1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple precisa de tornar o OS X Open-Source

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Metro, 18 de Abril de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 1407)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Quem o diz é o Dvorak: http://abcnews.go.com/Technology/ZDM/story?id=1851765

e dá realmente que pensar.
    Imaginem deixar que o OS X seja open source. A apple continuaria a fazer e a vender os programas que tem o que daria para algum tempo. Imagino que depois de o OS X passar a open source depressa veriamos todo o tipo de programas à sua volta.

A Apple continuava a vender Hardware como tão bem tem feito. Imagino que poderia vender mais pq não conheço ninguém que não goste dos portáteis por exemplo da apple mas que nunca os consideraram porque não entendem nada de Mac OS X. E isso é uma barreira. O Boot Camp lembrem-se que apenas agora apareceu portanto nunca foi alternativa.

Há tantos pontos que podem ser discutidos a favor como contra mas sem duvida que dá que pensar.

Como ficaria o Linux no meio disto tudo. Não faço ideia penso que continuaria de boa saude. A Microsoft é que perdia sem duvida muito terreno. Com o leque maior de utilizadores de Mac OS X era todos os dias ver o pessoal a mudar. Pelo menos experimentar e muitos mudavam mesmo. Quem joga não mas os outros...

2. timber

timber Zwame Advisor

Se o Mac OS X fosse opensource alguém facilmente detectava o sítio onde ele lê as chaves de hardware que estarão algures nas boards mactel. E fazia release exactamente do mesmo código sem estes incómodos pormenores.
    E a Apple tirando raras excepções não vendia um parafuso a ninguém a não ser que fosse um parafuso para prender o disco dum iPOD. Os Desktops tinham uma morte instântanea (apesar de serem muito bonitos e tudo mais), os portáteis é verdade que toda a gente gosta deles mas... duvido que muita gente os realmente comprasse tal como quase ninguém compra os VAIOs de 2000 e tal €€€ por mais bonitos que sejam. Depois há muita gente que acha que o Mac OS X é onde está o valor dos Macs. Sem o OS nem se dariam ao trabalho de olhar para o hardware da Apple.
    Ter todo o MacOS X como open source seria um suicídio a meu ver. Ter partes é boa ideia mas... eles já fazem isso

3. Metro

Staff Member

A apple tem provavelmente mais lucro a vender IPODs do que os portáteis. A questão é essa. É o serviço que têm. Nomeadamente nos países civilizados:D as megastores da apple. É um conjunto enorme de coisas.
    Se fosse gratuito para uso pessoal e pago para empresas. Seria uma boa solução:)

O Steve Jobs já deve ter pensado como isto faria tão bem á Microsft que deve estar tentado :D

4. QuickFire

QuickFire What is folding?

Sim porque vistas bem as coisas uma grande fatia dos iMacs e derivados são para Empresas (Design, Som, Whatever :P) acho é que ao perder a exclusividade ia fazer tão mal que a empresa ia estar numa corda bamba... se os ipods passarem de moda a Apple vai-se... enfim...

5. jaac

jaac Power Member

Já foi tempo... quando era ppc tinhas acesso à base do mac os x, desde que mudaram para intel deixou se ser assim...

6. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Quem confia no Dvorak?
    Eu não :lol: .

7. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Ele há com cada doido.
    O Encarnado diz que a Apple deveria oferecer ao Encarnado um modelo de cada producto que comercializa.

Concordo com o timber, tornar o X open-source era dar um tiro ainda maior no pé.
    Se o TPM anda a querer ditar a morte ao open-source...

8. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Tornar o sistema operativo Open Source é ridículo... Aprender com sistemas Open Source sim... senão vejamos alguns exemplos:

1- Ferramentas de distribuição de software - Integração com P2p ou o tradicional Bit Torrent para updates
    2- Oferta de Dvds com software OpenSource e defesa dos formatos OS... (OppenOffice)
    3- Criação de ferramentas de tradução online ->launchpad do Ubuntu
    4- Criação de um DVD Live com suporte de um mínimo de hardware bem como o software principal do Sistema operativo para que qualquer pessoa o possa arrancar (sem instalar) num PC e fazer um test drive sem preocupações de espaço em disco ou mesmo de formatações/partições... tira-se o dvd e vai à vida...

isto são só alguns exemplos

9. ajax

ajax Banido

Qual seria a vantagem de abrir o Aqua/CoreXPTO ao domínio público? Só se fosse para ser copiado para o Linux. ahahahh! Esse Dvorak anda a snifar alguma coisa.
    Primeiro é falso que se desenvolveria mais aplicações se passasse a open-source. É que não vejo razão alguma.

