Aquecedores

Aquecedor a Mica
melhor compra que ja fiz, aquece-me o quarto em segundos, no ano passado era o melhor "best seller" da loja em que eu trabalhava, quaze todos os funcionarios de la tinham 1 :)

esses gastam mais que os a óleo? Também ando a procura de um bom aquecedor, agora que esta a nevar o frio é de cortar a respiração. Já tenho um a gás mas precisava de um eléctrico. Que recomendam?

cumps
 
esses gastam mais que os a óleo? Também ando a procura de um bom aquecedor, agora que esta a nevar o frio é de cortar a respiração. Já tenho um a gás mas precisava de um eléctrico. Que recomendam?

cumps

Venho desenterrar este topico.
Inda nao existe nada melhor que os aquecedores a oleo, em termos de eficiencia e custo?
Como posso ver o numero de linhas de cada radiador, em relaçao a cada metro quadrado da casa?
 
Os mais económicos e com melhor performance são os a gás mas o cheiro que fica no ar além de me dar medo deixa me sempre desconfortável a pensar no pior , sou muito medrosa com aparelhos a gas talvez por falta de conhecimento .
Aqilo gastava uma garrafa e meia galp pluma por mês , estando ligado várias horas a noite e as vezes dias inteiros.
O ar condicionado evito ligar porque já levei facturas de electricidade a doer , ligo os aquecedores a óleo no mínimo e aquece .
 
O consumo dos aparelhos de ar condicionado, para aquecimento, dependem do aparelho em questão.
Os mais baratos gastam imenso porque foram feitos apenas para arrefecer, e para o aquecimento usam uma resistência.

Os que têm bomba de calor, são mais bem económicos do que aquecedores a óleo, corrijam-me se estiver errado.
 
Os dois que tenho é com bomba de calor .
Um é marca branca leroy normal e outro é um sistema inverter marca equation do leroy merlin.
E se os ligar levo um pau na factura que até fico a bater mal ao fim do mês.
 
Estranho... não te quero contrariar, mas todas as opiniões que li são ao contrário...

Pode ter a ver com um (o ar condicionado) conseguir aquecer mais que o outro (oleo). Se calhar fica com a casa mais quente com o primeiro e é essa a explicação.

Por exemplo:
Coeficiente de performance

O coeficiente de performance, COP, é um parâmetro fundamental na análise de sistemas de refrigeração. Mesmo sendo de um ciclo teórico, pode-se verificar os parâmetros que influenciam o desempenho do sistema. A capacidade de retirar calor sobre a potência consumida pelo compressor deve ser a maior possível.
Um aquecedor a óleo tem um COP de 1, o que significa que por cada KWh de energia eléctrica consumida, produz 1 KWh de energia calorífica;

Um AC tem um COP típico de 3.5 , o que significa que por cada KWh de energia eléctrica consumida, produz 3.5 KWh de energia calorífica;
 
Vamos lá esclarecer uma coisa de uma vez por todas.

Seja um aquecedor a oléo, a mica, a de halogéno, infravermelhos é TUDO igual aquece tudo o mesmo, ou sejam a potencia que consomem dissipam-na. Funcionam por convecção natural.

Um termo-ventilador tem a vantagem de ter circulação forçada de ar, o que permite um aquecimento mais homogéneo. Tem a desvantagem de produzir ruído. A potencia que consome é que dissipa, o consumo do motor eléctrico é desprezável <50W.

Nenhum deles queima o ar, nenhum queima oxigénio. Apenas desumidificam o ar, em termos relativos, (como qualquer aquecimento) deve-se portanto ter um recipiente, perto deste para que a água possa evaporar de forma natural.

Temos depois o ar condicionado.

E aqui existem dois tipos de ar condicionado, os de aquecimento por resistência (todos os portáteis e alguns murais), iguais portanto aos dois tipos acima citados e com bomba de calor.

E aqui é que existe a melhor performance os com bomba de calor.

