1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple’s Mac OS X and Safari gain share, Firefox slips

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Fork, 22 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 2223)

  1. Fork

    Fork What is folding?

    http://macdailynews.com/index.php/weblog/comments/12719/

    embora nao ache que a queda do firefox seja unicamente provocada pelo safari (de lembrar o IE7, que está bom). Notem que os 5% ja nao sao 5%, sao 6%. Tamos a subir.
     
  2. ajax

    ajax Banido

    E nem todos os MACistas usam o Safari. Faltará muito para um share de 10% para a Apple? :D
     
  3. Fork

    Fork What is folding?

    World domination is just around the corner. A mudança está a ocorrer, o Vista (para já) nao vale grande coisa (antes que me venham f**** a cabeça pele que disse, ja usei, gostei do que vi, mas nao vale o que pedem por ele, para já). E nao vejo uma resposta rápida a esta crescente corrente de mudança.

    Ah e talvez os 10% estejam tão longe como o Leopard. É sabido que muita gente espera pelo leopard para comprar o seu Mac.
     
  4. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Desde que comecei a usar o BonEcho (Firefox optimizado para Mac), já nem quero outra coisa! Arrumou o Safari a um canto.
    Mas percebe-se que o Firefox esteja a perder utilizadores para o Safari: normalmente, quem usa Firefox (em Windows), usa-o devido a todas as fragilidades do IE, ou seja, já tem consciência dos perigos reais que a net proporciona. Normalmente, é pessoal com a noção desses riscos que muda para Mac, porque sabe que simplesmente não há vírus nem outras tretas para Mac. Assim, como o público-alvo dos Macs acaba por ter alguma semelhança com o público-alvo do Firefox para Windows, é natural que, no "switch", alguns se "convertam" para Safari.
    Quando usava Windows, assim que descobri a "qualidade" do IE, mudei para Opera, mas como aquilo não era assim tão bom, e como ouvia maravilhas do Firefox, acabei por mudar e ficar mesmo com a raposa. Quando mudei para Mac, preferi usar o Safari, apesar de, agora, e como já disse, já usar de novo o Firefox (modificado, mas não deixa de ser o mesmo browser).

    Outra possibilidade é que a percentagem de utilizadores de Firefox por utilizadores de IE em Windows pode ser superior (muito por culpa do IE :002:) à percentagem de utilizadores de Firefox por utilizadores de Safari em Macs, e como o OS X está a ganhar terreno, nota-se mais isso.
     
  5. Fork

    Fork What is folding?

    Eu percorri o caminho inverso que tu.

    Qd tive o Mac fui buscar o Firefox, depois saltei pro BonEcho, depois pro Firefox 3.0a2 (ou treta qqer, leia-se Firefox Cocoa) depois Camino tentei o WebKit (projecto irmão do safari) e acabei no safari. Pelo meio ainda experimentei operas, iCabs, Shiiras, etc.

    Nao me vejo a mudar num futuro proximo.
     
  6. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    se houvesse um Safari para windows, acredito que não demorasse muito para alcançar os 10%...
     
  7. Fork

    Fork What is folding?

    ja ouvi falar disso, por muito surpreendente que seja, os tipos do webkit parece que tem uma versao para windows, unreleased. Ou entao estou a sonhar, mas podia jurar que li isso em qqer lado
     
  8. Sox

    Sox Power Member

    Apesar do Safari vir "agarrado" ao OS X, muitos switchers habituados ao Firefox continuam com este browser após a transição para Mac.

    No meu caso sempre usei Firefox, descobri o BonEcho e agora não quero outra coisa! O Safari nunca me encheu o olho, e tenho tudo o que preciso no BonEcho.

    Quanto a mim o Safari está a ganhar percentagem devido ao crescente aumento de novos switcher que passam do Windows (com o IE) e ficam-se pelo Safari no OS X.
     
  9. ric07

    ric07 Power Member

    Desculpem lá a pergunta...nao a interpretem como daquelas guerrinhas A vs B estupidas...é mesmo falta de conhecimento...aqui vai:

    - Quais as diferenças entre Safari e Firefox? Ou seja, o que os leva a usarem o Safari inves do Firefox? Pros, contras, whatever...

    Obrigado
     
  10. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    eu uso Safari unicamente devido à deferença de desempenho (Safari "gasta" cerca de 5-8% do processador enquanto o Firefox ao fim de algum tempo de usa está acima do 50%).
     
