PlayStation Aquecimento PS4

Maltinha, aproveitei este tópico para limpar a minha. Hoje decidi abrir a minha PS4 para limpeza. Nunca tive problemas com ela e já a tenho desde 2015, mas com estes dias de calor ela tem puxado mais um bocado. Para prevenir que algo aconteça lá me aventurei a abrir para limpar. Recomendo a limparem as vossas.
3dmKQcN.jpg

rohzqMe.jpg

pel077g.jpg

V3FZUio.jpg

B0GljoZ.jpg

KhefBdS.jpg

PagvaJ2.jpg

KF1GWuy.jpg
7hQRGj1.jpg
Eish como isso estava...
Eu tirei a parte de cima da minha Slim de 2017 e nem tinha muito pó, está descapotável há 3 dias e nunca mais chegou aquele último nivel de barulho que mais parecia um aspirador, fica-se pelo nivel anterior que já não acho silencioso mas incomoda-me muito menos, depois de a usar tapo-a com um pano.
 
Abri a minha este fds para ver como estava de pó e por surpresa minha estava em condições. Tinha um bocado de pó mas nada de especial!
 
Eish como isso estava...
Eu tirei a parte de cima da minha Slim de 2017 e nem tinha muito pó, está descapotável há 3 dias e nunca mais chegou aquele último nivel de barulho que mais parecia um aspirador, fica-se pelo nivel anterior que já não acho silencioso mas incomoda-me muito menos, depois de a usar tapo-a com um pano.
Agora já mal a ouço, ainda bem que a limpei.
 
A não ser que sejam utilizados condensadores de baixa qualidade como nas primeiras PS3* não me preocupo com as temperaturas. O barulho claro que incomoda...

Nas consolas não dá para medir a temperatura, mas nos pcs dá. Tenho dois portáteis, um Macbook Pro de 2009 e um HP Pavilion dv6 de 2010.

Em idle o Mac anda por volta dos 50 ºC, o HP nos 60 ºC. Às vezes basta abrir um vídeo no Youtube (a 720p porque não dão para mais) e as temperaturas saltam para 80 e poucos graus!!!

As minhas preocupações com isto são nulas. Enquanto não houver thermal throttling não quero saber. Aliás, até prefiro o Mac porque é mais silencioso, o HP está constantemente a acelerar as ventoinhas o que se torna incomodativo.

As consolas não foram pensadas para os utilizadores as abrirem, apesar de isso não ser um bicho de sete cabeças. Não tenho medo que o calor as estrague. Quanto ao ruído, para quem têm móveis de madeira por exemplo pode fazer uns novos pés para a consola para ajudar a convecção de ar. Uma ventoinha só move o ar, não o arrefece, pelo que não tem ar condicionado passa um mal bocado.

EDIT: Esqueci-me do *

Era comum o YLOD nas primeiras PS3. O sistema ligava e desligava-se logo de seguida para se proteger. Sempre ouvi falar em meter a motherboard no forno para ressoldar as ligações, mas há uns tempos li que o calor fazia outra coisa. O calor "ressuscitava" alguns condensadores. Uma solução permanente para o YLOD era substituir uns condensadores por outros de melhor qualidade.
 
Última edição:
Vou partilhar o que aconteceu comigo, tenho uma PS4 PRO das primeiras que saíram, a consola antes apenas fazia aquele famoso ruído "aspirador" em determinados jogos como por exemplo o Uncharted 4 ou recentemente o Last Of Us 2, com a chegada do calor ela começou a fazer o mesmo com todos os jogos, foi então que decidi que ia abrir a consola, limpar o pó e trocar a pasta térmica por algo bem superior.

Pesquisei videos um pouco por todo o youtube e depressa percebi que não era algo para amadores, nem eu tinha as ferramentas necessárias, pedi ajuda ao user Jacaré que domina todo este tipo de tarefas e ficou impecável, a consola nunca mais fez aquele barulho "aspirador" e está nitidamente mais fresca(sente-se ao toque).

Como não estava na garantia o risco era menor mas fiquei impressionado com o trabalho do user acima mencionado, agora passo horas a jogar Ghost Of Tsushima sem preocupações e sem necessitar de colocar headphones para não ouvir o "avião a descolar".
 
Eu acho que não faz mal nenhum em abrir uma consola, basta ver uns vídeos como eu fiz que aquilo é fácil. Só desapartar uns parafusos e tirar as tampas e limpar a sujidade.
 
Eu acho que não faz mal nenhum em abrir uma consola, basta ver uns vídeos como eu fiz que aquilo é fácil. Só desapartar uns parafusos e tirar as tampas e limpar a sujidade.

Tirar apenas a tampa superior para limpar o pó da FAN e mais um pouco é fácil sim, mas desmontar a consola toda e trocar a pasta térmica é preciso uma chave própria com ponta circular, são vários parafusos diferentes, vários cabos e antenas que tem de ser desligados e colocados novamente exactamente como estavam, para o comum dos mortais não recomendo.
 
Tirar apenas a tampa superior para limpar o pó da FAN e mais um pouco é fácil sim, mas desmontar a consola toda e trocar a pasta térmica é preciso uma chave própria com ponta circular, são vários parafusos diferentes, vários cabos e antenas que tem de ser desligados e colocados novamente exactamente como estavam, para o comum dos mortais não recomendo.
Isso sim, mas limpar apenas a ventoinha não precisas de abrir muita coisa. Eu abri a consola até à porte que mostrei usando apenas uma única chave.
 
Eu limpei a minha no ano passado mas já está um jet engine outra vez...

Apesar disso, com a PS5 a sair este ano, não sei se tenho a paciência de a abrir outra vez.
 
Para quem estiver interessado em desmontar a consola completamente e mudar a pasta térmica a chave necessária é uma Torx T08 165mm Com Furo.

Fica aqui também um tutorial:
 
Abri a minha depois de 2 meses e continua impecável, mesmo andando a jogar mais horas desde que começou esta treta toda do Covid.
Só se nota um pozito na tampa em cima, junto à ventoínha.
p3KvwXU.jpg



Ainda assim limpei tudo outravez e tirei o disco para limpar o compartimento. Está pronta para o Ghost of Tsushima que chega amanhã :D
Não está nada má para uma consola com 2,5 anos.

kpnySsv.jpg
 
Para quem estiver interessado em desmontar a consola completamente e mudar a pasta térmica a chave necessária é uma Torx T08 165mm Com Furo.

Fica aqui também um tutorial:
Esses 165mm é o comprimento da chave. Pode ser uma chave ou um bit daqueles que vêm num kit.

Para quem quiser uma chave dessas, isso é uma chave Security Torx, também conhecido como Resistorx.
 
Back
Topo