Apple’s Mac OS X and Safari gain share, Firefox slips

Fork

What is folding?
"Mozilla Corp.'s [COLOR=#53007C ! important][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif][COLOR=#53007C ! important][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]Firefox [/FONT][COLOR=#53007C ! important][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]browser[/FONT][/COLOR][/FONT][/COLOR][/COLOR] lost market share last month, Web metrics company Net Applications reported Wednesday. But Apple Inc.'s Safari continued to gain ground, an indicator of a slow but sure uptick in Macintosh sales," Gregg Keizer reports for Computerworld.

Keizer reports, "In January, Firefox accounted for 13.7 percent of the browser usage market, Aliso Viejo, Ca.-based Net Applications said, down slightly from 14 percent the month before. The dip was the first since May 2006. Since then, [COLOR=#53007C ! important][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif][COLOR=#53007C ! important][FONT=Arial,Helvetica,sans-serif]Firefox's[/FONT][/FONT][/COLOR][/COLOR] share has risen continually month to month."

Keizer reports, "More conspicuous than Firefox's slip, however, has been Safari's steady march. The Apple browser, which is based in part on the open-source Konqueror, boosted its share to 4.7 percent in January from 4.2 percent in December. A year ago, Safari held 3.1 percent of the browser market. 'The more interesting trend is on the Safari side,' said Vizzaccaro. 'It looks like it's taking share away from browsers in the Windows environment.'"

"Net Applications, which also tracks Web users' operating systems, said that the increase in Safari's share has been matched move for move by a climb in Mac OS X use. In January, the combined *****- and Intel-based Mac OS X share was 6.2 percent, up from December's 5.7 percent. 'Both Safari and Mac OS X are heading in the same direction -- up,' Vizzaccaro said," Keizer reports.

http://macdailynews.com/index.php/weblog/comments/12719/

embora nao ache que a queda do firefox seja unicamente provocada pelo safari (de lembrar o IE7, que está bom). Notem que os 5% ja nao sao 5%, sao 6%. Tamos a subir.
 
World domination is just around the corner. A mudança está a ocorrer, o Vista (para já) nao vale grande coisa (antes que me venham f**** a cabeça pele que disse, ja usei, gostei do que vi, mas nao vale o que pedem por ele, para já). E nao vejo uma resposta rápida a esta crescente corrente de mudança.

Ah e talvez os 10% estejam tão longe como o Leopard. É sabido que muita gente espera pelo leopard para comprar o seu Mac.
 
Desde que comecei a usar o BonEcho (Firefox optimizado para Mac), já nem quero outra coisa! Arrumou o Safari a um canto.
Mas percebe-se que o Firefox esteja a perder utilizadores para o Safari: normalmente, quem usa Firefox (em Windows), usa-o devido a todas as fragilidades do IE, ou seja, já tem consciência dos perigos reais que a net proporciona. Normalmente, é pessoal com a noção desses riscos que muda para Mac, porque sabe que simplesmente não há vírus nem outras tretas para Mac. Assim, como o público-alvo dos Macs acaba por ter alguma semelhança com o público-alvo do Firefox para Windows, é natural que, no "switch", alguns se "convertam" para Safari.
Quando usava Windows, assim que descobri a "qualidade" do IE, mudei para Opera, mas como aquilo não era assim tão bom, e como ouvia maravilhas do Firefox, acabei por mudar e ficar mesmo com a raposa. Quando mudei para Mac, preferi usar o Safari, apesar de, agora, e como já disse, já usar de novo o Firefox (modificado, mas não deixa de ser o mesmo browser).

Outra possibilidade é que a percentagem de utilizadores de Firefox por utilizadores de IE em Windows pode ser superior (muito por culpa do IE :002:) à percentagem de utilizadores de Firefox por utilizadores de Safari em Macs, e como o OS X está a ganhar terreno, nota-se mais isso.
 
Eu percorri o caminho inverso que tu.

Qd tive o Mac fui buscar o Firefox, depois saltei pro BonEcho, depois pro Firefox 3.0a2 (ou treta qqer, leia-se Firefox Cocoa) depois Camino tentei o WebKit (projecto irmão do safari) e acabei no safari. Pelo meio ainda experimentei operas, iCabs, Shiiras, etc.

Nao me vejo a mudar num futuro proximo.
 
Apesar do Safari vir "agarrado" ao OS X, muitos switchers habituados ao Firefox continuam com este browser após a transição para Mac.

No meu caso sempre usei Firefox, descobri o BonEcho e agora não quero outra coisa! O Safari nunca me encheu o olho, e tenho tudo o que preciso no BonEcho.

Quanto a mim o Safari está a ganhar percentagem devido ao crescente aumento de novos switcher que passam do Windows (com o IE) e ficam-se pelo Safari no OS X.
 
Desculpem lá a pergunta...nao a interpretem como daquelas guerrinhas A vs B estupidas...é mesmo falta de conhecimento...aqui vai:

- Quais as diferenças entre Safari e Firefox? Ou seja, o que os leva a usarem o Safari inves do Firefox? Pros, contras, whatever...

