Apresento-vos o Linux Zorin | Para os iniciantes e recém-chegados ao Mundo Linux

Neste caso do Zorin, não faço a mínima ideia se é um projecto sério. Pode até ser, mas morro um pouco por dentro quando vejo um Linux disfarçado de Windows ou OS X, quando a pessoa sabe disso. Na verdade sinto pena. Estariam melhores com o Windows ou OS X original.
E sinceramente não percebo o porquê. À partida, se a pessoa experimenta outro OS é para ver uma coisa diferente. E não é por ter uma imagem parecida a Windows ou OS X que o complicado deixa de ser complicado e o simples deixa de ser simples.
Por exemplo, quando a minha namorada teve problemas com Windows, instalei-lhe Ubuntu. Mesmo sendo uma utilizadora básica e estando toda cheia de receio porque nunca tinha usado outra coisa se não Windows, ao fim de 5min já tinha "dominado" aquilo (para o nível de utilização dela). Inclusivamente até encontrou como adicionar e remover programas, coisa que ela adorou porque é só chegar ali, escolher o tipo de programa que procura, ver o que há e escolher. Não tem que ir a lojas, não tem que googlar, nem tem que ter a preocupação de se está a tirar o programa de um site "fidedigno".
Nunca mais usou Windows. Teve Ubuntu até o computador morrer e depois comprou um Mac, coisa que antes disto tinha andado a evitar porque tinha "medo" de novos SO. Quando começou a trabalhar deram-lhe a "má" notícia de que a empresa não usava Office, mas sim "outra coisa", que ela já conhecia bastante bem do Ubuntu.

Portanto, não percebo esta ideia de criar "look-alikes" com a ideia de facilitar a vida aos users menos experientes. Não facilita nada, porque continua a ser outro OS e só fomenta ainda mais aquela mentalidade do "só consigo usar se for Windows/OS X".
 
Vamos la a ver.. Eu acho que primeiro experimenta.se e depois comenta.se. O Zorin OS tem um software exclusivo que permite modificar o Zorin e ficar com o aspecto de: Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Mac OS X ou Linux (GNOME)... Basta clicar e o Zorin muda de aspecto. Por isso uma pessoa pode trabalhar no computador uma hora em Linux Gnome e depois passar para Mac OSX etc... O Zorin é diferente dos outros. Quando vem para aqui dizer que ... o Zorin... é mais um que copia o Ubuntu ou que imita o Windows etc... claramente sao pessoas que nunca testaram o Zorin pq se o fizessem nao escreveriam o que escrevem...
 
Vamos la a ver.. Eu acho que primeiro experimenta.se e depois comenta.se. O Zorin OS tem um software exclusivo que permite modificar o Zorin e ficar com o aspecto de: Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Mac OS X ou Linux (GNOME)... Basta clicar e o Zorin muda de aspecto. Por isso uma pessoa pode trabalhar no computador uma hora em Linux Gnome e depois passar para Mac OSX etc... O Zorin é diferente dos outros. Quando vem para aqui dizer que ... o Zorin... é mais um que copia o Ubuntu ou que imita o Windows etc... claramente sao pessoas que nunca testaram o Zorin pq se o fizessem nao escreveriam o que escrevem...

Quer tu queiras ou não o Zorin não passa de um Ubuntu essa de copiar ou tentar imitar o aspecto de outro OS não é muito boa ideia para os novatos pois muitos vão achar que aquilo é igual ao WIN coisa que não é.
O bom do GNU/LINUX é que cada um usa o que quer eu tenho uma maquina com LM 10 mas no meu caso mudei tudo quem vir vai ver que nada já tem a ver com LM.

Abraços.
 
Vamos la a ver.. Eu acho que primeiro experimenta.se e depois comenta.se. O Zorin OS tem um software exclusivo que permite modificar o Zorin e ficar com o aspecto de: Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Mac OS X ou Linux (GNOME)... Basta clicar e o Zorin muda de aspecto. Por isso uma pessoa pode trabalhar no computador uma hora em Linux Gnome e depois passar para Mac OSX etc... O Zorin é diferente dos outros. Quando vem para aqui dizer que ... o Zorin... é mais um que copia o Ubuntu ou que imita o Windows etc... claramente sao pessoas que nunca testaram o Zorin pq se o fizessem nao escreveriam o que escrevem...

Exacto!
O Zorin é como uma distrito como as outras. Que se baseada em outras distritos neste caso o ubuntu 11.04 (por exemplo Caixa magica é baseado em ubuntu [v.16], baseado em mandriva[v.15]) a especialidade do zorin são os tema e não passa disso, de resto é 80% ubuntu...
 
