Apple provoca Intel com novo Power PC G5

Eles são caros, mas podiam ser bem mais baratos, ainda se está a pagar e muito bem a marca.


Visto numa loja PT:

***** G5 Dual a 2.3 GHz
Duplo Bus Frontal a 1.15 GHz
512K de cache de nível 2
512 MB SDRAM 128 bits DDR400
Extensível até 8 GB SDRAM
Unidade Serial ATA de 250 GB
SuperDrive 16x Double Layer
3 Slots PCI-X
ATI Radeon 9600
128 MB memória video DDR
Teclado e Rato Apple Pro

2383.00 EUR


***** G5 Dual a 2.7 GHz
Duplo Bus Frontal a 1,35 Ghz
512K de cache de nível 2
512MB SDRAM 128 bits DDR 400
Extensível até 8 GB SDRAM
Unidade Serial ATA de 250GB
SuperDrive 16x Double Layer
3 Slots PCI-X
ATI Radeon 9650
256 MB memória video DDR
Teclado e Rato Apple Pro

2861.00 EUR

E agora que tal colocar uns extras (isto no site da apple) à config incial:

***** G5 Dual a 2.7 GHz
ram 2x1GB
400 Gb disco
nVIDIA Geforce 6800 Ultra DDL c/ 256 GDDR3 SDRam
Bluetooth + airport extreme card

$4,198.00 +ou- €3,241.49

e claro que tal por um ecrã a condizer:
o Apple Cinema HD Display 23" + $1499
$5,697.00 +ou- €4,399.48

ou o Apple Cinema HD Display 30" + $2999
$7,197.00 +ou- €5,557.93
 
Última edição:
Aínda acho incompreensível como é possível uma empresa e uma plataforma de software conhecidos sobretudo no mercado gráfico (agora muito menos do que há uns anos, vejam o artigo sobre a compra da Macromedia pela Adobe no http://www6.tomshardware.com/business/20050503/index.html) e dos produtos de edição de vídeo, aínda vende no mercado configurações de orígem com 512 MB de RAM e placas gráficas Ati 9600, ambas completamente ultrapassadas e inúteis para algum trabalho de produtividade nessas áreas.

Até parece que empurram de propósito os clientes para a compra de acessórios caros, isto para um pc (o mac é um pc, apesar de tudo) já de si caro para o que oferece (é a BMW ou a Mercedes dos pc's, onde até o AC é opcional...).

Bastava aumentar a config-base para 1GB e uma Ati X800 ou NV 6800 e melhorava bastante o valor dos produtos, sobretudo nas gamas com G5's.
 
yah, não estão a ser muito sérios desse prisma, e mesmo com a vantagem que têm em photoshop, tão a dormir à sombra e a dar vantagem qualidade/preço aos PC's convencionais, há que ver que eles têm um nicho, no dia em que o perderem com windows que ficam mais baratos.

isto pouco a pouco...

tudo bem que macs nunca foram baratos, mas ao menos como disse o blastarr meterem uma 6800GT ou Ultra ou uma x850, bem como mais RAM.

ao menos assim, topo de gama é topo de gama, não é para ser "topo de gama temos de comprar mais RAM e melhor gráfica"

os macs mais "baratos" G5 dual deviam ter no minimo dos minimos algo ao nivel de 6600GT/X700XT/9800pro/XT
 
I_Eat_All disse:
yah, não estão a ser muito sérios desse prisma, e mesmo com a vantagem que têm em photoshop, tão a dormir à sombra e a dar vantagem qualidade/preço aos PC's convencionais, há que ver que eles têm um nicho, no dia em que o perderem com windows que ficam mais baratos.

Que vantagem é k podem ter no photoshop com 1 grafica da tanga?

Esse preços são para rir...

Mac já so vende uma imagem mais nada... e esta cada x a ficar uma imagem mais..... gay. :lol:
 
blastarr disse:
Aínda acho incompreensível como é possível uma empresa e uma plataforma de software conhecidos sobretudo no mercado gráfico... e dos produtos de edição de vídeo, aínda vende no mercado configurações de orígem com 512 MB de RAM e placas gráficas Ati 9600, ambas completamente ultrapassadas e inúteis para algum trabalho de produtividade nessas áreas.

Quanto à ram tens toda a razão. Quanto à gráfica... Efectivamente para ser um verdadeiro topo de gama, bem podia ter uma gráfica topo de gama. Mas salvo algumas aplicações muito específicas que conseguem tirar real partido da gráfica, 80% das aplicações comporta-se de igual maneira tenha uma 9600, uma 9200 ou um 6800 ultra...

No meu trabalho ainda usamos tnt's 2 de 32mb, e não é por isso que o photoshop, illustrator, indesign, quark, freehand, corel, acrobat, etc. se comportam pior...

