Aprender electronica!

flaviorodrigues

Power Member
Boas caros techzoneiros!
Ando aqui com umas ideias de "brincar" com a electronica!

Nao tenho quase nenhuns conhecimentos de electronica, desde ja aviso
e queria fazer era algo tipo tenho uma lampada, 1 pilha, ou seja ligo a lampada a pilha e da luz! muito giro! Agora o que queria saber, era como criar um interruptor ligado ao computador, a placa com ou usb por exemplo que me permita num programa feito por exemplo em vb, acender e desligar essa luz.

Fis me entender?
Alguem ja fez algo tipo isto e queria partilhar a sua esperiencia e a dificuldade disto?

Aviso ja que nao quero nda feito, so quero umas luzes para comecar

Desde ja que material preciso para comecar nisto?
Nao queria gastar mts € com esta brincadeira!


Ou seja queria saber 1º que material preciso para comecar nisto.

Desde ja obrigado
Flavio
 
Última edição:
Ai há uns tempos fiz um pequeno programa que através da porta Paralela (ou porta COM, não me recordo bem), acendia uns led's. Fiz isso em ANSI C, mas acho que perdi o código. O C tem funções nativas de mandar valores para as portas de comunicação, e foi por aí que fiz o programa. A nível de electrónica era praticamente zero: led's ligados aos pinos de saída da porta, fechado pela massa (outro pino). Não tinha resistências, nem condensadores...

Se te queres aventurar, aposto que uma procura mais específica no Google te leva a alguns pequenos projectos como aquele que te falei!
 
Boas.
Para começar, podes usar uma porta paralela que é bastante mais simples e pode ser usada sem precisares de mais hardware adicional. A porta paralela coloca-te 8 bits do "lado de fora" do PC, que podes controlar através de um controlo de porta paralela no VB. Usas o modo mais simples de todo da porta, sem ECP nem ECC nem nada dessas coisas. Depois põe a 1 ou a 0 os bits/pinos que quizeres. O pino a 1 deve-te dar 5 Volt (axo que são 5, mas é questão de confirmar) e o outro dá 0v (confirmar também, pode ser -5v ou coisa do género).
Depois, tudo depende da corrente que a lampada precisa. Se for uma corrente baixa, e a porta paralela conseguir fornece-la, fazes isso ligando a lampada em serie com uma resistência ao pino da porta que controlas. Ligas o - (menos) da lampada ao pino ground da porta.
Caso necessite de mais corrente que a porta dá, tens que usar a pilha e um transistor. O transistor vai servir de interruptor, que ora deixa passar corrente ora não deixa, dependendo da tensão que tens na entrada. Isso tem que ficar de forma a que o transistor conduza quando à entrada estão 5 volts, e corte quando está zero.
Caso a lampada precise de mais corrente do que um transistor consegue conduzir, então tens que usar o relé.
Atenção que isto tudo estou a dizer de cabeça, pelo que não tenho a certeza absoluta se irá funcionar.
 
Última edição:
E sera que nao posso fazer algo tipo:

Lampada > Porta usb > pilha
ou seja no caminho da lampada e da pilha fica algo que liga a porta usb e que possivilita atraves do pc ligar e desligar a lampada.

isto e so uma pequena brincadeira, lampada kualker uma serve, talves use daquelas da arvore de natal! lol
Mas digam me la que material preciso mesmo para passar numa casa de electronica e por quanto fica o custo +/-

Obrigado
 
podes me explicar melhor isso? Andei pelo site mas nao entendi bem isto

Este site vende uns starter kits bem engraçados. Vem já tudo montado.. um microprocessador, alguns inputs, alguns outputs e a ligação rs232 já prontinha (é só ligar o jack). Depois, também é fixe pq traz uma linguagem de programação própria, um pBasic ou assim, para começares é mt bom...

Eu já fiz um projecto com estes kits... basicamente, tinha um quarto com várias TVs e sensores em vários sítios - ligados ao microcontrolador. Quando algum dos sensores era activado (por exemplo, uma pessoa sentava-se no sofá), despoletava um output q ia influenciar o estado de um multiplexer. Esse multiplexer, basicamente, pegava num sinal de vídeo q saía do pc e encaminhava-o para a TV respectiva (tipicamente, a q estivesse mais perto do sensor activado).
 