Ah, não esquecer que o Darwin é open-source.

http://developer.apple.com/opensource/index.html

10. ajax

ajax Banido

Os Vaio SZ Carbon Premium andam esgotados.

11. Metro

Staff Member

Como faziam para aumentar a quota de penetração da apple e do Mac OS X?

É que chega uma altura e eu tenho alguma dificuldade em perceber. Nunca coloquei em causa que o MAC OS X seja muito bom e que seja o motor dos apple. Mas se o hardware não é barato como vão aumentar o numero de utilizadores? Sem aumentarem o número de utilizadores de que vale ser o melhor sistema operativo do mundo?
    É que aqui e ali todos os users acabam por usar Windows.

Eu correria o risco de tornar o MAC OS X gratuito ou de o abrir a tudo o que é PC. O Boot Camp é o contrário e acho que apenas é uma ajuda a quem usa Mac ou se quiserem (apesar de não gostarem da ideia) dar mais uma opção a quem compra MAC.
    as pronto. Desisto:)

12. blastarr

blastarr Power Member

13. abc

abc [email protected] Member

Na mesma linha o Evangelion-01 acha que o passo estratégico que a Apple devia dar é entregar a posição de Chairman of the Board ao Evangelion-01 para que ele possa vigiar o CEO actual Steve Jobs....

A sério, tiro no pé? Tiro na cabeça... Inibam-se de colocar aqui notícias que parecem saídas do 24 horas... :P

14. ajax

ajax Banido

Isso é no mercado Americano e de lá espero tudo. Vê-lá tudo que aquilo vende tão bem que até tiveram que vender versões non-carbon cuja diferença é uma letrinha apenas na designação do modelo. Por cá o bicho bom é conhecido por VGNSZ1VP/C.CEZ

Última edição: 19 de Abril de 2006
  15. ajax

ajax Banido

Não percebo qual é a relação entre o TPM e a morte do open-source. O TPM é essencial para teres uma plataforma segura sem grandes complicações. Uma das utilizações mais frequentes é o uso de software de encriptação de dados ou disco com suporte TPM. O único senão é a mais que obvia existência de back-doors para que os meninos dos FBI, CIA e companhia possam ter acesso não autorizado a coisas que eventualmente quisesses proteger.

16. issues

issues Power Member

Meus amigos, é o seguinte sou utilizador de pc, fui de mac á alguns anos, mudei porque, era para mim dificil encontrar algum software para mac que fazia xpto coisas, enquanto que no pc, encontrava este software muito rápidamente. Sei que não vai ser de um dia para o outro, mas o software sem excepção deveria ser escrito em binario universal, para que, não houvesse a desculpa, não mudo para Mac porque não consigo fazer as tarefas A, B, C; ou então o programa não sei quantos não existe para Mac.
    Pessoalmente não mudo ainda, porque há muita coisa que necessito fazer(trabalhos para a universidade), que uso programas que não conheço substitutos para Mac.

17. kidloco

kidloco Power Member

Quais são esses programas ? geralmente há alternativas...as pessoas é que não as conhecem.

18. timber

timber Zwame Advisor

Os Porsches Carrera GT acho que também tem uma boa lista de espera

19. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

não sei se seria muito boa ideia tornar o Mac OS X código aberto.
    é verdade que provavelmente iria haver muitas mais pessoas a trabalhar na sua evolução, ou melhor, nas várias versões que provavelmente iriam surgir. aliás é precisamente por isto que eu não acho boa ideia, hoje em dia temos dezenas de versões do linux, e temos grupos de pessoas a trabalhar em várias versões em vez de todos contribuírem para a mesma...

já agora, alguém falou no preço dos Macs?
    qual o preço de um portátil ASUS de 12"?

é que quando eu comprei o meu portátil reparei que era mais barato do que os ASUS... obviamente que existem marcas mais baratas, mas convém não esquecer a qualidade.

20. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

podemos também referir o caso do Mclaren F1...

...mas devo referir que tenho visto bastantes portáteis VAIO.

Última edição: 19 de Abril de 2006

Partilhar esta Página