1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aqui alguem usa debian?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tmafcerqueira, 24 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 2016)

1. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Boas
    Tipo, tou a pensar instalar debian, uma vez que o APT é daquelas coisas que pronto... Eu adoro aquilo e tal e como ja exprimentei a grande maioria das distros(suse, fedora, ubuntu, gentoo[este nao deu la muito resultado:-D. Fiz maravilha na instalaçao:-D]) queria agora exprimentar debian. Nao faço é a minima ideia daquilo com que vou contar. É uma distro relativamente facil de usar ou nem por isso?
    Desde ja agradecido

2. CR_

CR_ Power Member

o/

É fácil de instalar. O Ubuntu alternate tem uma instalação igual.

Se quiseres Xfce: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=9418.0

Se quiseres GNOME na instalação é só deixar verificado Desktop Environment que instala-te logo tudo.

Quanto a facilidade de uso +-= Ubuntu. Aliás os how-tos de um dá para outro normalmente ;)

3. tmafcerqueira

É bem... O meu problema com o ubuntu é que nao funca o novo e eu nao sei porque:S nunca instalei com o alternate, sempre com desktop. É facil na mesma? Mais dificil que gentoo nao deve ser, mas como eu fiz maravilha naquilo:lol:...

4. CR_

CR_ Power Member

5. tmafcerqueira

Tenho router, mas essa imagem nao é de uma versao de testes?

Última edição: 24 de Fevereiro de 2007
  6. CR_

CR_ Power Member

É cd de instalação da Testing (ainda com o nome Etch penso eu), actualizada com os últimos updates.

Para Desktop o melhor é usares a Testing.

7. tmafcerqueira

Ja percebi, obrigado por tudo;)
    Ja agora, a performance é muito diferente da do ubuntu?

8. CR_

CR_ Power Member

Eu notei que era ligeiramente mais rápido. Não me vou alongar mais porque não posso apresentar nenhum "teste". Experimenta e vê ;)

9. tmafcerqueira

Ok, hoje à noite vou sacar e meter;) obrigado;)
    Ja agora, tipo, tenho um AMD 64, mas queria por 32 porque coisas com o flash ainda nao tem suporte para 64bits:S. Posso sacar o netinst i386, ou tenho mesmo que sacar o amd64?

Última edição: 24 de Fevereiro de 2007
  10. CR_

CR_ Power Member

Se queres instalar 32bit saca o i386.

11. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Podes usar o plugin de 32bits no Firefox a 64, dá uma olhada nisto :)

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Não tens nenhuma vantagem real em instalares a versão 64bits ... e vais ter alguns problemas ... portanto ...

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

A não ser que usasses 1 distro multi-arch, usar 64bits e 32bits misturados é má ideia... e para maximizar a compatibilidade numa distro não multi-arch terias de usar por ex o chroot, que iria "dobrar" o espaço em disco tendo no mesmo sistema 32 e 64bits. Por isso, ou 32bits, ou multiarch 64bits é o que aconselho.

14. tmafcerqueira

Conclusao, aqueles que nao tem 64 bits devem usar 32 lol. É uma vergonha assim, mas é melhor que nada:(

15. tmafcerqueira

Ja agora, tou com um problema existencial...
    Tenho o emule num disco externo, bem como tudo aquilo que sai de la. Agora o que eu queria era saber se posso usar o amule, e usar os temps no disco externo, e mandar para la os ficheiros completos. Com o driver para read/write nao ha problemas?

16. APLinhares

Staff Member

Não necessariamente, significa sim que é aconselhável todos os pacotes possiveis em 64bits, e compilar os restantes ou usar "emuladores" como no flash. Ou usar 1 distro multiarch :002: (tipo suse :p)

E acerca do disco externo, nao ha problemas. Eu tb uso (nao 1 externo mas 2º disco interno) e sem problemas.

17. tmafcerqueira

Ok, obrigado;)
    PS:Somos quase vizinhos lol! Sou de Braga

18. tmafcerqueira

Boas
    Ja instalei debian, e ja tenho o sistema base a funcionar (KDE a dar-lhe:-D). O problema agora é que quero ver filmes e ouvir musica, mas nao sei o que instalar... Tipo instalei o mplayer os filmes continuam sem dar:(. Musica idem, mas para a musica tenho que instalar codecs à parte, nao sei é quais lol.
    Alguem sabe quais os repositorios que devo adicionar para poder fazer isto pelo APT? Tenho os repositorios da UA.
    Desde ja agradecido
    ---------------------------------
    EDIT: Tentei um ficheiro de audio diferente, pois aquele que tinha tentado anteriormente tava em WMA. Os mp3 e isso funcionam. O problema é que tenho uma data de musicas em WMA... Ha algum codec para WMA?

Super, Hiper, Mega, Ri-Edit: Afinal sao so os WMA que foram ripados com o novo WMA, disponivel no WMP 10. Agora o numero reduz-se apenas a um album, mas queria ver se conseguia mesmo assim po-lo a funcionar, porque nao me apetece tar a ripa-lo de novo lol

Última edição: 25 de Fevereiro de 2007
  19. APLinhares

Staff Member

Partilhar esta Página