Aquecimento central - opiniões

Bom dia, precisava de uma ajuda relativamente a aquecimento central na minha casa.
Já tenho pré instalação de aquecimento central para águas mas gostava de saber se é ou não o melhor método para o meu caso.
Alguém sabe se conseguia contactar alguém para ir "avaliar" a minha casa e perceber o melhor a colocar?
Algumas pessoas dizem que o AC é sempre melhor, outras já dizem que não, que caldeira a gás natural é melhor.
Não conheço nenhuma entidade que faça esse tipo de avalias, perceber o que ficava melhor na casa.

Obrigado e peço desculpa se não for o típico mais adequado mas não encontrei outro.

Illusion4u

Power Member
Não é uma questão de ser pior ou melhor.

É uma questão de custo inicial, custo de operacão e funcionalidade.

AC é mais caro que uma caldeira, mas aquece e arrefece. Em termos de custos de uso são equilibrados, pois embora o custo do gás por kWh seja menor, o kWh de electrecidade deve ser dividido pelo COP ou EER consoante a temperatura exterior.

Caldeira de gás também produz AQS-

Não é uma questão de ser pior ou melhor.

É uma questão de custo inicial, custo de operacão e funcionalidade.

AC é mais caro que uma caldeira, mas aquece e arrefece. Em termos de custos de uso são equilibrados, pois embora o custo do gás por kWh seja menor, o kWh de electrecidade deve ser dividido pelo COP ou EER consoante a temperatura exterior.

Caldeira de gás também produz AQS-
Pois eu como preciso de AQS podia colocar esquentador e AC, mas a minha dúvida é qual sistema colocar, visto ter pré instalação de aquecimento central ficaria mais em conta colocar caldeira a gás natural? A nível de gastos seria o melhor?

Illusion4u

Power Member
Podes fazer muitas combinacoes.

Tudo depende do queres gastar e do conforto, do tipo de habitacao, do clima do local, da exposicao solar, se queres aquecimento ou arrefecimento.

Se queres só aquecimento e AQS sem duvida caldeira a gas natural de condensação, custa cerca de 1100€.

https://vulcano-pt.resource.bosch.c...ira_mural_de_condensacao_lifestar_connect.pdf

Se queres arrefecimento também, é começar a pensar em AC, mas também no triplo do preço

Última edição:
Eu vivo no litoral, distrito de Aveiro. Arrefecimento acho que não é muito necessário pois a casa não é muito quente. Nestes dias de 30 graus só no andar de cima é que estavam 24 ou 25 talvez mas nada que não seja tolerável. Portanto talvez a caldeira fosse melhor? E pellets para AQS e Aquecimento central?
Não seria uma ideia?

Illusion4u

Power Member
Eu vivo no litoral, distrito de Aveiro. Arrefecimento acho que não é muito necessário pois a casa não é muito quente. Nestes dias de 30 graus só no andar de cima é que estavam 24 ou 25 talvez mas nada que não seja tolerável. Portanto talvez a caldeira fosse melhor? E pellets para AQS e Aquecimento central?
Não seria uma ideia?
O preço e rendimento dos pellets, não falando na necessidade de mantenção e limpeza, não compensa face ao gas natural.

É uma diferença de 1-2 centimos por kWh

Podes no entanto colocar paineis solares para AQS e a caldeira é compativel.

Minguno

Power Member
O melhor é aquecimento a cerâmica ou ar condiconada e o calor de uma lareira é do melhor quem puder ter, de resto o melhor é sistemas de ventilação ar ondicionado aquecedores de cerâmica, o resto com águas quentes a circular ou caldeiras aquilo é mais manutenção que trabalho.

O preço e rendimento dos pellets, não falando na necessidade de mantenção e limpeza, não compensa face ao gas natural.

É uma diferença de 1-2 centimos por kWh

Podes no entanto colocar paineis solares para AQS e a caldeira é compativel.
Pois a questão dos painéis era excelente mas não sei se é um investimento para agora infelizmente.
Sei que existe ajudas de custos para estas coisas mas não sei onde procurar. Ninguém ensina nada que é para não usufruirmos

Minguno

Power Member
Pois a questão dos painéis era excelente mas não sei se é um investimento para agora infelizmente.
Sei que existe ajudas de custos para estas coisas mas não sei onde procurar. Ninguém ensina nada que é para não usufruirmos
As ajudas de custo é pagas as obras e depois comparticipam-te se comparticiparem, esse negócio é para ir buscar dinheiro E.U já sabemos como funcionam as instituições por cá, isso está enquadrado dentro da eficiência energética e ela começa desde uma simples tinta de exterior a um aquecimento.

https://www.idealista.pt/news/imobi...ios-que-o-governo-vai-dar-para-tornar-imoveis

Sabes quantos Portugueses dizem não ter aquecimento em casa - mais de 30 %, portanto se o podes ter és um sortudo, sobre os do governo são a vergonha que são mais nada.

Eu tenho aquecedores em casa e lareira, melhor que lareira não existe, existem até formas de via ventilação espalhar calor por guia canos da lareira até toda a casa, e esse é o melhor modelo, mas é bastante caro.

