1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple store online vs loja fisica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por expert, 24 de Outubro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 4130)

  1. Boas,

    Estou a ponderar comprar um dos novos MB mas estou indeciso porque estou a ver dois cenários possíveis:

    1. Compro na apple store online com um ipod o que me da um desconto porreiro Mas em contra partida fico só com a garantia internacional que é de 1 ano (ao que consegui apurar a unica vantagem desta garantia é que pode ser usada em qualquer país do mundo...o que acaba por não ser uma grande vantagem para mim) já que o outro ano de legislação está associado as lojas físicas e não directamente às lojas online (informação que me foi dada na maczone do porto e que gostava que me confirmassem)

    2. Espero até estarem disponíveis nas lojas ganho 1 ano de garantia porque fico com 1 ano de garantia internacional + 1 ano na loja onde comprar Mas perco a promoção do ipod..

    Agora a questao essencial é saber qual das duas opções é mais vantajosa considerando que a garantia funciona de facto desta forma..

    Cumps
     
  2. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    Tanto quanto sei, em Portugal, os produtos electrónicos têm todos 2 anos de garantia.
    Acho que a garantia quando compras na loja online também é de 2 anos.
     
  3. Mitch

    Mitch Banido

    a apple store portugal não é sediada em portugal, pelo que não é obrigada a dar 2 anos de garantia. dá-te o 1 ano internacional.
     
  4. JedWar

    JedWar Power Member

    Se a loja é apple Store portugal, com facturação de iva como portugal, logo condições de venda portuguesas.
    Ou estás a queres dizer que agora uma loja depende de onde está alojado o site?
    Se estou errado esclarece-me por favor, mas dados os factos a garantia são dois anos.
     
  5. nmat

    nmat To fold or to FOLD?

    De facto nos termos e condições da loja online diz que só tem 1 ano de garantia...
     
  6. Mitch

    Mitch Banido

    pois é.
    apple store portugal não é mais do que um frontend em pt de uma loja irlandesa.

    dá-te 1 (um) ano de garantia. não é obrigada a mais do que isso.
     
  7. dppako

    dppako Power Member

    Mentira! Leiam bem as condições das garantias.

    CONSUMER PROTECTION LAWS

    FOR CONSUMERS WHO ARE COVERED BY CONSUMER PROTECTION LAWS OR REGULATIONS IN THEIR COUNTRY OF PURCHASE OR, IF DIFFERENT, THEIR COUNTRY OF RESIDENCE, THE BENEFITS CONFERRED BY THIS WARRANTY ARE IN ADDITION TO ALL RIGHTS AND REMEDIES CONVEYED BY SUCH CONSUMER PROTECTION LAWS AND REGULATIONS. Some countries, states and provinces do not allow the exclusion or limitation of incidental or consequential damages or exclusions or limitations on the duration of implied warranties or conditions, so the above limitations or exclusions may not apply to you. This warranty gives you specific legal rights, and you may also have other rights that vary by country, state or province.

    This Limited Warranty is governed by and construed under the laws of the country in which the product purchase took place. Apple, the warrantor under this Limited Warranty, is identified at the end of this document according to the country or region in which the product purchase took place.
     
  8. uranio

    uranio Power Member

    Resumindo, a garantia terá de ser de 2 anos e mai nada!
     
  9. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Essa é que era boa ... Tu inventas cada teoria. Não, a sério, isso é a coisa mais estapafúrdia que já li por aqui ...

    A empresa nem que esteja sediada no Burundi, que é que interessa? Tem a marca registada cá, tem sede legal cá (o site na internet é a sede deles cá, com números de telefone nacionais e tudo), têm que se reger pelas leis de Portugal, não do Burundi.

    A garantia é de 2 anos. Fala quem já teve que a accionar, não quem gosta de mandar palpites ...

    Não desinformem as pessoas, por favor.
     
    Última edição: 27 de Outubro de 2008
  10. Sede legal cá??!!?? Cá aonde? Números de telefone nacionais? Se a sede é na Irlanda? Explica lá melhor isso porque eu juro que não estou a perceber.
     
  11. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Ok ... vou tentar não ser um pouco estúpido na minha resposta :)

    Ponto um. Já viste os números de assistência e contactos na página oficial da Apple? São números da rede fixa PT (as is Portugal Telecom), são números nacionais, não são números irlandeses.

    Ponto dois. Mas qual sede na Irlanda? Viram isso na revista Maria? A loja está cá, a sede é cá, não na Irlanda. Essa tal "sede" na Irlanda é a sede geral da Apple na Europa, e obviamente o site Português é gerido a partir de lá, porque em Portugal não há representante físico (uma Apple Store física oficial). Ter uma sede num país não implica ter uma loja física, metam isso na cabeça.

    Ponto três (o único que interessa aqui). Uma empresa, seja qual for, ao ser uma marca registada num país e ao ter uma loja oficial para um país (que é o caso da Apple, a loja online é oficial) e ao vender para esse país, tem, e repito em letras grandes e gordas, tem que se reger pelas leis desse país. A Apple vende para Portugal, tem representante oficial em Portugal (a loja oficial online e as assistências técnicas oficiais) e tem que se reger mesmo pelas nossas leis, nas pelas leis de onde quer que seja.

