1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aprender javascript

Discussão em 'Web Development' iniciada por rrcn, 4 de Dezembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 857)

1. Eu precisava de aprender javascript. Eu estou com a ideia de fazer um utilitário de sondagens do tipo que tem o wordpress em que não é necessário o resultado da sondagem aparecer noutra página web. O resultado aparece no próprio local onde se vota.
    Agradecia sugestões sobre livros que eu preciso para aprender a fazer esse projecto.
    Eu sei o básico de php, xhtml e css.

2. capricorn

capricorn Power Member

3. paulojreis

paulojreis Power Member

boas,

o que queres fazer - tendo em conta a necessidade de guardar os resultados da sondagem - recai naturalmente sobre uma solução server-side como o php. Agora, tendo em conta q queres q os resultados apareçam na própria página, podes de facto pensar em AJAX - é uma solução boa para o que queres. Se calhar até já é demais para um problema simples como esse q propões, mas é um bom exercício de aprendizagem, acho.

Quanto a livros, não tenho aqui nenhum título q te possa recomendar... aconselho-te a ires a uma boa livraria e procurares um livro de AJAX q recorra a php. Se precisares, é só dizeres q não me custa nada ver umas coisitas pra te recomendar um bom book!

Cumps e boas chamadas assíncronas! =)

4. spastikman

spastikman Banido

Não tens necessariamente de usar ajax. Podes simplificar usando iframes, mas a tendência dos iframes é para desaparecer.

5. Estive a ler umas coisas e cheguei à conclusão que talvez precise de xml. Estou correcto?

6. lsharkf

lsharkf Power Member

Para cenas usando AJAX ... neste momento estou em vez de enviar dados com a formataçao em XML mando com a formataçao JSON . O parsing é muito mais acessível.

XML
    Código:
     <livros>
    <livro>
    <titulo>Pastor de cabras</titulo>
    </livro>
    </livros>
    JSON
    Código:
     {"livros": {"livro":[{"titulo":"Pastor de cabras"}]}}
    O parsing para o json ... é assim em javascript:

Código:
     var json = '{"livros": {"livro":[{"titulo":"Pastor de cabras"}]}}'; 
    var response = eval("(" + json  + ")");

for(i=0;i < response.livros.livro.length; i++) {
    alert(response.livros.livro[i].titulo);
    }
    Como vez é simples ...

7. K0mA

K0mA Power Member

EM AJAX a resposta do servidor pode vir em JSON, XML ou HTML, usas o que te der mais jeito ou o que preferires.

8. slack_guy

slack_guy Power Member

Ou TXT (texto simples), mais leve mas mais complexo (consoante os dados) para extrair resultados.

Partilhar esta Página