Tenho aquecedores de cerâmica aquecem rápido e bem são de ventilação e bastante pequenos até parecem ar condicionado mas sem respiro de água, são os que sugiro.

Os paineis e a catrafada toda que aguns apresentam aquilo pode servir mas depende, por exemplo se tiveres nevoeiro os paineis não servem para nada a não ser ocupar lugar, se tiveres caldeira tens de a manter de ano a ano, ... enfim o melhor é eletricidade ou gás ou lenha, o resto depende muito da casa em sí do local etc.

Cada um vende o que pode... .

O melhor, melhor - lenha disso não tenhas dúvidas se tiveres dinheiro à farta aposta numa lareira com canilazação de ar vais ver que a vida é outro nível, os melhores técnicos disso são os Franceses segundo sei vais ter de mandar fazer a quem perceba bem da coisa e que tenha experiência nisso porque senão não aquece nada o conceito é paecido ao de uma caldeira a lenha mas a lareira pode esta aberta.

AJS-BILA

Power Member
Bom dia, precisava de uma ajuda relativamente a aquecimento central na minha casa.
Já tenho pré instalação de aquecimento central para águas mas gostava de saber se é ou não o melhor método para o meu caso.
Alguém sabe se conseguia contactar alguém para ir "avaliar" a minha casa e perceber o melhor a colocar?
Algumas pessoas dizem que o AC é sempre melhor, outras já dizem que não, que caldeira a gás natural é melhor.
Não conheço nenhuma entidade que faça esse tipo de avalias, perceber o que ficava melhor na casa.

Obrigado e peço desculpa se não for o típico mais adequado mas não encontrei outro.
O meu conselho (de quem já teve aquecimento central a gás natural ) e tem agora a aquecimento a pellets, aconselho.. pellets. Sim, tens de carregar 15kg e limpar a máquina, mas em termos de custos, não há comparação possível.

Illusion4u

Power Member
O meu conselho (de quem já teve aquecimento central a gás natural ) e tem agora a aquecimento a pellets, aconselho.. pellets. Sim, tens de carregar 15kg e limpar a máquina, mas em termos de custos, não há comparação possível.
Compras pellets a que preço?

Para um custo de 0.25€ por kg de pellets, com um poder calorifico de 4.8 kWh por kg, e rendimento da caldeira de 91% o custo por kWh é de 0.058€

Para gas natural, com um custo de 0.06€, e tendo uma eficiencia de 94%, o custo total é de 0.065€

Logo o "nao ha comparaçao possivel" parece-me claro exagero e leva o user em erro.

AJS-BILA

Power Member
Compras pellets a que preço?

Para um custo de 0.25€ por kg de pellets, com um poder calorifico de 4.8 kWh por kg, e rendimento da caldeira de 91% o custo por kWh é de 0.058€

Para gas natural, com um custo de 0.06€, e tendo uma eficiencia de 94%, o custo total é de 0.065€

Logo o "nao ha comparaçao possivel" parece-me claro exagero e leva o user em erro.
A última vez que comprei pellets foi a 3,40€ de marca de referência.

https://solius.pt/marca/calculadora.php

Neste comparativo dá para ver que os pellets em termos de custos é dos mais económicos, senão o mais barato de todos, mas admito que "não há comparação possível" foi uma expressão exagerada e foi erro meu pois o GN tive há uns anos e tenho ideia que o kwh que pagava era +- 0,07€ + IVA. NAs tuas contas os 0,06€/kwh já têm IVA? O IVA é 23%?
Cumps

Illusion4u

Power Member
A última vez que comprei pellets foi a 3,40€ de marca de referência.

https://solius.pt/marca/calculadora.php

Neste comparativo dá para ver que os pellets em termos de custos é dos mais económicos, senão o mais barato de todos, mas admito que "não há comparação possível" foi uma expressão exagerada e foi erro meu pois o GN tive há uns anos e tenho ideia que o kwh que pagava era +- 0,07€ + IVA. NAs tuas contas os 0,06€/kwh já têm IVA? O IVA é 23%?
Cumps
Sim já tem IVA.

Basta ver por exemplo os preços da goldenergy, escalão 3, onde o preço sem IVA é 0.0486 por kWh.

Eu conheço o comparativo, tal como esses há outros, e as contas que fiz a mão são baseadas nos mesmos princípios.

Como indiquei a a diferença entre ambos é de 1 ou 1.5 cêntimos no máximo, consoante o preço de compra do pellet.

Agora a somar na isto há a manutenção, limpeza, automatismo, comodidade, que depende de cada um avaliar o preço disso.

Não ignorando também o custo da própria caldeira a pellets.

Última edição:
Pois, eu pelo que andei a ler, pellets realmente fica mais barato anualmente, porém o custo de entrada é duas vezes maior. Para muitos pode valer a pena e no longo prazo pode até mesmo compensar.
Estive a ver e caldeira a gás para AQS e AQC com convetores de baixa temperatura conseguem ser ainda mais rentáveis e eficientes.
Que acham sobre isso?