Apple vs Outras marcas

LMSilva69

Power Member
Boa tarde. A minha namorada entrou este ano na fac de design, e eu sei que os melhores computadores para edição de imagem e etc são os da apple.

Mas tendo em conta os preços dos mesmos, gostaria de saber o porquê de estes serem assim tão melhores, visto que eu sempre liguei muito mais ao hardware como gamer que sou, e muito menos às potencialidades do software que a apple pode oferecer.

Gostaria de explicações por parte de pessoal com experiência, não sei se me encontro no lugar certo do fórum.

Boa tarde, Luís Silva.
 
De facto os portáteis da Apple são muito bons. Qualidade de construcção excelente, um OS capaz, e são fiáveis. Contudo na minha opinião, além da qualidade de construcção, a única vantagem é a qualidade dos ecrãs dos portáteis.

Se ela pretende utilizar apenas os programas da Adobe (Photoshop, Illustrator, etc...) então além do que disse em cima não há nada de relevante a anotar entre uma máquina com OSX e outra com Windows para esta função em específico.

Procura por portáteis com uma resolução de pelo menos 1080p, IPS, com um bom CPU, SSD e com uma bateria que dure bem, isto se o orçamento não for limitativo. :) Estão a ponderar que preços?

Já agora colocaste a tua questão na secção errada do fórum. :)

http://forum.zwame.pt/forumdisplay.php?f=136

e lê isto: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=188818
 
Última edição:
Boa tarde. A minha namorada entrou este ano na fac de design, e eu sei que os melhores computadores para edição de imagem e etc são os da apple. (...)

Ok já começo a ficar um pouco farto disto (não tens noção do pessoal que me aparece com isto toma a iniciativa de investir em maquinas dessas caríssimas e dp não corre ou arrasta-se e a guita ja ardeu)
O gajo que te fez pensar que Apple é pa design (e vou dizer isto com todas as letras) : OU MENTIU-TE, OU NÃO SABE DO QUE FALA, OU É DA VELHA GUARDA E USA A MESMA MÁQUINA PARA TRABALHO E LAZER!!! (lamento se isto ofende alguém mas isto está a chegar ao ponto de se tornar ridículo...)

Em termos técnicos, factos não discutíveis com argumentos:
-A razão de isso ainda acontecer é devido a nos anos 90 a apple ter sido rei e sra devido ás suas worstation com processadores IBM e virem de fabrica já altas máquinas com monitores de 30' matte, com a ajuda do photoshop estar optimizado na altura pa esses processadores. Ora acontece que os processadores já não são esses, e estão obsoletos como é obvio, e a apple virou-se para o consumidor normal pois o mercado profissional de design e CG representa 1% do mercado (por isso rende mais vender 10.000.000 ipads a 500.000 workstations).
- Hoje em dia o que acontece é todas as componentes são standart usadas em pcs c win ou OSX
- Os monitores agora são de 27' glossy porque são mais bonitos e custam 999.90 euros (este preço tás na gama dos monitores profissionais...) (tens pessoal com workstation mac e win novos que não troca pa estes monitores e ainda usam os de 30' antigos)
- o OSX corre em OpenGl 3.2 ou 3.3 s não tou em erro que é a api gráfica que os programas usam (já agora vamos na versão 4.2, que a 3 saiu há uns 5 anos...)
- A maioria dos programas que usa acelaração gráfica so usa cuda que quer dizer que so pode ser placas nvidia ( enquanto o openCL não é standart que corre em todas) e uma placa nvidia profissional custa sempre pelo menos mais 100euros para correr em mac sendo exactamente a mesma que a que corre em win. Se quiseres safar trabalho com placas nvidia mais mainstram convem ires para a serie 5 da nvidia (que as 6 tão capadas de proposito para trabalho profissional) e isso nem sei se encontras para mac
- O photoshop, illustrator, maya etc etc são EXACTAMENTE iguais, até em atalhos (trocando o uso das teclas proprietárias como o ctrl etc) tanto num sistema como noutro
- Periféricos tipo magic maouse ou magic trackpad são giros para mostrar aos amigos mas NÂO são para trabalhar! Vai ser um dia gelado no inferno quando eles substituirem um bom rato e uma tablet da wacom (até a serie bamboo é uma ofensa comprar com magics trackpads e afins)
- teres um novo macbook pro de 15 polegadas com uma resolução altissima que eles têem não serve para nada quando tas a tratar de imagens trabalhar em 3D etc. O monitor continua a ter 15 polegadas. Posso citar-te casos pessoais de pessoal que achava que ter um monitor "só" fullhd 15' chegava por causa da resolução e passado um mes compraram um de 24' tb fullhd pq o monitor era muito pequeno para trabalhar. No fim alta resolução a esse ponto serve apenas para obrigar a gráfica a trabalhar mais para mostrar exactamente a mesma imagem mas mais definida (se ela tiver resolução para tal...)
- a própria Pixar no fim dos anos 90 deixou de usar deixou de usar os mac servers pq aquilo não valia nada (numa altura em que o maior acionista da pixar era um sr chamado steve jobs)
- MACs , tal como todas as maquinas, encravam e bloqueiam, pricipalmente em cenas pesadas! Depende apenas do utilizador manter a maquina em forma.

