Apple Special Event 27 de Outubro - 'hello again'

Daqui a um ou dois anos volta para o preço dos Macs de 2015. Certinho.

Claro... os retina também baixaram de preço... :rolleyes:

Os upgrades até podem parecer idiotas. Mas se o disco não fosse soldado, talvez desse para comprar um de 256Gb para ser mais barato e daqui a uns tempos comprar um upgrade de 512Gb quando ficasse mais barato.
Nas reparações, a ram dificilmente avaria fora da garantia. Agora o disco... não sei se ao fim de 4 anos já teve escritas suficientes que se calhar compensava trocar.
 
Claro... os retina também baixaram de preço... :rolleyes:

Os upgrades até podem parecer idiotas. Mas se o disco não fosse soldado, talvez desse para comprar um de 256Gb para ser mais barato e daqui a uns tempos comprar um upgrade de 512Gb quando ficasse mais barato.
Nas reparações, a ram dificilmente avaria fora da garantia. Agora o disco... não sei se ao fim de 4 anos já teve escritas suficientes que se calhar compensava trocar.

O Retina baixou de preço, o meu rMBP Late 2012 custou 1700€ novo com 128GB SSD e 8GB de RAM, passado 1 ano estavam disponíveis numa nova versão (penso que melhoraram a gráfica, não me lembro se melhoraram mais alguma coisa) por bastante menos.
 
A questão da escrita dos SSD's, mais uma vez o ideal é comprar o maior possível, porque tens muito mais endurance.

RAM dificilmente avaria, o mesmo para processador.

Antes do HW começar a falhar (por desgaste natural e não defeitos, picos de energia, calor) já a bateria não dura nem 30 minutos e para trocar ela é uma obra.

A única coisa que troquei num portátil foi um teclado e foi de favor para uma pessoa. Quando chega a altura que se torna necessário algo mais o portátil geralmente já é todo ele uma porcaria e não consigo justificar enfiar lá dinheiro.

E sinceramente aborrece-me mais a RAM que o SSD.

A RAM o que aborrece mais é a Apple cobrar pelo upgrades um valor largamente superior ao preço das memórias no mercado retail (já com impostos, custos de transporte, lucro da loja, revendedor, etc, etc, etc) quando para eles aquilo deve ser a preço de banana, especialmente que devem comprar em quantidades colossais e com descontos. O mesmo pro resto dos upgrades.

O meu HP Elitebook levou troca de teclado, mas isso porque o original era francês. Só que lá está posso meter mais memória (até 16 GB), trocar o disco/drive optica por SSD e afins (coisa que deve levar em breve um SSD) e até lhe troquei a placa wifi para testar. Fora a simplicidade que foi limpar o cooler e trocar massa térmica, só destravar a tampa e tirar 3 parafusos.

É lamentável que num Macbook Pro não possas nem sequer limpar o cooler dentro do período da garantia e depois tem cenas de terror com a maquina do @Metro

Interessante em quê? Há um standard, bora lixar pra ele e fazer a nossa cena, porque nós é que percebemos da poda.

Estes lançamentos são uma anedota. Realmente a Apple atingiu o ridículo e vai a caminho de se tornar irrelevante como já foi.

É interessante pelo tamanho mais compacto (em termos de àrea) que um M.2 e como disse deve ser PCI-E 8x dado que tem mais contactos que o M.2. Relembrar que o M.2 só permite 4 GB/s de escrita máxima teórica e o 960 pro já quase esgota a interface (se é que não bate no limite prático do PCIE ao fazer 3,5 GB/s).

Claro que se usassem M.2 era o ideal, mas quando se quer mais fino, mais leve tem que sacrificar muita coisa.

Pessoalmente preferia um rMBP do tamanho do meu HP Elitebook, mas com um SSD M2 + 1 HDD 2,5", 2 slots de memória SODIMM, uma 1060/70 e bateria para 20 horas... que desse para trocar. :002:
 
Última edição:
Para quem perguntou "Se o SSD avariar compra se mac novo?" a resposta é sim. Da mesma forma se a ram avariar, ou o cpu, ou a gráfica. E pelo que andei a ler, se o Touch ID avariar, como está associado ao T1, a board tem que ser nova também, não basta mudar o botão...

