Apresento-vos o Linux Zorin | Para os iniciantes e recém-chegados ao Mundo Linux

a distro esta desenhada para iniciantes. E o que vc chama "tralha" é software pre instalado identico ao encontrado no ambiente Windows e que esta no Zorin exactamente por se dirigir aos iniciantes que vem do sistema Windows
 
a distro esta desenhada para iniciantes. E o que vc chama "tralha" é software pre instalado identico ao encontrado no ambiente Windows e que esta no Zorin exactamente por se dirigir aos iniciantes que vem do sistema Windows

tem de se recorrer ao dos(n sei se é assim que se chama no linux) para de vez em quando instalar drivers ou assim??é que á já algum tempo experimentei o mint e tive dificuldades a instalar os drivers da ATI, queria mudar de SO mas está dificil.....
 
Acho que na realidade existe um certo exagero nas distribuições que tentam ser idênticas graficamente ao Windows. Não há necessidade.
A menos que o teu cerebro tenha perdido por completo a capacidade de adaptação e de aprendizagem, não é muito difícil aprender a trabalhar em Ubuntu, Linux Mint, Debian, ...
Eu passei de Windows para Alinex, depois Ubuntu e agora Kubuntu, que o sistema é fraquito, e não tive dificuldade em adaptar-me.
O meu cunhado nunca tinha visto linux na vida, e pouco percebe de informática, precisava de um sistema operativo para internet e office básico num desktop algo antigo.
Instalei-lhe o Linux Mint e não teve qq problema em adaptar-se.
Isso de ser preciso ser igual ao Windows é uma treta. Desde que tenha o software. pacotes, apropriados na instalação a adaptação é fácil, por isso acho que o Linux Mint está bom para iniciantes e até podia ter um sistema de menus completamente diferente,

Basta ver as versões do Windows! Eu comecei por usar DOS, depois DOS com Windows 3.10/11 (que não era SO). Quando apareceu o Win95 o conceito e o aspecto gráfico era muito diferente e toda a gente se adaptou sem problemas. E quase o mesmo se pode dizer das novas versões do Win, com o passar dos anos.

Acho que as pessoas pensam que o Linux é um bicho de 7 cabeças e que é preciso saber muito para se poder usar. Esse é um dos conceitos que precisa de ser ultrapassado! Se isso for ultrapassado a partir daí torna-se mais simples!

Acho que o importante mesmo, para que o Linux descole de vez do Windows e se torne um SO verdadeiramente global, é o suporte de drivers e de hardware em geral. Ainda existe muita dispersão de esforços no mundo do Linux e para além disso muitos construtores desenham o hardware para funcionar em Windows, e é aí que as coisas ainda falham muito, e está aí uma das grandes vitórias da Microsoft. Existem muitos com problemas de hardware, em especial sistemas mais recentes, sendo um exemplo o caso kily69, ou eu com o som do meu portátil. Aí sim as coisas podiam ser realmente melhores, em relação aos menus ou ao aspecto gráfico acho que é uma falsa questão.

Cumps.
 
Última edição:
a distro esta desenhada para iniciantes. E o que vc chama "tralha" é software pre instalado identico ao encontrado no ambiente Windows e que esta no Zorin exactamente por se dirigir aos iniciantes que vem do sistema Windows

A parte do software pré-instalado é o que interessa! Ou o Zorin é, nesse aspecto, realmente superior a outras distro, como por ex. o Linux Mint, ou então no meu ponto de vista não tem interesse, porque a adaptação ao sistema de menus e grafismo é a parte mais fácil.

Cumps.
 
Eu uso o Ubuntu no EEE (algo que prezo muito nesta, não sei se é comum a todas, é todo o hardware ficar a funcionar sem instalar coisa nenhuma) e de resto sempre usei Windows e acho que não fosse o aspecto user friendly daquilo acho que não conseguia trabalhar com o mesmo. Não tenho nenhum grande envolvimento com computadores, muito embora os consiga tratar por tu, especialmente no que toca a Hardware que monto e desmonto de olhos fechados, mas no que toca a SO's prefiro algo rápido e fácil de trabalhar que dê para fazer os meus trabalhos e que não me exija grandes comandos.

