Apple Special Event 27 de Outubro - 'hello again'

O Mac pouco ou nada evoluiu.... para além disso têm de comprar Mac + uma porrada de adaptadores e carregá-los a todos.....
Para além disso, tal como o Metro disse, o que fazes em num mac fazes no windows e se calhar até mais rápido se tiveres hardware para isso

Compila C, sem dar problemas. Com debugging, walls, e etc.
Ou faz-me um Traceroute que o Wireshark seja capaz de registar.

A verdade é que a minha experiência nos ultimos anos sempre foi "Um PC Windows faz tudo... desde que o metas em dualboot com Ubuntu".
Dito isto, o macOS não faz tudo também. Continuo a precisar de Windows e Ubuntu para algumas coisas, mas a quantidade de vezes que preciso de trocar de OS reduziu-se drasticamente. De resto, ganhei qualidade de ecrã, build, e bateria... Bateria que até ver gostava que fosse uns 10% melhor do que é, mas que não é má de todo.

E os adaptadores, não há dia que não oiça uma boca sobre isso, mas a verdade é que tenho tido zero problemas com as entradas que tenho. Aliás, se precisasse de VGA e Ethernet, precisaria de um adaptador para isso de qualquer das formas, com um mac dos anteriores. Tenho um USB-C para USB-A da Apple que uso só para o rato, e um Dell DA200 a que ligo um teclado, monitor 1080p, e um cabo ethernet... E são adaptadores que uso só quando quero jogar. Para trabalhar só agradeço ter phones para ir ouvindo musica, e agradeço terem mantido a entrada de 3.5mm.

Não sei se me devo sentir mal de estar a "nadar contra a corrente", mas a verdade é que entrei no mundo Apple numa altura em que não é um "bom" investimento financeiro entrar, dado o preço abusivo a que os Macs se vendem, mas a verdade é que para já não sinto ponta de arrependimento. Acho que daqui a um ou dois anos esta conversa vai ser um no brainer.
 
Acho que chegou a era das docks aos macs, não é uma crítica, isto porque para workstation é do melhor mas forçar tanto essa tendência..

Uma questão existe grande diferença no ecrã entre os retina antigos e estes novos ?
 
Mais brilho, cores mais vivas, suporte a perfil de cor P3 se tiveres algo que aproveite isso.

A resolução é a mesma. Dito isto, tenho aqui um tipo ao lado com um 15'' de 2015, pouca diferença vejo, a não ser no brilho mesmo.

Honestamente, para mim, a regra é: Se não precisas de uma gráfica melhor que a Radeon Pro 450, compra o de 2015. (porque a R9 M370X é tão potente como a Radeon Pro 450). O de 2016 só tem vantagens maiores nas velocidades do SSD, na gráfica, e no CPU aguentar-se mais tempo a puxar, porque o cooling está melhor (por incrível que pareça, porque o PC é mais fino).
 
Pelo que sei o novo é igual ou pior. Nunca melhor. O de 2015 pelo que o pessoal diz tira umas 8 horas, o meu tem tirado 7, a cena é que não sei até que ponto o uso que dou é mais ou menos pesado que o que o "pessoal faz". Isto depende muito de cada um x)

Mas provavelmente, arriscaria dizer que o de 2015 deve ter uma bateria melhor, tendo em conta que a bateria do atual 15'' é praticamente do tamanho da do 13'' de 2015.
 
Realmente Trance, andaste tu a fazer reviews de Surfaces..podcast (ou lá que foi) e vais voltar pela "Robustez da experiencia", essa decididamente não mudou de à 4 anos para cá. lol

Afinal as máquinas ainda usam hardware de geração anterior...a construção pouco melhorou....as vezes mais vale dizer que gostamos de ambos os lados. ;). Sejamos "humildes".

Essa de usarem hardware de geração anterior.... os novos processadores da serie 7 ainda não saíram e só com esses é que vai vir nativo o ddr 4 para a série de processadores que a apple usa LPDDR..

Para mim um dos grandes problemas deste MBP é a gráfica ser muito fraquinha face à concorrência que já mete NV da série 10...
 
É fraca mas tem o bonus de suportar 2 ecrãs 5K enquanto as nvidias só suportam 1.

Dito isto, a unica nvidia que provavelmente poderia ter sido usada era a 1050/1050Ti e era se tivessem mantido a grossura do modelo anterior.
 
Quanto é que custou o teu na altura e specs?

O principal problema do SP3 é o throttling. Ao ponto de anular a vantagem do melhor processador. No SP4 está melhor mas não muito. No Surface Book está muito melhor mas sofre ainda se percalços diversos apesar de aí ver que a MS acertou na muche. A MS está com a formula certa na linha Surface, mas tem que melhorar robustez. Coisa que vejo que irá ainda necessitar de uma geração ou duas para convencer de vez os utilizadores mais exigentes. Tanto que eu em menos tempo que o teu já estou a mudar e contas feitas se calhar no total não gastei muito menos que tu.

