[Apple World - MAC forum] Estruturação em sub-fóruns

abc

Portugal@Home Member
Olá pessoal,

Gostaria de deixar à apreciação de todos a sugestão de subdividir o Apple World - MAC forum em subfóruns especializados em ramos mais específicos. Uma possível estrutura que me ocorre assim sem grande ponderação é a seguinte:

-Geral (isto é, a root folder do fórum)

-Hardware

-Software

-iPod & iTunes

-Periféricos e Acessórios (possivelmente redundante tendo em conta o sub-fórum de hardware)

Esta estrutura foi tirada a pressão e penso que provavelmente existem formas mais eficientes e adequadas de o dividir. A questão chave para mim é subdividir o fórum.

Defendo uma estratificação do Apple World - MAC forum porque o aumento significativo da sua utilização transformou-o numa amálgama de threads que misturam temas desde as dúvidas de funcionamento até a piadas Apple Zealot e culto ao Sr. Jobs passando por rumores vários e questões relacionadas tanto com hardware como software.

Penso que para priveligiar o bom funcionamente desta parte do fórum cada vez com mais utilizadores e interessados seria bom proceder a esta medida mas penso que seria ainda melhor os utilizadores mais frequentes bem como o staff do techzone dizerem de sua justiça.

EDIT: Ultrapassei os 1000 posts! :x2: Isto nem combinado...
 
Última edição:
Diria que essa resposta é um pouco seca e discutível.

Penso que é indiscutível, pelo menos no que diz respeito à thread "O Cantinho dos iPods" que tem mais de 700 replies e mais de 26000 views a criação de um subfórum para a substituir.

A thread é gigantesca, não é navegável, põem-se muitas vezes questões repetidas porque como é óbvio ninguém no seu perfeito juízo vai percorrer as 700 replies à procura da questão que pretende encontrar, a somar a diversidade de temas aglutinados ali que vão desde lançamentos, updates, problemas, questões de funcionamento and so on.

Quanto à restante subdivisão penso que é uma questão mais relativa e variável de acordo com a visão de cada um. Temos subfóruns no fórum dos Jogos dedicados aos jogos Oblivion, a MMORPGs e a cada uma das principais consolas no mercado. Já nas novidades de hardware escolheu-se não ter divisão alguma apesar do volume dessa secção.

É verdade que no caso do fórum dos Jogos existe um volume muito superior quanto ao número absoluto de posts mas esta variável não é critério válido uma vez que esse fórum existe há muito mais tempo que o Apple World - Mac Forum. Uma boa avaliação dos níveis de participação seria dada pelas taxas de participação (velocidade se quiserem) mas nós users normais normais não temos acesso a esses dados.

EDIT: Acrescento já agora a situação do fórum de Modding que apesar de ter um número absoluto de posts sensivelmente igual ao Apple World - MAC forum e penso que existe há talvez mais tempo, não me recordo honestamente, está subdividido em 3 sub-fóruns.
 
Última edição:
Evangelion-01 disse:
Gostaria de deixar à apreciação de todos a sugestão de subdividir o Apple World - MAC forum em subfóruns especializados em ramos mais específicos.
Evangelion-01 disse:
Diria que essa resposta é um pouco seca e discutível.
boas
quando se submete algo a discussão há sempre a hipótese de não concordarem com as nossas ideias
parece-me k a tua postura defensiva não irá ser benéfica para o bom desenvolvimento desta discussão
dá a nitida sensação que como utilizador frequente que pareces ser desse forum......te sentes inferiorizado pk "o modding tem" e o macforum não

não pretendo flames...apenas acho k não será a melhor maneira de defender uma ideia

just my 2 cents

cumps
 
Apoio o Evangelion-01, eu próprio já tinha pensado nisto... especialmente na zona do iPod... aquela super-mega-hiper-thread que lá está não dá com nada.
 
steelballzz disse:
boas
quando se submete algo a discussão há sempre a hipótese de não concordarem com as nossas ideias
parece-me k a tua postura defensiva não irá ser benéfica para o bom desenvolvimento desta discussão
dá a nitida sensação que como utilizador frequente que pareces ser desse forum......te sentes inferiorizado pk "o modding tem" e o macforum não

não pretendo flames...apenas acho k não será a melhor maneira de defender uma ideia

just my 2 cents

cumps

Não percebo a lógica implícita no teu post.