Dito isto, há muita gente preocupada com a duração de vida de um SSD. Tomem isto em consideração: Até há bem pouco tempo o Spotify tinha aquele bug que fazia demasiadas leituras e escritas no disco. Eu uso spotify diariamente, pra cima de 8 horas.

E tenho um Samsung 470 Series de 128Gb. Desde 2011. Do tempo em que os SSD's supostamente ainda eram bué manhosos e a fiabilidade ainda deixava muita gente de pé atrás. Ainda funciona bem. Se tem erros no disco ou não francamente nem sei dizer, mas provavelmente não tem, porque nunca notei um unico problema no uso do dia a dia.

Portanto se esta coisa não avaria, duvido que os SSD's dos Macs avariem também. A minha maior preocupação neste Mac é mesmo se a bateria viciar ou se o PC ficar lento com excesso de pó e for complicado de resolver estas questões. De resto tenho RAM que chegue para o uso que pretendo (vivi estes ultimos 5 anos com 8Gb, 16Gb vai dar para andar a brincar com as VM's como se nada fosse), o armazenamento de 500 gb chega-me, o CPU é melhor que o i5 2500k que tinha no fixo, no qual não sentia necessidade de mais performance.

Posto isto se calhar a unica coisa que vou sentir a comichão de mudar é a GPU, e isso num portátil nunca dá. Rezemos que soluções eGPU via Thunderbolt 3 se tornem menos careiras... Se arranja-se uma dock por uns 300 euros no máximo, onde pudesse ligar lá uma eventual sucessora da GTX 1060, era um gajo feliz.

Claro... os retina também baixaram de preço... :rolleyes:

Em 2014 os preços baixaram pela linha em 200 euros/gbp/usd. Podes ir ao web archive e procurar pelo site da Apple, reparas que os entry level de 15'', por exemplo, eram 2199 em 2012 e 2013, e a partir de 2014 vês lá os 1999.
 
Última edição:
Então vais gastar 2700€ + uma dock para gráficas... quando por menos dinheiro compravas um Blade que pesa 300g a mais? Ou um XPS 15 com menos poder gráfico mas mais bateria e 32Gb de RAM (mais barato que o upgrade para 16Gb do Mac)? Não consigo perceber.

É que o meu ponto é mesmo o facto de já serem demasiados contras para pagar por um portátil que já nem tem assim tantas vantagens. Sem falar que o OS, pela percepção que vou tendo de quem o usa, já não é tão melhor quanto o resto do mercado.

Da malta que conheço mais apaixonada por Mac e que usa os portáteis no trabalho (tudo Eng. Informáticos) está tudo a pensar em mudar para Linux.
 
Então vais gastar 2700€ + uma dock para gráficas... quando por menos dinheiro compravas um Blade que pesa 300g a mais? Ou um XPS 15 com menos poder gráfico mas mais bateria e 32Gb de RAM (mais barato que o upgrade para 16Gb do Mac)? Não consigo perceber.

Não vou pagar 2700€ + uma dock.

Vou pagar 3100€ + uma dock. E isto se começarem a aparecerem docks mais em conta. Porque pagar 500 euros para ter uma, prefiro gastar isso em componentes desktop e montar um fixo (outra vez).

Mas é um plano a considerar daqui a uns dois anos, para já esta Radeon Pro 460 vai chegar.

Also, quanto a investir noutros PC's... O Blade seria a minha primeira opção se se vendesse cá. Mas sem teclado PT nem considero. O Dell não é tão bem construido. Dei-me ao luxo de ter dinheiro para investir em algo que cada vez que usasse sentisse que a qualidade do material não me deixasse a desejar por mais. Os Macs satisfazem-me isso.

Also, sou nitpicky que dói quanto a ecrãs. Apesar de não saber como é a qualidade dos que equipam o Blade ou o Dell, os da Apple são excelentes.