Quer tu queiras ou não o Zorin não passa de um Ubuntu essa de copiar ou tentar imitar o aspecto de outro OS não é muito boa ideia para os novatos pois muitos vão achar que aquilo é igual ao WIN coisa que não é.
"Quer tu queiras ou não o Zorin não passa de um Ubuntu" ele é o ubuntu 11.04 não passa de um ubuntu
"muitos vão achar que aquilo é igual ao WIN coisa que não é" probabilidade de isso acontecer não passa dos 30%, porquê ? Ao pensarem nisso os novatos vão se basear no que estão a dizer na interface do windows 7 ou na do windows xp que no zorin os 5 está disponível. Conforme eles exploram vão ver que é possível mudar as interfaces para kde, lxde, gnome, etc...
Quando eu era novato em linux pensava que só existiam gnome, e kde não sabia que existiam mais interfaces...depois que eu comecei a ter interesse em outras distritos aprendi que existe diferentes interfaces, é normal que quando uma pessoa que é notava em linux vai pensar que só existe aquela interface, mas n é verdade!!! O que o zorin fez foi criar uma interface mais aproximada do windows, que pode facilmente ser alterada para outra interface (neste caso o gnome)!!
 
Com o Zorin e facil mudar de tema/interface grafica e isso é inovador.

Para mim isso não tem nada de inovador trocar e instalar temas é bem simples tantos em Gnome como em KDE.
Quem usa Gnome e KDE sabe bem como fica a instalação de bibliotecas fica uma grande confusão pois vais ter os programas do Gnome e do KDE tudo misturado...

Abraços.
 
Vamos la a ver.. Eu acho que primeiro experimenta.se e depois comenta.se. O Zorin OS tem um software exclusivo que permite modificar o Zorin e ficar com o aspecto de: Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Mac OS X ou Linux (GNOME)...

Com o Zorin e facil mudar de tema/interface grafica e isso é inovador.

A questão é, enquanto novato, em que é que isso me ajuda? Em nada... Pode ser "giro" e não digo que o método não seja inovador, mas a utilidade ou o interesse é baixo. E eu não preciso de experimentar o Zorin para saber isso. O problema das pessoas com o Linux não é a GUI, mas sim a complicação que é fazer certas tarefas.
 
O problema das pessoas com o Linux não é a GUI, mas sim a complicação que é fazer certas tarefas.
Exacto, mas isso é normal em quanto o utilizador é inexperiente, possivelmente pode não estar habituado a fazer coisas em linux que na Win não fazia. A mesma coisa ao contrário se uma pessoa quiser utilizar a Win e nunca o utilizou na vida, só utilizou sistemas linux, vai ser difícil a se habituar!
(Neste caso o Zorin optou por colocar uma ferramenta para mudar a interface gráfica, mas conforme o tempo o usuário vai ter que saber instalar outras interfaces gráficas que goste, para fazer isso [como tudo na vida] vai ter que exigir paciência mas isso é só procurar na net!)
 
..possivelmente pode não estar habituado a fazer coisas em linux que na Win não fazia.
Não, o problema é mesmo coisas que no Win fazes e é fácil fazer, que em Linux com um pouco de azar só fazes por linha de comandos. Eu não sou um expert, nem em Windows nem em Linux, no entanto há muita coisa que faço em Windows e que em Linux também faço, mas tenho que ir procurar e 90% das vezes acabo na linha de comandos.
Claro que para quem só consulta mails, cria uns documentos e pouco mais, dificilmente irá ter problemas, mas voltamos à mesma questão. A GUI não interessa. As GUI habituais em Linux, como Gnome, são suficientemente simples e fáceis de usar para esse tipo de utilizadores. Daí eu continuar a achar que estão a dar demasiada importância à GUI e com um objectivo que não faz sentido.
 
Para mim isso não tem nada de inovador trocar e instalar temas é bem simples tantos em Gnome como em KDE. Quem usa Gnome e KDE sabe bem como fica a instalação de bibliotecas fica uma grande confusão pois vais ter os programas do Gnome e do KDE tudo misturado... Abraços.
VC nao experimentou o Zorin.... O que diz nao faz sentido no Zorin. A mudança de interface grafica é simples e com um click
 
VC nao experimentou o Zorin.... O que diz nao faz sentido no Zorin. A mudança de interface grafica é simples e com um click

Não querendo lançar uma discussão mas mudar de interface gráfica é uma coisa completamente banal logo não é inovador. Qualquer pessoa pode mudar o aspecto da distribuição que está a usar com mais ou menos cliques.
 