Limitei-me a dar a minha modesta opinião sobre a opinião expressada pelo MaLoK0 no seu post e tal como tu dizes:

"quando se submete algo a discussão há sempre a hipótese de não concordarem com as nossas ideias"

Ora, eu não concordo com a opinião dele e pela curta frase que constitui o post, parece-me uma opinião pouco fundamentada e tendo em conta esta carência logo parece-me seca. Penso que estou dentro dos meus direitos e não creio estar a ofender o MaLoK0 ou quem quer que seja por expressar fundamentadamente a minha posição face à afirmação dele.

Quanto aquilo que chamas "postura defensiva" da minha parte volto a ter problemas em perceber a lógica da tua opinião. Obviamente que tenho uma "postura defensiva" (seja lá o que isso significar para ti) quando estou a discutir um tema. Quando lançamos opiniões, sugestões, hipóteses ou seja o que for é conveniente defendê-las através de fundamentos lógicos, penso que isto é a génese da discussão mas posso estar enganado.

Meu caro steelballzz também não quero iniciar guerras de qualquer tipo mas não posso deixar de me sentir ofendido por me acusares de, e passo a citar:

"te sentes inferiorizado pk "o modding tem" e o macforum não"

Triste será o dia em que me sinta inferiorizado com este tipo de questões ainda mais num fórum virtual que tem o peso que tem na vida de qualquer pessoa mentalmente sã. Lamento desiludir-te mas felizmente a minha vida resume-se a um pouco mais que este fórum e tendo em conta a minha área profissional que consiste em fabrico de hipóteses e refutação ou demonstração das mesmas já teria dado um tiro em alguém sempre que as minhas hipóteses fossem refutadas.

Não fiz mais que refutar o fundamento de uma opinião contrária à minha e naturalmente utilizei exemplos de outras secções do Techzone para o fazer uma vez que o argumento original foi feito com base na fraca actividade relativa do Apple World - MAC forum. Tive ainda assim o cuidado de por em causa os dados em que me baseei para elaborar o meu raciocínio.

Não vejo como posso ter sido incorrecto na minha exposição. Caso esteja enganado, o que é provável, peço que me o digam.
 
Última edição:
Evangelion-01 disse:
mas não posso deixar de me sentir ofendido por me acusares de, e passo a citar:
"te sentes inferiorizado pk "o modding tem" e o macforum não"
...........................................................

Triste será o dia em que me sinta inferiorizado com este tipo de questões ainda mais num fórum virtual que tem o peso que tem na vida de qualquer pessoa mentalmente sã. Lamento desiludir-te mas felizmente a minha vida resume-se a um pouco mais que este fórum

no ofense intended
e não me desiludes
e acredita k não é só a tua vida k se resume a um pouco mais k este forum
aquilo k ME tramsmitiste a mim.....foi uma ideia de...os outros têm...e de uma postura de pé atrás....
só isso
parece-me uma fraca argumentação.....achei k estarias a utilizar armas k não se adequavam....IMO
devo ter 1 post nesse fórum....e ai 2 no modding.....por isso só estava a opinar sobre a maneira de " convenceres" as pessoas dessa necessidade
mais uma vez
no flame intended...
cumps

edit....não estou armado em advogado de ninguém....nem conheço o maloko.....nem a ti....foi apenas um opinanço generalista
 
A falar é que a gente se entende ;).

Evangelion, apesar da resposta do maloko ter sido "curta e seca", não vejo outra forma de "florear" um pouco mais a questão. O fórum Mac tem imensos posts em certas áreas de assunto (chamemos-lhe assim) e quase nenhuns em outras. Claro que existem muitos posts interessantes que beneficiariam muito de uma melhor estruturação, mas também existem outros tantos que estariam melhor no Anedotas, tal é o seu fraco conteúdo.