  11. kidloco

    kidloco Power Member

    Camino ao poder :p
     
  12. Catacang

    Catacang Power Member


    O Safari é bastante rápido, é escrito em Cocoa e foi feito propositadamente para o MacOS X, além disso é baseado no motor KHTML, que é bastante leve e rápido, embora não tolere páginas mal escritas ou que não respeitem os standards.
    O problema do Firefox é que foi desenvolvido a pensar no Linux e no Windows e por ser um port não tira partido da linguagem Cocoa do MacOS X, e acaba por ter um interface pouco "mac", e acaba por ser mais lento.
    A versão 3 do Firefox para Mac será escrita em Cocoa ou pelo menos deixará de usar o Quickdraw e deixará de estar feito em Carbon, que salvo erro foi uma linguagem de transição entre o OS 9 e o OS X... Além de que a utilização da biblioteca gráfica Cairo vai permitir usar o Quartz do MacOS, isto resultará em principio num software mais nativo e mais rápido e integrado no sistema operativo.

    Acho que é isto, qualquer incorrecção, quem perceber disto que corrija...

    Cumps.
     
  13. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    btw ..... pegando naquilo que o Catacang disse, o que é que entendem por o safari "não toleral páginas mal escritas ou não respeitem os standards"?

    Não abre a página? Apresenta erros?

    São assim tantas as páginas que tornam a utilização do safari...digamos .... "insuportável"?

    Cumps
     
  14. inlogic

    inlogic Power Member

    Isso não é apenas um mal do Safari... É um inferno para um webdeveloper fazer com que a estrutura de um website seja igual em todos os browsers isto por várias razões, uns porque para determinadas classes de css tem valores default diferentes uns dos outros, outros porque intrepretam e fazem render das mesmas propriedades diferentemente, por exemplo, existem casos onde até distâncias género 120px são renderizadas de forma diferente... tudo porque não puseste por exemplo nas props dessa caixa de 120px que o padding era 0 e então ele estupidamente só te desenhou o fundo depois da distância default de padding enquanto o Firefox desenhou bem etc.. Para te dar uma ideia pcascais por vezes podes andar horas a volta de um website para saber porque raio te aparece no IE6 uma linha verde por baixo de uma box de lado algum que nos outros browsers não aparece..

    Até mesmo o Opera e o Firefox têm algumas diferênças, e o IE7 está muito melhor que o 6 nesse sentido.

    Ah e o IE7 está muito bom! Eu que sempre disse mal do IE tenho que fazer hands-down à Microsoft! Consegue ser bem mais rápido que o Firefox no meu computador, não só a abrir mas bem como a renderizar..
     
    Última edição: 22 de Fevereiro de 2007
  15. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    sim, isso eu percebo. Por brincadeira já fiz uns sites e tive alguns desses problemas que exemplificaste.

    O que estou a tentar saber é se "intolerância do safari" torna a visualiação de página inviável? Tipo ...o IE abre tudo, bom ou mau. O FF, do pouco que usei, portava-se à altura....e o safari?
     
  16. strikereg

    strikereg Power Member

    Não é inviável, continua a abrir a página. Salvo raras excepções como é o caso de algumas páginas de homebanking (Santander-Totta é um exemplo).

    Tem uma falha irritante que é abrir os ficheiros RAR como texto em vez de fazer o download.
     
  17. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    eish.....a sério? logo o meu banco:| Por acaso no eMac do meu vizinho já tinha reparado nisso...mas pensava que era por se tratar do os 9 ..... afinal estava enganado:\

    EDIT:
    hmm...não há botão direito do rato --> Save as .. ??

    não conheço nada de mac, daí as minhas questões, não levem a mal ...:007:
     
    Última edição: 22 de Fevereiro de 2007
  18. strikereg

    strikereg Power Member

    Já mandei para lá um e-mail mas nem responderam...

    Para estas situações uso o Camino.
     
  19. Catacang

    Catacang Power Member

    O Safari abre sempre os sites, pode é mostrar o layout do site diferente do Firefox ou do IE, agora ele mostra sempre o site como o conseguir abrir, o problema é quando o site está mal feito ele mostra as coisas no sitio errado, mas nada de totalmente insuportável.
    Aliás, verdade seja dita, cada vez tenho tido menos problemas com o Safari, o último problema que tive foi precisamente com o HomeBanking do Montepio Geral, na parte do teclado virtual para fazer login, não apareciam os números, logo não me conseguia ligar, mas entretanto alguém no Montepio Geral deve ter um Mac e dado conta do problema porque entretanto há uns tempos atrás corrigiram o assunto e já consigo usar o homebanking do Montepio correctamente no Safari!

    Cumps.
     
  20. strikereg

    strikereg Power Member

    Quando é link directo, mas por vezes tens links que abrem uma página html que inicia automaticamente o download (aquelas que se fizeres "save target as" ficas com uma página web).
     

Partilhar esta Página