Outro que nao experimentou o Zorin, É favor ir ao site do Zorin e ver uma foto do software expressamente desenhado pelos criadores do Zorin e que muda a interface grafica......
 
Como ex-utilizador de Linux, e baseando-me apenas nas fotos e no vídeo, acho que foi uma boa aposta. Graficamente está bonito e achei piada às janelas "maleáveis" sempre que não mexidas no ambiente de trabalho (discutível de acordo com o gosto de cada um).

É certo que o ubuntu já permitia mudar de ambiente de trabalho sem ter de fazer nova reinstalação, mas obrigava a conhecer um pouco mais o "submundo" da consola. Para quem já tem conhecimentos de Linux, mudar de Gnome para KDE são favas contadas. Para quem pouco percebe, é um "31".

Mas o mundo do Linux levou um pequeno "rombo" com a chegada o W7. Se o facto de ter o XP era motivo suficiente para se pensar em mudar, o W7 foi um passo de gigante no que diz respeito à fiabilidade e performance que não apresenta motivos que justifiquem a udança.

E não se esqueçam de uma coisa: é preciso força de vontade para se mudar de Windows para Linux. É necessário que haja "querer" por parte do utilizador. Se uma pessoa não estiver para aí virada, é para esquecer. E este aposta parece-me adequada para esse tipo de pessoas.
 
Outro que nao experimentou o Zorin, É favor ir ao site do Zorin e ver uma foto do software expressamente desenhado pelos criadores do Zorin e que muda a interface grafica......

Eu já tinha ouvido falar do zorin ainda antes de esta thread ter sido criada. Não vejo qual é o problema em dar a minha opinião em dizer que acho que mudança de visual é uma coisa banal mas está bem.
 
O Zorin tem um software que faz isso apenas com um clique. Não é andar a mexer e mudar e nao sei mais isto e aquilo. Os criadores fizerem de raiz um software que permite mudar de aspecto grafico facilmente e com um so clique. Quanto ao outro user que fala do W7 . O problema do W7 é que continua a ser um problema em termos de codigo. Alem disso é pago e Linux é gratis. Depois. é mais sujeito a virus e outras coisas mais. Eu nunca voltarei ao Windows. Façam eles o que fizerem. Mac é a mesma coisa. Paga-se para ter o software. Inutil gastar dinheiro. Com Linux posso ter tudo o que tinha em Windows sem gastar um tostao.
 
Com Linux posso ter tudo o que tinha em Windows sem gastar um tostao.

LOL.

Não não podes e por isso mesmo é que te disse que não é por mudar de aspecto com um clique que a coisa melhora. Só te salvas se fores um utilizador muito básico ao nível daquilo que usas. Eu já não uso Windows há uns anos, tenho um Mac, mas nem sequer discuto que o MS Office é de longe o melhor Office que existe, especialmente por causa do Excel. Também uso a suite da Adobe e o Capture One, que simplesmente não correm em Linux e não, não existe nenhuma alternativa que esteja a altura, pelo menos em Linux.

Tenho um HTPC, que teve Linux até há uns dias. A semana passada, para efeitos de teste, decidi instalar Win7. Demorou um dia a instalar tudo, porque não há "apt-get" para ninguém e as actualizações nunca mais acabavam, mas o que é certo é que tanto a nível de gráfico como a nível de som foi só ir ao site dos fabricantes, dar dois ou três cliques e passados 5min tinha filmes FullHD com aceleração por hardware, sem falhas e com audio 5.1 quer na placa de som, quer por HDMI. Também alguns programas secundários funcionam melhor, pura e simplesmente "porque é Windows", porque as próprias empresas que os desenvolvem esforçam-se muito mais nessa plataforma, que é onde têm mais utilizadores.

De que é que me adiantava ter um Linux com aspecto de Windows/Mac? Nada.

Mac é a mesma coisa. Paga-se para ter o software.
E qual é o mal? Programadores não comem? Recentemente paguei 25€ por um SO. Um escândalo, não? E os 50€ que paguei pela última dúzia de aplicações? E olha, funcionam, muito bem até e num SO onde não me falta nada. Tenho aplicações caras, baratas e gratuitas, mas ao menos tenho todas as que preciso. O mesmo já não se pode dizer do Linux, nem que te torças todo.

Além disso, o que tu disseste é válido para praticamente qualquer distribuição de Linux. Voltamos ao mesmo, o que é que interessa mudar o aspecto com um click, a não ser pela mariquice de mudar o aspecto? E o que é que isso tem a ver com os programas? É o aspecto que vai fazer o Wine funcionar melhor e correr mais programas?
 