Porque funciona desta maneira

Heat%20pump%20basics_tcm282-127769.jpg


Gastam 1kW de energia e vão buscar os restantes 3 ao ar.

Ou seja recebem 4kW de energia em casa. O rácio entre estes chama-se COP.

Para quem ainda não percebeu, pense num frigorífico a funcionar ao contrário.

http://altherma.daikin.pt/heat-pump-basics/default.jsp


Bomba de calor e aquecimento a gás natural são as melhores e mais baratas formas de aquecer, com especial ênfase para a primeira.


Os aquecedores catalíticos de botija queimam oxigénio presente no ar e libertam dióxido de carbono, não são por isso uma alternativa saudável, muito menos económica, pois a botija está bem cara.
 
Última edição:
O melhor e relativamente mais barato é aquecedor a gás tal como a user amelia_videira disse lá mais acima.
Deixam um pouco de cheiro, decerto mas com uma coluna(de 3) a funcionar o quarto fica quente num instante ;)
Cumps
 
O melhor e relativamente mais barato é aquecedor a gás tal como a user amelia_videira disse lá mais acima.

Estive a fazer umas contas para desmitificar.

um botija que custe 20€

um aquecedor catalítico que consuma 245g por hora, para produzir 3.3kW

fazendo as contas.

cada 245g custam 0.3769€

e produzem 3.3kW.

1kW custa portanto 0.1142€

A electricidade custa

0,1294€ na tarifa cheia bi.horaria e 0,0696€ na na tarifa vazia bi.horaria por kW

Acho que está tudo dito.
 
Estive a fazer umas contas para desmitificar.

um botija que custe 20€

um aquecedor catalítico que consuma 245g por hora, para produzir 3.3kW

fazendo as contas.

cada 245g custam 0.3769€

e produzem 3.3kW.

1kW custa portanto 0.1142€

A electricidade custa

0,1294€ na tarifa cheia bi.horaria e 0,0696€ na na tarifa vazia bi.horaria por kW

Acho que está tudo dito.

Comparando com o que um aquecedor de 1600W ou um termoventilador de 2200W faz(ponto de comparação que tenho)... Não é brincadeira...
As bilhas aqui custam entre 17 a 18€.
Sei que com o aquecedor de 1600W vem logo uma factura(com resto incluido, claro) de 75 a 80€ e assim vem cerca de 48-53€ mais 17 ou 18 da bilha(1a dá pra mais ou menos... 3.5 semanas) compensa.
Porque o aquecedor a gás faz muito calor e pode-se desligar por um bocado enquanto que o outro tem de ser continuamente ;)
Cumps e espero ter exclarecido

PS: Sim, cá em casa há tarifa bi-horária, pena que o aquecedor seja mais usado durante o dia.
E não sei as características dele, infelizmente mas tá sempre com 1a barra ligada(ás vezes liga-se a 2ª ou 3ª mas não é comum).
 
Pela contas acima não compensa usar gás em tarifa vazia, fica quase metade do custo.

Não faz mais ou menos calor, faz igual ao que cada um consome. A unica coisa que pode "enganar" são os cerca de 20% de radiação emitida pelo gás, parece mais quente mas não passa disso, o calor gerado se for 1kW tanto é no gás como no eléctrico e o custo é menor no eléctrico.
 
Nunca estive dentro do assunto, mas como é que é a segurança nesses aquecedores de botija?

Cá em casa usa-se apenas aquecedores a óleo e o unico problema que tivemos foi um deles (marca Worten) que começou a pingar óleo. Como com a segurança não se brinca foi imediatamente para o lixo.
 
Nunca estive dentro do assunto, mas como é que é a segurança nesses aquecedores de botija?

Cá em casa usa-se apenas aquecedores a óleo e o unico problema que tivemos foi um deles (marca Worten) que começou a pingar óleo. Como com a segurança não se brinca foi imediatamente para o lixo.