Hoje creio que contas feitas linha Surface acaba por resultar como um melhor PC. Uma evolução do PC e não como um 2in1. É observar o que estão agora a fazer com o Surface Studio e ligar os ponto com o Surface Book. Ao pé disto um Macbook Pro deixa de ter o pedestal da vanguarda, e começa parecer uma Leica. O que não é de todo mau e tem sua atracção.

Bom mas como disse, preciso de algo para hoje e não posso esperar pela próxima versão do Surface Book. Ainda ando a considerar a actual mas ainda está em ebulição a coisa.

E o Parallels para desenvolvimento é uma ferramenta sem igual...

Menos 600€ do que o actual. É muito dinheiro. O Throttling no Surface Pro era esperado. Não se pode encolher sem perder nada. O mesmo vale para a Apple. Não conheço ninguém que se quixasse que o tamanho do MacBook Pro fosse muito grande. Se mantivessem e aumentassem a bateria todas as pessoas estariam contentes.

O Surface Book também não é barato. O Studio também tem os seus defeitos. O monitor com uma torre ao lado não teria concessões.

O VirtualBox está muito bom e não é como o Paralles que todos os anos inventam algo para que as pessoas paguem.

E os adaptadores, não há dia que não oiça uma boca sobre isso, mas a verdade é que tenho tido zero problemas com as entradas que tenho. Aliás, se precisasse de VGA e Ethernet, precisaria de um adaptador para isso de qualquer das formas, com um mac dos anteriores. Tenho um USB-C para USB-A da Apple que uso só para o rato, e um Dell DA200 a que ligo um teclado, monitor 1080p, e um cabo ethernet... E são adaptadores que uso só quando quero jogar. Para trabalhar só agradeço ter phones para ir ouvindo musica, e agradeço terem mantido a entrada de 3.5mm.

Tenho que concordar que a questão dos adaptadores é muito exagerada. Mas é incompreensível não terem incluido pelo menos um cabo para se poder ligar o iPhone. As docks resolvem facilmente o problema de vários adaptadores em um.

Não sei se me devo sentir mal de estar a "nadar contra a corrente", mas a verdade é que entrei no mundo Apple numa altura em que não é um "bom" investimento financeiro entrar, dado o preço abusivo a que os Macs se vendem, mas a verdade é que para já não sinto ponta de arrependimento. Acho que daqui a um ou dois anos esta conversa vai ser um no brainer.

Bom investimento financeiro nunca foram do ponto de vista racional da coisa. Mas se se quer usar macOS é o que tem que ser feito. Se estás satisfeito não penses mais no assunto.

Não sei se o Ubuntu dentro de uma VM no VirtualBox não pode ser uma solução para as tuas necessidades. Eu pelo menos explorava a opção.
 
O Throttling no Surface Pro era esperado. Não se pode encolher sem perder nada. O mesmo vale para a Apple.

Ser grosso não adianta de nada se o cooling for uma tanga. O novo Mac é mais fino e o cooling é melhor que o modelo anterior. Sei que quando anunciaram os Retina, falaram das ventoinhas serem assimétricas para fazer menos barulho, neste modelo nem mencionaram nada disso, só falaram que tinham um "sistema avançado de cooling". Whatever that is.

Os haswell também não eram pera doce, o modelo antigo facilmente fazia throttle. O meu, pelo menos no Windows 10, onde é fácil controlar os clocks, está sempre colado a 3.2Ghz, mesmo a jogar. O PC fica bem quente, e as ventoinhas disparam, mas o throttle é zero.

Tenho que concordar que a questão dos adaptadores é muito exagerada. Mas é incompreensível não terem incluido pelo menos um cabo para se poder ligar o iPhone. As docks resolvem facilmente o problema de vários adaptadores em um.

Acho mais ridiculo não incluirem agora a extensão do carregador. Acabei por ter de comprar um porque é bem necessário. Pelo menos para mim.

Não sei se o Ubuntu dentro de uma VM no VirtualBox não pode ser uma solução para as tuas necessidades. Eu pelo menos explorava a opção.

Sim, eu tenho isso controlado. O meu setup neste momento é macOS com Windows 10 em bootcamp, e comprei o Parallels (edição estudante) onde tenho uma VM de Windows 10 a usar a partição do bootcamp, e outra VM com o Ubuntu 16.04.1.

Tá porreirinho, quando quero ir ao Ubuntu, arrasto 3 dedos no trackpad para a esquerda, é tudo fluido e instantâneo, o clipboard funciona entre Ubuntu e macOS. Não podia estar mais contente.
 
Sim, se tivessem mantido a grossura e melhorassem o cooling é que era de valor.

É ridiculo o Atual 15'' ter tanta bateria como o 13'' de 2015 (76w/h vs 74.9 respetivamente, a passo que o 15'' de 2015 eram 99.5). Enfim.
 