    Ou achas que ao comprar um produto na loja da Apple o IVA vai para a Irlanda? Para isso pagavas o IVA da Irlanda, não os 20% de Portugal, certo? Vai daí queres ver que eles vendem em Portugal mas quem lucra com as vendas é o estado Irlandês? Custa muito pensarem um pouco no que dizem?

    Não acreditem em qualquer babuseira que lêm, por favor, e tentem puxar um pouco pela cabeça, não custa assim tanto.

    Espero que este assunto tenha ficado esclarecido de uma vez por todas e não inventem mais teorias.
     
    Última edição: 27 de Outubro de 2008
  12. Z00L

    Z00L Power Member

    O post acima até pode estar completamente correcto, mas já agora para quem tem uma factura (das que vieram da Irlanda :eek:), qual é o numero de contribuinte da entidade emissora? É Português ou Irlandês?

    Tudo o resto é palha.

    Cumps
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não tem número de contribuinte da entidade emissora,

    Tem sim o total da factura sem IVA, e o IVA acrescentado, à taxa de 21% (na altura da minha compra). Tem também vários números de contacto, todos portugueses (tanto para número grátis 800***, como para número normal (número de fax), com prefixo de Lisboa).

    Aliás, estive a ver assim de repente, e nenhuma factura das que tenho aqui à mão (material de fotografia e laptop) têm o número de contribuinte da entidade, e algumas são de empresas mesmo Portuguesas.

    Se a Apple está a facturar o IVA de Portugal, a conclusão parece-me bastante óbvia ... A não ser para quem não saiba o que isso implica ...
     
    Última edição: 27 de Outubro de 2008
  14. Z00L

    Z00L Power Member

    Embora não o possa afirmar a 100%, mas segundo a directiva Directiva n.º 2001/115/CE (também transposta para o CIVA) é obrigatório a qualquer entidade (EU) incluir numa factura a designação comercial, morada e NIF do emissor e do cliente (para alem da descrição dos produtos, quantidades, preços e afins).

    Os contactos não contam para absolutamente nada neste caso. A sede da entidade pode estar registada num qualquer outro país e possuirem em Portugal um escritório (o qual pode ser considerado filial ou não) para atender os clientes portugueses de uma forma mais directa.

    Se ajudar a alguem a Irlanda neste momento continua com IVA (VAT) a 21%.

    Chamam-se os TOC e especialistas em direito comercial intra-comunitário à recepção, sff :p

    Cumps
     
  15. Vamos lá então. Não é por o número ser Português que faz com que as coisas estejam em Portugal. Os contactos que vez, portugueses são da Interlog, não Apple. O número de fax tem o indicativo +353, bem diferente de +351, mas se calhar o indicativo português mudou e não fui avisado. O número de fax é o +353 214284840. Grande diferença. Como és uma pessoa bem informada, não custa nada fazeres uma visita a http://www.apple.com/pt/contact/ e vais descobrir no canto superior direito o contacto da Apple Store Portugal. Eu gostava de saber o contacto da Apple Portugal, a sério que gostava. Fica o desafio...
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não leves a mal, mas a Interlog já passou à história (no que toca a representação oficial Apple em Portugal) há séculos. A Apple é uma empresa, a Interlog é outra.

    E sim, sou informado, sou tão informado, que já contactei 3 vezes por telefone a Apple (não a Interlog).

    Ainda gostava de saber onde foste desenterrar essa teoria da Interlog ...

    De qq modo, não estou para gastar o meu latim com quem não quer aprender com pessoas que sabem por experiência própria como funcionam as coisas. Continua a acreditar nas teorias inventadas por quem nunca sequer comprou nada na apple store, e no "diz que disse", que vais longe ...

    Pior, não sabes distinguir o contacto da Apple Internacional (está a bold e tudo)
    dos contactos da Apple Portuguesa

    Foi o meu último post sobre este assunto, acreditem no que quiserem, é para o lado que durmo melhor.

    edit: em resposta ao ZOOL, que levantou, e bem, a questão do número fiscal

    [​IMG]

    I rest my case.
     
    Última edição: 27 de Outubro de 2008
  17. Z00L

    Z00L Power Member

    Por mim ficou mais que resolvida a questão ;)
    Boas compras a todos na Apple Store Online (e que nunca precisem da garantia para nada (bom sinal), é o meu desejo)

    CUmps
     
  18. Já que usas tanto os números da Apple, já te deste ao trabalho de perguntar onde estão sediados? Telefona para lá e pergunta, a resposta será esclarecedora para ti. Em relação ao número de contribuinte, é um número de registo de IVA, bem diferente de número fiscal de empresa. Pega no telefone e informa-te, é grátis.
     
  19. dppako

    dppako Power Member

    Não sei para quê tanta dúvida... além de estar nas condições de garantia da Apple, coisa que já deixei bem claro mais acima, ainda hoje estive numa loja de assistência técnica oficial e lá me disseram que a garantia é exactamente a mesma, quer seja numa loja física ou na loja online.
     

Partilhar esta Página