Aquecedor que queimam oxigénio

quais sao os de halogéneo?

aquecedores001.jpg


Estes.
 
O meu é este http://www.ufesa.es/catalogo/productos/HL3160.html
E tenho mesmo de estar em frente (está sempre voltado para mim, quando o uso). Se puser a mão ao 10cm lado, sinto o ar frio. Se a puser em frente, sinto logo o calor. Só aquece onde incide a luz (deve ser esse o princípio do funcionamento deste tipo de aparelho) e não tanto o ar em volta, ao contrário do aquecedor a óleo, que basta te-lo pouco mais de uma hora em potência média e depois posso desligá-lo à vontade.
 
Também tenho um a halogenio que as vezes uso ( tenho aquecimento central ) e noto isso. Só sinto o calor se o colar a mim, e não aquece praticamente nada a divisão!
 
Já agora, para vos dar o panorama da coisa...
Existem pelo menos três mecanismos possíveis de transmissão de calor:
  • Condução
    O calor transmite-se por condução quando dois corpos estão em contacto directo um com o outro, tal que os corpos tenham uma temperatura diferente do outro.
    Quando colocamos a mão numa tampa de uma panela quente, ocorre condução de calor.
  • Convexão
    O calor é transmitido através de um meio fluido (líquido ou gasoso).
    Temos o exemplo de um radiador a óleo que aquece o meio que o rodeia (o ar neste caso)
  • Radiação
    Este é para mim o mais interessante. Ocorre transmissão de calor entre dois corpos, sem que estes estejam em contacto entre si. A radiação pode percorrer meios líquidos ou gasosos sem que o aqueça (mas tal pode acontecer), aquecendo apenas o corpo que atinge. Pode até percorrer espaços sem qualquer tipo de meio (vácuo).
    Como exemplo temos o aquecedor a halogéneo ou o de infravermelhos. O Sol "funciona" igualmente desta forma.
 
o problema nao e queimar oxigenio, atencao, a n ser q durmam com aquilo, mas sim produzir monoxido de carbono q impede a absorcao de oxigenio pelo sangue e logo as vossas celulas n vao conseguir obter oxigenio, o que provoca desmaios. é mt frequente isso acontecer e é muitissimo perigoso.. num par de minutos morre-se! felizmente normalmente há sp alguem que ve que uma certa pessoa desmaiou e lembrase de arejar a zona.
 

para aquecer uma divisão os termoventiladores são melhores, para te aquecer a ti, o a oleo é perfeito, e o que gasta menos...

n sei se é da montagem, mas o de parede do quarto da minha mana(parecido ao ultimo) não aquece nada...
 
Os termo-ventiladores consomem oxigénio, como disse o news_js!
Experimentem fechar um quarto com o termoventilador ligado.
Acho que não voltarão cá pa dizer qual a sensação :-D

Eu faço isso nos últmos 10 anos e ainda estou vivo :S

Isso do queimar o oxigénio é mito. Eu posso explicar o que pode acontecer com o ar com os mais variados tipos de aquecedor:

Termoventilador clássico: Descida súbita da humidade do ar, dando uma sensação de "pesado"
Termoventilador cerâmico: Nada a relatar por agora
Irradiador a halogénio: Nada.
Irradiador a óleo: Nada
Ar condicionado (modo quente): Nada
Caldeira a combustível: Pode introduzir gases de escape no ambiente, nomeadamete CO, NOx, SOx e PM's na sala da caldeira. Atenção ao sistema de escape da mesma. Nada a relatar nos irradiadores.
Caldeira elétrica: Aumento de humidade e vapor de água na sala da caldeira. Semelhante ao ambiente de uma casa de banho após tomares um banho de água a ferver durante 15 minutos.
Queimador a gás "portátil": Pode gerar CO2, por conseguinte poderá gerar CO.
Queimador a gás de parede: Ver queimador a gás portátil.

Salamandra: Ver caldeira a combustível
Lareira a gás: Pode introduzir gases de escape para a atmosfera, nomeadamente CO2, CO e PM's se a porta de vidro apresentar folgas.
Lareira clássica: PODE POTENCIALMENTE INTRODUZIR GASES DE ESCAPE NA ATMOSFERA!! Lareiras sobrealimentadas (admissão de ar turbinada) deverão ser cobertas á moda das lareiras a gás devido ao seu alto teor de gases e nomeadamente PM's. Lareiras clássicas podem contaminar potencialmente o ambiente interno e não deverão ser usadas num espaço inferior a 50 m3.

 
Última edição:

Tenho o Taurus DALOA 2500 e só posso dizer bem. Na posição 1 (gasta cerca de 800 watts) e com o aquecimento na posição 1/3, mantém uma divisão de 12m^2 quente sem qualquer problema. Esse DALOA 2000 é ligeiramente inferior, mas terás que ver se para o teu caso é suficiente.
 
Atenção que os termoventiladores chupam energia até mais não.
Enquanto os aquecedores a óleo se desligam automaticamente quando o óleo está quente e só se vão ligando de vez em quando para manter a temperatura do mesmo, os termoventiladores estão constantemente a chupar energia. Além disso, os termoventiladores geralmente têm cerca de 2000W, enquanto os aquecedores a óleo numa posição intermédia para aí de 800-1000W chegam perfeitamente para aquecer muito bem uma divisão.

Eu continuo a achar que os aquecedores a óleo são a melhor solução de aquecimento.