TL;DR: Se compensa comprar um Mac por uma relação qualidade preço? Muito provavelmente não. Para mim é um item com luxos extra para quem pode (e para quem precisa de funcionalidades exclusivas do OS, que nem é o meu caso). Mas ao fim do dia o que interessa é que não te arrependas daquilo que compraste, e tenho a certeza que não me vou sentir arrependido de ter comprado um Mac.


Um monitor, que tivesse slot para por uma gráfica dedicada, um ou 2 discos 2,5" e as portas que um gajo precisa é que era.

Já estivemos mais longe disso... A MSI tem um AIO que te deixa meter atrás a gráfica que tu quiseres.

E já existem monitores com multiplas entradas... Falta fundir o melhor das duas coisas. Acredito que pó ano devem sair eGPU's da MSI e Gigabyte com preços mais em conta. Estou à espera que a MSI não desiluda.
 
O Retina baixou de preço, o meu rMBP Late 2012 custou 1700€ novo com 128GB SSD e 8GB de RAM, passado 1 ano estavam disponíveis numa nova versão (penso que melhoraram a gráfica, não me lembro se melhoraram mais alguma coisa) por bastante menos.

128GB em disco não chega mesmo. Eu só acho que vão baixar o preço nos próximos porque assim não vão ganhar novos clientes.

Para quem perguntou "Se o SSD avariar compra se mac novo?" a resposta é sim. Da mesma forma se a ram avariar, ou o cpu, ou a gráfica. E pelo que andei a ler, se o Touch ID avariar, como está associado ao T1, a board tem que ser nova também, não basta mudar o botão...

O drama é avariar depois de dois anos. São investimentos demasiado elevados para apenas dois anos.

Portanto se esta coisa não avaria, duvido que os SSD's dos Macs avariem também.

O meu problema com avarias é se o meu avariar. Esse é que me afeta o bolso :D

A minha maior preocupação neste Mac é mesmo se a bateria viciar ou se o PC ficar lento com excesso de pó e for complicado de resolver estas questões. De resto tenho RAM que chegue para o uso que pretendo (vivi estes ultimos 5 anos com 8Gb, 16Gb vai dar para andar a brincar com as VM's como se nada fosse), o armazenamento de 500 gb chega-me, o CPU é melhor que o i5 2500k que tinha no fixo, no qual não sentia necessidade de mais performance.

Posto isto se calhar a unica coisa que vou sentir a comichão de mudar é a GPU, e isso num portátil nunca dá. Rezemos que soluções eGPU via Thunderbolt 3 se tornem menos careiras... Se arranja-se uma dock por uns 300 euros no máximo, onde pudesse ligar lá uma eventual sucessora da GTX 1060, era um gajo feliz.

Problemas a mais depois de custar tanto dinheiro. Dai estar a transitar para desktop e o portátil pode ser mais barato. Mas as minhas necessidades serão diferentes.

Então vais gastar 2700€ + uma dock para gráficas... quando por menos dinheiro compravas um Blade que pesa 300g a mais? Ou um XPS 15 com menos poder gráfico mas mais bateria e 32Gb de RAM (mais barato que o upgrade para 16Gb do Mac)? Não consigo perceber.

Por mais argumentos que possa haver chama-se macOS. E não tens essa opção fora da Apple. Não se pode comparar hardware. O problema é que desta vez para mim foram longe demais.

Da malta que conheço mais apaixonada por Mac e que usa os portáteis no trabalho (tudo Eng. Informáticos) está tudo a pensar em mudar para Linux.

Se usas algo da Adobe não podes mudar para Linux. Os engenheiros informáticos têm necessidades muito particulares que faz sentido. Mas em portáteis, duração de bateria, hibernar o portátil, suporte a monitores externos é sempre mais complicado em Linux.

Dei-me ao luxo de ter dinheiro para investir em algo que cada vez que usasse sentisse que a qualidade do material não me deixasse a desejar por mais. Os Macs satisfazem-me isso.

Eu estou à espera da review do AnandTech. A parte de ser curto para editar 4K assustou-me confesso.
 
O drama é avariar depois de dois anos. São investimentos demasiado elevados para apenas dois anos.

Sim, seria demasiado mau. Principalmente porque a board é estupidamente cara. Seja em que PC for.

