Aquecedor Óleo vs Ar Condicionado

VanIke

Power Member
Boas pessoal,

a ver se alguém me tira aqui uma dúvida. Em conversa com um colega de trabalho discutiu-se qual o equipamento que gasta mais:

- um aquecedor a óleo
- ar condicionado

Mesmo só para tira teimas, alguém entendido que me explique ;)

Eu acho que o ar condicionado gasta menos, em igual utilização e período de tempo, certo?
 
Eu com dois ar condicionados quando os ligo no Inverno ou Verão levo um pau na conta da electricidade.
Acho mais eficiente os aquecedores a óleo , o único ar condicionado que acho razoável é o inverter que tenho na sala , ambos teem bomba de calor , o que tenho no quarto já é um dos normais linha branca do leroy merlin e o inconveniente é que a ligar e a desligar ele já só volta a ligar com o quarto quase frio .
O aquecedor a óleo mantém sempre a divisão quente .
Quando ligo os aquecedores a óleo a conta da electricidade vem sempre um pouco mais baixa .
 
O ar condicionado gasta consideravelmente menos energia, visto que é muito mais eficiente, sendo que por cada KWh de energia consumido, produz mais calor do que o aquecedor a óleo com essa mesma quantidade de energia.
 
Boas pessoal,

a ver se alguém me tira aqui uma dúvida. Em conversa com um colega de trabalho discutiu-se qual o equipamento que gasta mais:

- um aquecedor a óleo
- ar condicionado

Mesmo só para tira teimas, alguém entendido que me explique ;)

Eu acho que o ar condicionado gasta menos, em igual utilização e período de tempo, certo?
Para aquecimento estás-te a referir a uma bomba de calor (um ar condicionado reversível)

A bomba de calor é muito mais eficiente que um aquecedor. Nem tem comparação.
 
o aquecedor a oleo gasta muito mais por hora que um A.C e o A.C nao te seca o ar

E o aquecedor a óleo tb não seca o ar. Os aquecedor que secam o ar ,são os termo ventiladores,em que forçam o ar a passar pela resistência e aí seca o ar . Entre estes dois tipos de aquecedor ,os dois de aquecimento por convecção , tens vantagens num e desvantagens .

O a óleo tem um aquecimento lento ,mas não seca o ar e conseguirá ser mais económico que um termo ventilador ,pois vai emitindo calor mesmo quando entra em pausa de busca energética ,enquanto que o termo ventilador só aquece se tiver sempre a sacar energia.
 
E eu dizia a gás, mas aqueles que levam uma botija atrás.

Tb não sei que hei-de comprar, sendo que AC está já fora, pois não o consigo meter na sala.

Existem tb uns eco-emissores, mas não faço a minima se gastam muito ou não?
 
Para aquecimento estás-te a referir a uma bomba de calor (um ar condicionado reversível)

A bomba de calor é muito mais eficiente que um aquecedor. Nem tem comparação.

A eficiência é uma coisa, mas é facto que o aquecedor a óleo depois de desligado continua a aquecer a habitação por mais 15/20 minutos.. Insignificante talvez, mas todos os dias aqueles 20 minutos no final do mês pimbas..

Tenho um em casa que pode mamar 2500W.. É muita fruta.. Prefiro agasalhar-me :D
 
O aquecedor a óleo só tem uma vantagem, o silencio (e tambem nao precisar de manutençao - limpesa filtros). Perde em tudo o resto.
A vantagem (insignificante no caso dos vulgares de 5 ou 7 elementos) que tem em permanecer quente depois de desligado anula-se em relação ao AC, já que demora muiiiiito mais a climatizar a divisão.
Quem tem ambos experimente ligar 3 horas por dia um ou outro e vejam a diferença. E note-se que nessas 3 horas o aquecedor só conseguiu climatizar bem menos porque é mais lento

Ps. esqueci-me de dizer que o AC é muito mais caro e fica feio na parede de exterior :)
 
Última edição:
A eficiência é uma coisa, mas é facto que o aquecedor a óleo depois de desligado continua a aquecer a habitação por mais 15/20 minutos.. Insignificante talvez, mas todos os dias aqueles 20 minutos no final do mês pimbas..

Tenho um em casa que pode mamar 2500W.. É muita fruta.. Prefiro agasalhar-me :D
Isso não tem grande relevância. Além disso essa inércia térmica do óleo também se sente quando ligas e estás 20 minutos à espera que aquilo aqueça alguma coisa de jeito.
 
Quanto aos aquecedores a gás, aquilo aquece a divisão bem depressa, mas gasta gás com fartura, fica muito mais caro que as outras alternativas.
Quanto ao aquecedor a óleo, tb depende da qualidade. Eu tenho cá em casa um aquecer a óleo dos compridos, e aquece normalmente, embora demore um bocado a aquecer. Uma vez fui a casa de um colega meu para um Trabalho, ele ligou o aquecedor dele, e eu até fiquei impressionado, porque aquela coisa minúscula (mais pequeno que o meu) libertava calor que era uma coisa maluca, se passasses perto do aquecedor era impossível não sentir um fluxo de calor...
Quanto aos ACs, não tenho nenhum, logo não dou opinião

Cumps
 
Back
Topo