Aprender a programar! JAVA

Eu estou agora a iniciar-me em programação, na escola estou a dar agora QBASIC, mas gostava de ir tentanto Java... um dia mais tarde o C#.... um de cada vez...
Mas queria tirar uma duvida... C# é bem mais dificil q Java ?

Cumps
 
Dificil não é...
A microsoft soube aproveitar bem o que estava feito em java, e melhorou algumas lacunas...

Se sabes programar java, C# é igual...
 
viva.
Apesar do teu objectivo ser muito ambicioso, acho que esse objectivo pode trazer-te muitos lucros.

O java não passa de uma ferramenta/tecnologia que te pode resolver o problema, mas para programares em java deverás adquirir conhecimentos em programação orientada a objectos. Na minha opinião deves dominar os 3 pilares: herança, polimorfismo e encapsulamento.

Depois para fazeres um jogo deves ter bons/grandes conhecimentos de física clássica, principalmente saber traduzir as expressões de movimentos: posições, velocidades, acelerações...


Quando andei na faculdade tive que implementar um jogo chamado "Fury of the furries" por acaso também em java. Foi tudo muito bonito e a teoria aplicava-se na perfeição até chegar ao pincel chamado sprites. Colocar o boneco dentro de uma "Televisão" e deslocar essa televisão no mapa.... é outra grande etapa.
Para o tipo de jogo que queres implementar, isto pode não fazer sentido, mas é algo que podes ter em conta.


Abraços
Hélio
 
pois é...

por motivos profissionais, vou ter que aprender JAVA.. já sei c# e desenrasco-me bem... agora aprender em java pelos vistos não vai ser dificil... já estou a fazer download de uns compiladores e vamos ver como me desenrasco.. fkb

EDIT: o meu primeiro objectivo será um jogo do galo.. aquilo também dá para fazer ligaçoes a MS-SQL ??? fkb
 
Como o pessoal disse, a sintaxe de Java é parecida com a de C#, porém tem algumas boas melhorias em cima do C#, por exemplo, em um if (), algumas linguagens podem entender if (43) como válido e acessar a estrutura dentro dos {}, o C# não, ele apenas aceita true ou false, booleanos. Esse é um exemplo.

Porém, tirando a sintaxe, o C# já não tem nada mais parecido com o Java, as regras são totalmente diferentes.

Não sei se o intuito aqui do pessoal ainda é fazer Jogos, posso dizer que se você quer fazer jogos, não tem nada mais fácil que usar o XNA com o C#, certeza.

Enfim.
 
Última edição:
Aprende a pensar aquilo que queres fazer e aprende algoritmia. Só precisas disso.

Depois se é Java ou C# ou o que for é tudo igual, quando tens alguma dúvida em relação a qualquer coisa usas o MSDN ou algo parecido.

Eu comecei com o C++, esse sim é diferente (a sintaxe é igual) do C# e do Java e acho que é mau pra se começar.

Para jogos tens de usar bibliotecas como o OpenGl ou directx.
 
eu acho que a tabela de evolucao de programacao tem fases. 1- C , ambientar com o ambiente,variaveis,funcoes. depois c#, para fazer construtores, programa com multiplas classes, e finalmente JAVA onde tens os mesmos construtores de c# mas finaliza-se com o swing !
 
O que disseste não faz sentido; de todo. Sugeria que desses uma vista de olhos em um manual de OOP para te elucidares melhor no que diz respeito a este paradigma.
 
Última edição:
Tanto em sintaxe, como em modo de programar, java e c# sao "iguais". O paradigma é o msm, o modo de funcionar também... Java tem portabilidade, c# é mais leve(acho). Sao tao iguais que existem conversores de código entre as 2 linguages. A semelhança entre as duas é explicada pelo facto de se basearem na evoluçao da mesma linguagem (c++), daí os mesmos conceitos de encapsulamento, classes, métodos, etc. Java é mais que uma linguagem, tem várias vertentes, mas jogos nao me parece ser o seu forte.
Fiquem bem.
 
Não quero desprezar a tua idade... de modo algum até porque a maioria de nos começa a ter curiosidade sobre esta area desde muito cedo...
Eu acho que devias aprofundar um pouco mais o teu conhecimento em PHP, ja que tens algum conhecimento, começas a aplica-los em casos mais complexos, desta forma desenvolves o sentido lógico.
Eu acho que a lógica é importante e utiliza-se quase sempre da mesma forma.

Mas se queres mm iniciar-te em Java, podes começar por ler o livro que te recomendaram o qual tb recomendo, "Thinking In Java".
Cumprimentos
 
O Java e o C# são parecidos em sintaxe e são duas linguagens orientadas ao objecto.

Desde que apareceu a plataforma .net as coisas vistas por alto ficaram parecidas.... um compilador Java gera bytecodes que são interpretados por uma máquina virtual. Um compilador de C# gera uma linguagem intermédia chamada de IL (assim como todas as linguagens do .net) que é interpretada também por uma coisa parecida a uma máquina virtual, o CLR.

Mas existem muitas diferenças entre a plataforma Java e a plataforma .net, as linguagens é que até são parecidas (neste caso C# e Java).
 
Última edição:
Se ainda não sabes quase nada
acho que deves pensar mais
num jogo do galo do quem em RPG

Um de damas já te podes dar como
muito satisfeito


Mas é preciso é força de vontade
 
Para quem está a iniciar JAVA e desejar obter conhecimentos sólidos sobre POO, recomendo este livro de Timothy Budd, "Understanding Object-Oriented Programming0 with JAVA". Não é um livro para aprender, digamos as técnicas de programação utilizando o JAVA, mas sim o paradigma das linguagens orientadas a objectos.
 
Última edição:
Back
Topo