Mas quanto a isso e a questão dos SSD's onde queria chegar é que provavelmente a maioria das componentes soldadas têm um prazo de vida que excede aquele que vais dar uso no portátil, portanto... E o SSD em questão, o meu não era de muita fiabilidade e durou. O do Mac só tem de durar também.

Problemas a mais depois de custar tanto dinheiro. Dai estar a transitar para desktop e o portátil pode ser mais barato. Mas as minhas necessidades serão diferentes.

Por acaso eu quis transitar em sentido oposto. Larguei o desktop por jogar menos, a troco de algo que satisfaz as minhas necessidades em qualquer lado. Transito semanalmente entre duas cidades, não queria andar com coisas às costas. E agradace-se um PC potente com uma grande duraçao de bateria para se poder levar para a universidade, para aquelas salas que não têm carregadores e poder estar por lá o dia todo sem preocupações.

Se usas algo da Adobe não podes mudar para Linux. Os engenheiros informáticos têm necessidades muito particulares que faz sentido. Mas em portáteis, duração de bateria, hibernar o portátil, suporte a monitores externos é sempre mais complicado em Linux.

Linux em duração de bateria pessoalmente nunca me deu chatisses, sempre próximo da duração no windows. Suporta a monitores externos igual, sem problemas. Hibernar não pega, apesar de suspender bem. Por acaso não tenho grandes queixas de Linux. Funciona, para o quero. Só é chato a falta de software para coisas que faço no tempo livre. Um bocado a razão pela que queria ir para macOS, a possibilidade de ter ali o terminal sempre que quisesse mas ao mesmo tempo ter um OS mais compactivel com coisas.

BTW, para muita malta da informática/ ciências da computação, o Windows está cada vez mais a ter funcionalidades do Linux. Até Bash tem, para muita funcionalidade já nem deve ser necessário ter linux.

Eu estou à espera da review do AnandTech. A parte de ser curto para editar 4K assustou-me confesso.

Same. Quero ver o que têm a dizer sobre o arrefecimento do 15''. Assumindo que os Skylakes são mais eficientes que os Haswells, mas o aquecimento devendo ser pior que na geração passada pelo PC ser mais fino, espero que ao fim do dia não esteja pior que na geração anterior...

Eu sei que o OS é importante. A questão é que do que me chega aos ouvidos está a piorar e os outros a melhorar...

Honestamente pelo que oiço e vejo de opiniões francas, não está a piorar. Simplesmente está a estagnar. Já não é aquele OS de longe melhor que um Windows ou um Linux. O Linux tornou-se mais atrativo e o Windows mais estável. E muito mais funcional.

Ainda estou para perceber, por exemplo, porque é que tenho de pagar 1 euro para ter Aero Snap no macOS (Aplicaçao Magnet da Mac App Store), quando até o Ubuntu vêm com isso embutido (desde o 14.04, ou 13.10?), e o Windows já o tem desde o 8.0.
 
Eu sei que o OS é importante. A questão é que do que me chega aos ouvidos está a piorar e os outros a melhorar...

Quando estás habituado a um sistema operativo durante 10 anos a mudança é sempre dificil.

Honestamente pelo que oiço e vejo de opiniões francas, não está a piorar. Simplesmente está a estagnar. Já não é aquele OS de longe melhor que um Windows ou um Linux. O Linux tornou-se mais atrativo e o Windows mais estável. E muito mais funcional.

Há sempre coisas que esperamos melhores em qualquer que seja o sistema operativo. No windows, uma coisa que não percebo é não poder fazer preview dos ficheiros sem os abrir. Uso isso diariamente no macOS. Mas a mudança não é realmente muito dificil. Mas quando vou parar ao Control Panel igual ao windows 7 e vejo aplicações com aspecto de 10 anos pergunto-me onde é que estou :D
 
Esperemos que o 10 traga uma uniformização do UI. Mas vai demorar :P Ainda tens coisas de sistema que nem suporta correctamente monitores com maiores DPIs.
 
A questão da escrita dos SSD's, mais uma vez o ideal é comprar o maior possível, porque tens muito mais endurance.

RAM dificilmente avaria, o mesmo para processador.

