Aquecimento central - opiniões

Bom dia, precisava de uma ajuda relativamente a aquecimento central na minha casa.
Já tenho pré instalação de aquecimento central para águas mas gostava de saber se é ou não o melhor método para o meu caso.
Alguém sabe se conseguia contactar alguém para ir "avaliar" a minha casa e perceber o melhor a colocar?
Algumas pessoas dizem que o AC é sempre melhor, outras já dizem que não, que caldeira a gás natural é melhor.
Não conheço nenhuma entidade que faça esse tipo de avalias, perceber o que ficava melhor na casa.

Obrigado e peço desculpa se não for o típico mais adequado mas não encontrei outro.
 
Não é uma questão de ser pior ou melhor.

É uma questão de custo inicial, custo de operacão e funcionalidade.

AC é mais caro que uma caldeira, mas aquece e arrefece. Em termos de custos de uso são equilibrados, pois embora o custo do gás por kWh seja menor, o kWh de electrecidade deve ser dividido pelo COP ou EER consoante a temperatura exterior.

Caldeira de gás também produz AQS-
 
Não é uma questão de ser pior ou melhor.

É uma questão de custo inicial, custo de operacão e funcionalidade.

AC é mais caro que uma caldeira, mas aquece e arrefece. Em termos de custos de uso são equilibrados, pois embora o custo do gás por kWh seja menor, o kWh de electrecidade deve ser dividido pelo COP ou EER consoante a temperatura exterior.

Caldeira de gás também produz AQS-
Pois eu como preciso de AQS podia colocar esquentador e AC, mas a minha dúvida é qual sistema colocar, visto ter pré instalação de aquecimento central ficaria mais em conta colocar caldeira a gás natural? A nível de gastos seria o melhor?
 
Podes fazer muitas combinacoes.

Tudo depende do queres gastar e do conforto, do tipo de habitacao, do clima do local, da exposicao solar, se queres aquecimento ou arrefecimento.

Se queres só aquecimento e AQS sem duvida caldeira a gas natural de condensação, custa cerca de 1100€.

https://vulcano-pt.resource.bosch.c...ira_mural_de_condensacao_lifestar_connect.pdf

Se queres arrefecimento também, é começar a pensar em AC, mas também no triplo do preço
 
Última edição:
Eu vivo no litoral, distrito de Aveiro. Arrefecimento acho que não é muito necessário pois a casa não é muito quente. Nestes dias de 30 graus só no andar de cima é que estavam 24 ou 25 talvez mas nada que não seja tolerável. Portanto talvez a caldeira fosse melhor? E pellets para AQS e Aquecimento central?
Não seria uma ideia?
 
Eu vivo no litoral, distrito de Aveiro. Arrefecimento acho que não é muito necessário pois a casa não é muito quente. Nestes dias de 30 graus só no andar de cima é que estavam 24 ou 25 talvez mas nada que não seja tolerável. Portanto talvez a caldeira fosse melhor? E pellets para AQS e Aquecimento central?
Não seria uma ideia?
O preço e rendimento dos pellets, não falando na necessidade de mantenção e limpeza, não compensa face ao gas natural.

É uma diferença de 1-2 centimos por kWh

Podes no entanto colocar paineis solares para AQS e a caldeira é compativel.
 
O melhor é aquecimento a cerâmica ou ar condiconada e o calor de uma lareira é do melhor quem puder ter, de resto o melhor é sistemas de ventilação ar ondicionado aquecedores de cerâmica, o resto com águas quentes a circular ou caldeiras aquilo é mais manutenção que trabalho.
 
O preço e rendimento dos pellets, não falando na necessidade de mantenção e limpeza, não compensa face ao gas natural.

É uma diferença de 1-2 centimos por kWh

Podes no entanto colocar paineis solares para AQS e a caldeira é compativel.
Pois a questão dos painéis era excelente mas não sei se é um investimento para agora infelizmente.
Sei que existe ajudas de custos para estas coisas mas não sei onde procurar. Ninguém ensina nada que é para não usufruirmos
 
Pois a questão dos painéis era excelente mas não sei se é um investimento para agora infelizmente.
Sei que existe ajudas de custos para estas coisas mas não sei onde procurar. Ninguém ensina nada que é para não usufruirmos
As ajudas de custo é pagas as obras e depois comparticipam-te se comparticiparem, esse negócio é para ir buscar dinheiro E.U já sabemos como funcionam as instituições por cá, isso está enquadrado dentro da eficiência energética e ela começa desde uma simples tinta de exterior a um aquecimento.

https://www.idealista.pt/news/imobi...ios-que-o-governo-vai-dar-para-tornar-imoveis

Sabes quantos Portugueses dizem não ter aquecimento em casa - mais de 30 %, portanto se o podes ter és um sortudo, sobre os do governo são a vergonha que são mais nada.

Eu tenho aquecedores em casa e lareira, melhor que lareira não existe, existem até formas de via ventilação espalhar calor por guia canos da lareira até toda a casa, e esse é o melhor modelo, mas é bastante caro.

