, visto que já nao ia ser a primeira vez que isto acontecia, não me admirava de voltar a acontecer :)
 
Os clones quase que mataram a Apple. Duvido que caiam no mesmo erro.

mas então as pessoas não compram apple por causa da qualidade do hardware, inovação, design, etc etc etc?
afinal parece que andam todos enganados.
se haver clones mata a apple, é sinal de que as pessoas andam contrariadas a comprar os computadores, e que as tretas de design integrado, qualidade de fabrico, etc e coisa e tal, não são argumentos reais dos mac. só vendem porque são um ambiente fechado :p

esta é a principal conclusão a tirar dos comentários "clones vão matar a apple".
 
mas então as pessoas não compram apple por causa da qualidade do hardware, inovação, design, etc etc etc?
afinal parece que andam todos enganados.
se haver clones mata a apple, é sinal de que as pessoas andam contrariadas a comprar os computadores, e que as tretas de design integrado, qualidade de fabrico, etc e coisa e tal, não são argumentos reais dos mac. só vendem porque são um ambiente fechado :p

esta é a principal conclusão a tirar dos comentários "clones vão matar a apple".
Vendem pelas duas razões. Se pensares um bocadinho, chegas à conclusão o que diferencia mesmo os computadores Apple do resto das ofertas de mercado, é mesmo o Mac OS X. Sem a integração que Mac OS X oferece, os computadores Apple são comparáveis a outros do mesmo segmento (Vaios -> MacBook / MacBook Pro, Dell Workstations -> Mac Pro, etc).

Os clones já quase mataram a Apple uma vez, se acreditam que a Apple vai voltar a autorizar clones, então também devem acreditar no Pai Natal e na Fada Madrinha. A primeira coisa que o Steve Jobs fez quando voltou ao posto de CEO foi matar os clones, e duvido que alguma vez nos próximos anos a Apple autorizará clones por vontade própria (pode porém, ser obrigada por alguma ordem judicial a fazê-lo, o que eu também duvido que aconteça).

Se a Apple verdadeiramente autorizar os clones, vendo o meu stock todo da empresa, porque acabará por diluir a marca e reduzir os lucros.
 
Vendem pelas duas razões. Se pensares um bocadinho, chegas à conclusão o que diferencia mesmo os computadores Apple do resto das ofertas de mercado, é mesmo o Mac OS X. Sem a integração que Mac OS X oferece, os computadores Apple são comparáveis a outros do mesmo segmento (Vaios -> MacBook / MacBook Pro, Dell Workstations -> Mac Pro, etc).
portanto num mundo em que a apple conquistasse uma imensa fatia de mercado dos SO (acabaria por acontecer!), estás a dizer que as vendas de hardware iam descer? :lol: e mesmo que descessem, o que é altamente duvidoso, a venda do SO para outros fabricantes mais do que compensava.
 
a apple tem que decidir entre ser uma empresa de software massivo como a microsoft, ou uma empresa de hardware ... querer fazer parte dos dois mundos nunca lhes irá trazer grande sucesso !

e eu sou da opinião que se o OSX fosse vendido para outros hardwares seria esse o sistema mais utilizado worldwide !
 
A Apple não quer atingir altos níveis de market share, estes trariam mais problemas do que os resolveriam.

Não estou com muita paciência para vos explicar porque é que Apple é uma empresa de hardware e não de software, e porque é que não se quer tornar numa Microsoft. Mas digamos que tem lucros mais que suficientes com o modelo de negócios actual, e já ficou provado no passado que autorizar clones é desastroso.

Continuem a bater na mesma tecla, mas a Apple nunca autorizará clones por vontade própria.
 
Não estou com muita paciência para vos explicar porque é que Apple é uma empresa de hardware e não de software, e porque é que não se quer tornar numa Microsoft. Mas digamos que tem lucros mais que suficientes com o modelo de negócios actual, e já ficou provado no passado que autorizar clones é desastroso.
o modelo de negócio actual é muito diferente do modelo de negócio do passado desastroso dos clones.
e se é uma empresa de hardware, basear o seu sucesso no software não deixa de ter piada. quer dizer que vendem hardware, é o seu negócio, mas sabem que o hardware não é grande coisa, e por isso é que fecham o software, não vá aparecer alguém com hardware melhor e roubar-lhes o negócio :lol:
 
o modelo de negócio actual é muito diferente do modelo de negócio do passado desastroso dos clones.
e se é uma empresa de hardware, basear o seu sucesso no software não deixa de ter piada. quer dizer que vendem hardware, é o seu negócio, mas sabem que o hardware não é grande coisa, e por isso é que fecham o software, não vá aparecer alguém com hardware melhor e roubar-lhes o negócio :lol:
Vou-te explicar muito devagarinho, como se fosses muito burro.

A Apple é uma empresa de hardware, na medida em que o grosso do lucro da Apple vem da venda de hardware.

Todos os computadores Apple têm margens de lucro enormes, muito mais altas do que o que é normal na indústria, e no entanto as pessoas compram na mesma.
Porquê?

Porque a Apple diferencia o seu hardware das restantes ofertas de mercado com um sistema operativo que não se encontra em mais nenhum lado. O Mac OS X é o factor diferenciador principal dos computadores Apple, e, sem ele, a Apple nunca conseguiria manter as margens de lucro que tem actualmente nos seus computadores.

A Apple tem computadores muito bons, mas a maior parte dos seus clientes dir-vos-á que se houvesse um portátil mais barato e com melhores características que corresse Mac OS X nativamente, sem hacks, sem manhas, tudo 100% aprovado, que este seria a sua escolha. Eu sei que seria a minha.

Não compro Apple para fazer nenhum fashion statement, não compro Apple apenas porque posso.

Compro Apple porque oferecem um produto que não tem comparação com a restante oferta do mercado. Um produto que tem um sistema operativo excelente, e que oferece uns extras muito agradáveis (corpo de alumínio, teclado retro-iluminado, excelente trackpad, entre outros).
 
Última edição:
a apple tem que decidir entre ser uma empresa de software massivo como a microsoft, ou uma empresa de hardware ... querer fazer parte dos dois mundos nunca lhes irá trazer grande sucesso !

e eu sou da opinião que se o OSX fosse vendido para outros hardwares seria esse o sistema mais utilizado worldwide !

Pssiuuu, aqui que ninguém nos ouve. A Apple é das empresas mais bem sucedidas e das que mais lucra. São largas as dezenas de milhares de milhões dólares que guardam no banquinho!

A Apple é uma empresa de hardware+software. Convém perceber isto porque caso contrário nunca perceberão pq que raio o iPhone/iPod/Mac/whatever são um sucesso.
 
Bem, se formos ver que a crise está aí, pode ser preferível à apple vender apenas software do que não vender nada ou quase nada. Afinal de contas existe muitos computadores que são perfeitamente compatíveis com o OSx e que correm windows. Como apple deve estar a antever que as vendas de hardware irão cair muito, então vender o OSx para aqueles que têm um computador a correr o windows pode ser uma boa opção
 
Vem sempre com a mesma história. A Apple promove um ambiente fechado e controlado, e isso tem-se visto nos últimos tempos com a história de os iPod Touch/iPhone não poderem entrar directamente em modo DFU e com a história de dificultar a vida ao jailbreak!
Não acredito minimamente que a iniciativa parta da Apple!
 
Back
Topo