Quando uma vez tive que recuperar uma instalação do XP pela linha de comandos vi-me grego... Quanto ao resto que aqui discutem não tenho conhecimentos para falar.
 
tem de se recorrer ao dos(n sei se é assim que se chama no linux) para de vez em quando instalar drivers ou assim??é que á já algum tempo experimentei o mint e tive dificuldades a instalar os drivers da ATI, queria mudar de SO mas está dificil.....
O Zorin nao da erros. Posso dizer pq experimentei. O Zorin ao instalar fica a funcionar a 100% Aconselho-o a experimentar o Zorin De resto comentando o resto dos posts. Eu venho aqui informar de um Linux para iniciantes. QUem vem aqui e posta sem ter sequer testado o Zorin.. Não sei o que vem cá fazer. Uso Debian Saline. Este topico é para informar. Nao é um topico pessoal ou sobre mim. Os testes feitos e as analises de varios sites, blogues e youtube testers sao unanimes acerca do Zorin como sendo um linux adequado aos iniciantes e em que é um dos recomendados out of the box linux para quem vem de ambiente Windows
 
O Zorin nao da erros. Posso dizer pq experimentei. O Zorin ao instalar fica a funcionar a 100%

Isso é relativo! Pode funcionar muito bem num sistema e não funcionar tão bem noutro. Em especial quando os PC/Portáteis tem uma etiqueta que diz
"Designed for Windows"
Por exemplo, o Ubuntu, ou "derivados", funcionam a 100% para muita gente mas comigo não, existiam problemas com a placa de som, que tive que resolver após a instalação.
Isso é muito relativo.

Eu venho aqui informar de um Linux para iniciantes. QUem vem aqui e posta sem ter sequer testado o Zorin.. Não sei o que vem cá fazer. Uso Debian Saline. Este topico é para informar. Nao é um topico pessoal ou sobre mim.

Não leves a peito os comentários. Toda a gente percebeu que só vinhas informar, que não é nada pessoal.
O Zorin até pode ser muito bom, acho que ninguém está a por isso em causa, ao que o pessoal se está a referir é ao conceito de imitação do Windows o qual, pelos vistos, o Zorin tem como base.
Acho que é normal as pessoas exporem os seu pontos de vista, mal ou bem, e debaterem as suas ideias, mesmo que seja só relativamente ao conceito.

Cumps.
 
Última edição:
A parte do software pré-instalado é o que interessa! Ou o Zorin é, nesse aspecto, realmente superior a outras distro, como por ex. o Linux Mint, ou então no meu ponto de vista não tem interesse, porque a adaptação ao sistema de menus e grafismo é a parte mais fácil.

Cumps.

Peço desculpa pelo comprimento do texto mas...

Isso da parte do software até nem é assim tão importante porque tanto no Mint, como no Zorin uma pessoa pode escolher o software que quiser. Andei durante uns dias com uma distro chamada Peppermint (tb usa os mesmos repositórios do Ubuntu) e como vinha quase despida de software meti-lhe o software que quis, escolhido a dedo. Mas eu noto que muitas distros apostam nisso, é no software pré-instalado ( e não estou a referir-me nem ao Mint, nem ao Zorin). O que leva a que muitas distros não tenham razão de ser, nem de existir. Algumas é quase só mesmo alteração de nome, a tal diferença de software pré-instalado e pouco mais. Mas volto a dizer, instalar software nestas distros mais user-friendly, com bons gestores de programas que fazem basicamente tudo, qualquer pessoa o faz, não é necessário nenhum curso de Linux.

E mesmo para um iniciante e começando por utilizar estas distros (Mint e Zorin) ir procurar software é um processo bem simples. Basta escrever o que se quer na pesquisa do gestor de programas. E se uma pessoa não conhece determinados programas mais utilizados em Linux, desde a multimédia a produtividade, tb não é necessário tirar nenhum curso intensivo de Linux para ir ao Google e escrever o que se quer, por exemplo "Best torrent client for Linux" ou "Best audio (or video) program for Linux", etc, etc, etc. E até pode escrever em português embora em inglẽs obtenha melhores resultados.

Portanto, essa de que o que importa mais numa distro Linux é a parte do software-pré-instalado é só mesmo para noobs em Linux ou em informática (e obviamente não me refiro directamente a ti).
Mas mesmo um noob a Linux ou em informática pode deixar de o ser bem depressa, se quiser, porque isto de procurar software em Linux não é nenhuim bicho de 7 cabeças, qualquer pessoa é capaz de o fazer.

Fica mais uma nota que nos últimos tempos já experimentei quase uma vintena de distros Linux, desde daquelas que trazem mais de 4 Gbs, até ás mais pequenas de poucas centenas de megas (embora ainda não tenha experimentado a famosa Puppy Linux). Tudo distros baseadas ou em Debian, ou no Ubuntu (que tb é baseado em Debian), ou em Fedora. Tb já experimentei o Zorin 5 mas identifico-me mais com o Linux Mint.
 
Última edição:
Amigo "ruca1973", eu não sou de 1973 mas sim de 1969.

Isto só para te dizer que fico feliz por saber que existem admiradores de Linux da minha idade e pouco mais novos.

Agora vou falar do que julgo não te teres lembrado quando escreveste mais acima.

Sabes que nem todas as pessoas possuem uma boa ligação de Internet, esta é uma das razões que leva a que algumas distribuições de Linux prefiram aumentar o volume dos discos de instalação, a outra e também importante, é aumentar o potencial de adesão por parte dos mais novos ou menos habilitados para a utilização do computador.