Tenho aquecedores de cerâmica aquecem rápido e bem são de ventilação e bastante pequenos até parecem ar condicionado mas sem respiro de água, são os que sugiro.

Os paineis e a catrafada toda que aguns apresentam aquilo pode servir mas depende, por exemplo se tiveres nevoeiro os paineis não servem para nada a não ser ocupar lugar, se tiveres caldeira tens de a manter de ano a ano, ... enfim o melhor é eletricidade ou gás ou lenha, o resto depende muito da casa em sí do local etc.

Cada um vende o que pode... .

O melhor, melhor - lenha disso não tenhas dúvidas se tiveres dinheiro à farta aposta numa lareira com canilazação de ar vais ver que a vida é outro nível, os melhores técnicos disso são os Franceses segundo sei vais ter de mandar fazer a quem perceba bem da coisa e que tenha experiência nisso porque senão não aquece nada o conceito é paecido ao de uma caldeira a lenha mas a lareira pode esta aberta.
 
Bom dia, precisava de uma ajuda relativamente a aquecimento central na minha casa.
Já tenho pré instalação de aquecimento central para águas mas gostava de saber se é ou não o melhor método para o meu caso.
Alguém sabe se conseguia contactar alguém para ir "avaliar" a minha casa e perceber o melhor a colocar?
Algumas pessoas dizem que o AC é sempre melhor, outras já dizem que não, que caldeira a gás natural é melhor.
Não conheço nenhuma entidade que faça esse tipo de avalias, perceber o que ficava melhor na casa.

Obrigado e peço desculpa se não for o típico mais adequado mas não encontrei outro.
O meu conselho (de quem já teve aquecimento central a gás natural ) e tem agora a aquecimento a pellets, aconselho.. pellets. Sim, tens de carregar 15kg e limpar a máquina, mas em termos de custos, não há comparação possível.
 
O meu conselho (de quem já teve aquecimento central a gás natural ) e tem agora a aquecimento a pellets, aconselho.. pellets. Sim, tens de carregar 15kg e limpar a máquina, mas em termos de custos, não há comparação possível.
Compras pellets a que preço?

Para um custo de 0.25€ por kg de pellets, com um poder calorifico de 4.8 kWh por kg, e rendimento da caldeira de 91% o custo por kWh é de 0.058€

Para gas natural, com um custo de 0.06€, e tendo uma eficiencia de 94%, o custo total é de 0.065€


Logo o "nao ha comparaçao possivel" parece-me claro exagero e leva o user em erro.
 
Compras pellets a que preço?

Para um custo de 0.25€ por kg de pellets, com um poder calorifico de 4.8 kWh por kg, e rendimento da caldeira de 91% o custo por kWh é de 0.058€

Para gas natural, com um custo de 0.06€, e tendo uma eficiencia de 94%, o custo total é de 0.065€


Logo o "nao ha comparaçao possivel" parece-me claro exagero e leva o user em erro.
A última vez que comprei pellets foi a 3,40€ de marca de referência.

https://solius.pt/marca/calculadora.php

Neste comparativo dá para ver que os pellets em termos de custos é dos mais económicos, senão o mais barato de todos, mas admito que "não há comparação possível" foi uma expressão exagerada e foi erro meu pois o GN tive há uns anos e tenho ideia que o kwh que pagava era +- 0,07€ + IVA. NAs tuas contas os 0,06€/kwh já têm IVA? O IVA é 23%?
Cumps
 
A última vez que comprei pellets foi a 3,40€ de marca de referência.

https://solius.pt/marca/calculadora.php

Neste comparativo dá para ver que os pellets em termos de custos é dos mais económicos, senão o mais barato de todos, mas admito que "não há comparação possível" foi uma expressão exagerada e foi erro meu pois o GN tive há uns anos e tenho ideia que o kwh que pagava era +- 0,07€ + IVA. NAs tuas contas os 0,06€/kwh já têm IVA? O IVA é 23%?
Cumps
Sim já tem IVA.

Basta ver por exemplo os preços da goldenergy, escalão 3, onde o preço sem IVA é 0.0486 por kWh.

Eu conheço o comparativo, tal como esses há outros, e as contas que fiz a mão são baseadas nos mesmos princípios.

Como indiquei a a diferença entre ambos é de 1 ou 1.5 cêntimos no máximo, consoante o preço de compra do pellet.

Agora a somar na isto há a manutenção, limpeza, automatismo, comodidade, que depende de cada um avaliar o preço disso.

Não ignorando também o custo da própria caldeira a pellets.
 
Última edição:
Pois, eu pelo que andei a ler, pellets realmente fica mais barato anualmente, porém o custo de entrada é duas vezes maior. Para muitos pode valer a pena e no longo prazo pode até mesmo compensar.
Estive a ver e caldeira a gás para AQS e AQC com convetores de baixa temperatura conseguem ser ainda mais rentáveis e eficientes.
Que acham sobre isso?
 
