1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

aprender - começa por C ou C++?

Discussão em 'Programação' iniciada por edumad, 6 de Junho de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1798)

  1. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Eu tenho interesse em computação cientifica. E segundo as minhas pesquisas, as linguagens mais fortes usadas em computação cientifica, "number crushing", são o velhinho e fiável Fortran, que já conheço, depois foi-se fazendo coisas em C, e depois em C++.

    Não tenho muita certeza quanto a qual (C ou C++) é preferido para o serviço... Mas C++ é mais eficiente em certos aspectos, se bem que deve perder nas fiabilidade. ?

    De qq maneira...
    Será mais fácil aprender c e depois c++, ou qq livro de c++ torna facil a aprendizagem mm para quem nao sabe nada de c.
     
  2. greven

    greven Folding Artist

    Eu aprenderia nem que fosse o básico do C, depois passava para C++. Qualquer compilador de C++ compila C, por isso até por aí ves a simplicidade da passagem.
     
  3. moo

    moo

    Afirmas que C++ é mais eficiente. Em que medida? Para o programador ou para o computador? Para o segundo não creio que seja. Já agora, o que entendes como fiabilidade relativamente à linguagem?

    Na minha opinião, a linguagem C++ oferece-te paradigmas de programação que, embora possam ser igualmente utilizados em C, esta última não oferece um suporte directo. O entendimento dos paradigmas que C++ te oferece também será útil para programar em C. O sentido contrário será provavelmente complicado ou impossível.
     
  4. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Eu não conheço C nem C++, o que disse foi de ler rapidamente algumas páginas que discutiam computação cientifica.
    Acho que C++ é orientada por objectos, tem classes e por aí fora o que ajuda nalgumas manipulações numéricas, mas o facto de ser mais complicada, torna-a menos simples a tarefa do pc, ou melhor, cluster ou super computador, correr as simulações numéricas.

    Parece-me...
     
  5. Shakawkaw

    Shakawkaw Suspenso

    Acho que deverias começar por C...
    Livro, nunca encontrei melhor que o "The C programming language" de Brian W. Kernighan e Dennis M. Ritchie.
     
  6. moo

    moo

    Quanto muito pode tornar a tarefa do compilador mais complexa. Podemos é levantar a questão da complexidade das funcionalidades que C++ acrescenta a C e o seu mapeamento para as instruções do processador, se é eficiente ou não.

    Ainda assim, mesmo que existam algumas funcionalidades que, para uma dada tarefa que tenhas em mãos, sejam inadequadas, podes sempre escolher em não utilizá-las. No limite, podes utilizar um subconjunto de C++ muito próximo de C. Daí achar que é mais vantajoso aprender C++.

    Não sei com que frequência ocorre esta situação por isso não posso fazer afirmações, mas não será que muitas pessoas, a aprenderem C primeiro, quando vão começar a utilizar linguagens "orientadas a objectos" vão fazer um uso incorrecto destas, limitando-se praticamente a envolver aquilo que outrora eram funções globais na definição de uma classe?

    Já agora refiro o livro "The C++ Programming Language" do Bjarne Stroustrup.
     
  7. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    A biblia :D
     
  8. vbmaster

    vbmaster 1st Folding then Sex

    Eu comecei pelo c++ e não me arrependo.

    Também que sabe uma, sabe outra sem grande esforço adicional...
     
  9. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    As vantagens do C sobre o C++ só existem em situações muito especificas que dificilmente vais encontrar no tipo de programação que mencionaste, para aplicações o C++ é muito superior a vários niveis, portanto diria que estavas melhor servido com o C++.
     
  10. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    C++ é muito mais complicado de se aprender...
     
  11. ptzs

    ptzs Power Member

    É complicado porque é diferente perceber uma linguagem que é orientada a objectos. Se se ficarem pelo C++ que é quase C (a maioria que começa em C fica nessa etapa) nunca percebem o verdadeiro poder da linguagem.

    Eu comecei em C, a minha sorte é que antes já dava uns toques em Java portanto o "salto" para C++ não me fez confusão.
     

Partilhar esta Página