Antes do HW começar a falhar (por desgaste natural e não defeitos, picos de energia, calor) já a bateria não dura nem 30 minutos e para trocar ela é uma obra.



A RAM o que aborrece mais é a Apple cobrar pelo upgrades um valor largamente superior ao preço das memórias no mercado retail (já com impostos, custos de transporte, lucro da loja, revendedor, etc, etc, etc) quando para eles aquilo deve ser a preço de banana, especialmente que devem comprar em quantidades colossais e com descontos. O mesmo pro resto dos upgrades.

O meu HP Elitebook levou troca de teclado, mas isso porque o original era francês. Só que lá está posso meter mais memória (até 16 GB), trocar o disco/drive optica por SSD e afins (coisa que deve levar em breve um SSD) e até lhe troquei a placa wifi para testar. Fora a simplicidade que foi limpar o cooler e trocar massa térmica, só destravar a tampa e tirar 3 parafusos.

É lamentável que num Macbook Pro não possas nem sequer limpar o cooler dentro do período da garantia e depois tem cenas de terror com a maquina do @Metro



É interessante pelo tamanho mais compacto (em termos de àrea) que um M.2 e como disse deve ser PCI-E 8x dado que tem mais contactos que o M.2. Relembrar que o M.2 só permite 4 GB/s de escrita máxima teórica e o 960 pro já quase esgota a interface (se é que não bate no limite prático do PCIE ao fazer 3,5 GB/s).

Claro que se usassem M.2 era o ideal, mas quando se quer mais fino, mais leve tem que sacrificar muita coisa.

Pessoalmente preferia um rMBP do tamanho do meu HP Elitebook, mas com um SSD M2 + 1 HDD 2,5", 2 slots de memória SODIMM, uma 1060/70 e bateria para 20 horas... que desse para trocar. :002:
Por acaso agora que falas nisso o zBook 15 que uso foi para o estaleiro por causa do SSD (com o M.2 avariado, da Sandisk, provavelmente um lote duvidoso, foram mais 4 de colegas). É um computador que tem uma capacidade de trabalho (nele) espectacular, basicamente sai a tampa inferior toda e fica tudo exposto. Nem precisa de parafusos.
 
O Retina baixou de preço, o meu rMBP Late 2012 custou 1700€ novo com 128GB SSD e 8GB de RAM, passado 1 ano estavam disponíveis numa nova versão (penso que melhoraram a gráfica, não me lembro se melhoraram mais alguma coisa) por bastante menos.

Sim é verdade, ao ponto de que nem compensava comprar um air. eram cerca de 200€ de diferença. no ano a seguir tudo mudou, para pior como sabemos. primeiro era porque o euro valorizou face ao dólar. agora é só porque sim.
 
@MiguelX69, Partilho da tua opinião face ao eGPU, eu vou esperar pelos próximos iMacs e depois ponderar comprar uma eGPU da Akitio ou da Bizon, mas se saírem da MSI nem penso duas vezes..

Isto do tunthebolt 3 vai ser excelente para as eGPUs, se já havia vantagens com o thunderbolt 2 agora com o 3 melhor ainda :)
 
O meu palpite é que isso não vai dar nada porque é algo completamente residual, caro e pouco versátil.

Para que é o GPU? Jogos? Se não dá para mudar para o Windows de vez mais vale ter 2 portáteis ou um desktop em casa, ou uma consola ou o que for.
 
Há sempre coisas que esperamos melhores em qualquer que seja o sistema operativo. No windows, uma coisa que não percebo é não poder fazer preview dos ficheiros sem os abrir. Uso isso diariamente no macOS. Mas a mudança não é realmente muito dificil. Mas quando vou parar ao Control Panel igual ao windows 7 e vejo aplicações com aspecto de 10 anos pergunto-me onde é que estou :D

Como assim preview dos ficheiros? que eu saiba tem preview de fotos (o 10 adicionou suporte para preview de RAW), videos, textos, pdfs e documentos do office.

Claro que podia ter preview de mais coisas como PSD's ficheiros de codigo, mas parece mais depender da aplicação instalada.
 
Back
Topo