1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

apt-get nao esta a funcionar correctamente

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tmafcerqueira, 19 de Junho de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 1057)

1. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Boas
    Tenho o Kubuntu 6.06, com ligaçao à net e nao consigo usar o apt-get para instalar programas, por exemplo o firefox. Se for ao gerenciador de pacotes tb nao consigo encontrar o firefox. Decididamente nao percebo nada disto, mas tb ainda estou a começar:-D
    Desde ja agradecido pela ajuda

2. Prodigy

Prodigy Suspenso

apt-get install mozilla-firefox

não dá?

O kubuntu não vem com o FF tb?

3. [knap]

[knap] Power Member

Tens que adicionar repositórios.

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

no gerenciador de pacotes, se usares a opção advanced, tens a lista completa de pacotes... procura por firefox, e ele deve-te dizer qualquer coisa...

o apt-get pode também não funcionar por não teres permissões de administrador.
    para isso usa o sudo:
    sudo apt-get ...

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

6. tmafcerqueira

Ja funcionou. Agora o meu problema é que nao sei para onde foi o ficheiro:-D. Alem disso vi no Adept que so o root é que tinha permissoe nesse ficheiro. Como é que se altera isto?

7. madskaddie

madskaddie Power Member

isso pode alterar-se mas nao o facas. Isso está longe de ser como como dar a chave de casa a um ladrao, mas se podes ter seguranca, porque é que vais começar a quebra-la??

Bem, agora passando à prática, faz como acima te disseram utiliza o sudo:
    no (k)ubuntu faz:
    $sudo gedit /etc/apt/sources.list

e copia para lá os repositorios. Gravas e fazes:
    $sudo apt-get update

voila. Agora já deverás ter tudo a funcionar (utiliza o aptitude, I DO LIKE CURSES :004:)

Última edição: 19 de Junho de 2006
  8. tmafcerqueira

Eu ja consegui instalar (neste caso foi o GAIM[detesto o kopete]). Agora o problema é que nao faço a minima ideia acerca da localização do mesmo. Ja tentei o find, mas nao encontro o "executavel"(nao sei se em linux ha executaveis:D).
    Se eu escrever gaim no run command, ele aparece-me logo. Não sei se é assim que é suposto eu agir:S
    Desde ja agradecido

9. reiz

reiz Power Member

na maior parte das vezes para executares o programa vais a executar e escreves o nome do programa (por exemplo para executar o gaim vais ao menu executar e escreves "gaim", ou xmms para abrir o xmms, ou mozilla para abrir o mozzila) senao fazes na consola um whereis do file, ou um locate dos file para o encontrares, querias um link para servir de atalho e podes depois executa-los no menu executar

10. tmafcerqueira

Obrigado, ja funciona.

Partilhar esta Página