Gostava de saber como é que consideras uma 9600 inútil para produtividade? :rolleyes:
 
Tenta usar o Maya com isso...

Além disso, por alguma razão placas como a QuadroFX 4400 SDI não existem em Mac's, apesar de serem muito úteis ao mercado de Vídeo Broadcast. (Gen-Lock e Frame-Lock directos)
 
Última edição:
Sim .... pq uma ti4800 é way better .....

Metam na porcaria dessa cabeça k mac na é pra jogar!!

Eu na tenho nem nunca tive mac cá em casa. Mas também não sou ceguinho.

PC's têm as suas vantagens e desvantagens, tal como os Machintosh.
 
blastarr disse:
Tenta usar o Maya com isso...
Vê o exemplo dos programas que dei... Quantas empresas é que achas que existem (em Portugal pelo menos) que usam o Maya, e quantas usam os programas que eu enumerei...
Agora transpõe isso para uma escala global...
Conclusão: Para a generalidade dos utilizadores, a 9600 chega e sobra!

Btw: Para quem quer uma utilização mais específica, existem placas específicas, que pela sua especificidade são impensáveis virem de origem. Vide:
http://www.digitalvoodoo.net/
 
blastarr disse:
Tenta usar o Maya com isso...

Além disso, por alguma razão placas como a QuadroFX 4400 SDI não existem em Mac's, apesar de serem muito úteis ao mercado de Vídeo Broadcast. (Gen-Lock e Frame-Lock directos)
Não existem desse fabricante, existem doutros.
Vê o link que está no post acima.
 
MyRuin disse:
Eles são caros, mas podiam ser bem mais baratos, ainda se está a pagar e muito bem a marca.


Visto numa loja PT:

***** G5 Dual a 2.3 GHz
Duplo Bus Frontal a 1.15 GHz
512K de cache de nível 2
512 MB SDRAM 128 bits DDR400
Extensível até 8 GB SDRAM
Unidade Serial ATA de 250 GB
SuperDrive 16x Double Layer
3 Slots PCI-X
ATI Radeon 9600
128 MB memória video DDR
Teclado e Rato Apple Pro

2383.00 EUR


***** G5 Dual a 2.7 GHz
Duplo Bus Frontal a 1,35 Ghz
512K de cache de nível 2
512MB SDRAM 128 bits DDR 400
Extensível até 8 GB SDRAM
Unidade Serial ATA de 250GB
SuperDrive 16x Double Layer
3 Slots PCI-X
ATI Radeon 9650
256 MB memória video DDR
Teclado e Rato Apple Pro

2861.00 EUR

E agora que tal colocar uns extras (isto no site da apple) à config incial:

***** G5 Dual a 2.7 GHz
ram 2x1GB
400 Gb disco
nVIDIA Geforce 6800 Ultra DDL c/ 256 GDDR3 SDRam
Bluetooth + airport extreme card

$4,198.00 +ou- €3,241.49

e claro que tal por um ecrã a condizer:
o Apple Cinema HD Display 23" + $1499
$5,697.00 +ou- €4,399.48

ou o Apple Cinema HD Display 30" + $2999
$7,197.00 +ou- €5,557.93

Edit: Tava a fazer confusão com os iMacs G5. Sim, pagas a marca, claro. Isso n se discute e os Powermacs continuam demasiado caros para o hardware q trazem.

Qnt às gráficas... só mesmo no Maya e afins é q faz diferença.

Eu n condeno a atitude da Apple. Tendo em conta a quota de mercado deles (e devido à popularidade do iPod eles terem tido lucros consideráveis) queiram "espremer" lucros em tudo o q vendam.

Também há q ter em conta um pormenor: nunca nenhum Mac foi tão barato como agora. Mesmo os topos de gama.
 
Última edição:
A partir do momento que se percebe que a Apple é um empresa que vive da venda de hardware a coisa fica muito mais simples de entender (e entender não é sinónimo de concordar com tudo)
 
timber disse:
A partir do momento que se percebe que a Apple é um empresa que vive da venda de hardware a coisa fica muito mais simples de entender (e entender não é sinónimo de concordar com tudo)

Uma Alienware ou Falcon Northwest glorificada ?
 
