Aquecedores: inofensivos ou perigosos?

OpenMind

Power Member
Bem sei q este é um fórum sobre tecnologias, mas também sei que há por aqui pessoas com conhecimentos em muitas areas diferentes.

Com o inverno a meio a única forma para todos aqueles sem aquecimento central são os aquecedores (tirando os cobertores como é óbvio). Tendo em conta que há vários tipos de aquecedor, e eles estão muitas vezes associados a incêndios, tenho-me perguntado quais são os riscos dos mesmos. Apos uma rápida pesquisa pelo google n encontrei grande coisa...



A minha casa é relativamente fria por isso tenho vários tipos de aquecedor: um a óleo, um a gas e outro de halogenio (creio ser este o nome). O a oleo está a verter oleo, o a gás deita um grande cheiro a gas e o a halogenio queima a vista. Será que alguem sabe quais são os riscos inerentes a cada tipo de aquecedor? Já ouvi dizer q um aquecedor a oleo pode rebentar...


Aproveito também para perguntar, qual é o aquecedor que oferece melhor relação entre energia consumida e calor produzido. Tenho ideia que é o a gás porque uma bilha pode durar muito tempo e produz muito calor rapidamente. E voces, que aquecedores têm?
 
Eu tenho a gás na aldeia, mas nunca uso nos quartos nem os deixo ligados quando me deito. Aquecem bem. Não gosto é de ter botijas de gás em casa, mas lá não há outra opção. Aqui tenho aquecimento central e estou satisfeito.
Também há os termo-ventiladores, mas secam muito o ar, e não aquecem divisões grandes.

Dos que tens aí, apostaria nos a óleo, é os que pessoalmente prefiro.
 
eu ca em casa so tenho aquecedores a oleo, acho que são os mais seguros e confortaveis de usar.
assemelham-se a um radiador de parede, são relativamente pequenos, não produzem gases, não secam o ar... o problema é que, dependendo do seu tamanho e da regulação, gastam bastante energia. e demoram um bocado a aquecer.

aquecedores a gas, são eficientes energeticamente, mas são perigosos, produzem gases, transportam combustivel inflamavel em botija, enfim... para mim, so mesmo em ultimos caso.

aquecedores a halogeneo (não sei se é halogeneo, aquilo basicamente é uma torradeira :P ), podem não ser maus, são compactos, aquecem rapido e não secam o ambiente, contudo, iluminam (o que pode ser chato, por exemplo quando se quer ver um filme na sala) e queimam (ja ia incendiando um par de sapatos à pala de um aquecedor desses :P )

os termoventiladores também não são grande coisa, principalmente quando ha gente alergica em casa, aquilo levanta muito po, e também costumam ser um bocado ruidosos, mas são relativamente eficientes energeticamente, e são seguros...

essa cena dos aquecedores a oleo explodirem, nunca tinha ouvido tal coisa...

claro que se pudesse ter aquecimento central preferiria, ainda por cima agora que tenho gas canalizado...
 
Já ouviram falar de uns aquecedores eléctricos que se chamam..errr... Acumuladores de calor?
A própria EDP fez questão de promover a sua utilização.
Para uma utilização eficaz é no entanto necessário mudar para o tarifário Bi-Horário para que possamos colocar os acumuladores a carregar durante a noite (6 horas chega e basta) e durante o dia apenas libertam calor sem gastar energia eléctrica.
Um acumulador por quarto/sala dependendo da área e é o que basta para disfrutarmos de um Inverno em condições.

Os preços variam entre ~200 euros para 850 Watts e ~500 euros para 3300W (isto da marca Siemens), para outras marcas acho que o site da EDP tem lá a informação.
 
Última edição:
Colmarino disse:
Já ouviram falar de uns aquecedores eléctricos que se chamam..errr... Acumuladores de calor?
A própria EDP fez questão de promover a sua utilização.
Para uma utilização eficaz é no entanto necessário mudar para o tarifário Bi-Horário para que possamos colocar os acumuladores a carregar durante a noite (6 horas chega e basta) e durante o dia apenas libertam calor sem gastar energia eléctrica.
Um acumulador por quarto/sala dependendo da área e é o que basta para disfrutarmos de um Inverno em condições.

