[Apresentação] Servidor Techzone

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Aqui está o servidor que está a alojar a Techzone.
É um Servidor 2U que suporta 2 Xeon. Aqui têm uma vista de praticamente todo o servidor.

dsc04393un3.gif


Por baixo do cooler temos um Xeon a 2.33Ghz QuadCore. Como podem ver na primeira imagem apenas temos um processador. No futuro podemos sempre duplicar a capacidade de processamento apenas comprando mais um processador.

dsc04394rx2.gif


As memórias são FB-DIM. Temos 2X 2GB. Possivelmente a performance seria superior com quatro módulos de 1GB mas optamos por esta configuração a pensar em updates futuros.

dsc04395xv5.gif


Na imagem seguinte podem ver a controladora. Não é esta a controladora que temos no servidor. Esta não era suportada pelo CentOS 5.0 pelo que ao primeiro upgrade do kernell ficamos com o servidor sem funcionar. Acabamos com outra controladora com 128MB RAM da Intel que era suportada nativamente pelo CentOS 5. Escusado será dizer que todo o software que está instalado na máquina é open source e gratuito. Excepção feita ao vBulletin do qual temos uma licença.
Também não conhecia aquela conexão dos cabos à controladora. Muito clean.

dsc04396rx0.gif


Como não precisamos de espaço a opção dos discos recaiu em discos de 36GB mas SAS a 15000 rotações. Temos o quatro discos no total em RAID 5 em que um está a fazer de Hot Spare, basicamente se um disco avariar ele toma a posição dele. O RAID é refeito em cerca de 30 minutos. Fica mais lento o servidor durante este processo mas posteriormente volta à performance habitual. Pode falhar mais um disco que não há problema. Fiquei realmente impressionado com a capacidade do RAID 5. A opção de não irmos para RAID 10 foi facil de tomar. A controladora não o permitia.
Já sei que vão perguntar e que tal é isso a instalar o SO? Uns 4 minutos por ai. A compilar o CPU não passou dos 50% quando o habitual é andar pelos 100%.

dsc04481ms7.gif


As fantásticas ventoinhas que podem ouvir aqui. Tem mais uma fan mais pequena que não faz grande barulho. Estas duas é que metem medo. E no vídeo não estão no máximo.

dsc04398mt7.gif


Aqui podem ver o túnel que o servidor trás para direccionar melhor o ar e arrefecer da melhor forma os CPUs e as memórias.

dsc04392oo7.gif


Outra imagem do servidor. Aqui já com a controladora definitiva. Podem ver que é diferente.

dsc04484xt1.gif


Na imagem seguinte do lado esquerdo vêm as fontes de alimentação. São duas.



dsc04485om4.gif


E é isto :)

No início nunca tinhamos colocado a fasquia tão alta para o servidor da TechZone. Mas apostando que não podemos andar sempre a trocar de servidor esta é uma aposta que nos pareceu a melhor possível.
Não teria sido possível sem a ajuda enorme da ***** e em particular do Dima a quem estamos gratos por toda a ajuda que nos deu ao longo destas semanas. Sem ele não teriamos hoje a Techzone no novo servidor.
 
Vejo ai um gato cibernético :lol:

Pq a fotos estão com poucas cores?

Mas boa maquina e bons componentes e fácil de expandir para suportar milhares de users :lol:

Já agora, vais por o folding nesta maquina, para mastigar proteínas nos ciclos nao aproveitados? :D
 
Última edição:
Faz-me lembrar a minha Foxy (RIP). Sempre a acompanhar-me quando as máquinas estavam abertas. Era muito curiosa e percebia da coisa :lol:.
Linda máquina sim senhor.
 
Ai ai Linux... se te apanho em cima do servidor!!!

(pior eram os copos de... água das pedras? que por lá se pousavam :D)
 
Qualquer máquina que se preze tem que ter pelo menos um molho de pelo de gato lá dentro, mais as marcas de copos de rigueur.
Estou orgulhoso da nossa :D
 
nunca pensei q um servidor fosse isto.
a placa grafica?
a placa de som?
pensava q o processador precisava de um cooler, mas só tem dissipador.

hoje já aprendi qualquer coisa:001:.

já agora aqui vão algumas questões:
se faltar a luz, o servidor tem uma UPS?
em caso de avaria de algum componente (board/processador) ficamos sem a TZ?


é uma bela maquina, sim senhor.
 
O servidor está instalado num datacenter com uma conectividade de 100Mb (FE) e o edifício possui UPS redundantes e geradores. Qualquer falha de energia não causa transtorno. Avariar não deverá ser fácil, no ambiente onde está, refrigerado com um ar relativamente limpo e com uma fonte de energia estável.

A placa gráfica em teoria deverá ser on-board, serve apenas para mostrar uma consola de texto.
Não tem dispositivos de som... acho que não há maluquinhos que levem headphones ou colunas para um datacenter :joker:


Cumps,
 
Gepeto, se reparares bem na primeira foto, tem um chip ATI e ao lado 1 chip de ram.

Para mostrar o básico do linux chega...
 
Gepeto, se reparares bem na primeira foto, tem um chip ATI e ao lado 1 chip de ram.

Para mostrar o básico do linux chega...

eu vi isso, esse chip é q é a grafica?
pensava q fosse um chip da propria board, genero do q tenho na minha q é da VIA.
foi o q eu pensei qd vi o chip da ATI.

então com esse monstro só se vê texto? não dá pra ver graficos tal como nós vemos no forum?
 
eu vi isso, esse chip é q é a grafica?
pensava q fosse um chip da propria board, genero do q tenho na minha q é da VIA.
foi o q eu pensei qd vi o chip da ATI.

então com esse monstro só se vê texto? não dá pra ver graficos tal como nós vemos no forum?

Claro que dá... mas basta uma gráfica com 4Mb de ram para isso... integrada.
 
eu vi isso, esse chip é q é a grafica?
pensava q fosse um chip da propria board, genero do q tenho na minha q é da VIA.
foi o q eu pensei qd vi o chip da ATI.

então com esse monstro só se vê texto? não dá pra ver graficos tal como nós vemos no forum?

Deve ser uma destas.
Até costuma estar montado em muitas nForce Professional da Nvidia (para Opteron multi-socket), para além destas boards para servidores com chipset Intel.
 
isso deve se ao facto de esse hardware ser mais barato, diminuindo nos custos finais..

ninguem precisa de uma grafica que processe 3D.. aqui é que não há discussões DX10 vs DX10.1 :D
 
Back
Topo