Agora posso arranjar-te de milhões razões pa ires para apple, mas nenhuma delas é por ser melhor para design...Neste momento a maioria de utilizador que se vira mais para mac é pessoal mais virado para pós produção video por causa do final cut, que a apple teve o cuidado de tentar matar por causa do novo finalcutX, por isso também não te posso garantir que daqui a um ano este pessoal também não se vire para avid ou adobe. Também tens pessoal que sempre usou mac pa tudo e para estas pessoas nem faz sentido mudar pois já estão habituadas, teem uma sistema de trabalho ja montado e muitas vezes a maquina de trabalho é a maquina de lazer e ai preferem a simplicidade do sistema operativo para as tarefas quotidianas. As empresas muitas usam mac tb mas não por ser melhor mas simplesmente porque já teem um "sistema" montado que vem de traz que não se muda de um dia pa outro também devido a investimento mas teem sempre que ter 2-3 pcs windows por causa de problemas de compatibilidade principalemnte quando recebem e enviam partes de trabalho para fora.

Tudo o que te disse pode ser confirmado com qlq gajo que trabalhe mesmo na área e seja sério, ou tecnico de informatica, gestor de redes, GOOGLE whatever.
Já agora isto dito por alguem que trabalhou e muito provavelmente vai voltar a trabalhar com os 2 sistemas simultaneamente.

Espero ter ajudado
 
Desde já obrigado pelos 2 feedback's. Como informático, identifico-me mais com o 2º comentário. Existe sempre aquele estereótipo da apple ser melhor, mas eu sempre trabalhei com windows e afins... cada vez mais os fabricantes esmeram-se em termos de qualidade de construção e já para não falar que o hardware das outras empresas é sempre superior. Mas também compreendo o 1º comentário.

Como nunca trabalhei com apple, só queria confirmar esta espécie de mito sobre a apple aliada ao design/ edição de video, imagem e som.

Gostaria de obter mais comentários se isso fosse possível, embora confirme que esteja inclinado para um investimento num bom portatíl por exemplo da samsung, melhoraram bastante a qualidade de construção/hardware.

cumpz
 
Se estiveres disposto a gastar algum tens o Macbook Pro Retina que neste momento não tem competição real no mercado.

Ainda não vi nenhum por acaso, mas os antigos, bastava ter um pouco de luz na sala e o ecra trasnformava-se num espelho e deixavas de ver o que estavas a trabalhar. Tenho um em casa que é assim e um colega meu de trabalho tem um que é a mesma coisa.
 
se queres um pc para trabalhar a serio em multimedia ou vais para as gamas profissionais e compras um portatil especifico para determinada tarefa ou montas uma torre em que escolhes cada uma das pecas em funcao do objectivo do PC. Tudo o que for fora disto o cliente sai sempre em perda. Se tiveres consciencia disso tambem nao e grave.

