1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas Técnicos Aprefeiçoamento de rede interna para 3 casas duvidas e sugestoes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por UNDERKAOS, 21 de Março de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 763)

1. UNDERKAOS

UNDERKAOS Power Member

Tenho aqui uma pequena rede montada entre 3 moradias, até ver tudo esta a bulir como deve de ser, mas de vez em quando tento fazer mais kualker coisa e acabo por ter que mandar tudo abaixo porque o sistema deixa de bulir, eu nao tenho nenhum conhecimento avançado em redes, mas gostava de aprender mais qualquer coisa, e nada como tentar fazer qualquer coisa la em casa para aprender.

Descriçao do sistema actual em funcionamento:

Moradia 1 e principal : tenho uma antena direcional da FOnera para apanhar a rede WIFI de um amigo que fica 2 ruas abaixo, utilizo esta rede apenas para sacar coisas mais pesadas como por exemplo actualizaçoes da ps3 ou algum donwload, como ele tem trafego ilimitado da Tvcabo diz para eu usar a vontade , mas como o gajo tem sempre o pc a sacar cenas , tenho muito lag para poder navegar ou jogar online, para essas coisas tenho as pens do kanguru

Essa antena está ligada a um Router/ acess point (ainda nao descobri bem o que isto é) da fonera tb, é o modelo 2100 com o firmware da DDrt , aquilo tem coisas que nao percebo , nao utilizo nem 10%, meti aquilo em "brige cliente " e apanho a rede WIFI e funciona mais ou menos bem.

Do Fonera vem um cabo de rede com 30 metros e liga a um ASUS WL 500gP V2 na entrada WAN, o ASUS tem 2 funcionalidades quando utiliza a porta WAN fico ligado a rede do WIFIá, mas quando quero uma coisa mais estavel , instalei um firm para utilizar os modens USB da kanguru que tb trabalha fixe e nao crasha.

Deste Asus tenho 4 ligaçoes por cabo, uma vai para a moradia nº2 onde o meu amigo tem um switch da SMC de 8 portas para depois distribuir pelo resto da casa, apesar de ele apenas ter um em utilizaçao constante para uma setupbox para tv.

Do asus sai tb outro cabo para a moradia nº3 que apenas liga a outra setupbox e ele nao utiliza para mais nada, talvez de futuro lhe instale um router wirless para ele ter mais 4 saidas e o wifi como deve de ser, mas para agora é so isto, das restantes 2 saidas do ASus , uma vai ligar directamente ao meu pc de casa e a outra vai ligar a zona multimedia, nesta zona tenho um SMC switch de 8 portas onde ligo um media center da DANE elec , uma setupbox para a tv, e a ps3.

vou tentar colocar aqui um esquema para melhor vizualizaçao

Antena direcional fonera »»»» FOnera 2100 ( firm DDRT)»»»» ASUS 500GpV2 ( firm com GSM USB)

Asus»»»» Moradia 1 »»»» Desktop PC
    ............................»»» Switch SMC »»» PS3
    .................................................. »»»MEdia Centre Dane Elec
    ....................................................»»» Setup box (tv)

..............»»» Moradia 2 »»» Switch SMC »»»»» Setup box (tv)
    .................................................. .....»»»»» 7 saidas sem utilizaçao (por enquanto)

.............»»» Moradia 3 »»» Setup BOx(tv)

Agora as duvidas:

-Estou a pensar meter mais um switch na moradia n1, pois como o asus tem as saidas todas ocupadas nao consigo ter net por cabo em mais nenhuma divisao, no futuro vou precisar de pelo menos mais 2. Ha algum inconveniente em meter mais um switch por exemplo ligado a uma saida do asus para depois ligar ao quadro ATI da moradia e distribuir pelo resto da casa ?

- Na moradia nº3 havera algum problema de colocar um Router WIFI SMC (29 euros) para melhor distribuir a rede pela casa do bacano ?

- quando estou ligado á rede WIFI queria tornar as coisas mais estaveis, o fonera com aquele firm é muito complicado, mas ja testei outros modelos e marcas e ainda sao mais instaveis,.

Quando me ligo a rede WIFI verifico o seguinte - o gajo tem um AP da SMC que utiliza o IP 192.168.2.1 para configuraçao , depois o fonera ( que utiliza o IP 192.168.1.1 para configuraçao ) manda para o ASUS (ip de config. 192.168.1.10 ) o Ip 192.168.2.5 ou .6 depende do numero de vezes que me tento ligar.

Que posso alterar nas configuraçoes para ter as coisas mais estaveis ? posso meter Ips estaticos ? é aqui que nao sei fazer as coisas. Alguem tem alguma sugestao ? é que de vez em quando tenho de mandar tudo abaixo incluindo o fonera e nem assim resolve as coisas.

Posso ter problemas de segurança la em casa ? é que o media center partilha o disco, a setup box tb tem um disco k partilha e até é configuravel pela net e nao tem password de protecao, os portateis que andam pela casa tb estao configurados para partilhar pastas , e o desktop tb partilha a impressora e algumas pastas, será que os meus amigos conseguem ver os meus pcs e etc ? como posso impedir o fonera ou o asus de enviar os meus dados pela rede para eles nao os verem ?