Obrigado
 
Desculpem lá a pergunta...nao a interpretem como daquelas guerrinhas A vs B estupidas...é mesmo falta de conhecimento...aqui vai:

- Quais as diferenças entre Safari e Firefox? Ou seja, o que os leva a usarem o Safari inves do Firefox? Pros, contras, whatever...

eu uso Safari unicamente devido à deferença de desempenho (Safari "gasta" cerca de 5-8% do processador enquanto o Firefox ao fim de algum tempo de usa está acima do 50%).
 
- Quais as diferenças entre Safari e Firefox? Ou seja, o que os leva a usarem o Safari inves do Firefox? Pros, contras, whatever...


O Safari é bastante rápido, é escrito em Cocoa e foi feito propositadamente para o MacOS X, além disso é baseado no motor KHTML, que é bastante leve e rápido, embora não tolere páginas mal escritas ou que não respeitem os standards.
O problema do Firefox é que foi desenvolvido a pensar no Linux e no Windows e por ser um port não tira partido da linguagem Cocoa do MacOS X, e acaba por ter um interface pouco "mac", e acaba por ser mais lento.
A versão 3 do Firefox para Mac será escrita em Cocoa ou pelo menos deixará de usar o Quickdraw e deixará de estar feito em Carbon, que salvo erro foi uma linguagem de transição entre o OS 9 e o OS X... Além de que a utilização da biblioteca gráfica Cairo vai permitir usar o Quartz do MacOS, isto resultará em principio num software mais nativo e mais rápido e integrado no sistema operativo.

Acho que é isto, qualquer incorrecção, quem perceber disto que corrija...

Cumps.
 
btw ..... pegando naquilo que o Catacang disse, o que é que entendem por o safari "não toleral páginas mal escritas ou não respeitem os standards"?

Não abre a página? Apresenta erros?

São assim tantas as páginas que tornam a utilização do safari...digamos .... "insuportável"?

Cumps
 
btw ..... pegando naquilo que o Catacang disse, o que é que entendem por o safari "não toleral páginas mal escritas ou não respeitem os standards"?

Não abre a página? Apresenta erros?

São assim tantas as páginas que tornam a utilização do safari...digamos .... "insuportável"?

Cumps

Isso não é apenas um mal do Safari... É um inferno para um webdeveloper fazer com que a estrutura de um website seja igual em todos os browsers isto por várias razões, uns porque para determinadas classes de css tem valores default diferentes uns dos outros, outros porque intrepretam e fazem render das mesmas propriedades diferentemente, por exemplo, existem casos onde até distâncias género 120px são renderizadas de forma diferente... tudo porque não puseste por exemplo nas props dessa caixa de 120px que o padding era 0 e então ele estupidamente só te desenhou o fundo depois da distância default de padding enquanto o Firefox desenhou bem etc.. Para te dar uma ideia pcascais por vezes podes andar horas a volta de um website para saber porque raio te aparece no IE6 uma linha verde por baixo de uma box de lado algum que nos outros browsers não aparece..

Até mesmo o Opera e o Firefox têm algumas diferênças, e o IE7 está muito melhor que o 6 nesse sentido.

Ah e o IE7 está muito bom! Eu que sempre disse mal do IE tenho que fazer hands-down à Microsoft! Consegue ser bem mais rápido que o Firefox no meu computador, não só a abrir mas bem como a renderizar..
 
Última edição:
sim, isso eu percebo. Por brincadeira já fiz uns sites e tive alguns desses problemas que exemplificaste.

O que estou a tentar saber é se "intolerância do safari" torna a visualiação de página inviável? Tipo ...o IE abre tudo, bom ou mau. O FF, do pouco que usei, portava-se à altura....e o safari?
 
Não é inviável, continua a abrir a página. Salvo raras excepções como é o caso de algumas páginas de homebanking (Santander-Totta é um exemplo).

Tem uma falha irritante que é abrir os ficheiros RAR como texto em vez de fazer o download.
 
eish.....a sério? logo o meu banco:| Por acaso no eMac do meu vizinho já tinha reparado nisso...mas pensava que era por se tratar do os 9 ..... afinal estava enganado:\

EDIT:
Tem uma falha irritante que é abrir os ficheiros RAR como texto em vez de fazer o download.

hmm...não há botão direito do rato --> Save as .. ??

não conheço nada de mac, daí as minhas questões, não levem a mal ...:007:
 
Última edição:
O Safari abre sempre os sites, pode é mostrar o layout do site diferente do Firefox ou do IE, agora ele mostra sempre o site como o conseguir abrir, o problema é quando o site está mal feito ele mostra as coisas no sitio errado, mas nada de totalmente insuportável.
Aliás, verdade seja dita, cada vez tenho tido menos problemas com o Safari, o último problema que tive foi precisamente com o HomeBanking do Montepio Geral, na parte do teclado virtual para fazer login, não apareciam os números, logo não me conseguia ligar, mas entretanto alguém no Montepio Geral deve ter um Mac e dado conta do problema porque entretanto há uns tempos atrás corrigiram o assunto e já consigo usar o homebanking do Montepio correctamente no Safari!

Cumps.
 
hmm...não há botão direito do rato --> Save as .. ??

não conheço nada de mac, daí as minhas questões, não levem a mal ...:007:
Quando é link directo, mas por vezes tens links que abrem uma página html que inicia automaticamente o download (aquelas que se fizeres "save target as" ficas com uma página web).
 
Back
Topo