A reestruturação do fórum Mac, a acontecer, será exactamente quando se sentir que de facto existem posts suficientes (em número e variedade) para serem separados por categorias.

Por exemplo, temos um sub-fórum para a PS e outro para a PSP, no entanto, na Nintendo, as consolas estão todas juntas. Quanto ao modding, é uma componente da Techzone que existe praticamente desde que existe Techzone, talvez fizesse mais sentido reestruturar esse fórum neste momento do que criar outros novos, mas esta é a minha opinião, claro.

Acho que o ponto de partida para se perceber o "interesse" de separar um determinado fórum por categorias é a sua quantidade/qualidade de posts, logo, quanto melhores forem os posts de uma zona como a dedicada aos Mac's mais possibilidades há disso acontecer.

A minha sugestão para melhorar o fórum Mac neste momento passa pelo uso de Tags para tornar o fórum mais "amigável" a quem o visita.
 
steelballzz disse:
no ofense intended
e não me desiludes
e acredita k não é só a tua vida k se resume a um pouco mais k este forum
aquilo k ME tramsmitiste a mim.....foi uma ideia de...os outros têm...e de uma postura de pé atrás....
só isso
parece-me uma fraca argumentação.....achei k estarias a utilizar armas k não se adequavam....IMO
devo ter 1 post nesse fórum....e ai 2 no modding.....por isso só estava a opinar sobre a maneira de " convenceres" as pessoas dessa necessidade
mais uma vez
no flame intended...
cumps

edit....não estou armado em advogado de ninguém....nem conheço o maloko.....nem a ti....foi apenas um opinanço generalista
Lamento que tenhas ficado com essa ideia. Sempre que posto aqui na secção de críticas e sugestões tento ser o mais frio possível na apresentação dos meus argumentos. Acho que o fui pelo menos naquilo que diz directamente respeito à hipótese que lancei.

Consideras a minha argumentação fraca. Mais uma vez lamento-o mas a não ser que apresentes fundamentos mais concretos do que sensações e intuições não posso valorizar muito o teu ponto de vista face à minha argumentação sobretudo quando tu próprio admites não estar familiarizado com o funcionamento do Apple World - MAC forum.

Por fim agradeço a tua preocupação com a minha postura e só posso prometer rever com cuidado as minhas intervenções para que não transmita sentimentos e emoções inexistentes na apresentação dos meus argumentos.
 
Evangelion-01 disse:
Consideras a minha argumentação fraca. Mais uma vez lamento-o mas a não ser que apresentes fundamentos mais concretos do que sensações e intuições não posso valorizar muito o teu ponto de vista .


Evangelion-01 disse:
Quanto à restante subdivisão penso que é uma questão mais relativa e variável de acordo com a visão de cada um. Temos subfóruns no fórum dos Jogos dedicados aos jogos Oblivion, a MMORPGs e a cada uma das principais consolas no mercado.

EDIT: Acrescento já agora a situação do fórum de Modding que apesar de ter um númerouto de posts sensivelmente igual ao Apple World - MAC forum e penso que existe há talvez mais tempo, não me recordo honestamente, está subdividido em 3 sub-fóruns.


a sensação que tenho é que apenas estás a reclamar um direito que outros foruns já conquistaram....utilizando com argumento de peso o facto de já ter sido concedido a esses ditos foruns....
para mim.....na vida em geral....não gosto que se use os outros como argumento....se o macforum tem realmente a necessidade de ser subdivido será pela sua importância e não pelo facto de outros já o serem

para mim acabou o off topic
sorry
 
Jintro disse:
A falar é que a gente se entende ;).

