1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aquecimento portatil durante jogos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por J_M, 20 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 3513)

1. J_M

J_M Power Member

Boas, tenho um compal hel80 e se estiver 15minutos a jogar oblivion, sair e consultar as temperaturas estas rondam os 69C. O "limite de abrandamento" está nos 125C.
    - A minha dúvida é a seguinte, o limite de abrandamento não está muito elevado? Não devo baixa-lo?
    - A temperatura de 70C danifica o computador ou é uma temperatura perfeitamente tolerada pelo hardware?
    Obrigado

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Num portatil é normal, os portateis não são máquinas de jogo em si mas vão safando...

Se jogas assim e atinges essas temperaturas, aconselho-te a adquirires uma base de refrigeração para o portatil

3. J_M

J_M Power Member

Mas posso danificar o computador ou é relativamente seguro? Não jogo mais do que 30min seguidos.

4. sousa2005

sousa2005 Banido

tenta comprar uma base de arrefecimento....sempre ficas mais descançado..
    cumps

5. SwimmerBoy

Não sei à quanto temo tens o portatil mas olha que a tendencia do portateis é ficarem cada vez mais quentes devido à sujidade que entra para o pc...

6. J_M

J_M Power Member

O portátil tem 1ano e poucos meses, lembro-me de jogar oblivion do principio ao fim e de notar algum calor mas nunca me importei.

7. Ruben.Alves

Ruben.Alves Power Member

Boas.
    Eu também tenho compal Hel80 e também já tive problemas com aquecimento, optei pela pela base de arrefecimento e tive alguns resultados, mas passado algum tempo a situação continuou.
    E relativamente à sujidade é a verdade, o pó, eu optei por levar o pc à loja para verificar o que se passava e o rapaz disse-me que eram as "carpetes" de pó que se tinham formado nos dissipadores à entrada e à saída do ar, o que estava a complicar o arrefecimento a nível global do pc todo.
    Sei que parece um pouco ortodoxo, mas é verdade.
    Ainda à coisa de 3 meses tive que limpa-lo, mas dessa vez fui eu mesmo, derivado ao excesso de aquecimento que se voltou a verificar.
    Relativamente à base de arrefecimento é sempre bom ter uma para quem joga, eu também jogo alguns jogos e sei que mesmo assim faz falta.
    Não é difícil a desmontagem e montagem das peças em questão, mas senão estás à vontade com o hardware, não aconselho.
    Se puderes optar pela loja talvez fosse a melhor opção.

Abraços
    Espero ter ajudado

8. balute

balute Power Member

70ºC é uma temperatura bastante aceitável para quando estás a jogar. Não é motivo para te preocupares em pôr uma base de arrefecimento.

Se quiseres, podes optar por fazer undervolting ao CPU, para diminuir um pouco a temperatura.

9. Inspecter

Inspecter [email protected] Member

O meu IFL90 vai quase aos 80ºc quando tou a jogar NFS ProStreet, e tá aki pas curvas :D

O meu aos 90ºC, desliga-se... penso que a tua está um pouco alta...

10. balute

balute Power Member

O meu (Asus S96J) vai aos 85ºC a jogar Crysis, e com o CPU em underclock :P
    Nunca se desligou devido à temperatura, mesmo quando atinge 97-98ºC.

De qualquer forma, o Compal HEL80 é consideravelmente mais fresco, visto que tem uma Geforce Go 7600 com clocks abaixo do normal, e o próprio sistema de arrefecimento é bastante eficiente.

11. J_M

J_M Power Member

Problema resolvido, abri o compartimento da placa gráfica, abri a ventoinha e tirei o pó que se foi acumulando durante 1 ano. Oblivion agora nao passa dos 60º. Crysis joguei o demo e o portatil manteve-se relativamente fresco.

12. SwimmerBoy

Foi mesmo o melhor que fizeste. Melhor que isso, só se meteres pasta térmica nova (e de boa qualidade) no CPU

13. J_M

J_M Power Member

Durante um ano, com o pc mesmo a dar o seu máximo nunca tive problemas de aquecimento, nao é necessário isso...

14. Lerros

Lerros Power Member

Ш¡zard·σf·Шαr tambem tenho esse portatil, como fazes para meter o CPU com underclock, é que isso dava-me jeito para quando vejo filmes à noite, as ventoinhas não estarem sempre no maximo.

cumps

15. balute

balute Power Member

Não faço underclocking, mas sim undervolting (diminuir a voltagem). Até porque underclocking não adianta nada em termos de temperatura...
    Vê este guia: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=204177

Eu usei o Notebook Hardware Control em vez do RMClock, mas qualquer dos 2 dá para fazer isso.
    A voltagem que uso é 1.025V (o CPU é um T7200), e até agora 100% estável.

16. Lerros

Lerros Power Member

Obrigado Ш¡zard·σf·Шαr pela ajuda. Só mais uma pergunta, estas a usar 1.025V e o clock do cpu continuas com os 2Ghz? Notas alguma diferença na performance do portatil?

cumps

17. balute

balute Power Member

Sim, tá sempre a 2GHz.
    A voltagem não afecta a performance.

18. Lerros

Lerros Power Member

Uma ultima pergunta, com o Notebook Hardware Control consegues controlar as r.p.m. das ventoinhas do portatil?

Obrigado pela ajuda.

19. balute

balute Power Member

Não, neste portátil não há maneira nenhuma de controlar as rpm da ventoinha...

20. Lerros

Lerros Power Member

Desculpem estar a voltar a este tópico.

Ш¡zard·σf·Шαr
    a temperatura do teu portatil baixou quanto, quando fizes-te o undervolting? Outra pergunta, ja vis-te algum filme em HD, no portatil? Se sim, a ventoinha fica a trabalhar ao maximo? Pelo que tenho visto no meu, ele tem 3 niveis na rotação da ventoinha, um baixo que mal se ouve, outro um pouco mais ruidoso e o maximo que parece quase um aviao, o meu anda sempre nestes dois niveis mais altos, será normal?

cumps

Partilhar esta Página