Aquecimento do chipset Clevo W370ET

QuickJoe

Power Member
Tenho notado ultimamente que o chipset tem aquecido bastante, ele fica por baixo do teclado numérico e o teclado fica quente, mas quente! Eu só tenho ido á net e ouvir música e ele aquece, mas quando estou a jogar ele já não aquece:(.....
Então quando eu fecho a tampa ele começa a subir a temperatura bastante,....

Espero pelas vossas respostas!
 
Tenho notado ultimamente que o chipset tem aquecido bastante, ele fica por baixo do teclado numérico e o teclado fica quente, mas quente! Eu só tenho ido á net e ouvir música e ele aquece, mas quando estou a jogar ele já não aquece:(.....
Então quando eu fecho a tampa ele começa a subir a temperatura bastante,....

Espero pelas vossas respostas!

Epah eu tenho um igual, e até tenho um disco montado na 2ª bay (que fica situada por cima do chipset) e a temperatura normal é 58-59 graus. Quantos graus atinge o teu?

Ve primeiro se a ventoinha e tudo o que tem a ver com refrigeração está limpo; se sim verifica se instalaste alguma aplicação que possa estar a puxar pelo portátil.

Mas assim à primeira vista parece-me problema no hardware :S
 
Por cima do chipset o disco que tens é mecânico? Os mecânicos aquecem mais e podem provocar algum aquecimento extra do chipset.
De qualquer maneira essas temperaturas não me parecem normais. Estás a correr algum programa tipo Throttlestop ou tens alguma bios modificada?
 
Sargeras, eu não tenho nenhum disco no bay da chipset mas estou em pensar por um SSD, mas com as temp, não sei, (outra pergunta, na 2nd bay tb tem SATAIII?).
Quanto estou na net ele esta por volta dos 89ºC, quando jogo baixa, no WTM (windows task manager) o host process esta muito alto, esta a consumir muito recurso
IMAGE:
tempkt.png
 
Isso é em idle? É normal o PCH andar quente (é mesmo feitio), estão feitos para suportar 110º+, mas mesmo assim é mais alto que o costume, o meu anda pelos 60 e poucos.
 
Em idle é demasiado sem dúvida. O meu a navegar na net anda apenas nos 40/45º. 89ºC nem a jogar. Além disso é estúpido baixar a temperatura quando jogas, devia ser o inverso. Tens mesmo de ver o que tens aí mal.
 
Como diz neste link, o PCH do W370ET não tem um cooler activo (por exemplo, uma ventoinha), mas antes um dissipador que provavelmente não é tão eficaz. De qualquer maneira ele é feito para aguentar temperaturas muito altas (>105ºC), por isso não será um problema.
 
Aqui o meu W350ETQ ligado à 15min e já está assim.

semttulodrp.png


Ele é feito para aquentar altas temperaturas mas o mesmo não se pode dizer dos discos rígidos, em que um deles fica mesmo encostado ao chipset.
 
Não tem ventoinha o portátil? Já li aqui problemas em que a ventoinha só ativava com uma certa percentagem de usagem do CPU, portanto em jogos estava bom, mas em idle estava como o teu.

Cumps
 
Esta temp são de 10minutos do PC estar ligado
IMAGE:
tempchipset10min4.png



Sem estar a jogar, porque a jogar eu noto que o teclado numerico fica mais frio (o chipset fica por debaixo do teclado numerico)

Eu fiz um mod a uma base de portatil que me ofereceram do ikea mas não tem ventoinha, e pus uma ventoinha de um fixo 120mm ligada por USB e colei um HUB de 3USB na base e liguei o rato e a ventoinha eu não sei se será de ter muitas USB ligadas ou a inclinação, eu mais tarde meto fotos.
 
O W370ET não tem um cooler activo (por exemplo, uma ventoinha) nem um dissipador como alguém disse, no chipset PCH, até porque nesse sitio é onde está situada a 2ª bay para colocar um disco...

Quanto a essas temperaturas, como já tinha dito antes, torno a dizer que não são normais. No meu w370ET, o PCH o máximo de graus que teve foi à volta dos 70º, porque na maioria do tempo anda à volta dos 58-59º e tenho um disco colocado na 2ªbay.
 
Eu reparei numa coisa, quando desligo o GPU nvidia no botão VGA e fica verde, a temperatura desce bem, mas quando activo ele dispara para os 89ºC ou 87ºC.
Eu no Painel da Nvidia já pus auto-select GPU e nos jogos, aplicações pus High-end performance Nvidia

Vou ver se resolve!
 
Acho que o problema é que tens algo que está a fazer com que a NVIDIA esteja sempre activa, o que deve estar a gerar mais calor do que o necessário.

OU seja deves ter algum software de leitura de temperatura, tipo aqueles widgets para ver as temps (essas tretas fazem com que a Nvidia fique sempre activa) ou deves ter aplicações tipo Browser ou outra coisa qualquer que tens sempre aberto, definido para usar a NVIDIA.

Se deixares a gráfica com o comportamento "normal" de alternar, as temperaturas devem baixar.
Como tens um LED que indica quando a NVIDIA está activa ou não, é fácil tirares essa conclusão. Não vejo vantagem nenhuma em usares a NVIDIA em aplicações que não tiram proveito dela (tipo browsers, a maior parte de media players, etc).
 
Sargeras, eu não gosto de widgets, eu gosto por td em high performance PC, não sei sinceramente o que é.
Eu instalei recentemente o Logitech Gaming Software e acho que foi a partir dai, vou verificar
 
Sargeras, eu não gosto de widgets, eu gosto por td em high performance PC, não sei sinceramente o que é.
Eu instalei recentemente o Logitech Gaming Software e acho que foi a partir dai, vou verificar

Sinceramente depois de ler isto, não vejo onde está então o problema das temperaturas... Acho que assim é bastante óbvio ter as temperaturas que o user afirma.

E não percebo o porquê de ter tudo em high perfomance senão se está a tirar uso...
 
A questão aqui não é que esteja tudo em high performance. No meu caso acontece o mesmo, ou seja, se obrigar o pc a estar em poupança de energia com o botão VGA verde, este não aquece. Se estiver em funcionamento normal, mesmo estando a usar apenas a gráfica do i7, a temperatura dispara para os valores citados.
Aliás, eu obtenho essas temperaturas com o pc acabado de formatar e apenas com os drivers instalados.
 
Back
Topo