Tipo o computador deve ser analisado de modo a pelo menos ter o hardware certificado pelo programa e assim ter drivers de permormance por exemplo.
 
Última edição:
Têm de ser um portátil, é destinado para a faculdade. Então independentemente da marca do computador, o que é pretendido é um portátil com obrigatoriamente 13º polegadas... o que gostaria de saber quais os factores essenciais para trabalhar a sério em design/multimédia.
RAM
Processador
e o que mais ? Se puderem, deixem aqui o que é o mais importante em termos de hardware necessário para esta tarefa.

Muito obrigado a todos, já ajudaram bastante.
 
basicamente , tu já tens uma ideia das coisas, por isso para esse tipo de funcionalidade, convem ter mesmo o melhor desepenho de hardware possivel, um bom cpu, muita ram, pois os programas são exigentes e subretudo se forem usados varios em simultaneo, tudo consulidade com uma boa grafica para se ter boas resoluções e se possivel um ssd para melhorar o tempo de resposta...

agora consegues ter boa margem de manobra num portatil comum face a um da apple, mas o principal é o orçamento desponivel e tentar analizar o que há no mercado que preencha as necessidades e dê para eventuais upgrades mais tarde...

se tens uma ideia do que pretendes gastar mete aqui e logo se vê no que poder-mos opinar como ajuda na desisão final...
 
Como já disse, o ecrã também é importante! ;) Eu caí no erro de comprar o meu portátil apenas pelo hardware e deixei de lado a qualidade do ecrã. Agora tenho de usar um monitor externo para trabalhar.
 
Tendo trabalhado em Windows durante 14 anos e estando a trabalhar em Mac OS há cerca de 4, posso indicar que a vantagem dos Mac é precisamente o SO. Simplesmente não há como explicar, tudo é mais rápido, simples e intuitivo. Hoje em dia já não conseguia voltar a trabalhar em Windows. Recomendo este SO para as áreas criativas até porque existe todo um ecossistema (iPhone, iPad) a gravitar à volta desta realidade.Trabalhar em Mac na área do design é um standard ( seguramente mais de 90% das agencias de design o fazem) pelo que será importante a tua namorada estar desde já a habituar-se ao SO pois o mais provável é realmente ela vir a trabalhar com ele diariamente mais tarde. Seguir os padrões da industria criativa é importante e a verdade é que gostando ou não, Mac OS é uma referência e um ponto de partida.
 
@michael c, compreendo o teu ponto de vista. Não tocaste em Windows (intensivamente) nos últimos 4 anos? É que se foi assim, faz todo o sentido o que dizes, visto que o Windows 7 foi um salto em termos de qualidade, bastante grande e calculo que na altura usavas o XP ou o Vista (ambos, ao pé do OSX são uma *** :D ).
 
Tendo trabalhado em Windows durante 14 anos e estando a trabalhar em Mac OS há cerca de 4, posso indicar que a vantagem dos Mac é precisamente o SO. Simplesmente não há como explicar, tudo é mais rápido, simples e intuitivo. Hoje em dia já não conseguia voltar a trabalhar em Windows. Recomendo este SO para as áreas criativas até porque existe todo um ecossistema (iPhone, iPad) a gravitar à volta desta realidade.Trabalhar em Mac na área do design é um standard ( seguramente mais de 90% das agencias de design o fazem) pelo que será importante a tua namorada estar desde já a habituar-se ao SO pois o mais provável é realmente ela vir a trabalhar com ele diariamente mais tarde. Seguir os padrões da industria criativa é importante e a verdade é que gostando ou não, Mac OS é uma referência e um ponto de partida.
Concordo.Eu uso windows desde que tenho pc. Trabalho há 10 anos no Photoshop e há cerca de 15 ou 16 no windows. Nunca tinha estado num Mac durante mais de 2 minutos até este ano, quando caí num de para-quedas num no trabalho e de facto confirmo. A organização que o OSX permite é enorme, e isto é bastante importante. Numa área onde tens de lidar com pastas e pastas e várias centenas de imagens por semana, se não há um fio organizacional é impossível. Eu que sou um gajo mega desorganizado, o meu Mac no trabalho está impecável, e quase sem esforço nenhum. Encontro qualquer coisa em segundos porque o sistema de vizualização de pastas é excelente.