Ontem tive outro problema, queria meter uma pen de 4 G no Asus e meter aquilo a sacar torrentes, para nao tar a mexer muito naquilo queria utilizar o download master da Asus, mas como o programa nao conseguia ver o ASUS fiz um upgrade de firmware ao asus, o novo layout do interface é muito ,mas muito fixe, so que tive logo um problema , o Asus começou logo a dizer que nao tinha nenhum cabo de rede ligado na porta WAN, e por mais voltas k desse nao consegui colocar o ASUS a ver o cabo que vinha do fonera, bue esquesito , até porque aquilo estava a bulir a 100% ha mais de 15 dias , resultado tive de voltar a colocar o firmware GSM USB para meter aquilo a bombar, mais alguem teve este problema ? sera que o novo firmware alterou alguma coisa que eu nao consegui ver ?

queria meter o ASUS a sacar os torrentes e ainda ligar lhe uma camera USB para vizualizar o interior da casa , e mais tarde a ver se arranjo um sistema de video vigilancia com 4 cameras que grave para hdd e com web server para posterior vizualizaçao online em tempo real das cameras.

Acham que estou a exagerar ? eu queria ter uma net fixa , mas na zona tal ainda nao é possivel por isso tenho de me servir dos kangurus e da net WIFI do meu amigo. A porra da tvcabo so vai até ao inicio da minha rua , como o resto nao tem postes , dizem que fica muito caro meter tvcabo so para 3 ou 4 moradias , nem net,nem tvcabo

Como posso melhorar a minha rede atraves de configuraçoes dos IPs ? se eu meter um switch antes do ASUS fico com a minha rede interna melhor protegida ? e assim o switch fornecia net as outras moradias e eu ficava "atras " do ASus ?

Deem as vossas opnioes por favor , eu sou um bocado basico a mexer em ips e essas cenas mas queria mesmo aprender.

Última edição pelo moderador: 23 de Março de 2009
  2. UNDERKAOS

UNDERKAOS Power Member

ontem tive a falar com um amigo meu k me deu o seguinte conselho, para melhorar a performance do meu WI FI interno , desligar as passwords (WEP etc) e ocultar o SSID, e depois activar o filtro por mac adress, ele diz que assim a comunicaçao WIFI nao utiliza encriptaçao e torna se mais rapida, para depois alguem externo entrar tem de saber o nome da rede e ter um clone dos MAC do meus pcs.

Acham que isto é mesmo assim ? Qual é a vossa opniao ?

3. miraportuga

miraportuga Power Member

Ser assim até é, ele esqueceu-se foi de mencionar o facto que saber o mac address e o nome da rede é algo que demora 5seg...

Cumps

4. UNDERKAOS

UNDERKAOS Power Member

demora 5 segundos a fazer o k ? ao meu pc entrar na rede ou alguem saber o nome da minha rede e os MAC que tenho autorizados ?

Ja agora tive aki agora a fazer uns testes no asus 500gp2 e ja apanhei um bug no novo firware, quando se cria a lista do filtro pelo MAC , tem de se criar a lista ja com a autorizaçao selecionada, se colocarmos o MAC no filtro e depois é que escolhemos se é para bloquear ou deixar passar , o router assume sempre como bloqueado, ja tava a ficar doido com isto.

Ja agora mais uma questao, sempre que quero aceder ao FONERA 2100 que ta ligado ao WIFI do meu amigo , tenho de levar o portatil para ao pe do cabo que vem ligar ao router, e liga lo directamente ao pc por rj45, depois tenho de ir as propreiedades TC IP e retirar o IP automatico e colocar um IP tipo 192.168.1.3 por exemplo, so assim é que consigo aceder a pagina de configuraçao do FONERA que é a 192.168.1.1 , isto sempre me fez confusao , nao ha hipotese de eu alterar isto ? porque tenho de alterar as defeniçoes do TCP IP da placa ?

5. miraportuga

miraportuga Power Member

demora esse tempo a saber um dos mac address da rede.... do nome da rede nem vale a pena comentar :P

Cumps

6. UNDERKAOS

UNDERKAOS Power Member

ui, entao é para esquecer , eu tinha noçao que com algum tipo de programa daria para mostrar a rede, agora saber os mac que ela autoriza pensei k fosse dificl ou mesmo impossivel .

Entao o melhor é meter uma pass e esquecer os macs e essas gaitas. Isto era mais para eu exprimentar, até que por WIFI nao preciso de grandes velocidades, é so mesmo para navegar nos portateis, tudo o k tenho la em casa a precisar de velocidade esta cabelado.

Ja agora qual o sistema mais seguro que posso colocar de password ? WEP ja passou , WAP e etc nem sei o k escolher, o asus tem la uma cena que autentica por pin, nao precebi muito bem mas parece k os portateis depois teem de ter algum softwar da asus , digo eu .

Partilhar esta Página