Este site vende uns starter kits bem engraçados. Vem já tudo montado.. um microprocessador, alguns inputs, alguns outputs e a ligação rs232 já prontinha (é só ligar o jack). Depois, também é fixe pq traz uma linguagem de programação própria, um pBasic ou assim, para começares é mt bom...

Eu já fiz um projecto com estes kits... basicamente, tinha um quarto com várias TVs e sensores em vários sítios - ligados ao microcontrolador. Quando algum dos sensores era activado (por exemplo, uma pessoa sentava-se no sofá), despoletava um output q ia influenciar o estado de um multiplexer. Esse multiplexer, basicamente, pegava num sinal de vídeo q saía do pc e encaminhava-o para a TV respectiva (tipicamente, a q estivesse mais perto do sensor activado).

Parece muito fixe :)
E ajuda me aqui numa cena, que material dessa loja devo comprar entao para fazer a brincadeira de ligar varias lampadas, e as poder ligar/desligar pelo pc?

E que vi la os kits mas nao percebi quais dva comprar
 
compra PICAXE-28 Project Board + PICAXE-28A Chip + PICAXE Serial Download Cable.

Uma das experiências q fiz foi tipo o q tu queres fazer... mas controlava LEDs (não lâmpadas) e através dos terminais de input (sensores, no caso).

BTW... não mandes vir desta loja, senão pagas bastante de portes acho. Eu mandei vir de uma loja tuga chamada Aliatron (não me lembro do URL, mas google it!)
 
pelo que me dises e esta loja: http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=341


Ve la se e este producto a que te referes e quais sao mais os que preciso, e que esses que ai falas nao encontro aqui

não uses esse...

o q precisas é o seguinte:

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=8_69&products_id=339

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=311

e

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=340

para além disto, precisas obviamente de pilhas e de um suporte para as mesmas (recomendo q ligues um suporte de 3 pilhas AA - para dar um total de 4.5 V)... encontras facilmente os suportes numa loja qualquer de electrónica e, já agora, aproveita para comprar umas resistências (33 e 330 ohm, praí) e uns LEDs, vais precisar deles para as "experiências" :)
 
ja tive aqui a ver! Ok, isto inda fica e carito! 40€ que gasto com a brincadeira! Mas mal tenha € disponiveis la arrisco nesta brincadeira!

são bem empregues porque isto não se esgota no controlo de LEDzinhos :)

podes utilizar sensores para monitorizar um quarto, podes controlar outputs sonoros.. é até onde a criatividade te levar.
 
são bem empregues porque isto não se esgota no controlo de LEDzinhos :)

podes utilizar sensores para monitorizar um quarto, podes controlar outputs sonoros.. é até onde a criatividade te levar.

ya, fixe obrigado, acredita que mal possa e isso que compro :) deixa me so juntar uns trocos!

Mas vai ser o meu proximo investimento!
So uma coisa isto e facil de usar e de instalar e isso?

Obrigado pela ajuda!
 
ja agora posso usar antes porta usb nisso?

sim... podes comprar um cabo q seja USB ou podes comprar o cabo q te sugeri mais o adaptador para USB.

quanto À facilidade de uso... explora a página do picaxe ao máximo, tem tutoriais para primeiros programas e assim! é acessível, e a linguagem de programação é mesmo muito fácil.. convém é teres algumas noções de como programar :)
 
Sim tenho noçoes de programacao, pascal e vb6
ja agora deixo aki um form que fis agora mesmo em vb pa demonstrar te o que quero fazer
lampzm3.jpg


e sim vou ver apagina para aprender mais porque sou noob em electronica!
 
isso, basicamente, é programável em duas frentes:

- windows forms: aplicação em VB q comunique com a porta série (em VB .Net sei q é fácil) e envie a info relativa ao led.

- microcontrolador: código burnado no microcontrolador - no tal pBasic - q interpreta o sinal recebido pela porta série e faz o q tem a fazer (apagar ou acender o led Y).

em princípio não terás problemas.
 
ok, fixe, ja agora aquele equipamento que me recomendaste qual e o limite de equipamentos que la posso ligar?
Tipo neste caso limite de lampadas por exemplo!

Obrigado pela ajuda
 
Back
Topo