No trabalho também temos um PC que a nível de hardware é superior aos mac's, a trabalhar em W7, e a estabilidade dele a trabalhar no Photoshop está longe de igualar a dos Mac's.

Aviso já que eu até sou um bocado apple hater, portanto esta minha crítica é o mais unbiased que possa existir. Continuo a trabalhar a nível pessoal, em casa, com Windows 7 (e agora o 8), e digo já que me apetecia juntar dinheiro para comprar um Mac só para ter o OSX.
 
Epah, isto não pesa em nada na escolha, mas o quick look nos Mac... Nem se fala, aquilo deveria ser obrigatório no Windows! Dá mesmo muito jeito, é excelente para trabalhar.
 
Atenção o que disse acima não é nada sobre a marca apple, osx, etc serem produtos do demónio por assim dizer, mas antes contra esta "leveza" e irresponsabilidade com que se diz frases como "mac é para design" ou outras geniais tipo "designer so usa mac". Isto para mim dá logo a dica que qualquer designer é informaticamente ignorante, não sabe como nada funciona, so sabe abrir o programas e qualquer coisa mais complicada não sabe resolver, configurar qualquer coisa mais tecnica mesmo que seja no proprio programa criativo e necessário para acabar um projecto é mentira (e causa-me confusão qual a dificuldade de 1x por mês limpar o disco, registo e desfragmentar...).
Depois temos esta coisa do OSX ser algo espetacular, sim tá bem de acordo, mas a ultima vez que vi eu não crio imagens, vectores, 3d, animação em sistemas operativos eu faço-o usando programas específicos, por isso a não ser que o iphoto e o MS Paint sejam o novo standart da industria algo me ta a falhar... Passei Agosto atolado em trabalho, e houve 3 dias seguidos que nem sai a rua com maratonas em frente ao pc, e ia girando entre 3ds PS acrobat através de atalhos, em 9h seguidas devo ter passado prai 20m no ambiente de trabalho e a procura de ficheiros. Alguém acha que eu tava preocupado se tava em win, osx ou linux?? mal o vi ambiente de trabalho quanto mais...se amanha o gameboy color tornar-se por milagre a melhor worksation d sempre eu vou ser o primeiro a abandonar o win/osx e ligar um monitor e uma wacom aquilo e continuar a trabalhar, o resto é tretas.

O irónico disto é que quando apple era rei e sra no segmento profissional ninguém ligava, agora que eles estão a abandonar este segmento é que é boa... lindo é daqui a uns anos mac voltar a mó de cima e ai gabarem-se que windows é que é...anda-se sempre 10 anos atrasados


Luis,
independentemente deste aparte, o portátil pa tua miuda uma coisa em comum na área de design vai precisar que é de ram por isso menos de 8Gg não te recomendo, a seguir o monitor mas na minha opinião eu preferia ter um portátil d 14/15 que pode ter uma boa relação peso/dimensões/performance mas baixando um bocado o budget pa ele e com isso comprar um monitor de 23/24 ips para ligar em casa (o conforto para os olhos é super importante e das coisas que me arrependo de não me ter começado a preocupar mais cedo) assim ela vai conseguir carregar a maquina para a faculdade sem muito esforço e pode trabalhar em casa mais confortável onde ate pode aproveitar o ecran do portátil para ter cenas pequenas a correr (musica,fb,chats) e o grande para trabalhar. A seguir SSD faz alta diferença mas so te recomendo se tiveres um 2º disco externo ou interno porque isto é uma área que tem muita tendência a gerar ficheiros gigantes. Processador o melhor que conseguires e a grafica nvidia (se for mais mainstream procura algo abaixo da 680m (675,670,660,5XX) que esta ja usa os novos chips que tao capados). Sem saber mais a área especifica que ela quer seguir é dificil dizer-t qual deve ter prioridade, se cpu ou grafica. Uma ultima coisa que te recomendo vivamente é teres uma base para refrigerar o portatil em casa (prai 25-35euros) pois neste tipo de trabalhos o pc tem tendência a ficar muito tempo a processar imagem, video, render etc e vai sobreaquecer e acumular pó nas ventoinhas que com o tempo so vai deteriorar o arrefecimento.