Evangelion, apesar da resposta do maloko ter sido "curta e seca", não vejo outra forma de "florear" um pouco mais a questão. O fórum Mac tem imensos posts em certas áreas de assunto (chamemos-lhe assim) e quase nenhuns em outras. Claro que existem muitos posts interessantes que beneficiariam muito de uma melhor estruturação, mas também existem outros tantos que estariam melhor no Anedotas, tal é o seu fraco conteúdo.

A reestruturação do fórum Mac, a acontecer, será exactamente quando se sentir que de facto existem posts suficientes (em número e variedade) para serem separados por categorias.

Por exemplo, temos um sub-fórum para a PS e outro para a PSP, no entanto, na Nintendo, as consolas estão todas juntas. Quanto ao modding, é uma componente da Techzone que existe praticamente desde que existe Techzone, talvez fizesse mais sentido reestruturar esse fórum neste momento do que criar outros novos, mas esta é a minha opinião, claro.

Acho que o ponto de partida para se perceber o "interesse" de separar um determinado fórum por categorias é a sua quantidade/qualidade de posts, logo, quanto melhores forem os posts de uma zona como a dedicada aos Mac's mais possibilidades há disso acontecer.

A minha sugestão para melhorar o fórum Mac neste momento passa pelo uso de Tags para tornar o fórum mais "amigável" a quem o visita.

Concordo em absoluto com a tua opinião face à bipolaridade da qualidade do conteúdo dos posts no fórum Mac (também estou farto do nome completo mas gosto de ser preciso, manias minhas ... :redface:) mas penso que a estratificação seria eventualmente saudável para separar as threads com conteúdos mais relevantes das que são pouco mais que anedotas e piadas.

Quero focar:

"A minha sugestão para melhorar o fórum Mac neste momento passa pelo uso de Tags para tornar o fórum mais "amigável" a quem o visita."

Seria precisamente para tornar o fórum Mac mais amigável que acho que a estratificação seria muito benéfica. Eu sou um frequentador assíduo e como tal experiente e confesso ter muitas vezes dificuldade em navegar por ali, e perdoem-me a expressão, devido ao "tudo ao molho e fé em Deus" (ou será em Jobs?).

Enquanto não existirem sub-fóruns, tentarei seguir o teu conselho de utilização de tags (suponho que fales em particular dos títulos das threads) que apesar de não me parecer ideal é melhor que a salganhada que existe actualmente.

Pelos exemplos que dás, parece-me que te inclinas primariamente para uma reorganização interna mantendo no entanto a simplicidade de um só fórum (sem sub-fóruns portanto) para tratar do problema da desorganização. Respeito a tua posição, no entanto eu penso que os sub-fóruns seriam mais eficazes numa reorganização a longo prazo e acho que levam os utilizadores a ser mais cuidadosos e precisos nos seus posts e threads mas de facto admito ter as minhas dúvidas quanto à existência de massa crítica que os possa potenciar a longo prazo.

Como já disse antes, penso que no meu segundo post, penso que apesar da ambiguidade desta questão relativamente a uma estratificação tão grande overnight penso que no caso particular da thread "O Cantinho dos iPods" existe uma clara necessidade de um sub-fórum.

Por fim, é óbvio que, e passo a citar-te:

"o "interesse" de separar um determinado fórum por categorias é a sua quantidade/qualidade de posts, logo, quanto melhores forem os posts de uma zona como a dedicada aos Mac's mais possibilidades há disso acontecer."

Eu considero que apesar do off-topic, das piadas, etc já se atingiu este ponto. Mas aqui pesa sem dúvida o bom senso de cada um.
 