Última edição:
Com Linux posso ter tudo o que tinha em Windows sem gastar um tostao.

Só se fores tu porque o resto de nós não pode. Quer dizer, por um lado dás respostas onde pareces ser conhecedor de Linux e depois sais-me com uma destas???!!

O teu Wine consegue funcionar com os milhares e milhares de softwares que existem em Windows? Em tantos milhares de softwares achas que tudo está coberto nos repositórios do Ubuntu (e falo do Ubuntu porque deve ser aquele que tem os maiores repositórios)? Estar a comparar a quantidade de softwares de um lado (Windows) e do outro (Linux) é como estar a comparar uma formiga com um elefante. Melhor, uma sardinha com uma baleia gigante. E não é necessário ser um barra em Linux para chegar à conclusão que existe software em Windows onde não existe nenhuma versão (sequer parecida) em Linux. Estar a dizer que existe tudo e consegues fazer tudo é não ter noção da quantidade de software que existe em Windows.

Mas se quiseres fazemos um teste, eu vou-te buscar software em Windows e tu tens que me apresentar uma versão em Linux que faça a mesma coisa. Pode ser? Tens é que estar bem preparado e conheceres bem todo o software e aplicações que existem para Linux. Aposto que perdes (e nem preciso de me esforçar muito) mas tu lá sabes... :)

E jogos? Consegues correr todos os jogos Windows em Linux? Deves ter um Linux especial. É que nem lá perto. A diferença é abismal.

E isto nem é uma questão do Windows ser melhor (ou pior) do que o Linux, é apenas uma constatação de um facto.
Portanto tu gostavas de ter tudo em Linux mas não consegues. A única verdade é que não gastas um tostão naquilo que tens.
 
Última edição:
O Zorin tem um software que faz isso apenas com um clique. Não é andar a mexer e mudar e nao sei mais isto e aquilo. Os criadores fizerem de raiz um software que permite mudar de aspecto grafico facilmente e com um so clique. Quanto ao outro user que fala do W7 . O problema do W7 é que continua a ser um problema em termos de codigo. Alem disso é pago e Linux é gratis. Depois. é mais sujeito a virus e outras coisas mais. Eu nunca voltarei ao Windows. Façam eles o que fizerem. Mac é a mesma coisa. Paga-se para ter o software. Inutil gastar dinheiro. Com Linux posso ter tudo o que tinha em Windows sem gastar um tostao.

Por mais que eu goste de Linux e não goste de Windows, aquilo que dizes não é necessáriamente verdade.
O Linux faz tudo o que eu quero e o Windows não faz metade do que eu quero, mas isso não quer dizer que seja o mesmo para toda a gente, são dois SOs diferentes com objectivos diferentes, cada um escolhe aquele que melhor lhe serve.
E quando falas em pago ou grátis é que te enterras completamente, linux não é um windows grátis, se consegues ter tudo o que queres gratuitamente tudo bem, mas não significa que não haja coisas pagas boas.

A tua opinião é que essa coisa de mudar de visual com um clique é espetacular, claramente isso não têm nada de especial para muita gente.
Eu prefiro ter à distância de um clique as tarefas que executo diáriamente, quanto que mudar o visual se o fizer duas vezes por ano já é muito, já para não falar que quero ter o meu visual preferido, não o de um SO qualquer.

Curiosamente, outra feature única dessa distro, têm várias versões Premium que são pagas, incluíndo business e ultimate.
Para quem não gosta de Windows não podia ter escolhido uma distro mais "windowish".
 
Como utilizador de Windows e Linux, a última coisa que quero é que o Linux se pareça com Windows e vice versa.

Gosto muito de ambos os sistemas operativos, há coisas gosto mais num do que noutro, há igualmente coisas que desgosto, mas, no fim do dia, o que me interessa e agrada é que eles são sistemas operativos completamente diferentes e que fazem as coisas de forma diferente. Uso-os para diferentes tarefas, há coisas que prefiro fazer em Linux, outras que deixo a cargo do Windows.

Ora, se se comportam de forma distinta, porque razão quereria eu que se tivessem aspectos (refiro-me a aspectos visuais) semelhantes?? A minha forma de trabalhar é diferente em ambos, logo ter interfaces semelhantes não é a opção mais flexível e produtiva.

Outra coisa, o problema da adaptação ao Linux não está, nem de longe nem de perto, relacionado com a interface e como já foi dito, Linux não é um Windows grátis, era bom que mais pessoas se consciencializassem disto.


É só o meu ponto de vista...
 
Back
Topo