Pormenores.

Aliás, ser mais grosso fazia com que o cabo de alimentação ficasse mais flush, que com o atual, é mais alto que o pc, quando o tenho ligado a passar lá com a mão sinto o cabo mais alto que o pc em si. Oh well.

Dito isto, mais um dia de trabalho, a esta hora tenho 72%. Reduzir o brightness influencia imenso a duração da bateria. 40% de brilho dura imenso x)
 
Compila C, sem dar problemas. Com debugging, walls, e etc.
Ou faz-me um Traceroute que o Wireshark seja capaz de registar.

A verdade é que a minha experiência nos ultimos anos sempre foi "Um PC Windows faz tudo... desde que o metas em dualboot com Ubuntu".
Dito isto, o macOS não faz tudo também. Continuo a precisar de Windows e Ubuntu para algumas coisas, mas a quantidade de vezes que preciso de trocar de OS reduziu-se drasticamente. De resto, ganhei qualidade de ecrã, build, e bateria... Bateria que até ver gostava que fosse uns 10% melhor do que é, mas que não é má de todo.

E os adaptadores, não há dia que não oiça uma boca sobre isso, mas a verdade é que tenho tido zero problemas com as entradas que tenho. Aliás, se precisasse de VGA e Ethernet, precisaria de um adaptador para isso de qualquer das formas, com um mac dos anteriores. Tenho um USB-C para USB-A da Apple que uso só para o rato, e um Dell DA200 a que ligo um teclado, monitor 1080p, e um cabo ethernet... E são adaptadores que uso só quando quero jogar. Para trabalhar só agradeço ter phones para ir ouvindo musica, e agradeço terem mantido a entrada de 3.5mm.

Não sei se me devo sentir mal de estar a "nadar contra a corrente", mas a verdade é que entrei no mundo Apple numa altura em que não é um "bom" investimento financeiro entrar, dado o preço abusivo a que os Macs se vendem, mas a verdade é que para já não sinto ponta de arrependimento. Acho que daqui a um ou dois anos esta conversa vai ser um no brainer.

Bateria e ecrã é o que não te falta escolhe no windows... a não ser que estejas a comparar com o surface

Quanto aos adaptadores digam o que disserem para mim não passa de uma fantochada, tentaram inovar mas não inovaram nada pois anda tudo com adaptadores e acabam por usar as portas usb antigas uma vez que fabricantes de periféricos ainda não adotarem o usb type c.
E uma etrada rj45 é uma coisa indispensável, pagar 35€ por um adaptador não obrigado!

Concluindo, estas coisas estão sempre a mudar e o que está a acontecer é a apple a perder relevância no mercado e passam a haver melhores alternativas e ás vezes até mais baratas, ou seja os mackbooks, imacs e iphones acabam por ser para o status.
 
Bateria e ecrã é o que não te falta escolhe no windows... a não ser que estejas a comparar com o surface

Quanto aos adaptadores digam o que disserem para mim não passa de uma fantochada, tentaram inovar mas não inovaram nada pois anda tudo com adaptadores e acabam por usar as portas usb antigas uma vez que fabricantes de periféricos ainda não adotarem o usb type c.
E uma etrada rj45 é uma coisa indispensável, pagar 35€ por um adaptador não obrigado!

Concluindo, estas coisas estão sempre a mudar e o que está a acontecer é a apple a perder relevância no mercado e passam a haver melhores alternativas e ás vezes até mais baratas, ou seja os mackbooks, imacs e iphones acabam por ser para o status.

Nenhum ecrã num Windows é tão bom até porque o Scalling do windows em si é pior que o do macOS (E Ubuntu é igual). Bateria nada chega tão perto, nem o Dell XPS. Build igual.

A RJ45 muitos PC's já não tem, e eu preciso de uma. Ia ter que ter sempre um adaptador, fosse de que forma fosse. E eu não paguei 35 euros por um RJ45, paguei 50 por um RJ45+VGA+HDMI+USB3.0.

O único PC que consideraria sem ser um Mac seria um Razer Blade. É bem construido, portátil, e bonito. E tem uma bateria porreira para o que é. Mas esses não se vendem por cá...
 
Qualquer Mac desde os retina, os Blades, os XPS, qualquer PC de 13''... Essencialmente qualquer coisa que não é um PC arcaico, ou que não seja um portátil gaming.
 
Qualquer Mac desde os retina, os Blades, os XPS, qualquer PC de 13''... Essencialmente qualquer coisa que não é um PC arcaico, ou que não seja um portátil gaming.
Eu tenho aqui o meu calhau empresarial (hp zbook 15) e tem RJ45, VGA, SD, jack, 5 ou 6 USB, DP, TB, PC Card, Kensington e port para dock.

E a minha característica favorita que é dar para tirar a tampa inferior por um trinco e ter acesso a tudo.
 
Back
Topo