1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple quer abandonar Intel nos Macs

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por vici, 7 de Novembro de 2012. (Respostas: 16; Visualizações: 2636)

  1. vici

    vici Power Member

    Apple quer abandonar Intel nos Macs

    A ideia da Apple será usar chips ARM baseados nos modelos que já usa nos dispositivos com iOS. De acordo com notícia da Bloomberg, a equipa de engenheiros da Apple está confiante no seu trabalho e a substituição pode estar mesmo para breve. Caso a transição aconteça, a Apple deverá ter uma atenção redobrada para assegurar que o software já desenhado se mantém compatível com os novos equipamentos. Quando foi feita a mudança da PowerPC para a Intel houve vários programas que deixaram de funcionar nas novas máquinas.
    Os designs baseados em ARM levam também a supor que a Apple consiga desenhar equipamentos com menores necessidades energéticas e com bbom desempenho sem aquecerem em demasia. Nesse sentido, a empresa pode estar também a preparar uma nova versão do OS X que se aproxime mais do sistema operativo móvel iOS.
    O rumor de que a Apple está a preparar chips próprios não é de agora. Desde a morte de Steve Jobs que circulavam indícios de que a marca da “maçã” estaria à procura de substitutos para a Intel.


    Fonte

    B
    oa oportunidade para a AMD nas ARM.

    Apesar de onde vem esta noticia, não sei se é totalmente verdade.
     
  2. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    É o 'caminho natural', visto que a Apple não necessita de fabricar os seus cpu's, mas assim tem liberdade para os desenhar e personalizar às suas medidas.

    E permite convergência com todos os seus produtos principais - os 'pró'/grande exigência de potência o caminho natural algo tipo OpenCL e/ou a outra coisa que a AMD, ARm e mais mas quantas estão a desenvolver para processamento transversal a cpu e gpu, ou seja, para o processamento pesado a parte gráfica ajuda e muito, fazendo boa parte do 'trabalho'.


    Outra noticia relacionada com isto [provavelmente a 'fonte de inspiração' para o artigo do primeiro post:
    O artigo é mais extenso, ler o resto aqui.


    Também era capaz de ser bom a AMD pensar em concorrer seriamente com ARM+gpu integrado como a Nvidia já o faz, para smartphones e tablets e outros produtos de baixo consumo e deixar os APU's x86 para segmentos de consumo ligeiramente mais altos.
     
    Última edição: 7 de Novembro de 2012
  3. Tor

    Tor Power Member

    Faz sentido dentro da filosofia da Apple de desenho unificado hardware/ software/ design . Para o consumidor e para a evolução da tecnologia no geral esta estrategia do casulo é má. De qualquer forma ainda vai levar uns anos até que os ARM possam rivalizar com X86. Até lá pode ser que sejam os X86 a roubar o mercado aos ARM e não o contrário, ou até aparecer algo novo.
     
  4. Horus-Anhur

    Horus-Anhur I folded Myself

    O problema é que quase toda as empresas que fazem produtos mobile, usam ARM. A Intel tem de começar a arranjar aliados dentro do mercado mobile, caso contrário fica com o Haswell nos armazéns.

    Até a MS e a AMD já se começam a encostar ao ARM e a super aliança Wintel, já não tem a mesma força de há uma década atrás.

    No entanto, a Intel tem uma vantagem enorme, que são as suas próprias fabricas, as quais, são as melhores do mundo e isto significa que com o processo de fabrico mais recente, consegue sempre ter melhor consumos, temperaturas e desempenho do que as concorrentes.
     
  5. Mas não nos podemos esquecer, que os ARM a nivel de desempenho estão a anos luz dos x86... e a intel não vai ficar parada à espera que os apanhem...
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    A Apple com certeza que gostava de mandar a intel pentear macacos mas actualmente acho que nem devem ligar muito a este assunto.

    O mercado está-se a desenvolver noutros sentidos.
     
  7. Arucard1983

    Arucard1983 Power Member

    E o facto da esmagadora maioria de ferramentas de produtividade estar optimizada para os processadores x86 (e mesmo o Windows), uma transição para uma CPU ARM por boa que fosse implicaria o fim de uma boa quota de mercado da Apple. (Incluindo o mercado dos jogos de computador AAA que para serem portados usaram ferramentas de tradução do DirectX para o OpenGL inspirados no Wine).
    O grande problema é que num computador ARM dos mais potentes mal consegue emular uma CPU 486 o que significa que somente software para o MS-DOS :002: ou para o Windows 3.1 poderia ser usuável num ambiente virtualizado.
     
  8. brruno

    brruno Power Member

    A esta altura do campeonato não entendo o porque ? é verdade que eles teriam algumas vantagens em mudar para ARM (menos consumo , mais pequenos e finos , mais baratos [mas sendo apple duvido que se reflectisse muito no preço final ;)] , ....... bla , blá) mas as desvantagens são enormes.
    ARM está como foi referido é muito mais fraco que X86 , a nivel de software seria a desgraça pois não seria nada compatível , teriam de reescrever tudo para ARM (isto se conseguissem fazer um processador suficientemente potente) .
    Ainda mais agora que a intel decidiu finalmente fazer alguma coisa com os Atom , consumo ao nivel de um ARM com boa potencia e este é apenas uma adaptação dos actuais Atom (que quase não evoluiram nos ultimos 2 anos ou mais) , a proxima gama que está prevista vai ser um salto gigantesco na performance do Atom
     
  9. Rseven

    Rseven Power Member

    Tendo em conta esta nova geração retina, usar os processadores da AMD com os seus GPU's integrados não seria melhor alternativa?
    Pelo o que me informei a performance do CPU é inferior à intel, mas Gpu é superior, e sem duvidas.

    HD 4000 no Retina 13' estraga tudo :\
     
  10. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    AMD em Macs só se evoluir em performance por watt, que atualmente é uma desgraça perante os Ivy Bridge.

    O retina de 13" só não tem um GPU dedicado porque eles não querem, a diferença de tamanho não compromete o uso de uma grafica dedicada, ainda mais com cpus dual core em vez de quad-core (logo menos consumo).
     
  11. vici

    vici Power Member

    Pode melhorar nos GPU´S e isso pode interessar a Apple para futuras estratégias.
     
  12. E já não era sem tempo na minha opinião.
     
  13. Horus-Anhur

    Horus-Anhur I folded Myself

    Então, porquê?
     
  14. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    Tambem estou curioso
     
  15. nuno_p

    nuno_p 1st Folding then Sex

    Só se for para ajudar a AMD...
     
  16. ObscureAngel

    ObscureAngel I quit My Job for Folding

    Tendo em conta que a AMD vai ter CPU/GPU na PS4 e GPU na Xbox, acho que nesse segmento vai fazer rios de dinheiro.
    Se começarem a ires para MAC vejo eles a ganhar ainda mais.

    No entanto apesar destas descidas todas que tem tido de marketing, acredito que após o lançamento das consolas e isso fiquem um bocadinho mais folgados

    Cumps.
     
  17. metralha761

    metralha761 1st Folding then Sex

    A AMD ganha rios de dinheiro e a Intel também ganha algum. Isto das patentes só serve para estagnar o mercado :(

    Se a Apple for para os ARM, quer dizer a volta para os processadores RISC interessante não?
     

Partilhar esta Página