Aprender Webdesign

AFSteel

Membro
Boas tardes a todos :-D
Estou no primeiro ano do secundário, e como um dia espero vir a ser um webdesigner vinha pedir se alguém me podia sugerir um bom site com bons tutoriais de webdesign para ir aprendendo, assim sempre ia aproveitando melhor o tempo morto que tenho agora para depois o ensino superior ser mais facilitado.
Obrigado desde já :)
 
Última edição:
Eu espero que compreendas que pedires tutoriais para aprender webdesign é o mesmo que alguém com aspirações a ser cirurgião começar por pedir os manuais dos instrumentos que se utilizam nas cirurgias.

Claramente não é o caminho a seguir, se quiseres ser bom :) O cirurgião irá aprender medicina e depois a sua especialidade, sendo que durante esta aprendizagem irá aprender naturalmente a utilizar as ferramentas que necessita e (posteriormente) outras. Se queres ser webdesigner, deverás começar por aprender design e posteriormente especializares-te na vertente web - durante este percurso irás aprender naturalmente a utilizar as ferramentas necessárias.
 
Obrigado pela resposta!
Então achas que devo de começar por desenhar os sites no PS e depois avançar para a programação?
 
Obrigado pela resposta!
Então achas que devo de começar por desenhar os sites no PS e depois avançar para a programação?

O Photoshop é uma ferramenta, também. O que sugiro é que aprendas design antes de aprenderes a utilizar as ferramentas de design (ou melhor... aprendes um dado conceito e utilizas a ferramenta para explorá-lo)! Deves aprender o que deves desenhar e o porquê, antes de aprenderes o "desenho" propriamente dito (ou, pelo menos, ao mesmo tempo).

A ver se clarifico: estás a falar em usar tutoriais para aprender a colocar ou desenhar sombras, efeitos, luz, cores (isto são meros exemplos). Eu sugiro que antes aprendas o que significa utilizar cada uma dessas técnicas, quais as suas implicações, etc. Quando nesse percurso precisares de experimentar algo, aí sim, salta para livros mais técnicos, manuais ou tutoriais. Isto vai fazer toda a diferença entre seres um verdadeiro webdesigner ou seres um gajo que sabe mexer no photoshop.
 
Eia, muito obrigado! Mas então ajuda-me só mais numa coisa, onde é que posso aprender isso? Achas que devo de esperar pelo ensino superior?
Obrigado pela ajuda ;)
 
Eia, muito obrigado! Mas então ajuda-me só mais numa coisa, onde é que posso aprender isso? Achas que devo de esperar pelo ensino superior?
Obrigado pela ajuda ;)

O ensino superior pode ser uma boa solução, mas se tiveres gosto pela área ataca já!

Em termos de bases, creio que poderás começar por aqui ou aqui. Podes (e deves) ler algo sobre a história do design (se bem que aqui não te consigo orientar muito em termos de obras) e ter umas luzes sobre os movimentos artísticos (particularmente, o séc. XX). Algo que te dará muito jeito para criar layouts (e muito, muito mais), será o conceito da grelha - aconselho-te um livro muito fixe: http://www.amazon.co.uk/Making-Breaking-Grid-Workshop-Graphic/dp/1564968936/ref=cm_lmf_tit_14 . Investiga também a tipografia. No futuro, quando te fores especializar na vertente web (e se ainda o quiseres fazer, claro), dá-lhe fortemente na hci - human-computer interaction (aqui já te consigo aconselhar muito mais material).

No caso de não quereres avançar para livros (ou se só quiseres comprar um), podes dar uma vista de olhos nos índices dos livros e procurar pelos conceitos chave na web. Encontras material bom, decerto - lembro-me (por exemplo) desta série de artigos sobre a percepção visual: http://www.andyrutledge.com/gestalt-principles-1-figure-ground-relationship.php (no fim do artigo tens os seguintes).

P.S. claro que ler não chega. Vais ter de observar muito, muito o que te rodeia. Vais ganhar outra visão sobre o mundo, vais ter consciência (bem) crítica em relação ao design. E, principalmente, vais ter de praticar - aqui sim, quando precisares, aprende as ferramentas (e também com afinco)!
 
Bem deixa-me ajudar à lista:
- The design of everyday things
-
Arte do Século XX (de preferencia numa lingua que percebas)

(Já a entrar na área de web design e web development)
- HTML and CSS Web Standards Solution (algo antigo, mas honestamente é na minha opiniao o melhor para começar e apartir daí, é facil actualizares-te)
- Eloquent Javascript
- Don't make me think (este livro é obrigatório... vais ter que o ler mais cedo ou mais tarde, antes ou depois de aprenderes sobre design...)
- Literalmente toda a colecção da FiveSimpleSteps

N
ão te assustes com o facto de te estar a dar alguns livros de programação (HTML, CSS, Javascript) mas em web design, é de extrema importância que tu enquanto designer saibas dar uns toques na programação, não precisas de ser o melhor programador, mas tens de ter a noção do que é possivel ou não fazer, caso contrário vais desenhar cenas espectaculares, mas que não podem ser implementadas seja por limitação técnica ou por limitação orçamental/temporal, o contrário também é verdade para o programador web, especialmente o programador front-end (browser) em que tem de ter noções de design, para não lixar o esquema ao designer e estar a perder tempo à empresa…

Não contes com a universidade para aprender sobre a web… conta com a universidade para te ensinar sobre design ou sobre programação, mas nenhuma das vertentes vai ser virada para a web, geralmente isso, não passa de uma cadeirita de um ou dois semestres em que somente tens um cheirinho sobre as bases…
 
Omg, nem sabem o quanto vos fico a dever. Vou começar já há procura desses livros, ou só há na internet? Anyway, nem imagem mesmo a ajuda que me deram. Muito obrigado ;)
 
Arte do Século XX encontras em nas *****, bertram… qualquer livraria com livros da taschen…
o resto confesso que só encontrei por encomenda na net… mas claro que está quem fala em encomendar fala nos dois sentidos da palavra…
 
Pelo amazon.uk? Ou encomendaste por outro? Para começar vou encomendar os dois primeiros mencionados, faço bem?
Obrigado pelas answers :D
 
Pessoalmente acho optimo comprares os livros, dá uma vista de olhos tb no amazon.com muitas vezes acabam a ser mais baratos (mesmo com os portes) o bookdepository tb é famoso pelos preços baixos (e as entregas demoradas) se fores estudante, podes sempre tentar encontrar os livros no wook.pt que com a factura portuguesa, entra no IRS como despesas de estudo, talvez de jeito aos teus pais…
 
Sim, sou estudante do secundário ;)
Encontrei no wook mas achei caro e tentei ver mais barato, encontrei este e pareceu-me melhor, como é que posso saber quanto é que custa os portes? é possível?
 
Última edição:
Aprende bem as coisas, livros são bons porque a informação antes de ser publicada é filtrada, na net cada um faz os tutorias que quer com os erros que calham...
Dá-me dores de estômago quando vejo gente que saiu agora mesmo da escola e faz tudo com tables...
 
Acabei por comprar o primeiro livro no thebookdepository, agora estou à espera.
Obrigado a todos pelos comments e pela ajuda :)
 
Back
Topo