Vou despertar a thread e aproveitar para colocar a minha questão. Numa casa a construir, que solução de climatização optariam? Integrada ou separada do sistema de aqs?
À semelhança do autor do tópico, também será no litoral, distrito de Aveiro.
A moradia será térrea com cerca de 150m2.

@Illusion4u, profissional da área ou curioso?

@AJS-BILA, consegues facultar um comprovativo de consumos/gastos entre gás natural e agora com as pellets?
 
Viva @mandrongo, comprovativos não tenho...
o gás natural, utilizei por pouco tempo já vai há uns bons anos noutra casa por pouco tempo para aquecimento central. Acabei por colocar ar condicionado multisplit.

Nesta casa, Os pellets é o que uso agora como aquecimento central e para já estou muito satisfeito. Gasto em média 1,8kg pellets/hora para aquecer a casa quase toda. Ou seja 0,45€/hora.

Cumps
 
comprovativos não tenho...
Fui tramado pelo corretor ortográfico 😅 devo ter trocado letras ao escrever... Queria dizer comparativo para perceber qual a poupança que tiveste ao mudar para as pellets.
Mas se dizes que tem alguns anos, possivelmente era uma caldeira antiga, não seria de condensação, portanto teria consumos elevados.

Estou inclinado para o gás natural por duas razões: economia de espaço (a casa terá os 150m2 e não vou fazer garagem nem arrumo externo) e facilidade na utilização (sem carregar sacos, sem limpezas, sem manutenção). Mas não encontro registos recentes de quem tenha optado por este tipo de solução, para ter uma ideia dos consumos.

No teu exemplo das pellets, qual a dimensão da casa e quantas horas por dia de utilização?

Obrigado pela partilha 😉
 
Fui tramado pelo corretor ortográfico 😅 devo ter trocado letras ao escrever... Queria dizer comparativo para perceber qual a poupança que tiveste ao mudar para as pellets.
Mas se dizes que tem alguns anos, possivelmente era uma caldeira antiga, não seria de condensação, portanto teria consumos elevados.

Estou inclinado para o gás natural por duas razões: economia de espaço (a casa terá os 150m2 e não vou fazer garagem nem arrumo externo) e facilidade na utilização (sem carregar sacos, sem limpezas, sem manutenção). Mas não encontro registos recentes de quem tenha optado por este tipo de solução, para ter uma ideia dos consumos.

No teu exemplo das pellets, qual a dimensão da casa e quantas horas por dia de utilização?

Obrigado pela partilha 😉
Os correctores automáticos têm destas coisas😆

Sim a caldeira a gás era normal.

Muito honestamente, a não ser que tenhas lenha de borla, todas as fontes energéticas estão a aumentar significativamente de preço.. Eletricidade, gás, gasóleo nem se fala e os pellets tb por arrasto.
Penso que estás a construir, o conselho que te dou é investires no isolamento e materiais para esse efeito da casa.

No meu caso estou muito satisfeito com o desempenho térmico da minha casa. Ligo a caldeira 3,5h por dia à semana e ao fim de semana, como tenho Bi horário uso o AC para o efeito. Daqui o meu outro conselho, instala pré instalação de AC, sempre ficas com uma alternativa energética ao GN.

Só um pormenor a caldeira a GN no meu caso tinha manutenção anual e é de todo aconselhável essa verificação, pois estamos a falar de gás.

Aqueço com os pellets uma área de cerca de 180m2.
 
Uma vez obrigado. 😃👌

Como na elaboração do caderno de encargos estava com dúvidas, previ a pré instalação de AC e de aquecimento central, para ter as possibilidades em aberto. Sim, irei apostar no isolamento e na caixilharia para reduzir as necessidades.

Sendo no litoral do distrito de Aveiro, de verão, controlando bem os estores, conto não precisar de arrefecer. De inverno é que será mais necessário.

Porquê apenas 3,5h? Tem que ver com o período que a família passa em casa ou não sentes necessidade de estar ligado tantas horas, pois aguenta-se bem pela noite e dia seguinte?
Terá o reduzido número de horas que ver com os ganhos solares atípicos deste Inverno? Ou já era igual nos anos anteriores?

Porque é que durante a semana não optas também pelo AC? Pelos custos do consumo ou porque a qualidade/homogeneidade da aquecimento não é tão boa?

Como usas o AC, ligado em todo o lado ou apenas onde a família está? E nos espaços de circulação e WC como aqueces ao fim de semana?

Desculpa estar a ser chato com tantas perguntas... ☺️ As dúvidas são muitas.

Estou muito inclinado para AC, pelos custos de aquisição e utilização, pela facilidade e praticidade. O meu receio é com o conforto que possa não ser capaz de proporcionar...

PS: Lenha tenho de a comprar e é a solução atual onde moro e que não quero mais. Além do trabalho, quando se chega tarde a casa...
Obrigado pela dica da manutenção da caldeira a gás 😉
 
Back
Topo