Sei por experiência própria o que principalmente os miúdos sentem quando se deparam com o Linux, tanto o meu filho com 12 anos como o meu sobrinho com 14, ficam maravilhados e inundam-me de perguntas quando me vêm a utilizar o Linux, tanto um como o outro não gostaram do Ubuntu e adoraram o Mint, quando lhes perguntei o porquê, apenas me responderam: - Aqui funciona tudo o que eu quero.
 
Amigo "ruca1973", eu não sou de 1973 mas sim de 1969.

Isto só para te dizer que fico feliz por saber que existem admiradores de Linux da minha idade e pouco mais novos.

Agora vou falar do que julgo não te teres lembrado quando escreveste mais acima.

Sabes que nem todas as pessoas possuem uma boa ligação de Internet, esta é uma das razões que leva a que algumas distribuições de Linux prefiram aumentar o volume dos discos de instalação, a outra e também importante, é aumentar o potencial de adesão por parte dos mais novos ou menos habilitados para a utilização do computador.

Sei por experiência própria o que principalmente os miúdos sentem quando se deparam com o Linux, tanto o meu filho com 12 anos como o meu sobrinho com 14, ficam maravilhados e inundam-me de perguntas quando me vêm a utilizar o Linux, tanto um como o outro não gostaram do Ubuntu e adoraram o Mint, quando lhes perguntei o porquê, apenas me responderam: - Aqui funciona tudo o que eu quero.

Sim, é verdade que nem todas as pessoas têm uma boa ligação de internet e até pessoas que não a têm de todo mas o que quis desmistificar é a tal pseudo dificuldade que muitas pessoas que apenas utilizam Windows metem quando pensam em distros Linux. Quem souber fazer pesquisas em Windows, procurar programas para Windows tb o saberá fazer para Linux, basta um motor de pesquisa e a troca da palavra Windows por Linux. Mas existe essa ideia de que o Linux é complicado. Depende da distro. Óbvio que tb existem as distros feitas a pensar nos experts em que a instalação de software é feita só através de texto, usando o terminal, com linhas de comandos. Para um iniciante é óbvio que isso vai gerar muita confusão e pode afasta-lo. Mas mesmo sobre isso, e falando de Ubuntu (em que este Zorin se baseia) tb existem comandos básicos para instalar software através do terminal: sudo su (entra-se em root/raíz), sudo apt-get install "nome do programa"... e já está a instalar... depois basta escolher Y(es) para terminar a instalação.

Eu quando falei em importância (ou não) do software não estava a pensar propriamente em crianças mas sim em utilizadores que sabem mexer em Windows. Esses tem menos desculpa. Quando a informação não está à nossa frente, há que ir à procura dela. :)
 
"...sudo su (entra-se em root/raíz)..."

Não basta usar sudo (executar como root) ou su (entar em modo root)? Porquê os dois?
 
Última edição:
Uma questão:

Para instares a aplicação X fazes sudo su (colocas pass) e depois fazes sudo apt-get install X?

Basta fazeres sudo apt-get install X.
 
Ha o gestor de software onde facilmente se instala e desinstala. O terminal para principiantes é complicado. Nao é necessario ir à net buscar software, esta tudo nos repositorios que sao consultados via gestor de software. La no gestor basta clicar em Instalar ou Remover.
 
Uma questão:

Para instares a aplicação X fazes sudo su (colocas pass) e depois fazes sudo apt-get install X?

Basta fazeres sudo apt-get install X.

O mais seguro é fazeres sudo apt-get install nome do soft assim a conta root só fica activa por pouco tempo mas também podes fazer sudo apitudo install nome do soft este é melhor porque quando removeres com ele ele remove tudo certo, outra forma mais pratica para é usar o synaptic depois só procurar o que se quer instalar.

Abraços.
 
Na minha opinião...
Não é preciso dominar a linha de comandos, basta saber alguns comandos básicos...

Eu até penso que nem é preciso saber comandos nenhuns. Essas distribuições já estão, ou tentam estar, preparadas para que os utilizadores não utilizem a linha de comandos. Já há interfaces gráficas para tudo e mais alguma coisa.
Só é necessário ir mesmo para a linha de comandos quando o utilizador tem hardware problemático e que por vezes acontece. E depois é necessário saber mais que uns comandos básicos.
 
Só é necessário ir mesmo para a linha de comandos quando o utilizador tem hardware problemático e que por vezes acontece. E depois é necessário saber mais que uns comandos básicos.
Sim, tens razão mas nesses casos nem é preciso dominar os comandos, tipo existe muitos fóruns em que na maior parte das vezes eles dão tudo "feito", quase só copy e paste. Mas mesmo que uma pessoa tenha muitas dificuldades pode usar sempre esses fóruns para escrever o problema, na qual irá obter ajuda de uma forma mais fácil(basta dizer que é utilizador iniciante)!
 
Back
Topo