1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aprender a OC

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por EndUser, 28 de Novembro de 2003. (Respostas: 11; Visualizações: 777)

1. EndUser

EndUser Power Member

Boas,

Já alguns tempos que tenho acompanhado esta secção do forum, e sempre que leio os vossos posts vejo bem o quanto eu não sei sobre hardware e overclock, gostava que me pudessem indicar alguns links/tutoriais sobre OC e hardware (no sentido empirico da coisa, sou como uma tabua branca que não tem nada de informação). Sei que muita coisa ainda vai levar o seu tempo a aprender mas gostava de saber mais coisas sobre o tema.

Cumprimentos.

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

a meu ver, não existe uma página melhor que o nosso forum.....

por isso, mãos à obra e vai dizendo ai o material que tens para te indicar-mos o k fazer, ok??

3. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Estás no sitio certo. O know-how que há aqui no fórum, com a variedade de material que toda a gente tem, ficas um mestre do assunto em pouco tempo.

Perguntas o que queres e expões as tuas dúvidas, dizes o que tens, que o pessoal orienta-te. :)

4. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Absolutly right...
    Foi assim que aprendi, e fiquei viciado... em OC e em Modding...
    Este forum faz a riqueza das lojas... :D ... desde que comecei a vir aqui, ja gastei uns 1000€ em hardware... :D
    Mas e apaixonante, e o pessoal aqui explica as coisas... nao gozam com quem nao sabe, como ja (infelizmente) vi...

Portanto poe ai o teu sistema, para o pessoal dar-te umas dicas... :D

Fica bem

5. EndUser

EndUser Power Member

Obrigado pela força :)

Bem aqui vai os specs:

Processador: AMD [email protected] (lol ;))
    Mobo: Asus A7V-E - 266
    Mems: 512 Ddr 266 numa slot ou seja 1x1 certo? (não faço ideia da marca, tenho de ver isto)
    HDD: WD 40Gb 7200rpm + Caviar (caviar até é WD?!) 10Gb 5200rpm

Creio que é isto :001:

[]´s

6. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Nao conheco essa board, logo nao sei que possibilidades tem...
    Mas tenta ver o stepping do CPU... ve se e TBred ou Palomino...

Fica bem

7. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Muito sumariamente:
    Os processadores da Intel vem todos com o multiplicador bloqueado. Trocando isto por miudos é assim. A velocidade do processador é o resultado do multiplicador vezes a velocidade da memória. Exemplo prático. Um PIV a 2800Mhz é 14X200Mhz= 2800Mhz. O FSB destes processadores é de 800 porque a memória é a 4X200.
    Há duas formas de aumentar a velocidade do processador:
    1º Amentar a velocidade da memória. de 200. Imagina que tens a memória a 225 neste mesmo exemplo. 14X225=3150Mhz.
    Nos AMD o multiplicador nalguns casos vem desbloqueado. Se isso não acontecer com o teu é possível desbloquea-lo (isto só deve ser feito por quem sabe). E então já consegues perceber que nos AMD pode-se alterar duas coisas em vez de só uma nos Pentium. A melhor combinação não é linear e alguns sistemas conseguem-se melhores resultados mantendo o multiplicador e noutros diminuindo este e aumentando mais a velocidade da memória. Para isso tens vários programas para medir as alterações que fazes. Outro factor que ajuda a elevar a velocidade do sistema é mexer nas voltagens do processador e da memória. Mas isto pode fritar o processador se meteres voltagem a mais. As memórias tb ajuda um acréscimo na voltagem. No entanto, cada sistema é um sistema e devesse sempre saber o que se está a fazer antes de mexer.
    Por último, refiro a velocidade AGP e do PCI. A velocidade em default é de 66,6 e de 33,3Mhz. A maior parte das boards permite bloquear o AGP/PCI a estas velocidades. E assim fica independente do FSB. Podes aumentar que não altera isto. Nas boards que não dá para fazer isto com o aumento da velocidade das memórias aumentas o FSB e aumentas a velocidade do AGP e do PCI e por vezes a instabilidade é disto e não do processador ou das memórias.
    Recomendação é que saibas o que os diferentes parâmetros da BIOS querem dizer porque é aí que vais ter que mexer. E o melhor guia que conheço está aqui http://www.rojakpot.com/
    Como trabalho de casa fica saberes sobre os timmigs da memória
    http://www6.tomshardware.com/howto/20030701/index.html
    e os divisores que podem ser usados.

8. Caldense

Caldense Power Member

9. EndUser

EndUser Power Member

Obrigado pela explicação, vou ler o tutorial do link atentamente, realmente não fazia ideia do que era os multiplicadores, talvez o meu sendo AMD possa dar ainda um bom overclock. Sei que o cpu é Palomino pois uma vez saquei o Cpu-Z (que fui vendo que vocês usavam) e reparei que é Palomino a 1410Mhz e com 133Hz (salvo erro) no FSB, não sei se isso é bom ou mau mas é Palomino. Já agora o que é o stepping, algum procedimento que fazemos na BIOS da board? E que programas poderei usar para benchmark e "supervisão" do calor do cpu e do sistema em geral?

Cumprimentos e obrigado a todos :)

10. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Não é preciso agradecer.

Os Palomino infelizmente não são conhecidos pelo seu poder de overclock.
    O stepping é as diferentes sub-versões que os processadores vão tendo. São pequenas melhorias para o mesmo processador que as marcas vão introduzindo com o tempo.
    Infelizmente duvido que com esse sistema consigas ir muito além e tb não vejo nenhuma melhoria que possas fazer que valha a pena.

11. EndUser

EndUser Power Member

Resta-me quando fizer um upgrade no pc, começar a ter em atenção aos componentes :)

De qualquer forma, se conseguir que passe nem que seja de 1410Mhz para 1420Mhz sinto-me realizado ;)

Já tenho este processador (e componentes há uns tempos pelo que tenho mesmo de começar a pensar num upgrade.

:003:

12. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Eu tive esse processador....

Consegui k ele desse 1600Mhz....

O meu grande problema era a nivel de temperaturas e da fraca capacidade de overclock da memoria....

Mas, basta k arranges um cooler novo (presumo k o teu seja Original AMD) e depois dissso é só ires experimentando

Partilhar esta Página