Espero ter ajudado
 
Última edição:
Ainda não vi nenhum por acaso, mas os antigos, bastava ter um pouco de luz na sala e o ecra trasnformava-se num espelho e deixavas de ver o que estavas a trabalhar. Tenho um em casa que é assim e um colega meu de trabalho tem um que é a mesma coisa.

Nos retina isso já não acontece.

Como foi dito anteriormente a vantagem dos Mac é o SO principalmente... é uma marca cara, é, cabe a cada um verificar se vale a pena o investimento ou não. Pessoalmente acho que vale, utilizo windows a mais de 15 anos e assim que poder irei comprar um Macbook Pro Retina. Acho indespensavel para quem trabalha numa área de edição de imagem, ter um portátil de pelo menos 15º polegadas, e um bom monitor em casa.
 
@michael c, compreendo o teu ponto de vista. Não tocaste em Windows (intensivamente) nos últimos 4 anos? É que se foi assim, faz todo o sentido o que dizes, visto que o Windows 7 foi um salto em termos de qualidade, bastante grande e calculo que na altura usavas o XP ou o Vista (ambos, ao pé do OSX são uma *** :D ).

Pois, realmente eu estou a falar como utilizador de Windows XP e Vista. Quando me iniciei na informática comecei pelo MS-DOS, passei pelo Windows 3.1 (acho que era assim), usei uns bons anos o Windows 95, outros bons anos o Windows 98, depois um anito o Windows Millenium, até que passei para o XP e depois para o Vista. Todos tinham uma coisa em comum, crashes constantes, BSOD...enfim, não tenho boas recordações do Windows de facto. Quando comecei a trabalhar mesmo, passava mais tempo preocupado com manutenções de sistema do que a trabalhar...o Photoshop, Flash e companhia crashavam uma a três vezes por dia no minimo. Ainda me lembro daquela sensação de o programa em que estava a trabalhar ficar com um lag de alguns segundos e eu ficar na incerteza se ia crashar ou retomar. Mais ou menos pela altura que saiu o Windows 7, foi quando eu me mudei para OS X.

O que posso afirmar é que deixei de me preocupar com o que quer que fosse e passei a estar 100% concentrado no trabalho propriamente dito. E isso é bastante importante. Deixei de ter que acompanhar o mercado de hardware para estar sempre a estudar upgrades para o sistema de forma a melhorar o seu desempenho pois sei que à excepção de RAM ou disco não há grandes upgrades que eu possa fazer ao sistema que tenho mas que por outro lado o sistema operativo está totalmente optimizado para tirar partido do hardware que existe, ao contrário do que acontece em Windows. Deixei de ter "medo" do crash diário de aplicações pois isso acontece uma vez por mês ou nem tanto. Deixei de ter que andar em cima do sistema, passei a ter um sistema eficiente de backups com o timemachine...passei enfim a despreocupar-me com o sistema operativo que não é mais que um meio para aceder ao que realmente preciso (programas, browser, etc).

