Aquecimento Lenovo Legion Y530 15.6" Y530-15ICH-632

@Sillpt eu concordo que não se deve limitar processadores! Mas no caso mobile é diferente, porque estás "preso" a 2 modelos basicamente! (excluindo os super high end com capacidade de overclock, i9 etc).

Muitas vezes o problema destes processadores nem é só térmico, mas sim de power limit! Sem ser os modelos da MSI (GP63 ou GE63), e isto porque têm uma bios avançada e oculta, não vi ainda nenhum portátil que consiga manter os 3,9ghz de turbo nos 6 cores durante todo o tempo no i7 8750h! E excluo o factor temperaturas. Simplesmente o processador pede mais sumo que vai muito além de 45w. O mais normal são downclocks constantes para o intervalo 3,0ghz-3,4ghz. E em modelos mais robustos (como o Asus GL504), para 3,5/3,7.

O truque de limitar a velocidade máxima de clocks é para que o undervolt possa ser mais agressivo e o CPU acabar por pedir menos sumo em termos de energia, mantendo assim regularmente 3,7ghz/3,8ghz (dependendo do UV), o que acaba por dar mais performance do que anteriormente! :) Por isso no fundo isto acaba por ser uma optimização que até tem ganhos!

A intel nunca devia ter lançado este 8750h com clocks tão agressivos! É consenso geral que estes processadores deviam ter vindo a 3,6ghz para eficiência máxima numa plenitude de chassis. A quantidade de pessoas que gastaram 1000€+ em portáteis e não têm conhecimentos suficientes para saber que não estão a usufruir do seu processador! No caso dos Asus TUF FX504 aquilo até vem limitado a 25w, e o 8750h age basicamente como um ULV glorificado; lamentável!
 
Última edição:
A intel nunca devia ter lançado este 8750h com clocks tão agressivos!

É o que eu acho também, se bem que a culpa do que acontece nem é da Intel, mas sim das marcas que teimam em "remendar" os sistemas mobile, ao enfiar esses processadores em chassis finos e com sistemas de dissipação miseráveis. A afinação por parte do utilizador é uma coisa que não devia ser necessário fazer, até porque a maior parte dos users não o vão fazer, ou porque não sabem, ou porque têm medo de estragar alguma coisa.
 
É o que eu acho também, se bem que a culpa do que acontece nem é da Intel, mas sim das marcas que teimam em "remendar" os sistemas mobile, ao enfiar esses processadores em chassis finos e com sistemas de dissipação miseráveis. A afinação por parte do utilizador é uma coisa que não devia ser necessário fazer, até porque a maior parte dos users não o vão fazer, ou porque não sabem, ou porque têm medo de estragar alguma coisa.

Pois esse é que acho que é problema principal:

Querem pc´s ultrafinos com processadores e gráficas que dissipam muito calor
 
Back
Topo