Concordo com o Maloko. Não vejo a necessidade de criar sub-foruns Apple. No máximo dos máximos vejo três candidatos: Apple Geral, Apple PC's e Apple Ipod. E mesmo assim penso que não justifica.
 
steelballzz disse:
olha
mais valia dizeres......"vou-te fazer um desenho"

até editaste a resposta ao maloko em que referias os outros foruns
enfim
ha pessoas que lidam mal com a critica correcta e construtiva....ou seja lá que critica for
tenho pena pk pareces ser uma pessoa inteligente......
pelos vistos usas a ironia e o sarcasmo para defenderes posições refutadas ....quando não ha outra argumentação
já me tentaste chamar burro algumas 3 ou 4 vezes
esta do desenho bate todas as k tenho visto
mais uma vez peço desculpa pelo off topic mas não podia deixar passar em claro tão grande demontração de sobranceria
steelballzz out

p.s. raisparta a hora em k resolvi opinar.....nunca pensei k me tentassem diminuir desta forma
fica de lição para a próxima....
steelballzz disse:
até editaste a resposta ao maloko em que referias os outros foruns
enfim

Vê as horas da edição, 15:31, a tua resposta veio às 15:35. Não modifiquei nada no conteúdo. Limitei-me a corrigir erros de ortografia.

steelballzz disse:
ha pessoas que lidam mal com a critica correcta e construtiva....ou seja lá que critica for
tenho pena pk pareces ser uma pessoa inteligente......

Lido bem com críticas válidas. Não lido bem quando me põem palavras na boca.

steelballzz disse:
pelos vistos usas a ironia e o sarcasmo para defenderes posições refutadas ....quando não ha outra argumentação

Não passa de lógica. Assumo determinados axiomas (estes sim podes negar à vontade) e a partir de cadeias lógicas tiro conclusões. Talvez não tenha sido propriamente rigoroso na exposição mas não passa de lógica.

steelballzz disse:
já me tentaste chamar burro algumas 3 ou 4 vezes
esta do desenho bate todas as k tenho visto
mais uma vez peço desculpa pelo off topic mas não podia deixar passar em claro tão grande demontração de sobranceria
steelballzz out

Não chamei burro a ninguém. Lamento muito que vejas assim as coisas mas confesso que fiquei perdi a paciência com a tua insistência relativamente ao motivo de "os outros têm, eu também quero" e provavelmente excedi-me.

Lamento que te tenha ofendido. Vou eliminar o post por causa de coisas. Ando em exames e sou uma pessoa que ferve em pouca água. As minhas mais sinceras desculpas.
 
Pessoal, vamos manter isto como uma troca de opiniões sobre um assunto -do fórum- e colocar de parte interpretações mais ou menos subjectivas do que se disse ou se deu a entender. Não se esqueçam que estamos a trocar ideias apenas e só por escrito e isso por vezes dá origem a mal-entendidos. ;)
 
Boas!

Apesar de raramente visitar esse subquadro também sou apologista de subdividir o mesmo, não tanto como o Evangelion-01 sugeriu no primeiro post, mas pelo menos um sub-quadro para os iPods, e porquê?

A resposta é simples, não é necessário ter um Mac para se ter um iPod e apesar de existir uma thread com esse mesmo "debate" torna-se confuso e chato ler tanta "porcaria" quando na verdade temos uma dúvida..., ora coloca-se a dúvida e se for repost alguém manda um bitaite e mete para lá o link dos post e ficamos todos contentes com a resposta mesmo que menos simpática da questão..., com esta sub-divisão essa mesma thread acabaria por deixar de ter sentido, logo menos uso da mesma e mais criação de novas threads especificas que iriam facilitar o search (para as raras almas que usam) para quem de facto pretende a ajuda em algo concreto.

Para o software e hardware..., bem isso é mais espeficio para quem usa um Mac..., nada como usar tags e fazer mostrar ao staff que de facto se justifica um subquadro, mas não agora.

Just my 2 cents :)

abraços, HecKel
 
Acho que a divisão que adoptaram por agora parece corresponder às actuais exigências. Os temas mais concorridos em número de threads parecem ser o suporte técnico e o software enquanto que o hardware apesar de ser muito discutido é sempre em apenas meia dúzia de threads específicas e sobretudo quando há lançamentos de coisas novas.

Desta forma a divisão parece lógica, suporte e software cada qual no seu sítio e o resto no geral. No que me diz respeito, a navegação tornou-se mais cómoda e fácil. :)
 
Back
Topo