Não dúvido que o Windows 7 e 8 estejam bons e respeito claro quem prefere trabalhar por lá. Pessoalmente por estar satisfeito com o sistema que uso prefiro pelo menos para já manter-me em MAC OS e nem tenho vontade de espreitar a concorrência. :D No mais, tendo um iPhone, um iPad, um Macbook e um iMac, não vejo realmente razões para quebrar o ecossistema e a simplicidade com que tudo está integrado. Tenho de ter em conta o investimento que já fiz em todos estes dispositivos (para além dos 3500€ dados pelo Master Collection CS5 para MAC OS) e pessoalmente mudar para Windows está assim fora de questão nos próximos tempos, mesmo que eventualmente, e poderá mesmo até ser a realidade, na actualidade o Windows esteja muito bom e ao nível do Mac OS. :)

Concordo.Eu uso windows desde que tenho pc. Trabalho há 10 anos no Photoshop e há cerca de 15 ou 16 no windows. Nunca tinha estado num Mac durante mais de 2 minutos até este ano, quando caí num de para-quedas num no trabalho e de facto confirmo. A organização que o OSX permite é enorme, e isto é bastante importante. Numa área onde tens de lidar com pastas e pastas e várias centenas de imagens por semana, se não há um fio organizacional é impossível. Eu que sou um gajo mega desorganizado, o meu Mac no trabalho está impecável, e quase sem esforço nenhum. Encontro qualquer coisa em segundos porque o sistema de vizualização de pastas é excelente.

No trabalho também temos um PC que a nível de hardware é superior aos mac's, a trabalhar em W7, e a estabilidade dele a trabalhar no Photoshop está longe de igualar a dos Mac's.

Aviso já que eu até sou um bocado apple hater, portanto esta minha crítica é o mais unbiased que possa existir. Continuo a trabalhar a nível pessoal, em casa, com Windows 7 (e agora o 8), e digo já que me apetecia juntar dinheiro para comprar um Mac só para ter o OSX.

Para mim a grande questão passa por aqui. Para reforçar a ideia, em 2008 comprei o meu primeiro hardware mac, um macbook 13" branco. Na altura tinha um PC Desktop Windows que era MUITO superior em termos de hardware ao macbook. No entanto, depois do macbook chegar e de eu o ligar a um monitor externo de 21", encostei o desktop no espaço de uma semana...a estabilidade e descanso que o MAC OS me oferecia com os programas que eu utilizava valiam mais que toda a artilharia que eu tinha no desktop. Conservo o macbook até hoje e na verdade estou a teclar nele neste momento. Trabalho com ele em Photoshop e Illustrator quase todos os dias e ainda está aqui para as curvas...onde estaria o desktop de 2008 se eu o tivesse conservado até hoje? No macbook estou com o Snow Leopard mas facilmente poderia passar para Lion ou até para Mountain Lion e até talvez ganhar desempenho em alguns aspectos. E se ainda tivesse o desktop de 2008? Será que ele poderia estar a funcionar bem com o Windows 8? Pois...dá que pensar.

Eu ainda gostava de saber e como se trabalha a serio no quer que seja, ainda pra mais multimedia, num portatil de 13 LOL

Concordo totalmente. A menos que a ideia seja de facto ligar um monitor externo maior durante a maior parte da utilização, a tua namorada deveria ponderar um macbook pro de 15 e não de 13.
 
Última edição:
O laptop de 13" para mim é ideal para levar para a faculdade, trabalhar durante uma horita ou pouco mais durante a aula, depois mete-se na mochila, é pequeno dá pouco nas vistas e é leve, chego a casa ligo ao monitor de 23" e continuo a trabalhar.

Por exemplo em FCP meto o timeline, o inspector e o evento no monitor de 23" e o viewer no ecra do portatil (porque a nivel de cores é bem melhor que o meu samsung, embora seja recente). Não acho assim tão impossivel de trabalhar em 13", já fiz videoclips inteiros só no ecra do portatil, claro que é melhor num monitor decente, mas pela portabilidade 13" FTW!
 
Última edição:
Por acaso tenho um episodio engracado com isto das polegadas. Ha dois anos fui ter com uma pessoa que so faz configs a medida pra empresas e isso e monta e so aceitou perder tempo comigo no fim de aceitar levar 1 monitor de 24". A minha ideia era dois de 19 na altura e o pc pra 3d e o gajo ate pensou que tava a gozar com ele. Actualmente dois monitores e um de 22 ou 24 e para mim indespensavel profissionalmente.Menos que isto levo o smartphone, porque nao vou fazer nada.
 
Back
Topo