Têm um sensor de CO2 que se a concentração for maior que 1.5% se desligam. Cortam também o gás caso não haja chama.

Mas queimam sempre oxigénio e libertam sempre dioxido de carbono.
 
Vamos lá esclarecer uma coisa de uma vez por todas.

Seja um aquecedor a oléo, a mica, a de halogéno, infravermelhos é TUDO igual aquece tudo o mesmo, ou sejam a potencia que consomem dissipam-na. Funcionam por convecção natural.

Um termo-ventilador tem a vantagem de ter circulação forçada de ar, o que permite um aquecimento mais homogéneo. Tem a desvantagem de produzir ruído. A potencia que consome é que dissipa, o consumo do motor eléctrico é desprezável <50W.

Adoro os termo-ventiladores exactamente pela desvantagem que mencionas. Para mim é uma vantagem. Não consigo dormir no silêncio, no verão durmo com o barulho da ventoínha e no Inverno com o barulho do termo-ventilador. Apesar de ter a ideia que gasta mais do que os de óleo.
Em casa tenho daqueles eléctrcos de parede, q vieram com a casa. Esses são os que gastam mais e estão todos desligados para nunca os usar.
Depois tenho 2 a óleo, demoram mais a aquecer uma divisão mas sinto segurança para os ter sempre ligados.
E tenho o tal termo-ventilador que me parece menos seguro, mas faz um barulho mesmo confortável para eu dormir :D E aquece bem!
 
Adoro os termo-ventiladores exactamente pela desvantagem que mencionas. Para mim é uma vantagem. Não consigo dormir no silêncio, no verão durmo com o barulho da ventoínha e no Inverno com o barulho do termo-ventilador. Apesar de ter a ideia que gasta mais do que os de óleo.
Em casa tenho daqueles eléctrcos de parede, q vieram com a casa. Esses são os que gastam mais e estão todos desligados para nunca os usar.
Depois tenho 2 a óleo, demoram mais a aquecer uma divisão mas sinto segurança para os ter sempre ligados.
E tenho o tal termo-ventilador que me parece menos seguro, mas faz um barulho mesmo confortável para eu dormir :D E aquece bem!

Ui! Esses termo ventiladores... só ouvi histórias de terror com eles. É o mesmo com aqueles de barras (mas que já se usam pouco). O meu pai tem um desses de barras na casa-de-banho (em cima da porta), mas por acaso aquilo até aquece muitissimo bem.
 
Ui! Esses termo ventiladores... só ouvi histórias de terror com eles. É o mesmo com aqueles de barras (mas que já se usam pouco). O meu pai tem um desses de barras na casa-de-banho (em cima da porta), mas por acaso aquilo até aquece muitissimo bem.

Por acaso é um tipo de aquecedor que não me inspira confiança. Penso sempre que aquilo vai pegar fogo, mas aquece mto e depressa e depois aquele ruído é música para mim :D

Os de óleo são bons e seguros para uma noite inteira como costumo fazer.
 
Gastam todos o que vier assinalado na embalagem e produzem todos o mesmo calor para a mesma potencia.

Um aquecedor a óleo que gaste 1000W aquece o mesmo que um termo-ventilador que gaste 1000W.

Ok, claro, depende da potência. Mas o ventilador aquece bem mais rápido e a divisão fica mais quente e não tem mais potência que o meu a óleo.

Na conta da electricidade só sei que os eléctricos de parede fizeram disparar a conta e por causa disso não os uso. Estão até desligados da parede. E para aquilo aquecer alguma coisa é um caso sério lol, posso eu morrer de frio primeiro.
 
Eu acabo por utilizar mais a lareira da sala :) ... Depois ante de ir para a cama, ligo um bocado o termo ventilador no quarto, e quando se toma banho na casa de banho... Aquece rápido, e o barulho nessa situação não importa...

Quando não estou para ligar a lareira, tenho um aquecedor a oleo...
 
Back
Topo