Os preços variam entre ~200 euros para 850 Watts e ~500 euros para 3300W (isto da marca Siemens), para outras marcas acho que o site da EDP tem lá a informação.

É o que uso no porto, na minha opinião são os que apresentam o melhor rendimento em conjunto com a tarifa bi-horaria
 
Uso um a óleo e penso ser o método mais saudável e seguro. Os a ar são para esquecer mesmo especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Aquecedores a gás pah não gosto de ter gás em casa. Li num jornal o ano passado de pessoal jovem q se juntou numa casa algures e durante a noite deixaram aquilo ligado.... os do piso de baixo morreram porque a chama piloto foi-se e o gás libertou-se. Pessoal a dormir n nota e simplesmente vão desta para melhor.

Isto é claro um caso apenas e com cuidado não deve haver problemas com o gás.

Acumuladores nunca usei e aquecimento central em minha casa é para esquecer.
 
Acumuladores é o ideal...

Eu uso um pequeno termoventilador, o de secar o ar não é problema, porque a humidade é algo jeitosa, o pior é o ruido... Só o ligo quando esta muito frio mesmo... Outra coisa chata é o cheiro a queimado, mas isso acontece mais nos primeiros minutos de funcionamento...

Depois temos os a óleo e a tradicional lareira :D
 
Eu aqui uso um termo ventilador também :) Seca o ar mas aqui também tenho humidade para dar e vender :P Terrinha ao pé do mar :) aquecem bem é certo apesar de para divisões grandes demora um bocado mas estou satisfeito, é seguro, tem o problema da energia que é preciso controlar o uso :)
 
zer0 disse:
É o que uso no porto, na minha opinião são os que apresentam o melhor rendimento em conjunto com a tarifa bi-horaria
Sabem onde posso encontrar mais informações sobre isso? É q a minha ligação está má demais para andar a pesquisar...
 
OpenMind disse:
Sabem onde posso encontrar mais informações sobre isso? É q a minha ligação está má demais para andar a pesquisar...
Posso indicar o site da EDP onde fizeram campanha:

http://www.edp.pt/download/flash/acumuladores_2005.html

Algumas vantagens:
  • Fácil instalação
  • Manutenção praticamente nula
  • Totalmente silenciosos
  • Não necessitam de circuitos de água
  • Não é necessário depósito para combustível
  • Seguros e limpos, não havendo riscos de explosão

A desvantagem principal para mim será o eventual aumento da Potência Contratada, pois se escolheres 3 acumuladores para 2 quartos e 1 sala por exemplo, vai somar tipo 1200W + 1200W + 2550W fazendo um total 4950W e normalmente a potência que quase todos têm contratada é de 3,45kVA. Aqui ter-se-ia que subir para a potência acima por mais 2 euros e pouco por cada escalão. O conveniente será escalar o tempo de carregamento dos 3 acumuladores durante a noite, fazendo um gráfico Gant (acho eu que é este o nome) para tal, das 00:00 até às 03:00 carrega um, depois carrega outro e assim por diante.
 
A minha solução economica :P

th_roupao.jpg
+
pi_041730.jpg
 
3 aparelhos (por exemplo 2 quartos e 1 sala) 950 euros, fora o consumo!!??? Como é q este pode ser uma boa forma de aquecimento?


tenho usado o aquecedor a gas e parece-me relativamente seguro desde que com alguns cuidados. adormecer com ele ligado é muito arriscado por exemplo.

quanto a voces n sei, mas vivi durante muitos anos com bilhas para o esquentador em casa e sem qualquer problema. Tendo em conta o custo do aquecedor + bilha, o calor que origina e a duração da mesma, acho q n há melhor fonte de calor
 
Back
Topo