Existem também alguns com um formato bastante diferente do habitual:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04186715&oid=9|85|13526&c=2655542
Já estive ao pé de um deste tipo e aquilo mandava um calor fenomenal mesmo... nunca tinha visto um aquecedor de óleo a mandar um calor assim.
 
Atenção que os termoventiladores chupam energia até mais não.
Enquanto os aquecedores a óleo se desligam automaticamente quando o óleo está quente e só se vão ligando de vez em quando para manter a temperatura do mesmo, os termoventiladores estão constantemente a chupar energia. Além disso, os termoventiladores geralmente têm cerca de 2000W, enquanto os aquecedores a óleo numa posição intermédia para aí de 800-1000W chegam perfeitamente para aquecer muito bem uma divisão.

Eu continuo a achar que os aquecedores a óleo são a melhor solução de aquecimento.

Existem também alguns com um formato bastante diferente do habitual:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04186715&oid=9|85|13526&c=2655542
Já estive ao pé de um deste tipo e aquilo mandava um calor fenomenal mesmo... nunca tinha visto um aquecedor de óleo a mandar um calor assim.

Depende. Um termoventilador básico usa a potencia máxima de 2000w.

O meu é um DeLonghi com 15 ou 20 anos e tem 5 posições. OFF -> COLD (só ventoinha, 100w) -> I (800w) -> II (1200w) - III (1600w) e tem timer pelo que também desliga conforme a posição do timer

Hoje em dia qualquer ventilador usa este formato. Este foi comercializado como ECO e por isso a III são 1600w, nos atuais são os tais 2000. Mas o resto confere.

Não falem sem saber se faz favor :D
 
Depende. Um termoventilador básico usa a potencia máxima de 2000w.

O meu é um DeLonghi com 15 ou 20 anos e tem 5 posições. OFF -> COLD (só ventoinha, 100w) -> I (800w) -> II (1200w) - III (1600w) e tem timer pelo que também desliga conforme a posição do timer

Hoje em dia qualquer ventilador usa este formato. Este foi comercializado como ECO e por isso a III são 1600w, nos atuais são os tais 2000. Mas o resto confere.

Não falem sem saber se faz favor :D

A questão é: com isso nos 800 consegues aquecer bem uma divisão inteira num dia de inverno?
Eu também tenho um termoventilador que tem posições de 1000 e 2000W, e aquilo nos 1000 não se safa lá muito bem a aquecer uma divisão grande.
 
A questão é: com isso nos 800 consegues aquecer bem uma divisão inteira num dia de inverno?
Eu também tenho um termoventilador que tem posições de 1000 e 2000W, e aquilo nos 1000 não se safa lá muito bem a aquecer uma divisão grande.

No I consigo aquecer agora uma divisão de 60m3. Para o leigo isso é uma sala de estar comum.

Tenho também um Becken mais recente no quarto e esse não vai lá nos 800 mas vai nos 1200.
 
Última edição:
Depende. Um termoventilador básico usa a potencia máxima de 2000w.

O meu é um DeLonghi com 15 ou 20 anos e tem 5 posições. OFF -> COLD (só ventoinha, 100w) -> I (800w) -> II (1200w) - III (1600w) e tem timer pelo que também desliga conforme a posição do timer

Hoje em dia qualquer ventilador usa este formato. Este foi comercializado como ECO e por isso a III são 1600w, nos atuais são os tais 2000. Mas o resto confere.

Não falem sem saber se faz favor :D

É do genero do meu que comprei no lidl.

Se queimassem oxigénio como dizem então ficavamos mal dispostos, dores de cabeça e tudo isso. E se queimassem oxigénio muito rapidamente se fundiam (que é o que acontece com as lampadas).
 
Atenção que os termoventiladores chupam energia até mais não.
Enquanto os aquecedores a óleo se desligam automaticamente quando o óleo está quente e só se vão ligando de vez em quando para manter a temperatura do mesmo, os termoventiladores estão constantemente a chupar energia. Além disso, os termoventiladores geralmente têm cerca de 2000W, enquanto os aquecedores a óleo numa posição intermédia para aí de 800-1000W chegam perfeitamente para aquecer muito bem uma divisão.

Eu continuo a achar que os aquecedores a óleo são a melhor solução de aquecimento.

Existem também alguns com um formato bastante diferente do habitual:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04186715&oid=9|85|13526&c=2655542
Já estive ao pé de um deste tipo e aquilo mandava um calor fenomenal mesmo... nunca tinha visto um aquecedor de óleo a mandar um calor assim.

Já dizia o timber, aquecem todos o mesmo :P

A solução mais eficiente de todas é Ar Condicionado com bomba de calor, visto que estes liberam mais energia calorífera do que aquela que consome, por absorvar energia do exterior ;)
 
É do genero do meu que comprei no lidl.

Se queimassem oxigénio como dizem então ficavamos mal dispostos, dores de cabeça e tudo isso. E se queimassem oxigénio muito rapidamente se fundiam (que é o que acontece com as lampadas).

as lampadas nem sequer tem ar no interior. o ar supostamente é queimado quando as fazem

se "queimam" é porque o filamento ou está velho/fragil ou houve um pico de corrente (tal como um fusível)

alguem sabe se os tais de halogeno queimam oxigénio ou não? à partida se for apenas uma resistência a libertar calor nao queimam, mas falaram neles atrás e acabaram por nao esclarecer...
 
Back
Topo