A Apple apesar de tudo tem muito mais engenharia que esses tipos. E classe também.... A maioria desses PC's são computadores desenhados pelo tipo do tuning "aileron matias corta o vento às fatias"
E depois tem os custos da tralha toda que tem que programar para dar valor acrescentado à plataforma (e assim convencer a malta a pagar mais)
E de vez em quando tem ideias originais e interessantes.
Depois também tem um departamento de benchmarks muito creativo...
Up and downs como sempre
 
timber disse:
A Apple apesar de tudo tem muito mais engenharia que esses tipos. E classe também.... A maioria desses PC's são computadores desenhados pelo tipo do tuning "aileron matias corta o vento às fatias"

Depois também tem um departamento de benchmarks muito creativo...
Up and downs como sempre

:lol: :lol: ... de facto :D

well...eu vi um individuo duma empresa que trabalha em 3d etc...com um powerbook dos mais velhotes a fazer coisas incriveis no maya. e perguntome agora, qual seria a placa gráfica dele? ... hummm nem um 9200 seria... :|
com isto não quero dizer que concorde com as configurações dos meninos da maçã...mas o que faz ali falta essencialmente é: mais ram (muito mais) e mais storage.
 
Kermit the frog disse:
:lol: :lol: ... de facto :D

well...eu vi um individuo duma empresa que trabalha em 3d etc...com um powerbook dos mais velhotes a fazer coisas incriveis no maya. e perguntome agora, qual seria a placa gráfica dele? ... hummm nem um 9200 seria... :|
com isto não quero dizer que concorde com as configurações dos meninos da maçã...mas o que faz ali falta essencialmente é: mais ram (muito mais) e mais storage.

que modelo de powerbook já agora? ainda anterior ao powerbook G4?

aqueles pretos, que ainda são a minha enclosure de mac preferida?
 
Isso pode ser feito com modelos matemáticos pequenos, mas, por exemplo, eu tive de converter um ficheiro do Studiotools para Maya há uns tempos e, por curiosidade, decidi verificar se ele se mantinha "flúido", isto é, se operações básicas como o zoom, rotação, panning, etc, continuavam a ser suficientemente rápidas para trabalhar.
Como a minha escola tem powermacs g5 dual a 2.5Ghz e servidores com duplo Opteron, ambos com o Maya, tive oportunidade de comparar lado a lado, com os mesmos níveis de complexidade selecionados, NURBS à qualidade máxima, the works.

Em ambos, a velocidade era bastante mais lenta do que o meu pc, que só tem um A64 3200+.
Qd verifiquei as placas gráficas... o Mac tinha uma radeon 9600, os Opteron uma FireGL Z1 (equivalente a uma 9500, mais coisa, menos coisa).

Eu tinha e tenho uma Geforce 6800 GT em mod para QuadroFX 4400.

A maioria das placas não assistem o rendering de produção, mas sim o rendering de manipulação em tempo real e, tal como no mundo dos jogos, só se fazem sentir as diferenças mais acentuadas quando se precisa de ter uma quantidade de detalhe em resoluções elevadas e/ou com AA lines (trust me, sem o softmod, a diferença de velocidade com esta opção activada é abismal).

O Studiotools tb se instala e funciona até em portáteis com o Intel 855GME (eu já vi, not a pretty sight...), tal como sketchups, solidworks, maya's, etc, mas com o driver opengl por software ou aceleração por hardware muito fraca como a do chip intel (sim, apesar de tudo tem e nota-se alguma diferença, aínda que mínima, na velocidade de manipulação).
 
blastarr disse:
I
A maioria das placas não assistem o rendering de produção, mas sim o rendering de manipulação em tempo real e, tal como no mundo dos jogos, só se fazem sentir as diferenças mais acentuadas quando se precisa de ter uma quantidade de detalhe em resoluções elevadas e/ou com AA lines (trust me, sem o softmod, a diferença de velocidade com esta opção activada é abismal).

Disseste tudo nesta frase. O resto é acessório.
 
Post Original de johncool
Eu n condeno a atitude da Apple. Tendo em conta a quota de mercado deles (e devido à popularidade do iPod eles terem tido lucros consideráveis) queiram "espremer" lucros em tudo o q vendam.

Também há q ter em conta um pormenor: nunca nenhum Mac foi tão barato como agora. Mesmo os topos de gama.

Sim concordo, também comprei para aí à dois anos um Powerbook G4 17" custou-me os olhos da cara (4000€ na altura) e agora superior ao meu está bem mais barato, mas também vos digo foi a minha melhor compra para trabalho, nunca me deixou ficar mal e apesar de não editar muitas vezes vídeo, aquilo com o final cut bomba bem.
Photoshop, free-hand (este estava sempre a dar problemas no PC) é sempre a andar, é muito mais estável do que o PC e isso fez logo compensar o gasto, só as horas que poupei dos trabalhos não perdidos por me esquecer de ir salvando...
Também a tipografia é muito melhor num MAC, as letras são mais "polidas", quando comparo o mesmo tipo de letra no PC, não tem nada a ver, o que depois no trabalho final vai pesar.
 
Back
Topo